terça-feira, 31 de março de 2009

DESPERTAR VOCACIONAL...

Como escutar Deus hoje? Esta foi a indagação que trouxe os jovens da Paróquia de Todos os Santos (Feira de Santana-BA) e da Área Pastoral de Tiquaruçu-BA ao nosso Encontro Vocacional Paroquial, do dia 21 de março deste ano. Foi um encontro bastante dinâmico e animado pelos próprios jovens da comunidade. Contamos com a presença de outras religiosas e leigas que compõem a nossa equipe pastoral vocacional. Num mundo cheio de ruídos, acreditamos ser ainda hoje possível encontrarmo-nos com Deus na medida em que nos deixemos ter interpelados por Ele pela mediação do próximo. Aos jovens que buscam se encontrar, força e iluminação no caminho do seguimento. (Alexandre Rosas, noviço jesuíta)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dom José Luiz (bispo auxiliar de Fortaleza) nos visitou!!!


A Comunidade Vocacional São Pedro Claver teve a alegria de receber o nosso querido DOM JOSE LUIZ (bispo auxiliar de Fortaleza) para um almoço agradável.
Ele é o responsável na arquidiocese em acompanhar os Religiosos, desse modo, percorre todas as casas e congregações. Falou de sua vida antes e hoje como bispo e de modo muito tranqüilo conheceu nossa casa e a nós. Ficou em nós o sentimento de que precisamos nos conhecer mais e abraçarmos mais a dimensão da relação como Igreja aqui em Fortaleza, na certeza de que poderemos servir mais e melhor ao Reino de Deus. Muito obrigado dom José Luiz, que Deus seja sempre sua força neste caminho de tamanha entrega, obrigado pelo sorriso amigo e pela companhia nesse almoço em nossa casa. Pela CV Pe. Laércio.sj

domingo, 29 de março de 2009

I RECONCILIAR JOVEM NO CONJ. ESPERANÇA


Fizemos uma linda experiencia de Deus.
Experimentamos o amor, o perdao - fizemos em fim, nossa RECONCILIAÇAO com o Senhor, conosco mesmos e com nossos irmãos e irmãs. A cruz nos atraiu e nos levou a experimentar a luz que vem do Senhor que se entrgou por nós e nos salvou. Agradecemos a todos da Comunidade Sao Francisco Xavier (Esperança) pelo apoio e agradecemos a todos os jovens presentes. Laércio e Jonas. Sábado será na Matriz - 19h00, esperamos você por lá.

sábado, 28 de março de 2009

EM CRISTO REPOUSA A NOVA ALIANÇA - QUARESMA VII

Estamos chegando ao final da Quaresma.
No próximo domingo iniciaremos a Semana Santa, com o Domingo de Ramos. Na celebraçao do quinto domingo da Quaresma, 29 de março, somos convidados a ver Jesus em sua missão recebida do Pai. No Evangelho de João é narrado um fato acontecido poucos dias antes da última páscoa de Jesus. Um grupo de gregos ou de estrangeiros que se tinha convertido à religiao judaica ouvira falar de Jesus e queria encontrá-lo, ou melhor, vê-lo. Para João, ver Jesus não significa só contemplá-lo com os olhos, mas conhecê-lo em profundidade, descobrir que ele é realmente... penetrar no íntimo de Jesus. Ver Evangelho Jo 5,7-9. (Convertei-vos! O Reino de Deus está no meio de vós. Roteiros homiléticos da Quaresma Ano B-2009-CNBB).
A intimidade com Jesus nos permitirá perceber o seu chamado hoje, a nao termos medo de perder a nossa própria vida, porque quem morre por amor entra na glória de Deus. Perceberemos também, que fazemos parte dessa nova aliança instaurada em Jesus, quando nos dá a sua vida "o homem se quiser valorizar a sua vida, se quiser morrer, se quiser fazer surgir um mundo novo, deve antes ter a coragem de morrer, ou seja, doar a si mesmo por amor. Como os mártires, como o próprio Cristo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

PÁSCOA JUVENIL - ACÓLITOS da Paróquia de N. S. do Perpétuo Socorro - Fortaleza


DOMINGO DE PÁSCOA 12 DE ABRIL celebraremos a Páscoa juvenil dos Acólitos de nossa paróquia.

Local: Igreja e pátio da matriz no Mondubim.

programação:
07h00 - Eucaristia
08h30 - café comunitário
09h00 - gincana - bingo - apresentações culturais
11h30 - agradecimento orante e encerramento.

OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INACIO

Nos Exercícios Espirituais, Inácio criou, não só para jesuítas, mas para todas as pessoas, um método para se exercitar e entrar na intimidade com Deus e com Jesus Cristo, para aprender a distinguir os “espíritos” (movimentos internos do coração) e para tomar decisões conscientes. Nos Exercícios há regras para se fazer um discernimento bom e sadio. Essas regras tornaram-se novamente atuais.
Através dos Exercícios, Santo Inácio mostrou para os cristãos um caminho, como num relacionamento direto com Deus podem se tornar pessoas autônomas e capazes de julgar. Por isso, ainda hoje muitos jovens fazem os Exercícios quando se preparam para tomar decisões vitais. Não querem tomar decisões para a seguinte etapa de sua vida movidos por influências externas ou por interesses de curto prazo. Antes querem decidir a partir da sua profundidade, de uma conversa com Deus, quando está em jogo todo curso de sua vida. (Card. Martini.SJ – Diálogos Noturnos em Jerusalém)
Digo: os Exercícios são uma forma eficaz de encontrar a vontade de Deus. Como são exercícios, é necessária uma aproximação, um acostumar-se com eles, um aproximar-se da metodologia própria experimentada e aplicada por Inácio. Pois, “assim como exercitamos o nosso corpo quando caminhamos ou fazemos ginástica, também devemos exercitar o nosso espírito”... A partir desse colocar-se em movimento interior, abrindo os horizontes do nosso espírito poderemos também, encontrar a vontade de Deus para nossa vida, de modo especial para quem quer descobrir a sua verdadeira vocação. Acredito que o grande problema seja justamente a sedentarização. Poucos exercitam o corpo no mundo de hoje. As facilidades e comodidades da modernidade nos deixam “escravos do conforto”. O mesmo acontece com o espírito, queremos e buscamos muitas vezes, uma religião ou espiritualidade que não nos cause um deslocar de nós mesmos, mas sim, que apenas recebamos tudo pronto direto do céu. O bom de tudo isso, é que com Inácio aprendemos que DEUS QUER, DESEJA E NOS ESPERA SEMPRE NA ORAÇAO, A FIM DE COMUNICAR A SUA VONTADE PARA NOSSA VIDA. Pe. Laércio.sj

quinta-feira, 26 de março de 2009

GAVI RECIFE: Discernimento inaciano...

GAVI –Recife 21 e 22 de Março de 2009
A experiência Inaciana de Discernimento
“Ôte maintenant
Tes souliers
et chausse à ton pied
Quelques pelotes de nuées
Car ice désormais
Est la demeure d'un ciel
La demeure d'un ciel”
(La demeure d'un Ciel, Camille)

Em dois dias de encontro pudemos aprofundar outro ponto da vida e vocação de Santo Inácio, iluminando nossa caminhada de vocacionados, aprendizes do discernimento. Nesses dias contamos com a presença e orientação do coordenador vocacional da província Agnaldo Júnior SJ.
No primeiro dia, os vocacionados puderam conhecer uma comunidade que é atendida pelos Companheiros, presentes no Bairro de Dois Unidos, bairro carente na cidade do Recife, na Zona Norte, um morro que em sua simplicidade forma belas imagens com suas casas umas próximas às outras.
A comunidade Santo Inácio de Loyola, é nova e bem pequena. A proposta é que os vocacionados do Gavi aos poucos assumam as atividades religiosas nessa comunidade, como a catequese e a animação litúrgica, formando uma Igreja viva através animação de agentes de pastoral.
Uma grande alegria estava no meu peito. Tinha conversado à tarde com o Agnaldo questões relacionadas com o meu discernimento. E o jantar na casa da família de D. Silvia e Sr. Joaquim foi muito parecido, para mim, com uma realidade de comunidade: simplicidade, zelo e uma cumplicidade. Sem contar com a alegria desse encontro.
No retorno pude conhecer melhor a experiência de discernimento de cada um dos membros do Gavi. A partilha foi bem espontânea, seguida de um documentário sobre o jubileu inaciano, que mostrava a forma de ser dos Jesuítas: homens que são chamados a ficarem na corda, a manterem o equilíbrio das polaridades deste mundo.
Na madruga do domingo. (Rs. Amigos, o dia começou pelas 6 horas da manhã o que não estou muito acostumado. Rs.) Fizemos nossa oração comunitária e em seguida aprofundamos com um tempo de oração pessoal. Foi-nos proposto rezar a experiência de Deus como a raiz fundamental da vocação. E perceber como se deu esse chamado à vida religiosa.
E fui revisitando como encontrei Deus no ensino médio, pela leitura de livros na biblioteca de um Deputado Estadual que transformara sua casa em uma sala de leitura. E rezava como nos primeiros dias, não só com a mente, mas, sobretudo, com o meu corpo.
Refletindo à tarde sobre o discernimento em Santo Inácio pude novamente entrar em contato com o que vivi nos tempos de adolescente. Quando descobri que muito mais que uma realidade que posso sentir, tenho uma vida de interioridade que tenho que alimentar pela oração e escuta.
Esse foi um dos Gavi que mais falei e mais interagi com meus parceiros. Por isso que canto com Camille em sua letra ingênua: “Tire agora/ Os teus sapatos/ e pisa nas nuvens,/ Pois de agora em diante, aqui/ É a mansão de um céu”.
Saí desse encontro com a intenção de fazer com que a minha ação concreta seja rezar mais, e mais profundamente.
(Degles, vocacionado)

quarta-feira, 25 de março de 2009

O QUE MOVE A MINHA VIDA?

O olhar para o topo da montanha desperta o desejo do alpinista.
Como encontrar o caminho? Na verdade, há muitas possibilidades.
Quando você despertou realmente e quer algo “mais”, enxerga muitas possibilidades diante de si. Você reconhece as muitas tarefas e deve tomar decisões.
Qual o chamado que você vai atender?
Você tem os amigos certos, quem é o parceiro ou a parceira certa para você, pode se imaginar entrando em uma ordem religiosa?
É importante deixar que as diversas oportunidades venham ao seu encontro, e você se pergunte que impressão elas exercem sobre você.
Imagine uma profissão: professor ou técnico. Como você se sente em relação a essa ou àquela carreira? Fica com medo ou reage com confiança, está inquieto ou tranqüilo? Você se assusta ou se sente seguro? O que você percebe, Santo Inácio de Loyola chama o mundo dos “espíritos”.
Você é movido por “espíritos” (vontades, desejos, moções, inclinações...) positivos e negativos, bons e maus. Estes movimentos diferenciados são marcados pela contradição, pela polarização, por sentir-se jogado de um lado para o outro, “querer ambas as coisas” ao mesmo tempo. Podemos aprender a discernir os espíritos e com isso ganhar indicações importantes para uma boa decisão. Cardeal Martini.sj (Diálogos noturnos em Jerusalém).

terça-feira, 24 de março de 2009

Encontro com Jesus na praia - Paróquia do Cristo Rei - Fortaleza

Paróquia do Cristo Rei - Fortaleza
Dia 15 tivemos o encontro dos jovens do Cristo Rei com Jesus na praia. Rezamos, caminhamos, fizemos dinâmicas e aprofundamos os desafios "sombras e luzes" da vida da juventude. 60 jovens presentes, muitas coisas boas vivenciadas e muitas experiencias partilhadas.


29 anos da morte (assassinato) de Dom Oscar Romero em El Salvador.


Dom Romero foi um bispo exemplar, porque foi um bispo dos pobres em um continente que carrega tão cruelmente a marca da pobreza das grandes maiorias, enxertou-se entre eles, defendeu sua causa e sofreu a mesma sorte deles: a perseguição e o martírio. Dom Romero é o símbolo de toda uma Igreja e de um continente latino-americanos, verdadeiro servo sofredor de Yahwé, que carrega o pecado, a injustiça e a morte de nosso continente. Embora, às vezes, o pressentíamos, seu assassinato não nos surpreendeu; seu destino não podia ser outro, pois ele foi fiel a Jesus e se inseriu de verdade na dor de nossos povos.
Porém, sabemos que a morte de dom Romero não foi um fato isolado. Fez parte do testemunho de uma Igreja que, tanto em Medellín, como em Puebla, optou, a partir do Evangelho, pelos pobres e oprimidos. Por isso, agora compreendemos melhor, desde seu martírio, a morte por fome e doença, realidades permanentes em nossos povos; assim como os incontáveis martírios, as incontáveis cruzes que pontuam nosso continente nestes anos: camponeses, moradores das periferias, operários, estudantes, sacerdotes, agentes de pastoral, religiosas, bispos encarcerados, torturados, assassinados por crerem em Jesus Cristo e amarem os pobres.
São, como a morte de Jesus, fruto da injustiça dos homens e, ao mesmo tempo, semente da ressurreição [...]. Dom Oscar A. “Romero é um mártir da libertação que o Evangelho exige, um exemplo vivo do pastor que Puebla queria”. Dom Romero, que assistiu em 1979 à Conferência Geral dos Bispos Latino-americanos em Puebla, identificou-se plenamente com o apelo dos bispos à “conversão de toda a Igreja para uma opção preferencial pelos pobres, no intuito de sua integral libertação” (Puebla 1134). Assim, ele leu, com toda clareza, num país esgarrado pela violência, “a testemunha subversiva das Bem-aventuranças que revolveram tudo” e entendeu que tinha de desarraigar a violência a partir de suas bases, a violência estrutural, a injustiça social. E, por isso, é dever da Igreja “conhecer os mecanismos da pobreza”.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Trilha Inaciana 2009 - Fortaleza

Somos peregrinos do Reino em busca da vida em plenitude, por isso, queremos trilhar juntos o caminho do Senhor!
De 01 a 03 de maio na Casa de encontro Santo Afonso - Eusébio-CE acontecerá a Trilha Inaciana 2009.
Estão convidados rapazes de 14 a 21 anos para participar conosco.
Inscrições em breve em suas comunidades.
Teremos partilha de vida - dinâmicas - oração - caminhada - formação e lazer. Contamos com sua presença.


domingo, 22 de março de 2009

Já aconteceu um dos I RECONCILIAR JOVEM - Fortaleza - CE



Celebração da misericórdia de Deus por nós. Agradecemos a presença de tantos jovens, e convidamos aos demais para o nossa próxima celebração que será dia 28/03 na Igreja do Esperança 19h00 - sábado(São Francisco Xavier). Agradecemos de modo especial a toda comunidade do Presidente Vargas pelo apoio e acolhida. Paróquia de N. S. do Perpétuo Socorro - JESUITAS.

sexta-feira, 20 de março de 2009

QUARESMA VI

"O que é mais importante: Perdoar ou pedir perdão?
Quem perde perdão mostra que ainda acredita no amor...
Quem perdoa mostra que ainda existe amor para aquele que acredita.
Mas não importa saber qual das duas atitudes é a mais importante...
É sempre importante saber que:

Perdoar é o modo mais sublime de crescer,
e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar..."

CV O Peregrino - Teresina

Em Teresina de tudo acontece um pouco: O nosso 2º GAVI do ano aconteceu no dia 15/03 e teve como tema: “A missão da SJ”. Aproveitando-se do tempo da quaresma percebemos que missão e conversão caminham juntos. Então, rezamos a conversão de Inácio e como não poderia deixar de faltar assistimos ao filme “A missão”. Saímos desse encontro com a certeza de que uma verdadeira conversão sempre nos impulsiona para a missão.
Tivemos a grata alegria de receber nos dias 02 e 03 de março a visita do Pe. Sérgio que nos motivou com a partilha da sua história vocacional. Além disso, jogamos vôlei, celebramos a Eucaristia e degustamos um delicioso jantar.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Qual a missão do Jesuíta hoje?


Nós Jesuítas devemos ajudar as pessoas a entender o sentido da vida. Temos o convite de Jesus para ser seus amigos, para viver com Ele e para trabalhar com Ele. A pessoa mais valiosa será aquela que procura a pobreza, em vez da riqueza, que aceita humilhações e desprezo, em vez de procurar honras mundanas, e que sabe que as dificulades podem ajudar no amadurecimento humano. Ela se torna consciente de si, sabe porque vive neste mundo, tem um coraçao alegre. Esta reaização e a esperança no que ainda virá é o ganho que Jesus oferece. "Quem perde a sua vida por causa de mim, vai ganhá-la"(Mt 10,39b).

Queremos confiar nesta palavra e nos antecipar a ela. (Cardeal Martini.sj "Diálogos noturnos em Jerusalém - sobre o risco da fé").

segunda-feira, 16 de março de 2009

I RECONCILIAR JOVEM - MONDUBIM


I celebração: Dia 21 de março - Comunidade do Presidente Vargas - 19h00 (Sábado)
II celebração: Dia 28 de março - Comunidade do Esperança - 19h00 (Sábado)
III celebração: dia 04 de abril – Comunidade da Matriz – 19h00 (Sábado).

"Ao Senhor vinde e buscai,
pois se deixa encontrar,
ao Senhor vinde, invocai,
pois tão perto ele está!"

domingo, 15 de março de 2009

DESPERTAR VOCACIONAL


No dia 21 de março de 2009 (sábado), na escola João Paulo II, nós da Equipe Vocacional Paroquial-EVP, estaremos realizando o primeiro Despertar Vocacional da Paróquia de Todos os Santos-TOS, em Feira de Santana-BA. Onde, os jovens das cinco comunidades que formam a nossa paróquia daqui de Feira de Santana estarão partilhando e refletindo o chamado de Deus em suas vidas. O tema deste encontro será - Como escutar Deus hoje? Em nossa equipe vocacional paroquial, além de nós jesuítas, contamos com colaboração das irmãs das congregações Filhas de Jesus e as Franciscanas Felicianas, bem como alguns leigos de nossa paróquia ligados as pastorais: familiar, juventude, catequese e comunicação.
Esperamos um ano cheio de graças e que o Senhor continue enviando operários para sua Vinha. (Noviço Alexandre Rosas)

sábado, 14 de março de 2009

Quaresma V


Toda celebração da Eucaristia é um divisor de águas. Nela vivemos a tensão entre o culto perfeito e o culto baseado nos interesses pessoais e mesquinhos. O Evangelho desse Domingo (Jo 2,13-25), fala da substituição do templo antigo pelo novo templo, contudo, a cada momento, precisamos ser purificados de tudo aquilo que não nos deixa oferecer sacrifícios agradáveis ao Senhor. Daí a importância da escuta da Palavra de Deus, da avaliação das nossas práticas... Celebrar a Eucaristia, memória da páscoa de Cristo, significa entrar de corpo e alma na liturgia que Ele oferece eternamente ao Pai...
(Roteiros homiléticos da Quaresma Ano B - 2009 - CNBB).

quarta-feira, 11 de março de 2009

POSTULÍNTER I - FORTALEZA / HOMOSSEXUALIDADE FEMININA E MASCULINA




Neste último final de semana 07 e 08 de março, participamos do nosso primeiro Postulinter de 2009. O encontro aconteceu na casa das Irmas Josefina. o tema trabalhado foi "Homossexualidade feminina e masculina" com assessoria do Pe. Manuel (Comboniano). Várias congregaçoes estiveram presentes. Foi um momento de integração, crescimento e partilha. A dinâmica e transparência do assessor, levou os postulantes a participarem ativamente e a discutirem o tema em grupo e plenárias. É neste contexto de ajuda mútua que estamos caminhando no desejo de fortificar nossa formaçao e discernimento da vocaçao à Vida Religiosa na Companhia de Jesus/Jesuítas. Voc.Sivonaldo Milanez.

Quaresma IV



Ele transfigura nossa escuridao e sofrimento!

Toda vigília implica concentraçao e austeridade. A Quaresma é tempo de bênção e conversão, é preparação e espera que se situa num clima muito especial de busca do Reino de Deus.
Na celebraçao da comunidade reunida, revivemos intensamente os desafios da fé de Abraão, entramos no coração de Paulo, bendizendo a ação de Deus em nosso favor e subimos com Jesus a um monte alto. Estamos envoltos nas nuvens e nas sombras da misericórdia do Senhor.
Nossa atitude é permitir que o Senhor nos transfigure e fortaleça!!! (Roteiros homiléticos da Quaresma Ano B - 2009 - CNBB).

domingo, 8 de março de 2009

I RECONCILIAR JOVEM - FORTALEZA

Nesta QUARESMA teremos a oportunidade de experimentar o perdão e o amor de Deus juntos. Convidamos todos os jovens para o nosso I RECONCILIAR JOVEM na Paróquia de N. S. do Perpétuo Socorro - Mondubim / Fortaleza.
Teremos quatro celebrações penitenciais e uma da Ressurreiçao.

I celebração: Dia 21 de março - Comunidade do Presidente Vargas - 19h00 (Sábado)
II celebração: Dia 28 de março - Comunidade do Esperança - 19h00 (Sábado)
III celebração: Dia 04 de abril - Comunidade da Matriz - 19h00 (Sábado)
Os jovens das demais comunidades estão convidados, procurem as comunidades mais próximas e sejam bem-vindos!!!

A nossa Celebração da Ressurreição será no dia 26 de abril na Matriz e na Comunidade Vocacional dos Jesuítas - 19h00 (Sábado).
Com a força e o vigor da juventude queremos construir uma sociedade mais justa e fraterna, "Convertei-vos e vivereis..." Pela paróquia e pela comunidade vocacional -Pe. Laércio.SJ e diác. Jonas.SJ.


sexta-feira, 6 de março de 2009

Quaresma III


Palavras que não trazem a luz do Cristo aumentam as trevas.” (Madre Teresa de Calcutá).

quinta-feira, 5 de março de 2009

Encontro de estudantes jesuítas do CONESUL no Paraguay

Do dia 01 de janeiro ao dia 04 de fevereiro, estivemos reunidos no Paraguai, 28 jesuítas do CONISUL – Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Peru – para o ECSEJ, organizado por Pe Alberto Luna SJ, que teve como Tema “As Reduções Jesuíticas no Paraguai e seus Personagens”. Devido às celebrações dos 400 anos das reduções Jesuíticas e dos Santos mártires – Roque Gonzalez, João de Castillo e Afonso Rodriguez – nossas atividades foram voltadas para uma reflexão sobre a importância das reduções e dos Jesuítas na sociedade Paraguaia da época. Foram realizadas atividades como Cursos sobre “os personagens mais importantes das missões”, visitas as reduções, talher de arte com Pe Irala e a missão Jovem realizada em San Ignácio das Missões e Santa Maria. Além de atividades de lazer e passeios para uma maior integração do grupo, como o passeio as Cataratas do Iguaçu e a represa de Itaipu.
A luz dos Santos Mártires fizemos nosso Retiro de oito dias e renovamos os votos desejando viver o verdadeiro espírito jesuítico em nossa era.


Que tenhamos a coragem de ser, em nossa época, verdadeiros discípulos de Cristo, seguidores de sua palavra e desejosos em fazer da nossa vida um verdadeiro sacrifício de alegria a Deus”.

(E. Edmilson Nunes Brandão, SJ)

terça-feira, 3 de março de 2009

Encontro Vocacional em Recife


Nos dias 14 e 15 de fevereiro, no núcleo vocacional Pe. Arrupe, em Recife, aconteceu o primeiro GAVI de 2009. Estiveram presentes oito jovens, mais o Jesuíta Adriano que participou e colaborou no encontro.
O tema debatido foi a Campanha da Fraternidade 2009 que trata do tema: Fraternidade e Segurança Pública, cujo lema: A paz é Fruto da Justiça. No encontro assistimos o filme da CF 2009, depois tivemos uma exposição da temática em Powerpoint, oração pessoal e debates. Foi realmente um momento rico onde os jovens puderam por seus pensamentos em relação a realidade de nosso país.
No final do encontro, os vocacionados elaboraram um mini projeto a luz da CF 2009 para ser aplicado nas suas comunidades de origem.
Agradecemos ao Senhor a participação desses jovens que buscam ouvir melhor a voz do Cristo Amigo para melhor servir em um Reino de segurança e paz.
Ir. Bira, SJ


Experiência de Deus: a raiz de nossa vocação

Como ajuda para vivermos melhor esse tempo da Quaresma, como um tempo forte de oração, reflexão e conversão, apresentamos umas palavras do Pe. Arrupe, ex-Geral dos Jesuítas, que aponta como essencial para cultivarmos essa experiência de Deus, o dever de dar amplos espaços ao silêncio, dedicados à oração pessoal e também comunitária.
Eis as suas palavras textuais:
"Digo com veemente urgência:
sinto que o centro da conversão
e do compromisso apostólico
está numa robusta espiritualidade,
que não se adquire e não se conserva,
senão com uma oração contínua
que dá sentido à nossa vocação.
Insisto mais uma vez,
é necessário mais oração pessoal, profunda,
prolongada e compartilhada com os outros.
E saber que sem oração,
nem a conversão, nem a avaliação,
nem o discernimento, nem o empenho apostólico
serão possíveis".
"Só Deus basta!" Esta é a raiz da perseverança na vocação. Os ramos podem ser muitos. Estarão vivos enquanto participarem da seiva vinda da raiz. Uma raiz que não cresce e não se ramifica, pode também morrer. Portanto, a nossa riqueza estará em manter sempre clara a nossa experiência base: uma profunda experiência de Deus, articulando-a com formas de serviço aos irmãos, de modo explícito, refletido e rezado.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Novo Provincial dos Jesuitas do Brasil toma posse


Pe. Carlos Palacio SJ, tomou posse dia 26 passado como novo Provincial da Provincia do Brasil. A Eucaristia aconteceu no Centro Cultural de Brasilia e contou com a presença dos vários provinciais das provincias brasileiras, como também de vários jesuítas e amigos da Companhia. Desejamos força ao Pe. Palacio e que o Espírito de Deus o ajude a acompanhar os trabalhos e obras que estão sob sua responsabilidade (as obras interprovinciais, especialmente as casas interprovinciais de formação mantidas pela Companhia de Jesus no Brasil. Como também, o Colégio Pio Brasileiro em Roma que tem como missão ajudar na formação do Clero diocesano brasileiro).

domingo, 1 de março de 2009

Ir. Almeida.sj 50 anos como Jesuita




Neste domingo celebramos com Irmão Almeida seus 50 anos de vida consagrada como Irmão na Companhia de Jesus. A Celebraçao eucarística aconteceu na Igreja de Cristo Rei em Fortaleza, estiveram presentes vários jesuítas e amigos do aniversariante que na ocasião, agradeceu e contou um pouco de sua vida.
Mais um irmao nosso que chega aos 50 anos de consagração. Que o Deus da vida ajude a todos os jovens a perceberem que há sentido no mundo de hoje entregar sua vida a Ele e viver a felicidade que tantos procuram. Parabens Irmão Almeida, obrigado pelo seu testemunho de simplicidade e entrega.

AMDG. Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Fortaleza - GAVI/CF 2009

Pela primeira vez no ano tivemos nosso GAVI (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano). Com carinho e empenho, os vocacionados internos e o Diác. Jonas, prepararam o encontro que teve seu início no sábado a tardinha com uma disputada partida de futebol.
O conteúdo do encontro estava relacionado com a CF 2009. Os jovens compareceram e tiraram proveito. Rezemos para que nos próximos possamos cada vez mais apresentar a Companhia e o Seguimento a Jesus como forma apaixonada de vida.