segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
MISSÃO VOCACIONAL/ ALAGOAS
Realizada em dois municípios: Batalha e Monteirópolis, em parceria com a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Jesus. Pense, que missão! Atingimos 16 comunidades das duas paróquias, com um número de 59 missionári@s. Sendo 8 Jesuítas e 13 vocacionados sj, 16 irmãs, formandas e vocacionadas, e 22 lideranças, entre adolescentes, jovens e adultos das comunidades. As equipes foram formadas entre Jesuítas, Vocacionados, irmãs e lideranças.
Foi um período de graça. Percebemos isso, nos jovens missionários quando em algum momento partilhavam suas experiências na comunidade onde ficaram hospedados. Experiências de um povo que nunca celebraram o natal junto, com algumas exceções, experiências de um povo que não dispõe de água potável, que não tem assistência médica onde mora, educação muito precária, sem transporte adequado. Mas que tem o coração aberto para acolher , caminhar junto durante as missões e para oferecer o melhor.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
RETIRO PROJETO DE VIDA
De 20 a 23 de Dezembro 8 jovens vocacionados (Alexandre, Júcélio, Ricardo, Marcos, júnior, Degles, Fernando e Rafael) oriundos de várias partes da Província estão reunidos no Noviciado Nossa Senhora da Graça ( Feira de Santana - BA ) para rezarem a vocacação e fazerem o projeto de vida em vista de uma possível entrada na Comunidade Vocacional São Pedro Claver em 2010. Durante esse tempo, eles estão refletindo sobre a caminhada pessoal, sobre o projeto do mundo e o projeto de Deus, os vários tipos de não adesão ao projeto de vida desejado pelo Criador e sobre o seguimento a Jesus Cristo, o Libertador, que nos convida a vida plena e digna. Rezemos juntos para que o Espírito Santo possa os iluminar neste momento de oração e discernimento.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
IGREJA DE JACOBINA EM MISSÃO
Por ocasião da ordenação presbiteral do diácono Agnaldo Junior.sj que acontecerá dia 19 próximo, a Igeja de Jacobina está movimentada. Muitos missionários ja chegaram e estão espalhados pelos recantos da bela e inspiradora cidade baiana. Depois de uma bonita missa de envio na igreja matriz da cidade sábado a noite, os jovens vocacionados externos e inernos dos jesuítas, alguns noviços jesuitas, como também vários jesuítas e religiosas, juntamente com os leigos da cidade, estão anunciando que o Senhor virá! e com ele chegará também para a nossa alegria mais um jesuíta ordenado padre para servir ao povo que é de Deus.
Desde já pedimos as orações pelo futuro padre, pelos jesuítas, e pela Igreja de Jacobina.
Para estes dias que se aproximam esperamos ainda amigos e amigas de vários lugares do Brasil como do Espírito Santo, Minas Gerais, etc. Continuemos firmes preparando o caminho do Senhor!!! Em breve mais informações da missão e da ordenação.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
IR. GUIDO TURETTA NA PAZ DO SENHOR!!!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
RETIRO DOS ACÓLITOS - TERESINA "CONHECER-EXPERIMENTAR-VIVER!"
JUBILEU SACERDOTAL DO PE. CAMPOS - FORTALEZA
Na festa da Imaculada Conceição Pe. Pedro Alberto Campos, mais conhecido por Pe. Campos, celebra seu jubileu de ordenação sacerdotal. Também neste dia ele recorda com carinho e fé a sua primeira comunhão, realizada ainda menino em sua terra natal, Mulungú, Ce. A data foi celebrada no sábado dia 05 com a Eucaristia e um delicioso almoço na Comunidade Vocacional São Pedro Claver. Estiveram presentes familiares e amigos do Pe. Campos, assim como vários jesuítas que moram em Fortaleza. Pe. Campos depois de realizar várias missões pela província durante estes 50 anos de vida sacerdotal, hoje trabalha na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Mondubim. Que que neste ano sacerdotal possamos render graças ao Pai Criador pela Vida oblativa do Pe, Campos e rogar ao Senhor da Messe que sempre presentei com novas vocações à Companhia de Jesus. Parabéns Pe. Campos! Parabéns Companhia de Jesus!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
SER JESUÍTAS - INCLUSÃO - CELEBRAÇÃO - DOAÇÃO
Um pouco mais do nosso modo de proceder!
Senhor, olha o nosso desejo de te servir, ajuda-nos na construção do teu Reino. Amém...
Dai-nos cada vez mais o teu modo de proceder!!!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
PARABÉNS PE. LAÉRCIO, SJ
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
São Franciso Xavier - Santo Jesuíta - contagiado pelo Amor.
Francisco Xavier nasce em Navarra, Espanha. Caçula de cinco irmãos, tem uma infância feliz até que o jogo das alianças políticas envolve a família numa guerra. Perdendo a guerra, a família de Xavier fica na ruína. O pai morre e os irmãos mais velhos fogem. Ficará o jovem Francisco para administrar os negócios da família. Terminada a guerra, o irmão mais velho, Miguel, volta a assumir a liderança da família.
Francisco fica livre, então, para realizar seus sonhos:
- entra no Seminário de Pamplona e, logo depois, viaja para Paris, a fim de se formar na melhor universidade da época. Tem dezenove anos e aspira, como muitos jovens daquele tempo, a fazer carreira na vida eclesiástica.
Xavier compartilha seu quarto, no Colégio Sta. Bárbara, com o jovem Pedro Fabro e com um estudante mais velho, atrasado nos estudos, mas muito avantajado na experiência de Deus:
- Inácio de Loyola. A palavra e o exemplo de Inácio conquistam aos poucos o coração de Francisco para o seguimento radical de Jesus. Em setembro de 1534, sob a direção de Inácio, durante 30 dias faz os Exercícios Espirituais. Dois anos depois, viaja a pé, com os demais companheiros de Inácio, de Paris a Veneza, atravessando regiões em guerra e montanhas nevadas. No grupo, Xavier destaca-se pela alegria e bom humor.
Na festa de São João, do ano 1537, Xavier e os seis companheiros são ordenados padres. Alguns meses depois Xavier já se encontra em Bolonha, pregando em praça pública, cativando a simpatia do povo e rejeitando o dinheiro que lhe oferecem.
O excesso de trabalho e as penitências deixam-no amarelo e seco como um cadáver. Pensa-se até que Francisco “nunca serviria para mais nada”. Impossibilitado de participar da vida ativa dos outros companheiros, Francisco assume a função de secretário de Inácio, em Roma.
Um dia, Inácio chama seu secretário e amigo e diz:
- “Mestre Francisco, sabeis que o Papa quer enviar dois de nós à Índia. Escolhemos Rodrigues e Bobadilla, mas este, agora, ficou doente. Então, esta é a sua missão!”
Xavier responde na hora: “Estou pronto”.
Arruma sua trouxa, vai ao Vaticano, para receber a bênção do Papa, e despede-se dos companheiros. Nunca mais os tornaria a ver nesta vida. Após sua passagem por Portugal, Xavier chega a Goa, uma bela cidade na costa ocidental da Índia. Seguindo seu costume, hospe-da-se em um hospital e se dedica ao cuidado dos doentes e a outras obras de caridade. Junto com a ação caritativa, inicia a evangelização do povo, pregando em praça pública. De Goa, Xavier viaja para a cidade de Cochin e para o cabo de Comorin, no sul da Índia, onde passa um ano, evangelizando os paravas, pescadores de pérolas.
De Cochin, Francisco Xavier escreve aos companheiros de Roma, queixando-se da falta de operários para trabalhar em tão grande messe e exaltando a alegria de servir. O efeito desta carta, lida nas igrejas, universidades e cortes da Europa, foi extraordinário. O ardor apostólico daquele missionário envergonha muitos cristãos acomodados e suscita vocações. Xavier projeta passar do sul da Índia para a ilha de Ceilão. Mas o projeto fracassa. O missionário, contudo, não perde tempo. Deixando um catequista em cada povoado, continua em frente.
De Meliapur, na costa oriental da Índia, navega até a Malásia. Depois de um mês de navegação, Xavier desembarca em Malaca. De lá, viaja às distantes ilhas Molucas, na atual Indonésia. Lá ouve falar de uma comunidade cristã abandonada, nas “Ilhas do Moro”. Dizem-lhe que é terra muito perigosa, porém Francisco lembra da sentença de Cristo: “Quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; mas quem perder sua vida por amor de mim, vai encontrála de novo” (Mt 16,25), e parte ficando lá por três meses.
Em Malaca, Francisco Xavier encontra-se com três habitantes de uma terra há pouco descoberta, chamada Japão. O incansável apóstolo pede a um dos japoneses que lhefaça um mapa de sua terra e, no domingo de Ramos de 1549, partem. Xavier é o primeiro missionário cristão a desembarcar no Japão. Mesmo sendo bem recebido, compreende que as conversões são mais difíceis do que na Índia. Lá bastava jogar as redes; no Japão, o missionário terá que pescar com vara. Em um ano, os cristãos não passam de cem. Depois de dois anos no Japão, sem notícias da Europa e da Índia, Xavier decide regressar. Deixa no Japão dois companheiros e várias comunidades cristãs já formadas.
Uma carta dos prisioneiros portugueses nos terríveis cárceres de Cantão, na China, motivou seu projeto de entrar no impenetrável continente chinês. Se o cristianismo for aceito na China, a Igreja crescerá mais facilmente também no Japão, pensava Xavier. Mas, em Malaca, o capitão Álvaro de Ataíde, almirante dos mares do Oriente, opõe-se à expedição à China. Mudado o plano inicial, o missionário não desiste. Um contrabandista aceita levar Xavier clandestinamente, até o continente, mas desaparece depois de receber o dinheiro.
O missionário cai doente. No dia 21 de novembro, depois de celebrar sua última missa, Xavier fica desacordado e morre na Ilha de Sancião no dia 3 de dezembro de 1552, com 46 anos, dez dos quais vividos no Oriente. A Igreja proclama oficialmente Xavier como Santo, Padroeiro do Oriente e das missões, em 1622. A vida deste homem sem fronteiras ensina-nos que vale a pena viver e morrer por Jesus Cristo e pelos irmãos. (Pe. Quevedo.SJ - Missão Jovem).
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
GAVI-Teresina
“Hoje na estrada encontrei alguém assim, que pensa como eu, que quer ser feliz...”. Pois é, o GAVI é uma oportunidade única de encontrarmos nos caminhos da vida, jovens de corações generosos que querem ser felizes e fazerem outros felizes. Neste final de semana, aconteceu o nosso último GAVI do ano e por isso, vivemos esse momento com intensidade e gratidão a Deus. Temos certeza que na nossa “memória ficaram lembranças, que nunca nos deixarão sozinhos” e que nos impulsionarão para novas descobertas.
Aos gavianos até o próximo ano, se Deus quiser.
domingo, 29 de novembro de 2009
CONFRATERNIZAÇÃO DOS ACÓLITOS - FORTALEZA
Juntamente com os enfeites natalinos que dispontam pela cidade, também vão surgindo as tradicionais confraternizações que vão sinalizando que o fim do ano se aproxima. Por isso, é tempo de confraternizar, de dar graças a Deus e celebrar tudo que foi realizado durante o ano que está findando. Foi neste desejo que mais de 120 acólitos, da Paróquia do Mondubim, reuniram-se em um dia de lazer num sítio perto da cidade de Horizonte (90 Km de Fortaleza). Foi dia de festa, banho de piscina, torneio de futebol, gincana... Parabéns aos acólitos! Parabéns aos acompanhantes que deram o apoio necessário para que tudo acontecesse bem. É nestes encontros fraternos que nossos adolescentes e jovens vão sentindo como é bom viver em comunidade.
domingo, 22 de novembro de 2009
GAVI EM BATURITÉ, CE
sábado, 21 de novembro de 2009
ORAÇÃO PELOS SACERDOTES
Jesus, bom Pastor … acende o fogo do teu amor /
no coração dos nossos sacerdotes!
Jesus, verdadeiro Pastor … que os nossos sacerdotes saibam encontrar e acolher / as ovelhas sofredoras, famintas e perdidas.
Jesus, Sumo-sacerdote … que os nossos sacerdotes sejam uma ponte / para encontrarmos na nossa vida / o Deus vivo e verdadeiro.
Jesus, Servo Sofredor … que os nossos sacerdotes nos ajudem /
a carregar as cruzes de cada dia.
Jesus, Filho de Deus … que os nossos sacerdotes nos façam experimentar /
a ternura e a misericórdia sem limites / de Deus nosso Pai.
Jesus, Palavra Viva de Deus … que os nossos sacerdotes sejam /
vida, sal e luz para o mundo todo.
Jesus, Filho do Homem … sustenta o ânimo e perseverança dos nossos sacerdotes /
Jesus Cristo Ressuscitado … enche de alegria e paz /
o coração e a vida dos nossos sacerdotes!
Obrigado, Senhor Jesus Cristo … por teres chamado homens como nós /
para serem os teus e os nossos sacerdotes!
Amem!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
ORAÇÃO VOCACIONAL - BENTO XVI
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Papa Bento XVI
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
GAVI - Núcleo RECIFE
Com esse pensamento saímos deste GAVI de novembro. Com a presença do Irmão Raimundo desfrutamos de um fim de semana bastante instrutivo, onde conhecemos bem mais sobre a vocação do Irmão e seu papel na cia, assim como sua história e surgimento. Muito cuidadoso o Ir. Raimundo esclareceu tantas dúvidas pertinetes a nós vocacionados e contou-nos um pouco de sua história, não houve quem não se entusiasmasse e ficasse adimirado com a beleza dessa vocação: “Irmão Jesuita”. Definitivamente tudo foi muito entusiasmante, desde cada informação até a convivência, esta última repleta de conversas e histórias agradáveis, momentos estes que despertam o encanto de quem busca o discernimento em sua vocação. Entretanto o mais instigante fora seu conselho sobre acalmar-nos com nossas dúvidas, vivê-las e não tentar passar por elas sem tirar o proveito possivel. Se reconhecer jesuita é um fator primordial, a porta de entrada para um mundo de descobertas e realizações e a definição da vocação, religiosa ou não, Deus com todo seu zelo nos direciona. Ainda assim, nossa ida para casa leva um certo eco de tristeza. Nem sempre os planos de Deus, embora perfeitos, nos permitem ter o que queremos e essa foi a sensação ao saber que o Ir. Bira, nosso diretor vocacional estára indo no proximo ano para sua 3º provação, no Chile. Que as bênçãos de Deus nesse preriodo sejam de grande enriquecimento para ele, de nossa parte ficará uma grande saudade até a sua volta.
Artur
terça-feira, 17 de novembro de 2009
São Roque Gonzales, Rogai por nós!!!
São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castilho
Missionários martirizados no sul do Brasil em novembro de 1628
Os Santos Mártires Roque, Afonso e João foram os primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil. O povo daquelas terras, que hoje fazem parte do estado do Rio Grande do Sul, e portanto do Brasil, nunca esqueceu a memória destes seus primeiros mártires, que semearam o evangelho com seu próprio sangue.Estes três sacerdotes eram membros da ordem dos Jesuítas, exerceram o seu trabalho missionário junto aos índios Guaranis, no noroeste daquele estado brasileiro.Pe. Roque Gonzales era filho de uma família de alta posição social de Assunção, Paraguai. Os padres Afonso Rodrigues e João de Castilho vieram como missionários da Espanha.Depois de fundar numerosas comunidades cristãs, chamadas Reduções, entre os índios no Paraguai e região missioneira da Argentina, entraram em terras do atual Rio Grande do Sul, onde a 3 de maio de 1626 celebraram a primeira missa em terras gaúchas, na localidade de São Nicolau. Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, fundando cinco comunidades, ou reduções, foram mortos por um grupo de índios rebeldes à evangelização, liderados pelo cacique-pagé Nheçu. Pe. Roque Gonzales e Pe. Afonso Rodrigues foram mortos na recém fundada redução de Caaró, no dia 15 de novembro de 1628, e o Pe. João del Castilho dois dias mais tarde, em Assunção do Ijuí. Um índio ainda catecúmeno que se opôs aos assassinos também foi trucidado junto aos missionários em Caaró: é Cacique Adauto, que um dia talvez poderá ter seu nome acrescentado aos dos nossos mártires canonizados.
Em Caaró, município de Caibaté, se encontra o principal Santuário de veneração dos Santos Mártires, visitado permanentemente por caravanas de romeiros. Ali se realiza cada ano uma grande romaria, no 3º domingo de novembro.Aos 28 de janeiro de 1934 o Papa Pio XI beatificou os Missionários Mártires, e aos 16 de maio de 1988, em visita ao Paraguai, em Assunção, o Papa João Paulo II os canonizou, isto é, declarou Santos!
Oração
"Santos Mártires das Missões: Roque, Afonso e João, anunciastes o Evangelho com espírito profundamente apostólico. Defendestes os Povos Guaranis contra a ganância dos colonizadores. Tombastes como heróicos mártires da Fé e da Justiça.Inspirai-nos também a nós, por intercessão da Virgem Conquistadora, para que animados por vosso testemunho, assumamos conscientemente nossa urgente missão, promovendo a nova evangelização e a ajuda solidária, entre todos, cultivando sólidas vocações missionárias: sacerdotais, consagradas e leigas. Assim seja." Fonte: Site - Santos do Brasil.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
20 anos do assassinato dos 6 jesuitas de El Salvador
Há vinte anos, uma sociedade salvadorenha eo mundo conheceram os Mártires de El Salvador. No dia 16 de novembro de 1989, seis padres jesuítas e duas mulheres foram brutalmente assassinados por paramilitares do Exército salvadorenho. A justificativa: incomodavam e atrapalhavam os planos da ditadura. Inácio de Ellacuría, Reitor da Universidade Centro Americana José Simeón Cañas (UCA); Ignacio Martín-Baró, Vice-reitor; Segundo Montes, Diretor do Instituto de Direitos Humanos da UCA; Juan Ramón Moreno, Diretor da biblioteca de teologia; Amando López, Professor de Teologia; Joaquín López y López, Fundador da universidade, uma funcionária Elba Ramos e sua filha Celina Vitimas foram, junto com aproximadamente 75 mil pessoas, da guerra civil que iniciou na década de 80 e perdurou por doze anos.
"A morte já não mata, não mata mais a morte, do chão regado em sangue, a flor brota mais forte. Companheiros arrancados a força, a tortura ao sacrifíco, é o Reino que padece e sofre é irmao matando irmao..."
"Companheiros que entre os povos, teu nome a divulgar, tem de Cristo a Companhia, força a lhes confirmar. Nas lutas, vitórias, garantias de um bem maior, em tudo o Reino seu, para a Glória Maior de Deus".
sábado, 14 de novembro de 2009
IV DESPERTAR VOCACIONAL PAROQUIAL - FORTALEZA-CE
terça-feira, 10 de novembro de 2009
ENCONTRO E LAZER / PÓS-TRILHA II 2009 - FORTALEZA
Num clima de reencontro e muita alegria, tivemos nosso II Pós-Trilha inaciana para rapazes em Fortaleza. Foi um dia repleto de oportunidade para um maior conhecimento uns dos outros e de Deus. Tivemos a presença de muitos jovens de nossa paróquia do Mondubim e dois jovens da paróquia de Russas. Todos já havaiam participado da Trilha inicio do ano. Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos de descansar, brincar, rezar, comer, e sorrir muito... Que Jesus que também foi jovem possa sempre estar conosco, em nossa caminhada (Trilha). Ano que vem teremos uma nova turma iniciando sua trilha inaciana. Agradecemos aos jovens que participaram e que colaboraram para que tudo desse certo. Santo Inácio Rogai Por nós.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
ENCONTRO VOCACIONAL NO ESPÍRITO SANTO...
sábado, 7 de novembro de 2009
ENCONTRO DE MESTRES E IRMÃOS EM FORMAÇÃO DA BNE
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Convivência e Partilha - Teresina
O rosto de Deus se revela no rosto dos jovens, que levam a alegria de viver.
Ir. Cícero, SJ AMDG
Acredito que o grupo MAR só vem acrescentando a essas comunidades, que não apenas visitam, mas, evangelizam deixando, como disse D. França da comunidade Tapuia, a “semente germinada”. A missão realizada deu oportunidade às famílias, aos jovens da comunidade e aos missionários de transmitirem a palavra de Deus, levando em consideração a realidade das famílias em geral, assim como as particularidades de cada membro. A experiência pela qual passamos, mesmo tendo participado indiretamente, é de um valor grandiosíssimo, uma que o aprendizado quebra as barreiras das comunidades visitadas e chegam as famílias desses novos evangelizadores dando sentido a vida e valorizando a mais.
Aline Cardoso
Nessa missão percebi o quanto somos especiais para cada pessoa da comunidade tapuia. Sou grata a todas as famílias e as nossas “mães” que nos receberam em seus lares. Parabenizo aos jovens por terem sido firmes. Enquanto tiver saúde estarei colaborando nas missões.
Cleide Fernando
JESUITAS PELO MUNDO
Continuemos orando e pedindo pelas vocacões à Companhia de Jesus!
Peçamos mãos e corações dispostos aos serviço do Reino de Deus!
homens que acalentam, acolham, incluam, que resignificam vidas!
homens que descubram o verdadeiro sentido de existir!
homens que se entreguem totalmente ao serviço da Igreja de Cristo!
homens livres para o serviço aos pobres e excluídos que gritam e esperam por uma presença e abraço amigo!
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
JORNADA LATINO-AMERICANA DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES À COMPANHIA DE JESUS
Olhai com bondade, Senhor, esta vossa família religiosa, fazei-a fecunda de novos filhos para que estejamos como Inácio, sempre atentos a responder às necessidades mais urgentes da Igreja e da realidade que nos cerca. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
DNJ - MONDUBIM 2009
sábado, 31 de outubro de 2009
Viva Santo Afonso Rodrigues.sj
Santo Afonso Rodrigues SJ, nascido Alonso Rodríguez, (Segóvia, 25 de Julho de 1532 — Palma de Maiorca, 31 de outubro de 1617) foi um jesuíta espanhol.
Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares, com a quem teve dois filhos; todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Superando isso, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação.
No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes que conquistou, foi, para os fiéis, a obediência a sua prova de verdadeira humildade.
Tinha como regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina". Este Santo, com sua espiritualidade ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver. Quanto ao futuro apostolado na Colômbia.
Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. A sua festa celebra-se hoje no dia 31 de Outubro, dia da sua morte.
Rezemos pelos vários Irmãos Jesuítas que hoje continuam servindo na alegria tendo como modelo o Cristo, como fez Santo Afonso. Amém.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
ACÓLITOS EM MISSÃO - FORTALEZA
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
III DESPERTAR VOCACIONAL - FORTALEZA
"Toda pessoa recebe a tarefa de descobrir a vocação, ou seja, o caminho pelo qual o coração pode encontrar o acesso a Deus." Neste sentido sábado (24/10) aconteceu na comunidade Jardim Fluminense o III DESPERTAR VOCACIONAL de nossa paróquia (Mondubim). Muitos jovens e adolescentes participaram. O encontro foi animado por uma equipe da paróquia (os leigos Veridiana e Lázaro, Os vocacionados Sivonaldo e Adelvando e o Pe. Jonas). O IV Despertar Vocacional será dia 07/11 na comunidade do Apolo XI. Desde já todos estão convidados.
sábado, 24 de outubro de 2009
COM CRISTO NÃO ANDAMOS NAS TREVAS - ORAÇÃO COM JOVENS - FORTALEZA
Com o tema "Com Cristo não andamos nas trevas -Ressucitados somos novas criaturas", no último sábado, dia 17 de outubro, 25 jovens estiveram na Comunidade Vocacional São Pedro Claver para viver uma experiência de oração à luz do método da oração inaciana. É o início de um trabalho que busca trazer para a juventude o jeito de rezar seguindo os princípos inacianos. Foi um momento rico de encontro, silêncio e oração. Que o Senhor possa nos ajudar a levar adiante este projeto.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Mês Missionário - Teresina
Neste mês missionário, o grupo MAR da Escola Santo Afonso Rodriguez, esteve em missão, junto com os vocacionados Isaías e Marcos na comunidade Tapuia, Paróquia Divino Espírito Santo. A missão iniciou-se com a missa e foi concluida com a realização do Cristofest.
EM TUDO AMAR E SERVIR - JOVENS MONITORES DE CRISMA - FORTALEZA
terça-feira, 20 de outubro de 2009
CONVIVÊNCIA VOCACIONAL - FORTALEZA - DEPOIMENTOS DOS JOVENS
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
MISSA EM RUÍNAS JESUÍTICAS - IPUEIRAS - CEARÁ
No dia 8 de outubro deste, Pe. Júnior celebrou uma missa num lugar popularmente chamado de Jesuítas. Este sítio está situado na quina da Serra da Ibiapaba, no município de Ipueiras.
CONVIVÊNCIA VOCACIONAL - FORTALEZA - DEPOIMENTOS DOS JOVENS
Pós-Trilha e GAVI - Recife/PE
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
COM CRISTO NÃO ANDAMOS NAS TREVAS
Se você é jovem, mora em Fortaleza e quer fazer uma experiência de oração, venha no próximo sábado (dia 17/10) participar conosco de nosso momento orante com os jovens.
Horário: 19:30h.
Local: Comunidade Vocacional São Pedro Claver - Jesuítas
Av. Wenefrido Melo, 127 - Mondubim
Esperamos confirmação de presença.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
JUVENTUDE E MISSÃO - FORTALEZA
domingo, 11 de outubro de 2009
CONVIVÊNCIA VOCACIONAL II - FORTALEZA
Toda pessoa recebe a terefa de descobrir a VOCAÇÃO, o caminho pelo qual o coração pode encontrar o acesso a Deus. "Deus habita onde deixarmos Ele entrar".
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
CONVIVÊNCIA VOCACIONAL - FORTALEZA
Hoje, sexta feira (dia 09 de outubro) iniciou na Comunidade Vocacional São Pedro Claver - Fortaleza - uma Convivência Vocacional. Até domingo à tarde 20 jovens (8 moças e 12 rapazes) estarão juntos aprofundando o tema VOCAÇÃO. Orações, partilhas, lazer e debates sobre vários tipos de Chamados é a proposta para este encontro. Rezemos juntos! "Buscar a Deus em todas as coisas e o encontrá-lo-emos ao nosso lado." (São Pedro Claver).