quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Oremos pelas Universidades Católicas - pede o Papa Bento XVI



CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 30 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI pediu orações dos cristãos, para o próximo mês de outubro, pelas universidades católicas e pela celebração do Dia Mundial das Missões, que será realizado em 24 de outubro.
Esta é a proposta que faz nas intenções de oração para o mês que vem, contidas na carta pontifícia dirigida ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por cerca de 50 milhões de pessoas nos cinco continentes.
O Bispo de Roma apresenta duas intenções: uma geral e outra missionária.
A intenção geral para outubro é: "Para que as Universidades Católicas se tornem sempre mais lugares onde, graças à luz do Evangelho, seja possível experimentar a harmônica unidade existente entre fé e razão".
Sua intenção missionária é: "Para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja ocasião para compreender que a tarefa de anunciar Cristo é um serviço necessário e irrenunciável que a Igreja é chamada a realizar em favor da humanidade".

Façamos também as nossas preces pela missão dos Jesuítas com as Universidades aqui no Brasil.
Diretamente, nós jesuítas, somos responsáveis por três grandes centros universitários no País
1) UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

2)PUC do Rio - Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro

3) UNISINOS - Universidade do Vale dos Sinos (São Leopoldo - Rio Grande do Sul)


Rezemos para que possamos criar espaços de relação e missão dentro desses espaços que mais que nunca são espaços que precisam de nossa presença. AMDG

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pós Trilha grupo 2010 na Comunidade Vocacional em Fortaleza


Depoimento 4 - Retiro com Universitári@s - Fortaleza

(Luiz Henrique: o primeiro da esquerda)

- Deus sempre nos surpreende e sempre pra melhor. Esse retiro foi pra mim um encontro íntimo comigo mesmo e com o Autor da vida. A cada instante era como se caminhasse numa estrada que me levava pra dentro de mim mesmo e a cada passo descobrir os segredos escondidos dentro da minha alma, segredos que me revelariam quem realmente eu sou e o porquê de tantas coisas. Era como uma caça ao tesouro. Mas, para chegar lá é preciso entender as pistas, desvendar os enigmas e assim, ficar cada vez mais próximo do tesouro. O coração! "Onde esta teu coração ai esta teu tesouro" (Mat. 6,21) É nele onde guardamos nossas alegrias, tristezas, raivas e rancores, lembranças e felicidades. Cada momento de silêncio se mostrava uma verdadeira confusão, não do lado de fora, mas no lado de dentro. Era preciso entender primeiro o significado de tudo aquilo e se instigar a participar da brincadeira “séria” na qual tínhamos ido nos aventurar. E deixar cair dos nossos olhos todas as escamas, enxergar além do que os olhos podem ver, pois os sinais nem estavam tão difíceis de enxergar, bastava olhar para os lados. Tudo nos conduzia ao Tesouro. E no meio-dia daquele domingo depois de todo percurso caminhado, de todas as pistas entendidas, juntos nos encontramos com o Tesouro, o melhor e maior tesouro de nossas vidas este que “nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mat. 6,20) e principalmente saber que Ele vive dentro de nós, que passeia no jardim de nossas vidas quer esteja seco ou florido. Com certeza voltei bem mais convicto desse Amor e consciente de que nada pode nos separar do amor de Deus!
Por Luis Henrique - Paróquia de N. S. do Perpétuo Socorro - Fortaleza.


Como os/as discípulos/as missionários/as de Cristo, nós, jovens participantes no III Congresso Latino-Americano de Jovens, realizado em Los Teques-Venezuela, nos encontramos com nossos/as pastores/as, assessores/as e religiosos/as para discernir o caminhar da Pastoral Juvenil do nosso Continente.
Estes dias, motivados a “caminhar com Jesus para darmos Vida aos nossos povos” em uma atitude de oração, escuta e fraternidade, agradecidos/as ao Deus da Vida e da História, refletimos sobre o passado, o presente e futuro da Pastoral Juvenil, tendo como ponto de partida a Vida das nossas juventudes e seu protagonismo na construção da Civilização do Amor.
Estivemos facinados/as e encantados/as pelas alegrias e as esperancas que vimos e ouvimos, por isso desejamos compartilhar estas experiências com vocês, queridos/as jovens de nossa Casa Maior – América Latina e Caribe.
Cremos firmemente que a juventude, enquanto força dinamizadora no Continente, diante da diversidade de culturas, é chamada a defender sua autenticidade e identidade para lutar contra os sinais de morte que afetam nossos povos.
Devemos levantar nossas vozes contra a desigualdade social, a violência, o alto número de homicídio de jovens, a discriminacao, a estigmatização, a drogadição e as migrações. Compreendemos que a desistruturação familiar, somada com a falta de ações governamentais que favorecam o/a jovem, agravam estas problemáticas.
A Juventude da América Latina e Caribe demanda dos governos e da sociedade ações concretas que lhe garantam: uma educacao de qualidade, que assegure a formacao integral do/a jovem e que erradique o analfabetismo; a inserção do/a jovem no mundo do trabalho, com garantia de seus direitos; políticas que respeitem a vida dos/as jovens e que combatam a violência em todas as suas formas, de maneira especial a violência provocada pelas mesmas autoridades.
Advertimos sobre as ações de algumas empresas nacionais e transnacionais, que são perigosas para a Natureza e para nossos povos, especialmente as acosionadas por empresas de agroindústria, petroleiras e de mineradoras.
Cremos que nós, jovens, somos chamados/as a defender a Criação de Deus, assumindo nosso discipulado missionário. Jesus nos impulsiona a transformar nossa realidade como agentes de mudança e sujeitos ativos nos contextos políticos, econômicos, eclesiais e sociais com uma consciência consciência crítica e participação cidadã.
Valorizamos o protagonismo e a doação de tantos/as jovens na construção do Reino de Deus, animados/as pelo testemunho de nossos/as mártires e pelo acompanhamento da Pastoral Juvenil.
Enquanto ação organizada dos jovens, sendo Igreja na América Latina e Caribe, reafirmamos a opção preferencial pelos jovens e pelos marginalizados.
São fundamentos de nossa missao permanente com os/as jovens: o seguimento coerente a Jesus, o valor da vida em comunidade, a formação processual e integral, a ação pastoral organizada e a necessidade de mantemos nossa memória histórica.
Nos solidarizamos com os povos que sofrem por causa dos desastres naturais.
Saudamos com interesse a iniciativa da Organização das Nações Unidades de convocar o Ano Internacional da Juventude (2010 – 2011) e convidamos a toda a sociedade a participar deste processo de diálogo mútuo e de paz.
Nossos eternos agradecimentos à Venezuela e a toda a gente maravilhosa que nos acolheu com entusiasmo e alegria.
Como os discípulos de Emaús que retornam a Jerusalém após reconhecer Jesus, voltamos aos nossos países caminhando com Ele para dar vida a nossos povos, pedimos a Virgem de Guadalupe, Mãe da Juventude e Patrona da América Latina, que nos cubra com seu Santo Manto.
Los Teques – Venezuela, 12 de Setembro de 2010 Participantes do III Congresso Latino-Americano de Jovens

Encontro com Universitários na Federal de Fortaleza

Amigos e amigas, reforço o convite para o debate de amanhã com o tema: "Juventude e Violência". Acontecerá às 12:30h na Sala 04, Bloco 911 - Geografia - Pici - UFC.
A presença e a participação de todos é muito importante para enriquecermos o debate.
Pe. Laércio.sj

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jesuítas pelo Brasil - Província do Brasil Centro Leste - Fórum Inaciano da Juventude

(jesuítas no Fórum)
O Fórum aconteceu em Santa Rita do Sapucaí nos 24 a 26 de setembro de 2010, em Santa Rita do Sapucai, na ETE (Escola Técnica de Eletrônica) dos Jesuítas.
O OBJETIVO GERAL do Fórum é:
 Promover e fortalecer o trabalho em rede e o protagonismo juvenil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Incentivar o trabalho em rede e fortalecê-lo nos locais em que já existe;
 Sensibilizar os jovens para a potencialidade de suas ações, encorajando-os a participar deespaços de decisão e a tomar iniciativas para a realização de suas aspirações (em relação a simesmos, à obra da qual participam, à comunidade, à sociedade);
 Sensibilizar aqueles que trabalham com a juventude sobre a importância de criaroportunidades e dar espaço para essa ação jovem;
 Promover espaços de escuta dos jovens e da escuta entre eles, a partir da troca deexperiências e de atividades de integração que lhes permitam vivenciar o grande potencialde suas ações e do trabalho conjunto;
 Tornar visível a diversidade e a riqueza do trabalho com jovens e dos jovens de cada regional, mostrando as possibilidades da ação jovem e da ação em rede que já acontecem.

participam jovens das mais variadas obras dos jesuítas da província BRC - Desse modo, acontece uma integração entre jesuítas e jovens de suas obras...
De acordo com o que nos diz o Pe. Alexandre.sj coordenador do setor Juventude e Vocação da Província dos Jesuitas presente no Rio, São Paulo, Minas, DF... "A juventude sai provocada, uma vez que ela descobre um pouco mais da realidade da Companhia de Jesus e percebe que a obra em que ela está ligada, seja paróquia, colégio... é algo local e que há todo um universo para ser descoberto e abraçado, como a vocação jesuítica e a espiritualidade inaciana".
(Pe. Gui.SJ presidindo a Eucaristia para um grupo de trabalho)
Participaram do Fórum muitos jesuitas e de forma integral, esteve presente o Pe. Ednardo Serafim - Provincial dos Jesuítas daquela região do Brasil.

Depoimento 3 - Retiro com Universitários - Fortaleza

Por Davi:
Por 'definição', Sabemos que: O retiro é um momento em que paramos, momento de saída para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida. Como estou vivendo? Quais são as minhas motivações? Como estou agindo? O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, onde as pessoas possam viver mais felizes? Toda essas perguntas, até então não saberia responder. Não sabia nem como estava vivendo, o tempo também tirava este pensamento.
O retiro foi um momento que saímos do barulho, do mundo agitado para ficarmos a sós com Deus, e quão Perfeito foi! Tratou-se de um momento de intensa e profunda intimidade com Deus. Espaço de oração, meditação através da palavra de Deus, dos textos sagrados.
Deus queria nos falar, mas no barulho era muito difícil ouvir a voz de Deus,então Ele nos convidou a se retirar. E foi neste retiro, principalmente, que eu pude me encontrar, e Encontrar a Deus.
O retiro foi um momento oportuno para renovarmos a nossa vida de oração, a nossa espiritualidade. Foi um momento de olharmos para dentro de nós mesmos, e refletirmos acerca da nossas vidas. Refletir o meu relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro, o meu irmão. O Retiro foi muito diferente dos que eu já tinha vivenciado.
Experiência incrível mesmo! Percebi o quanto Deus faz, no Silêncio, nas orações, no Ouvir a Ele.
Quero agradecer de todo coração as pessoas que estavam a frente do evento, e a todos que colaboraram direta ou indiretamente. Que Deus abençõe, e que possa vir muitos e muitos retiros. DAVI.

Davi - Cursa Ciência da Computação na UECE, Paróquia São Diogo - Fortaleza.

Pastoral Vocacional Reunida em João Pessoa-PB

(Em pé: Ir. Epifanio, Esc.Marcos Vinícius, Pe.Jean Fábio, Pe.Tuta, Pe.Agnaldo, Pe.Adilson
Sentados:Pe.Laércio, Ir.Bira, Esc.Ricardo, Esc. Rafael).

Durante os dias 24 - 26 de setembro estivemos reunidos como comissão de Pastoral de nossa província: Ir. Bira e Ricardo (Recife), Rafael e Tuta (João Pessoa), Laércio e Agnaldo (Fortaleza), Jean Fábio (Anchieta), Ir. Epifanio (Feria de Santana), Adilson (BAM), Marcos Vinícius (Teresina).
- Partilhamos nossas atividades e experiências com os jovens em nossos núcleos desde a última reunião do primeiro semestre no Rio de Janeiro.
- Conhecemos um pouco os jovens que são candidatos à Comunidade Vocacional de Fortaleza em 2011.
- planejamos algumas atividades e material vocacional.
- Refletimos os avanços a respeito do Secretariado Vocacional de nossa província.
A experiência do reencontro com os companheiros de caminhada vocacional sempre nos faz bem, voltamos mais animados e confiantes para nossos núcleos acreditando que podemos ser cada vez mais criativos, ousados e fiéis ao que Deus nos confiou.
Esta reunião também nos preparou para a reunião da CONPAV (Comissão Nacional de Pastoral Vocacional) que terá seu início, hoje, dia 28 de setembro em Fortaleza.


domingo, 26 de setembro de 2010

Depoimento 2 - retiro com universitários - Fortaleza

(Karla é a do centro com blusa rosa)
O mundo nos oferece diversas coisas, cabe a nós fazer escolhas diante de tantas opções...
A universidade não tem esse nome por acaso, é realmente um mundo, um universo de coisas: ciência, conhecimento, amizades, bebidas, drogas...
E no meio de tudo isso, com o tempo, corremos os risco de esquecer DAQUELE que sempre esteve ao nosso lado, de repente não temos tempo para DEUS.....
O grupo universitário é uma forma de resgate do DEUS que habita em cada um de nós, mesmo algumas vezes esquecido. O mesmo DEUS que nos batizou e que nos deixou participar da comunhão com ELE na nossa 1ª Eucaristia quando muitos de nós ainda éramos crianças, o mesmo DEUS que reafirmamos no Crisma...
Festas? Baladas? Eu já fui a muitas, e quantos de nós também foram?? Na madrugada a festa termina, no outro dia a alegria já acabou porque é passageira....
Quando fui ao retiro universitário também acabou, afinal de contas precisamos voltar pro dia-a-dia, porém não passa, mas fica... Assim como uma árvore que é plantada e finca suas raízes para daqui a pouco vir os frutos que serão colhidos por outros... Assim somos nós, plantas tão pequenas, tão frágeis, mas que pela misericórdia de DEUS conseguimos dar frutos através do nosso testemunho e da nossa alegria em Cristo que não passa nunca, mas multiplica...
Todos os dias corremos, o tempo todo, mas pra onde? Pra quem? No final do dia todas as atividades foram feitas, mas talvez ainda exista um vazio...
DEUS é quem preenche o vazio dos nossos corações atribulados, das nossas mentes cheias de coisas para pensar.... Estar ao lado DELE é a certeza de que depois de uma noite escura e sombria existe um SOL gigante que nasce e ilumina o universo, que aclara a nossa mente e aquece os nossos corações.
ELE não deixou em lugar algum escrito: “Filho, o caminho será fácil...”, mas ELE prometeu “Filho, eu sempre estarei contigo...”
No retiro universitário eu descobri que existem jovens como eu que buscam Jesus, hoje sabemos que o próprio Cristo nos aceita assim, da maneira como somos: animados, bagunceiros, engraçados, cheios de energia....No final do retiro me restou agradecer: “Obrigada Senhor, aqui é o meu lugar...” Quem sabe não é o lugar de tantos outros jovens....
Se perguntarem quem nós somos, eu vos direi:
Nós somos meros aprendizes universitários DAQUELE que nunca freqüentou salasde aula mas é o dono de toda SABEDORIA...
Amém.
Karla Marques, acadêmica de Farmácia/UFC - Paróquia de São Diogo - Fortaleza.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Depoimento 1 - retiro com universitários - Fortaleza


A experiência do Segundo Retiro Universitário veio reforçar ainda mais as sementes que foram lançadas no primeiro retiro (Princípio e Fundamento: Criados para Amar), Já no segundo retiro Refletimos e rezamos "A Misericórdia do Pai".


No sábado tivemos um caloroso momento de ACOLHIDA e entrosamento com os “novatos”, tivemos momentos de Oração e reflexão no “Silêncio” para pensar um pouco, como anda nossa vida de Jovem... Nossas inquietações... "como está a consciência de nossos pecados"... Vimos que o ser o humano foi criado para ser livre e pelo mau uso da liberdade corta os laços com o AMOR do Pai. Também aprendemos que o mal do pecado é que ele nos faz sentir indignos da Casa do Pai e de acreditar em sua Misericórdia.

Mas no Domingo durante as formações com Pe. Laércio, ele associando a partilha do Filme "A vida secreta das abelhas" com a parábola do Filho Pródigo percebemos que DEUS é um Pai Cheio de Misericórdia Ele é TODO AMOR e está sempre de braços abertos para nos acolher e assim descobrimos que é sempre TEMPO de RECOMEÇAR (de perdoar o outro e perdoar – se também )... terminamos esse lindo momento com o sacramento da Confissão e depois finalizamos com a Celebração Eucarística.

Voltamos para nossa realidade mais encorajados a fazer a difença em nossa sociedade... Fortificados pelo Amor do Alto QUE NOS IMPULSIONA a ser dentro da Universidade Jovens Cristãos que fazem a diferença e não são alienados com os problemas da sociedade. Agora nos sentimos mais responsáveis pelo outro e mais Amados por Deus, queremos contaminar o mundo e gritar para todos que vale muito apena SER JOVEM DE CRISTO...E que DEUS não se cansa de Amar!!!

Juciára - Jovem universitária da paróquia de São Diogo (Fortaleza). Cursa Processos Gerenciais na Faculdade Ateneu.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Papa Bento XVI aos Jovens estudantes em Londres


Bento XVI aos estudantes católicos: não sejam medíocres, sejam santos!“Todos querem a felicidade, mas muita gente nunca a encontra”
"Espero que entreos que me escutam hoje esteja algum dos futuros santos do século XXI", disse o Papa Bento XVI nesta sexta-feira para cerca de 4 mil estudantes católicos britânicos.

"Quando os convido a ser santos, peço que não se conformem em ser de segunda linha" afirmou , mas que aspirem a um "horizonte maior".
"Não se conformemem ser medíocres".

o Papa falou aos estudantes no campodesportivo do St Mary's University College. Uma conexão o ligava a todas as escolas católicas britânicas."Não é frequente que um Papa ou outra pessoa tenha a possibilidade de falar de uma vez só aos alunos de todas as escolas católicas da Inglaterra, Paísde Gales e Escócia", começou seu discurso. "Como tenho esta oportunidade, háalgo que desejo enormemente lhes dizer". Foi então que o Papa afirmou esperar que entre os que o ouviam estivesse "algum dos futuros santos doséculo XXI".

"O que Deus deseja mais de cada um de vós é que sejam santos. Ele os ama muito mais do que jamais poderiam imaginar e quer o melhor para vocês. E, sem dúvida, o melhor para vocês é que cresçam em santidade", disse. "Talvez algum de vocês nunca antes tenha pensado nisso" admitiu ,convidando-lhes a se perguntar "que tipo de pessoa" gostariam de ser deverdade.

"Ter dinheiro possibilita ser generoso e fazer o bem no mundo, mas, por simesmo, não é suficiente para fazer feliz. Estar altamente qualificado em determinada atividade ou profissão é bom, mas isso não os preencherá de satisfação, a menos que aspirem a algo maior. Chegar à fama não faz feliz".

"A felicidade é algo que todos querem, mas uma das maiores tragédias deste mundo é que muita gente jamais a encontra, porque busca a felicidade nos lugares errados", afirmou Bento XVI.

Por isso recordou , "a verdadeira felicidade encontra-se em Deus. Precisamoster o valor de pôr nossas esperanças mais profundas somente em Deus, não no dinheiro, na carreira, no êxito mundano ou em nossas relações pessoais, masem Deus. Só Ele pode satisfazer as necessidades mais profundas de nossocoração". O Papa convidou os jovens a serem "amigos de Deus". "Quando se começa a seramigo de Deus, tudo na vida começa a mudar. À medida que o conhecem melhor, percebem o desejo de refletir algo de sua infinita bondade em sua própriavida". "Quando tudo isso começa a acontecer, vocês estão no caminho da santidade", afirmou o Papa. Neste sentido, convidou-os a ser "não só bons estudantes, mas bons cidadãos,boas pessoas"."Não se contentem em ser medíocres.

O mundo necessita de bons cientistas, mas uma perspectiva científica torna-se perigosa se ignora a dimensão religiosa e ética da vida, da mesma maneira que a religião se converte em limitada se rejeita a legítima contribuição da ciência em nossa compreensãodo mundo"."Precisamos de bons historiadores, filósofos e economistas, mas se sua contribuição para a vida humana, dentro de seu âmbito particular, enfoca-sede modo demasiado reduzido, pode nos levar por mau caminho", explicou oPapa. O pontífice também se dirigiu aos alunos não católicos que estudam nas escolas católicas, convidando-os a "se sentir movidos à prática da virtude" e a crescer "no conhecimento e na amizade com Deus junto de vossos companheiros católicos". "Vocês são para eles um sinal que recorda esse horizonte maior que está forada escola, e, de fato, é bom que o respeito e a amizade entre membros dediferentes tradições religiosas forme parte das virtudes que se aprendem em uma escola católica", concluiu.


Fonte: LONDRES, sexta-feira, 17 de setembro de 2010 (ZENIT.org)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Retiro para Jovens Universitários - Fortaleza - parte 1

Grupo 2 - Segunda etapa. No primeiro semestre ja rezaram o Princípio e Fundamento, agora experimentaram a misericórdia de Deus através da Primeira Semana dos EE.EE. Grupo 1 - Fizeram pela primeira vez a experiência do Princípio e Fundamento.


Nosso retiro foi excelente - bonita experiência de Deus...



Durante os dias 18 e 19 estivemos na casa de retiros Santo Afonso no Eusébio - 42 jovens universitários das mais variadas localidades de nossa cidade.
Rezamos o Princípio e Fundamento e a primeira semana dos EE.EE em grupos separados.
Em breve teremos mais notícias sobre o nosso retiro.
Santo Inácio Rogai por nós.

domingo, 19 de setembro de 2010

XV ENCONTRO DAS CONGREGAÇOES QUE TRABALHAM COM JUVENTUDES



Desde o dia 16/09, cerca de 120 religiosos/as estão reunidos na Colônia dos Padres Salesianos, em Recife-PE, discutindo, aprofundando e refletindo a realidade juvenil do nosso país. Este encontro é uma iniciativa da CRB, através dos GTs (Grupos de Trabalhos) e uma parceira com a CNBB, no tocante o Setor Juventude desse órgão. Na coordenação do encontro está o Frei Rubens, pela CRB, e Pe. Savio, pela CNBB.
Houve encontros por regiões, regionais da CRB e área de interesse: Juventude das PJs, SAV, juventudes fora do ambiente eclesial, escolas e universidades.
A Companhia de Jesus, em seu trabalho com a juventude, esteve representada através dos companheiros da BNE: Padres Agnaldo Júnior e Jean Fábio, o Ir. Bira, o estudante Ricardo, e o estudante Silas da BAM.
Sem dúvidas, esses encontros ajudam muito a caminhada de trabalho e aproximação com o mundo dos jovens.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mês da Bíblia - Passos para a oração


1) Dispor-se a rezar:
Escolher um texto que mais ajude a rezar
Determinar o tempo (duração) da oração para ser fiel, mesmo que sinta dificuldades.
Este tempo é para Deus!
Busco um bom lugar, tranquilo, que me ajude a concentrar, e entrar dentro de mim, a nao me distrair. Encontrar uma boa posição para o corpo, que me ajude a concentrar e permanecer tranquilo (a)..
Antes de ir para o lugar da oração, fazer a pergunta: "a que vou?", pensando um pouco sobre o assunto...

2) Preparar a oração:
Fazer silêncio, acalmar-se, procurar superar a agitação das preocupações imediatas!
Relaxe, ouça por um certo tempo os ruidos ao seu redor, escute os sons de longe, os de perto...
Coloco-me diante de Deus, na verdade do que eu sou, simples, sem máscaras...
Peço a graça de ser presença na presença de Deus e de que Ele me ensine a rezar.
Deixo que o olhar misericordioso de Deus me acolha... não estou sozinho (a)!
Faço lentamente o sinal da cruz...

3) vamos rezar! Pedir a graça que quero.
Deus na sua bondade já me deu tudo, mas pedindo eu me predisponho a receber.

4) Encontrar o Alimento - releio o texto devagar, atento (a), saboreando as palavras.
Tomo consciência da frase, palavra, idéia... que mais me "tocou" - lembrar que "... Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente"(Sto InácioEE2)
Medito por que esta frase, palavra, idéia me chamou a atençao, o que me faz ver? de que me faz lembrar? a que me chama?...
Pergunto o que Deus está querendo me dizer...
Dialogar: falar... escutar... pedir... perguntar... silenciar...
Projeto minha vida na oração e medito para tirar algum proveito.

Terminando:
Termino a oração conversando com o Senhor, como m amigo conversa com outro, agradecendo, louvando, pedindo, conforme o sentimento que a meditação deixou em meu coração.

Revendo a Oração: Depois de terminada a oração e em algum lugar diferente , procurar anotar algo sobre o que aconteceu durante a oração.
- que palavra ou frase mais me tocou?
- quais os sentimentos/ lembranças... apareceram em mim?
- quais são os apelos de Deus para minha vida ao rezar e sentir o que senti?
Boa oração!!! Que Santo Inácio de Loyola um grande homem de oração interceda por ti...
(qualquer dúvida sobre a metodologia inaciana de oração escrever: laerciosj@yahoo.com.br)




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mês Da Bíblia - Palavra de Deus e Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola



Santo Inácio de Loyola deixou para a Igreja um legado: Os Exercícios Espirituais (EE.EE) - fruto de sua experiência com Deus, com os irmãos e irmas com os pobres. Os Exercícios Espirituais estão profundamente fundamentados na Palavra de Deus - meditamos e contemplamos a história da Salvação.

Hoje, todos nós podemos ter acesso aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, basta querer e desejar faze uma profunda e intensa experiencia de Deus.

Vejamos o que nos diz Santo Inácio sobre os Exercícios:


"por Exercícios Espirituais, se entende qualquer modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e outras operações espirituais... Pois, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, da mesma forma se dá o nome de exercícios espirituais a todo e qualquer modo de preparar e dispor a alma" (EE.EE 21).


terça-feira, 14 de setembro de 2010

PRÉ-GRITO DOS EXCLUÍDOS NO MONDUBIM

As Pastorais Socias da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Mondubim, Fortaleza-CE, realizou no último dia 05 o Pré-Grito dos Excluídos. Foi realizado uma caminhada pelos bairros da paróquia para chamar a atenção dos paroquianos e moradores para os problemas sociais que estão presentes nos nossos bairros: carências relacionadas a saúde, transporte, segurança e infraestrutura. Houve uma participação bem expressiva dos jovens de nossa paróquia, assim como dos acólitos e adultos comprometidos com as pastorais sociais.
Não podemos esquecer que estamos em ano eleitoral e precisamos garantir que os candidatos que iremos escolher estejam conscientes dessa problemática e se comprometam a fazer algo.
Vote consciente!!!




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia de São Pedro Claver - JESUITA padroeiro da Comunidade Vocacional de Fortaleza


S. Pedro Clavero apóstolo dos negros
por Ernesto Arosio
Papa Leão XIII, quando leu a vida de S. Pedro Claver, exclamou: "Nunca uma biografia me havia impressionado tanto como esta". Entre todos os que trabalharam entre os negros, o mais famoso dos missionários foi o padre jesuíta Pedro Claver, que assinava "escravo dos escravos", tendo sua vida confirmado a identificação com este programa. Nasceu em Verdú (Espanha) em 1580.
Como demonstrasse especiais qualidades para o estudo, foi enviado a Barcelona, onde se entusiasmou pelos estudos eclesiásticos e, aos 20 anos, pediu para ser admitido na Companhia de Jesus. Em 1610, foi enviado à Colômbia, especificamente a Santa Fé de Bogotá. Foi porteiro, cozinheiro, enfermeiro e sacristão na casa dos jesuítas. Em 1615, em Cartagena, foi ordenado sacerdote e dedicou-se totalmente a cuidar dos escravos. Faleceu, após ficar quatro anos paralítico numa cama, em 8 de setembro 1654.

O APÓSTOLO DOS ESCRAVOS NEGROS
A Cartagena chegavam, cada ano, cerca de 10 mil escravos negros, trazidos à força do Congo e de Angola. Na África, os negreiros os compravam por duas moedas cada um e em Cartagena os vendiam a 200. O modo como os transportavam era o mais cruel e desumano: um terço morria pelo caminho. Todos os tratavam mal. Somente um homem os recebia bem: era Claver.
Ao chegar um navio negreiro, padre Claver enchia vários cestos com laranjas, limões, biscoitos e outros alimentos e medicamentos, e ia receber os escravos. Antes de tudo, procurava os mais enfermos e graves. Falava com todos por meio de gestos ou de intérpretes e eles ficavam admirados com sua grande amabilidade e bondade. Repartia os alimentos e os medicamentos e tratava de ajudá-los em tudo o que lhe era possível.

Padre Claver passava o dia visitando e ajudando os mais enfermos e abandonados Tinha sete intérpretes que sabiam os idiomas dos negros e por meio deles falava aos recém-chegados. Os negros, no começo, tinham desconfiança daquela pessoa de batina negra esfarrapada e diferente dos outros brancos que os compravam e vendiam, mas depois percebiam que aquele homem era um generoso protetor e lhe tinham muito carinho e veneração.
Pedro dedicava-se a instruir os escravos a respeito da religião e, quando já haviam aceitado que há um só Deus, que enviou seu Filho para nos salvar e que premia os bons e castiga os maus, ele os batizava. Em 40 anos, conforme os biógrafos, teria batizado mais de 300 mil negros. Depois de passar 40 anos atendendo aos mais abandonados da sociedade, foi atacado por altíssimas febres, talvez malária, tão comum na Colômbia daqueles tempos, que o deixaram paralisado e, por 4 anos, imobilizado na cama. No dia 8 de setembro de 1654, com 74 anos, "Pedro Claver, escravo, dos escravos", morreu santamente. Em 1888, o papa Leão XIII declarou-o santo, proclamando-o patrono dos missionários que trabalham entre os negros.

A ALMA DE PEDRO
Alguns poderiam achar estranho o comportamento de Pedro Claver, que trabalhou para a humanização da escravidão, mas que, segundo consta, não defendia a abolição da mesma, como uns poucos personagens de seu tempo. Para Pedro, o problema imediato era humanizar a escravidão que estava debaixo dos seus olhos e levar alívio aos sofrimentos dos escravos negros.
Sua vida de dedicação total aos escravos, como ele dizia, a exemplo de Cristo, queria ser a manifestação concreta do amor de Jesus pelos homens que mais sofriam. Vivia uma vida de penitente, para estar mais perto dos que eram obrigados a uma vida miserável, pela ganância dos senhores escravocratas.
Ele vivia, praticamente, na mesma condição dos escravos e por isso estes o aceitavam: porque o viam como irmão de sofrimento. Não lhe interessavam as disputas teóricas, mas a pessoa real que estava à sua frente, com uma dor que marcava o corpo e a alma. Sua canonização, de fato, foi decretada pelo povo, antes da Igreja.

A comunidade Vocacional durante todo o seu tempo de existência tem procurado servir a juventude de um modo geral. Com isso, ela se coloca no caminho de Claver, de Inácio, de Cristo, servir e servir sempre de modo especial aos que mais sofrem com a violência de nossos tempos.
vejamos alguns atividades de nossa casa em Fortaleza:


Foto 1. Convivência Vocacional

Foto 2. Trabalho com os Acólitos Foto 3. Serviço Vonluntário dos Vocacionados internos.

Foto 4. GAVI Foto 5. Espaço de oração para os jovens.

Foto 6. alguns Jovens que fizeram e outros que fazem discernimento na casa vocacional.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Diário do Nordeste cita Comunidade Vocacional em reportagem sobre o Bairro Mondubim

No início de Setembro, o Diário do Nordeste, jornal de maior circulação em Fortaleza, com média de 35 mil exemplares por dia, segundo o IVC – Instituto Verificador de Circulação, veiculou reportagem de página inteira sobre o bairro do Mondubim: "Mondubim com jeito de interior".

Os que migravam do Maciço do Baturité para a Capital encontravam, no Mondubim, e próximo a sua lagoa, o primeiro lugar para a formação de casas e vilarejos. Segundo Padre Luiz Júnior, SJ, “o povoamento ajudou na motivação e na crença de que a missão jesuítica tinha um território fértil no bairro”.

No decorrer da reportagem é ressaltada a importância da Missão da Companhia de Jesus no bairro, como também, da Comunidade Vocacional São Pedro Claver, casa de discernimento vocacional, preparando jovens para responder ao chamado do projeto de Deus.

O bairro que ainda preserva muito das raízes interioranas, como a índole pacata, casou, na época, com a necessidade da ordem religiosa de ir até a periferia para promoção dos trabalhos pastorais. Desta forma, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver foi instalada no Mondubim, que, até o início dos anos de 1980, funcionava na Rua Gonçalves Ledo, ao lado da Igreja do Cristo Rei.

Rapidamente conjuntos habitacionais cresceram no bairro mudando sua característica e com isso as contradições e desafios pastorais das grandes cidades. O aumento na demanda por trabalhos apostólicos e a infraestrutura que já existente no bairro permitiu a migração da Comunidade Vocacional. Atualmente, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver é a única no Nordeste onde os jovens são acolhidos para o discernimento vocacional e preparação para o Noviciado da Companhia de Jesus.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ENCONTRO DOS PADRES JOVENS DA BNE

Padres em pé: Laércio, Sérgio, Carlos, Jean, Genilson, Alvaro, Marcelino, Moises, Charles, Vanildo, Ponciano.
padres sentados: Tuta, Pedro, Agnaldo, Marcos, Paulo Cesar, James

Durante os dias 30, 31/08 e 01/09, 17 padres jovens da Província Brasil Nordeste estiveram reunidos em Fortaleza, na Praia do Iguape, para o encontro anual de partilha e aprofundamento.
Foram dias de fraterna convivência como "Amigos no Senhor" e de nos animarmos lá onde cada um está servindo ao Senhor e o seu Reino. (Pe. Agnaldo Júnior, SJ)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caminhada Vocacional da Juventude - Fortaleza/CE

Na tarde de Domingo (29/08/2010) aconteceu a Caminhada Vocacional da Juventude com o tema: “Viver. Transformar. Amar. É de Deus? Tô nessa!!!”. Cerca de 250 jovens de diversas comunidades da Paróquia do Mondubim se concentraram na Igreja São Francisco Xavier (Conj. Esperança), de onde partiram em uma grande caminhada cheia de alegria até a Igreja de São Roque (Novo Mondubim).

Ao término da Caminhada houveram apresentações de grupos locais e a celebração da Eucaristia, onde a reflexão sobre a vida da juventude e seu papel diante das transformações das suas realidades, foram assuntos abordados neste grande evento.




(Gabriel Leitão e Márcio Fernandes - vocacionados)

Manhã de Oração com Catequistas e Crismandos (Esperança III - Fortaleza/CE)

Na manhã de Domingo (29/08/2010), aconteceu na Comunidade Vocacional São Pedro Claver uma Manhã de Oração com catequistas e crismandos da Comunidade Esperança III, onde foi trabalhado o tema “Oração na vida cotidiana”.

Para esses jovens, experimentar um pouco do "jeito" Inaciano de orar foi um grande momento de interiorização e intimidade com o Senhor.

“Não imaginava que um dia iria ter uma experiência como essa com o Senhor”. Assim se expressava a crismanda Ingrid, partilhando a sua manhã de oração e seu primeiro contato com o modo de orar dos Jesuítas.





(Alexandre, Dhekson, Luzimar - vocacionados)