Para a Comunidade Vocacional São Pedro Claver, também foi motivo de alegria, uma vez que a CV sempre apoiou de diversos modos o Galpão desde seu Início, de modo especial o Pe. Junior.sj que sempre esteve dentro desse projeto. Nossos vocacionados também colaboram diretamente com os catadores, uma vez que, nos dias de quinta e sexta-feira estão lá dando uma forçinha e aprendendo com eles a olhar a vida por um outro lado... lado este que, muitas vezes nos é desconhecido. Parabéns para o Galpão e para os agentes ambientais.
terça-feira, 28 de abril de 2009
ANIVERSÁRIO DO GALPÃO DOS CATADORES - FORTALEZA
Para a Comunidade Vocacional São Pedro Claver, também foi motivo de alegria, uma vez que a CV sempre apoiou de diversos modos o Galpão desde seu Início, de modo especial o Pe. Junior.sj que sempre esteve dentro desse projeto. Nossos vocacionados também colaboram diretamente com os catadores, uma vez que, nos dias de quinta e sexta-feira estão lá dando uma forçinha e aprendendo com eles a olhar a vida por um outro lado... lado este que, muitas vezes nos é desconhecido. Parabéns para o Galpão e para os agentes ambientais.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
GAVI - NÚCLEO RECIFE
Nos dias 25 e 26 de abril, aconteceu o 3° GAVI do ano, no núcleo vocacional Pe. Arrupe em Recife. Fomos um total de 12 vocacionados, contando com 3 novos amigos no Senhor.
No sábado à noite iniciamos com a celebração da palavra na comunidade Santo Inácio de Loyola (Capelinha da Paróquia confiada aos Jesuítas). Em seguida, aprofundamos o texto sobre: Características da Espiritualidade Inaciana. Encerrando a noite com o dinâmico momento de Comunhão, que por sinal foi um momento fortíssimo do que podemos falar de contemplação, segundo Santo Inácio. (Valeu Ir. Biraaaaa!!!!!!)
No domingo tivemos a oração comunitária e depois uma reflexão sobre a Oração Inaciana seguindo logo com nossa oração pessoal. Na partilha foi possível perceber os sentimentos que brotaram em nós, vocacionados jesuítas. É maravilhoso poder alimentar o chamado vocacional à vida religiosa através do desejo de em tudo amar e servir, tendo acompanhamentos personalizados e encontros bem planejados. É bom contar com companheiros (vocacionados e jesuítas) que pensam como nós, que interagem conosco fazendo-nos sentir uma só família.
Esse fim de semana foi movido por orações, partilhas, risos, místicas, companheirismo o que me deixa consolado e ansioso para mergulhar em águas mais profundas. Que o Cristo nosso amigo-irmão nos dê força e luz na caminhada. Que Santo Inácio possa ser modelo na vida de outros jovens através de seu modo apaixonado de perceber Jesus.
Se você é jovem, apaixonado por Cristo e busca perceber a vontade D’ele em sua vida junte-se a nós para a maior Glória de Deus.
Deyvson, vocacionado jesuíta.
Encontro dos Jesuítas do Ceará
Como sempre, nossos encontros acontecem num clima gostoso e bastante cordial. Neste último dia 20, à luz da Congragaçao Geral 35, conversamos e partilhamos a vida, a caminhada a missao. A residência São Luiz Gonzaga nos acolheu muito bem. Estiveram presentes, quase em sua totalidade, todos os Jesuítas que trabalham e moram aqui no CE. Aproveitamos a ocasião para a celebraçao dos aniversários do Pe. Pedro Vicente e do Pe. José Paulo.
Já aguardos o próximo encontro que será em Baturité!
domingo, 26 de abril de 2009
CAMINHADA DA JUVENTUDE COM A LUZ - 2009 - FORTALEZA
CRISTO RESSUSCITOU!!! ALELUIA!!!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
47 Assembléia dos Bispos do Brasil
Evangelização da Juventude
“Jesus, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes:
Que procurais?
moras?
lugares buscam a felicidade.
o verdadeiro Mestre — Caminho, Verdade e Vida — que os convida a viver com ele".
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
O Mestre divino chamou pessoalmente os Apóstolos “para segui-lo e para pregar; eles, por sua vez, agregaram a si outros discípulos, fiéis colaboradores no ministério missionário. Assim no decorrer dos séculos, respondendo à vocação do Senhor e dóceis à ação do Espírito Santo, fileiras inumeráveis de presbíteros e pessoas consagradas puseram-se ao serviço total do Evangelho na Igreja. Por isso, o pontífice nos convida a darmos graças ao Senhor, que também hoje continua a convocar operários para a sua vinha. Não obstante em algumas regiões se registra uma preocupante escassez de sacerdotes e que não faltam dificuldades e obstáculos no caminho da Igreja, o Senhor continua escolher livremente, convidando pessoas de qualquer cultura e idade, segundo os insondáveis desígnios do seu amor misericordioso, para segui-lo.Por conseguinte, afirma o papa, o nosso primeiro dever é manter viva, através de uma oração incessante, esta invocação da iniciativa divina nas famílias e nas paróquias, nos movimentos e nas associações empenhados no apostolado, nas comunidades religiosas e em todas as articulações da vida diocesana. Devemos rezar para que todo o povo cristão cresça na confiança em Deus, sabendo que o “Senhor da messe” não cessa de pedir a alguns que livremente colaborarem com a sua obra da salvação. Entretanto, por parte daqueles que são chamados, o Senhor exige escuta atenta, discernimento prudente e adesão generosa e pronta ao seu projeto divino. A emblemática resposta humana, repleta de confiança na iniciativa de Deus resume-se no “Amém” generoso e total de Maria. Precisamente a Ela, Bento XVI confia todos os que sentem o chamamento de Deus para caminhar pela senda do sacerdócio ministerial ou da vida consagrada.O pontífice conclui sua mensagem convidando a não desanimar perante as dificuldades e as dúvidas, confiando em Deus e seguindo fielmente Jesus, como testemunhas da alegria que brota da união íntima com Ele.(Radio Vaticana)
terça-feira, 21 de abril de 2009
CAMINHADA DA JUVENTUDE COM A LUZ - 2009 - MONDUBIM - FORTALEZA
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Encontro da Comissao da Pastoral Vocacional em Fortaleza
Durante dois dias nos reunimos no Iguape no desejo de rever a caminhada avaliar, planejar, partilhar. Rezamos e planejamos alguns trabalhos. Ficou a certeza de que há uma necessidade cada vez maior de uma partilha de experiência de vida e caminhada entre os núcleos vocacionais de nossa província. Estivemos presentes Ir. Bira SJ (Recife), Pe. Caio SJ e Esc. Marcos Vinicius SJ (Teresina), Pe. Laércio SJ e o Diác. Jonas Caprini SJ (Fortaleza), com o nosso novo coordenador Agnaldo Júnior SJ. Rezemos para que possamos corresponder aos apelos da juventude nos tempos de hoje.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
REUNIAO DA EQUIPE DA PASTORAL VOCACIONAL DA PROVÍNCIA DOS JESUITAS DO NORDESTE DO BRASIL
Estãrão reunidos na casa de encontros do Iguape, alguns jesuítas que fazem parte da equipe vocacional da nossa província no Nordeste e no Espírito Santo.
Serão dois dias e meio rezando, conversando, partilhando, planejando e avaliando nossos trabalhos. Alguns jesuítas de outros estados ja chegaram como da Bahia e Pernambuco, outros irão chegar, como os do Piauí. Contamos com as orações de cada pessoa que gosta de ver o Reino de Deus crescer. Rezemos pelos nossos vocacionados, e pela equipe reunida. Que o Espírito do Ressuscitado seja a nossa luz. ALELUIA!!!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
PÁSCOA II - O SENHOR RESSUSCITOU ALELUIA
O mundo, sem o Ressuscitado, desconheceria a grandeza da esperança. "Não está mais aqui. Ele vive. Aleluia!" (Roteiros homiléticos "Cristo Ressuscitado Fonte e Caminho da Missão) CNBB.
Em nossa caminhada precisamos abir espaço para este encontro com o nosso Deus que vivo está. Este encontro, nos possibilitará treansformar o medo em esperança e alegria. o medo mergulhado na dúvida, na insegurança, na falta de intensidade na relaçao com o cristo. Só com um encontro pessoal com o ressuscitado, teremos condições de afirmar que Ele está vivo e nos dá uma nova oportunidade, para uma nova vida nele, o que nos abre a uma vida solidária, profética, testemunhal e coerente com aquilo que cremos.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
TRILHA INACIANA II
II TRILHA INACIANA: dias 01, 02 e 03 de maio - para jovens rapazes de 14 a 21 anos, procure a ficha de inscrição com representantes em sua comunidade e/ou na secretaria da paróquia.
Experiência para jovens que desejam aprofundar a experiência de Deus aos moldes inacianos! venha conosco!!! Padre Laércio e Diácono Jonas - Iremos a casa de Retiro Santo Afonso no Eusébio. A taxa de inscrição lhe dará hospedagem, transporte, alimentaçao, e uma camisa da trilha 2009. Contamos com vocês.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Páscoa dos Jesuitas em Teresina com Dom Sergio.
Na alegria do ressuscitado, nós, jesuítas e vocacionados de Teresina celebramos no dia 13/04 na Comunidade São Francisco de Sales a Ressurreição do Senhor. D. Sérgio, Arcebispo metropolitano de Teresina, presidiu a Eucaristia que foi o momento mais importante do nosso encontro. Em seguida, como amigos no Senhor, partilhamos a vida e um delicioso jantar. Nessa oportunidade, D. Sérgio demonstrou o carinho e a gratidão que sente pelos jesuítas e expressou o desejo de fazer uma visita à Comunidade Vocacional. Esc. Marquinhos.sj
segunda-feira, 13 de abril de 2009
PASCOA JUVENIL - FORTALEZA
Páscoa Juvenil
Acólitos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Mondubim
“Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117). Na manhã do Domingo de Páscoa os Acólitos de nossa paróquia se reuniram para celebrar e partilhar a alegria da Ressurreição. Com um encontro chamado PÁSCOA JUVENIL, em torno de cem acólitos participaram da Eucaristia, partilharam um saboroso café da manhã, fizeram apresentações artísticas e viveram momentos festivos com brincadeiras e esporte. Num clima de fraternidade todos saborearam a alegria, a força e a esperança do Ressuscitado. Diác. Jonas.sj
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
sábado, 11 de abril de 2009
O SILÊNCIO DA CRUZ
Talvez, muitos de nós já tenhamos ouvido, de pessoas perplexas diante de um grande sofrimento ou injustiça, a pergunta angustiada: "Onde está Deus que nao vê isso?" É pergunta que pressupõe um Deus meio distante, capaz de contemplar as lutas, alegrias e desgraças humanas sem se envolver. Se Deus fosse assim, estaríamos sozinhos com nossos sofrimentos.
Em Jesus, porém, Deus mostrou uma imagem diferente, surpreendente mesmo! Deus se importa. É solidário, ama sem medidas e aceita participar do sofrimento, para que ninguém mais tenha necessidade e sinta-se sozinho, desamparado.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
O que Fiz ? O que faço? O que devo fazer por Cristo?
Muitos homens e mulheres encontraram no seguimento a Cristo a verdadeira libertação e o sentido para suas vidas: AMAR E SERVIR PARA A MAIOR GLORIA DE DEUS... leigos, padres, religiosas e religiosos, colocaram-se na fileira dos oprimidos, a fim de serem presença solidária, libertadora, profética e amiga. Tudo isso, pelo fato de terem tido a coragem de ouvir o que Deus tinha para lhes falar... hoje no dia do silêncio, somos chamados a contemplar as dores de tantos que deram suas vidas... somos chamados a contemplar as dores do Cristo, que caminha para sua cruz, por amor a nós!
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Instituiçao da Eucaristia e Lava pés.
"O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois". Jo 13,7
Na America Latinaa maioria da populaçao está formada por jovens. A este respeito, devemos recordar-lhes que sua vocação é ser amigos de Cristo, discípulos, sentinelas do amanhã... Os jovens nao temem o sacrifício, mas sim, uma vida sem sentido. São sensíveis à chamada de Cristo que os convida a segui-lo... Os jovens encaram a existência como umaconstante descoberta, não se limitando às modas e tendências comuns, indo além com uma curiosidade radical acerca do sentido da vida, e de Deus Pai-Criador e Deus-Filho Redentor no sei da família humana... cabe-lhes a rarefa de opor-sem às fáceis ilusões da felicidade imediata e dos paraisos enganosos da droga, do prazer, do álcool, junto com todas as formas de violência... Doc. Aparecida p.264
como vemos, o caminho é o serviço, a entrega e a coragem de ser de Deus, num mundo ferido de morte pelo orgulho e preconceito... com o lava-pés mostramos que somos capazes de propor um modo diferente de vida!
Façamos o que Ele fez!!!!! Pe. Laércio.sj
quarta-feira, 8 de abril de 2009
MÁRTIRES DA CAMINHADA II
A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com sete tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.
Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou "eis a minha arma!" e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida lhe balearia.
No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.
O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as virtudes heróicas da matrona cristã.
No dia 16 de novembro de 1989 foram assassinados 6 jesuitas por soldados salvadorenhos (El Salvador) do Exército Nacional, na residência da UCA (Universidade Centro Americana), Inácio Ellacuria, Inácio Martín Baró, Segundo Montes, Armando López, Juan Ramón Moreno, Joaquín López y López e a pessoa que trabalhava na casa, Elba Julia Ramos, e sua filha, Celina, de 15 anos. Mortos pelo fato de estarem ao lado dos pobres e perseguidos pelo regime vigente.
Como devo gastar minha vida?
Qual o sentido para ela?
terça-feira, 7 de abril de 2009
POSTULÍNTER TERESINA - AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
GAVI FORTALEZA - ABRIL DE 2009
No ultimo final de semana tivemos o nosso segundo GAVI de 2009. Trabalhamos o Carisma jesuítico à luz do texto bíblico “Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois, quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la, mas quem perder sua vida por minha causa, vai salvá-la” (MT, 16,24-25). Nove jovens participaram ativamente buscando aprofundar o que caracteriza o jesuíta. Refletimos que o ser jesuíta é saber que, embora pecador, se é chamado a ser Companheiro de Jesus como Inácio foi. A marca que perpassa a identidade jesuítica “é a missão que toca algo fundamental no coração humano: O desejo de encontrar a Deus num mundo dilacerado pelo pecado e de então viver plenamente no amor de Deus e assim promover um bem humano, compartilhado e duradouro, é o que dinamiza nossa vocação de SERVIR a fé e promover a JUSTIÇA do Reino de Deus”. Diác. Jonas.sj
segunda-feira, 6 de abril de 2009
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM FORTALEZA
Estive presente na I JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE aqui na Arquidiocese de Fortaleza neste domingo. Depois de uma longa caminhada com a cruz os jovens se reuniram no Faculdade Catolica do Ceará para cantar, louvar, e refletir sobre a juventude. A experiência foi positiva, o intuito foi estar em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, realizada pelo Papa em vários lugares do mundo. Esteve conosco o Dom José Luis nos ajudando a refletir a carta do Papa sobre a jornada deste ano. vejamos um fragmento da carta do Papa: "A crise de esperança atinge mais facilmente as novas gerações que, em contextos socioculturais privados de certezas, de valores e de sólidos pontos de referência, encontram-se a enfrentar dificuldades que são maiores do que as suas forças. Penso, queridos amigos, em tantos coetâneos vossos, feridos pela vida, condicionados por uma imaturidade pessoal que muitas vezes é consequência de um vazio familiar, de opções educativas permissivas e libertárias e de experiências negativas e traumáticas. Para alguns e infelizmente não são poucos a saída quase obrigatória é uma fuga alienante com comportamentos de risco e violentos, na dependência de drogas e álcool, e em muitas outras formas de mal-estar juvenil. Contudo, também em quem se vem a encontrar em condições difíceis por ter seguido conselhos de "maus mestres", não se apaga o desejo de amor verdadeiro e de autêntica felicidade". Foi um bom momento para estabelecer relações com religiosas de outras congregações, como as DAMAS E AS IRMÃS MARCELINAS. Pe. Laércio.sj
domingo, 5 de abril de 2009
Em que ponto deste caminho nós estamos?
No Evangelho de hoje vemos Jesus a caminho de Jerusalém. Em que ponto deste caminho nós estamos? Estamos à frente, atrás ou nos mantemos à beira da estrada? Exultamos convictos “bendito o que vem em nome do Senhor”, urge agir e ser para que efetivamente haja espaço para Ele se tornar presente em nossa sociedade. Há varias maneiras de buscar que isto aconteça, uma delas é nos fazermos portadores da paz positiva, que é fruto da justiça. É assumir, apesar de todas as pedras no caminho, o chamado que nos é feito e, a exemplo do servo sofredor, poder dizer “não lhe resisti nem voltei atrás”... “sei que não serei humilhado”. Esta certeza nos é reforçada pelo próprio Cristo que se esvaziou, se humilhou e depois foi por Deus Pai exaltado. (Convertei-vos! O Reino de deus está no meio de vós – roteiros homiléticos da Quaresma- CNBB).
sábado, 4 de abril de 2009
I RECONCILIAR JOVEM NA MATRIZ DO MONDUBIM.
Agradeçemos ao bom Deus que nos permitiu experimentar sua bondade e misericórdia durante estes três encontros. Fica a gratidao e a certeza de que não estamos sozinhos, o Senhor está sempre nos esperando! obrigado aos jovens da paroquia que Deus os abençõe sempre. Esperemos agora a nossa celebração da Ressurreiçao.
Obrigado a Comunidade da Matriz, valeu!!!
sexta-feira, 3 de abril de 2009
ENCONTRO DOS JESUÍTAS DO PÓLO BAHIA
ÚLTIMA CELEBRAÇÃO DO RECONCILIAR JOVEM DE 2009
quinta-feira, 2 de abril de 2009
QUARESMA VII - MÁRTIRES DA CAMINHADA I
Para que serve a nossa vida? devo gastá-la de que modo?
Estes homens e mulheres que veremos, encontraram o sentido para as suas...
Irmão Vicente Cañas - Jesuíta - Kiwxi para os Enawenê-Nawê - tinha 48 anos. Nasceu em Albacete, Espanha, no dia 22 de outubro de 1939; veio para o Brasil em 1965..Assassinado em abril de 1987, num barraco à beira no rio Juruena, MT, por defender os direitos dos índios à sua terra, constantemente invadida por madeireiros e latifundiários. Trabalhou inicialmente com os índios " beiço de pau" após uma terrível epidemia que assolou esse grupo. Depois com os Paresi, Miky e desde 1977 assistia os Enawenê-Nawê, vivendo como eles.
Margarida Maria Alves foi concebida para viver e morrer lutando pelos direitos da terra. Esta líder, que nasceu em 5 de agosto de 1943, em Alagoa Grande, na Paraíba, Pelo fato de ser católica, Margarida teve uma grande influência do Padre Geraldo para ingressar no Sindicato Rural de Alagoa Grande. Caracterizada pela constância e disposição do trabalho, conseguiu chegar a ser tesoureira do mesmo e, em 1973, foi eleita presidenta, sucessivamente, até 1982. Margarida morreu assassinada, em 12 de agosto de 1983, defendendo os ideais e direitos dos trabalhadores rurais. Para ela a vida tinha um só objetivo e a frase que sempre fará referência a ela diz: "É melhor morrer na luta do que morrer de fome".