sábado, 31 de julho de 2010


A última noite do tríduo de ordenação de Moisés e Sérgio foi singular. Eucaristia e vigília jovem na comunidade do Conj. Esperança. Estiveram conosco 150 jovens no início da vigília, no final para a eucaristia persistiram 110. Foi uma noite de fato muito boa. A juventude de nossa paróquia vibrou de alegria no Senhor, cantou, dançou, rezou e partilhou vida.
Desse modo, estamos construindo uma juventude mais responsável e criativa.
Agradecemos a todos que colaboraram com estes momentos em nossa paróquia. Certamente a nossa juventude agradece. O tema de nossa vigília foi "Ide e incendiai o mundo no amor de Deus"... um convite a levar a luz de Cristo ao mundo, assim como fizeram e fazem os jesuítas ao redor do mundo. AMDG.

Viva Santo Inácio de Loyola - 31 de julho.



Santo Inácio de Loyola

Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo "uma alma maior que o mundo".Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores.

Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo".

Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia. Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tríduo de Ordenação - Moisés e Sérgio - Novo Mondubim - segunda noite.


Na segunda noite de nosso tríduo aconteceu uma gincana das comunidades. A juventude apareceu com toda a sua alegria e criatividade (Fogos, bandeiras, faixas). Agredecemos de modo especial aos jovens da comunidade d0 Novo Mondubim (São Roque) que acolheu a todos com carinho e dedicação. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Sérgio José.sj, contamos com a presença de várias pessoas amigas como as que vieram de Belo Horizonte-MG e Bahia-Jacobina.

Hoje teremos a última noite de nosso Tríduo, iniciaremos com a Eucaristia e logo após, ficaremos reunidos toda a noite rezando, cantando, partilhando... a nossa noite promete. Que continue sendo tudo para A Maior Gloria de Deus.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tríduo de ordenação do Moisés e do Sérgio - Fortaleza




Tivemos uma noite encantadora. Não faltou arte, criatividade, jesuítas e juventude.
Das mais variadas comunidades de nossa paróquia vieram os jovens. O Diác. Moisés prtilhou a sua história de vida, nos falou de como nasceu o desejo de ser jesuíta e padre.
Tivemos duas peças teatrais, músicas, vídeos e orações. Ficamos desejosos de mais.

Nesta Quinta-feira estaremos no Novo Mondubim, teremos missa e gincana com a juventude.

Na sexta-feira estaremos no Esperança, teremos missa e vigília.

Hoje, ficamos com o forte de desejo e provocação de a cada vez mais termos a coragem de deixar tudo e seguir a Jesus, única razão de nossa vida.

Acampamento em Iconha - JUVENTUDE EM AÇÃO



A juventude em Iconha-ES nao para. O exemplo é que nos dias 16 - 18 de julho aconteceu mais um acampamento inaciano. Agora a equipe está composta por jovens que já fizeram todas as quatro estapas do Acampamento Inaciano. Estiveram presentes os jesuítas Edimilson e Lailson (estudantes de filosofia). Como sempre a chuva se fez presente, marca registrada em todas as etapas feitas no Espírito Santo. Desejamos muita força e perseverança aos jovens de Iconha, parabens pela ousadia e pela coragem. AMDG.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Tríduo Inaciano - Ordenação Sacerdotal de Moisés.sj e Sérgio.sj


Nesta semana teremos uma programação animadíssima para a JUVENTUDE.

Acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Mondubim, nos dias 28, 29 e 30 de julho.Confira programação:

Dia 28, após a missa na Igreja Matriz do Mondubim terá apresentações artísticas de teatro e música.

Dia 29, após a missa, na comunidade do Novo Mondubim terá a Gincana das Comunidades. A juventude representando suas comunidades com momentos de lazer e brincadeiras.

Dia 30, teremos a vigília jovem, com início às 22h. Vamos passar a madrugada na Capela de São Francisco Xavier - Conj. Esperança com uma programação muito bacana. Nesse dia as atividades serão iniciadas apartir das 20h.OBS: A programação começa com as missas às 19h e prossegue com as atividades programadas para o dia. Venha e convide seus amigos e amigas para participar dessa festa! Contamos com a sua presença! Juliana (paroquiana - grupo de universitários)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CELEBRAÇÃO DE ENVIO DO VOCACIONADO LUZIMAR



Dia 25/07, aconteceu na Igreja Matriz de Cristinápolis-SE, a celebração de envio do vocacionado Luzimar. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Iuri e contou com a presença do Pe. Agnaldo Júnior SJ e do noviço Marcos. A celebração foi preparada pelas Ir. Joilma (Irmãs de São José de Pineroli), contando com a colaboração dos grupos aos quais o vocacionado Luzimar (Mazinho) estava ligado (crisma, grupo joven, catequese etc). Estavam presentes sua mãe, irmãs, sobrinhos e primos. Não faltou emoção! Através de mensagens, músicas e orações, seus amigos e paroquianos puderam expressar o imenso carinho que tem por ele.

Luzimar estará viajando para a Comunidade Vocacional São Pedro Claver, em Fortaleza-CE, no próximo dia 28/07. Rezemos por ele, por sua experiência de discernimento vocacional e perseverança. Que nosso Senhor continue chamando outros jovens para seguí-Lo em sua Companhia!

ORDENAÇÃO PRESBITERAL JEAN FÁBIO SJ

No dia 25/07, as 09:00h na Catedral de Santo Antônio, em Alagoinhas, foi ordenado presbítero o diácono Jean Fábio, pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Paulo, bispo da diocese de Alagoinhas-BA.
Vários jesuítas, missionários, amigos e familiares do diácono estavam presentes na celebração que foi precedida por três dias de orações, contando com a ajuda dos noviços, vocacionados e missionários locais.
O Pe. Jean Fábio irá presidir sua primeira missa na terça-feira (27/07) as 19:30h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Alagoinhas-BA.



domingo, 25 de julho de 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - ALVARO NEGROMONTE.SJ


Estive participando da ordenação presbiteral de Alvaro Negromente. Foi uma experiência muito consoladora. Estiveram presentes muitos jesuítas, vocacionados e amigos da caminhada. São Lourenço da Mata estava literalmente em festa e a família de Alvaro nem se fala.
Dom Fernado Saburido presidiu a celebração (Arcebisbo de Olinda e Recife).


Dia 17 de julho de 2010 - Tudo para a Maior Glória de Deus... Pe. Laércio.sj

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENCONTRO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS - FORTALEZA


Neste último domingo à noite, aconteceu mais um encontro de jovens universitários na Comunidade Vocacional São Pedro Claver. Foi um momento muito acolhedor de partilhas, Eucaristia, avaliação do semestre e despedidas do Pe. Jonas. O encontro terminou com um saboroso jantar organizado pelo próprio grupo. É um sonho que vai se tornando realidade o trabalho com jovens universitários em Fortaleza.

TRILHA INACIANA BAHIA



Aconteceu nesse final de semana, (16 a 18/07) a Trilha Inaciana Bahia. Participaram jovens vindos de Salvador, Feira de Santana, Capim Grosso e Cristinápolis (Sergipe). Coordenaram a trilha os padres Agnaldo Júnior e Kleber, contando com o valioso apoio dos noviços Daniel e Marcos.
Em breve postaremos mais fotos e testemunhos dos jovens que fizeram essa experiência.
Forte abraço a todos!






sexta-feira, 16 de julho de 2010

GAVI NÚCLEO RECIFE -junho



GAVI NÚCLEO RECIFE

No mês de junho os vocacionados refletiram sobre o DISCERNIMENTO.
Num clima de muita oração, alegria, encontro e reflexão os jovens
se dispuseram a conhecer mais a dinâmica do discernimento inaciano.
O encontro foi bem dinâmica e participativo.
Contamos com a presença do Diác. Álvaro que nos ajudou na oraçaõ e
esteve presente em todos os momentos do gavi.
Agradecemos à ajuda e disponibilidade do Paulo Airton, sj que nos brindou
nesse semestre com seus dons, em especial, pelas lindas fotos que tirou.
No mês de julho os vocacionados juntamente com alguns jovens lideranças
da Paróquia Sagrado Coração de Jesus estarão em Missão lá em São Lourenço
da Mata. Rezemos por eles!
Que o bom Deus continue a nos chamar e convidar para a Messe.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ordenação na Província BNE

No próximo sábado, (17) teremos mais uma ordenação presbiteral na Província Brasil Nordeste (BNE). O Diácono Álvaro Augusto Negromonte Pereira, SJ será ordenado na celebração Eucarística presidida por D. Fernando Saburido, OSB às 17 h. no Ginásio Pereirão em São Lorenço da Mata, Pe. A primeira missa do Pe. Álvaro será dia 18 ( domingo) às 10h na Igreja de São Lorenço Martir, em São Lorenço. Participemos juntos com nossa presença e nossas preces.

MISSÃO JESUÍTICA EM TERESINA-PI



Missionários de todos os cantos estão animando a paróquia do Divino Espírito Santo em Teresina-PI.



São discípulos e missionários que já atuam diariamente em nossas paróquias jesuíticas e que agora fazem esta experiência no Piauí.


De 11 - 18 de julho: Rezemos pelos missionários e por nossas paróquias. AMDG

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Missão em viçosa - parte 2



Depoimento de Adriano Lima (Comunidade Esperança, paróquia do Mondubim - crismando - trilheiro). Ele é o que está no meio (foto)

O que você aprendeu na missão?
Que há pessoas que necessitam muito mais de ajuda que eu, em todos os âmbitos. Encontrei pessoas maravilhosas, respeitosas e muito generosas.
O que você aprendeu sobre a sua vida de igreja? Para minha vida na igreja, aprendi que é preciso conhecer mais sobre a bíblia, que não devemos ficar ligados aos bens materiais, que a vida vale muito mais do que imaginamos.
O que vai ser inesquecível?
O acolhimento e a experiência de visitas, a experiência de escutar as pessoas e rezar com elas.
Frutos da missão em sua vida: Quero saber mais sobre Cristo, sobre a bíblia. Sinto mais necessidade de rezar e desejo ficar cada vez mais na comunidade. Cresceu em mim o desejo de fazer mais missões populares.

Missão em Viçosa - CE. Parte 1


"Santas missões populares, boa nova em todos os lugares, vem renovar a nossa fé, na Igreja e também nos lares"

Durante uma semana estivemos envolvidos com a vida do povo e com a realidade do povo de Viçosa. Éramos 23 jovens no total: Bruno, Jerfferson Rodrigues, Carlinhos, Jerfferson Caldas, Felipe, Iago, Elias, José, Anderson, Marco Aurélio, Adriano, Isaac, Rafael, Lucas, Bruno 2, Renata, Aline, Dhekson, Degles, Marcio, Gabriel, Jucélio e Pe. Laércio (o mais jovem). até breve.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MISSÃO DA JUVENTUDE - JESUÍTAS - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER

É MISSÃO DE TODOS NÓS
aproveitando o recesso escolar de julho Pe. Laércio e mais 21 jovens (vocacionados, gavianos, monitores de crisma e crismandos da paróquia do Mondubim) estão em missão, na semana missionária da paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa do Ceará, Ce. O Grupo missionário está no interior da paróquia, no setor do Juá, celebrando, animando o povo na caminhada, dando formação e sendo presença jovem cristã junto àquelas comunidades.


UM FOGO QUE ACENDE OUTROS FOGOS
Muitas chamas, um só fogo:
Muitas histórias, uma só história.
A Companhia de Jesus, durante quase quinhentos anos conduziu uma chama no meio de inumeráveis circunstâncias sociais e culturais que a desafiaram intensamente a mantê-la viva e a arder. Hoje, as coisas não são diferentes. Num mundo que oprime as pessoas com uma multiplicidade de sensações, idéias e imagens, a Companhia de Jesus procura manter viva a chama da sua inspiração original, de maneira a oferecer luz e calor aos nossos contemporâneos. (Dec.CG XXXV)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TRILHA INACIANA - TERESINA

Exatamente depois de um mês da Trilha em Fortaleza, nós, da Comunidade O Peregrino realizamos a nossa Iª Trilha Inaciana. Essa bonita experiência se deu nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2010 na Escola Família de Baixão do Carlos - PI. Contamos com a presença de 25 trilheiros, além da colaboração do Pe. Caio e Ir. Cícero.
Com o tema: "Siga essa pegada.. Encontre o seu caminho", vivemos um tempo de companheirismo, espiritualidade, lazer e muita aventura. Nos aventuramos nas pegadas de Inácio para encontrar o caminho de Jesus.