sábado, 21 de maio de 2011

O ROSTO DO PAI

Jo 14,7-14
"Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto". Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a
fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei".

O anseio de Filipe é o mesmo de muitos discípulos: ver a Deus. Como Jesus dizia estar em estreita comunhão com o Pai, a quem se dirigia com intimidade, o discípulo ousou pedir-lhe que lhe mostrasse o Pai. Quiçá esperasse presenciar um fenômeno de teofania, nos moldes das antigas manifestações divinas nas Sagradas Escrituras.
O discípulo foi desafiado a contemplar o rosto do Pai nas ações e nas palavras de Jesus. Este era único caminho para ser revelado. Não havia outro! Portanto, uma capacidade fundamental dos discípulos consiste em, contemplando o testemunho de Jesus no Evangelho, descobrir nas entrelinhas a pessoa e a atuação do Pai, o qual se revela na ação misericordiosa do Filho. È no Filho que os discípulos têm acesso ao Pai.
Para fazer o que Jesus indicou, Filipe teve de dar um passo de gigante na sua mentalidade religiosa. Quando esperava ver a Deus por meios esplendorosos, como no caso das teofanias, estava em condições de vê-lo de maneira muito real, mas talvez pouco grandiosa, na pessoa do humilde Jesus de Nazaré.

Oração
PAI, QUE EU POSSA CONTEMPLAR O TEU ROSTO AO CONTEMPLAR O TEU FILHO, CUJO MODO DE PROCEDER FOI UMA CONTINUA REVELAÇÃO DE TI.

Nenhum comentário: