domingo, 31 de maio de 2009

PENTECOSTE - "Ide e incendiai o mundo..."


..."As imagens que São Lucas utiliza para indicar a irrupção do Espírito Santo – o vento e o fogo – recordam o Sinai, onde Deus havia se revelado ao povo de Israel e havia concedido sua aliança (cf. Êxodos 19, 3ss). A festa do Sinai, que Israel celebrava cinqüenta dias depois da Páscoa, era a festa do Pacto. Ao falar das línguas de fogo (cf. Atos 2, 3), São Lucas quer representar Pentecostes como um novo Sinai, como a festa do novo Pacto, no qual a Aliança com Israel se estende a todo os povos da terra. A Igreja é católica e missionária desde o seu nascimento. A universalidade da salvação se manifesta com a lista das numerosas etnias às quais pertence quem escuta o primeiro anúncio dos apóstolos (cf. Atos 2, 9-11).
O Povo de Deus, que havia encontrado no Sinai sua primeira configuração, amplia-se hoje até superar toda fronteira de raça, cultura, espaço e tempo. De forma diferente de como aconteceu com a torre de Babel, quando os homens que queriam construir com suas mãos um caminho para o céu haviam terminado destruindo sua própria capacidade de compreender-se reciprocamente, o Pentecostes do Espírito, com o dom das línguas, mostra que sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem sempre criam divisões, levantam muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, pelo contrário, faz que os corações sejam capazes de compreender as línguas de todos, pois restabelece a ponte da autêntica comunicação entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é o Amor"... Bento XVI.
fonte: (ZP06060410 - 04-06-2006Permalink: http://www.zenit.org/article l=portuguese).

quinta-feira, 28 de maio de 2009

NOVIÇOS EM EXERCÍCIO ESPIRITUAIS

O que são os Exercícios Espirituais?


Os Exercícios Espirituais (EE) são uma experiência que Santo Inácio iniciou para ajudar outras pessoas a se encontrarem com um Deus e descobrirem a vontade Dele na própria vida. Trata-se de um encontro forte, vivo, pessoal, que compromete a quem segue generosamente essa ginástica espiritual e que o leva a entender e experimentar que Jesus ressuscitado chama a colaborar com a missão que ele mesmo teve: levar a Boa Nova.

Os EE são um benéfico terremoto interior. Ainda que Inácio estivesse se restabelecendo da ferida na perna provocada por uma bala de canhão, durante a defesa de Pamplona contra os franceses, teve uma série de experiências internas que sacudiram energicamente sua vida e foram levando-o a encontrar-se com uma verdade gozosa: quem decide ouvir ao Senhor, pode escutar sua voz, chegar a conhecer, por meio do discernimento, a vontade de Deus e tomar as decisões importantes seguindo o impulso do Espírito.

Esta mesma experiência é a que Inácio partilha com seus companheiros de estudo, quando lhes dá os Exercícios Espirituais. Todos eles também perceberam, por meio destas práticas, que eram capazes de ouvir a Deus, que podiam crescer em liberdade, seguir radicalmente a Cristo, amar a Deus inseridos num mundo, a um Deus que vive, trabalha e ama no mundo…

O livro dos Exercícios, composto na alvorada do Renascimento e na época da Reforma, deveria ter caído da moda há muito tempo. Ao contrário, conserva plenamente sua atualidade. Na vida concreta de cada dia, os Exercícios ajudam a reler pessoalmente toda a obra da salvação, para descobrir a vontade amorosa de Deus sobre cada um de nós, por meio do Senhor Jesus, sob a moção sensível do Espírito.

Os Exercícios Espirituais ajudam também a formar cristãos alimentados por uma experiência pessoal de Deus e capazes, ao mesmo tempo, de distanciar-se dos falsos absolutos das ideologias e sistemas, para comprometer-se com o esforço apostólico único da promoção integral - espiritual, social e cultural - do homem e da humanidade. Deles obtemos uma vida no Espírito mais vigorosa, um amor cada vez mais pessoal ao Filho, que carrega sua cruz, e um desejo mais encarnado de poder "em tudo amar e servir".
Peter Hans Kolvenbach, S.J. (ex-Prepósito Geral) fonte site:CEFAS





Faz parte do processo de formação dos Jesuítas, experimentar a Deus a partir do método deixado por Inácio. Por isso, os Noviços de primeiro ano, estão em Mar Grande-BA abrindo suas vidas para que Deus os marque profundamente.

Rezemos pelo Pe. Kleber Barberino (O mestre de noviços) que acompanhará os jovens nesta peregrinação interior, são eles: Daniel, Jerfferson, Jesus, Mantinho, Maurício e Renato.

O retiro teve início no dia 27 passado e terá seu término no dia 27 de junho. Rezemos por eles!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

PÓS-TRILHA INACIANA - FORTALEZA




PARA AGENDAR!!!!
Nosso REENCONTRO acontecerá no sábado dia 13 de junho.
Um dia de oração, partilha, reencontro, e ate esporte...
em breve, mais detalhes...

"Participar da trilha Inaciana 2009 foi uma experiênçia incrível. Foi um momento maravilhoso de minha vida! As reflexões e formações expostas na trilha fizeram - me agir e pensar no mundo de uma maneira bem diferente! Entre as lições mais destacáveis que levei comigo, estão a valorização do meu próprio eu, a valorização ao próximo, e principalmente me sentir chamado a evangelizar tomando consciênçia que posso fazer muito mais em minha vida Cristã! Agradeço aos Jesuítas..." José Robson (Catequista, comunidade São Francisco Xavier - Esperança).

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Encontro de Mestres e Irmãos Jesuítas em Fortaleza-CE




Encontro dos mestres e irmãos em Formação da BNE/BAM

No último final de semana aconteceu em Fortaleza, na comunidade São Luis Gonzaga – casa de saúde, mais um encontro de mestres e irmãos em formação da BNE e da BAM. Foi um momento de reencontros, partilhas e festa. Foi bonito ver a juventude compartilhando a vida, a missão e os sonhos junto com os idosos de nossa província que vivem na casa de saúde. Gastamos um momento do encontro para lançar um olhar sobre a província com os seguintes questionamentos: Do lugar onde estou como vejo a província? Como gostaria de vê-la? Os frutos foram ricos e consoladores. Terminamos o encontro com um saboroso churrasco no domingo à luz do sol que resolveu aparecer depois de intensos dias chuvosos. Agradecemos a participação de todos os jesuítas que estiveram presentes. Diác. Jonas.sj e Ir. Raimundo.sj

domingo, 24 de maio de 2009

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2009

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2009, de 24 a 31 de maio, inspira-se no capítulo 37 do profeta Ezequiel "Unidos na tua mão" (37,17).
Este gesto profético de aproximar dois feixes de madeira é a imagem da reunificação dos reinos do Norte e do Sul: Aproxima os dois feixes de madeira, de modo a que formem uma vara só e fiquem unidos na tua mão (Ez 37Ez 37 ,17).
Deus conta com a ação do profeta para construir a unidade. Como cristãos, entrevemos nesta profecia uma prefiguração da vida nova, que Cristo nos oferece. Unindo os dois pedaços do madeiro da Cruz, Jesus reconcilia-nos com Deus e a humanidade enche-se de uma nova esperança.
Apesar das divisões, Jesus Cristo com os braços abertos na Cruz abraça toda a criação e dá-nos a Paz de Deus. Elevado na Cruz, atrai-nos para Si e faz-nos um, em Suas mãos.
Somos inspirados pelo Espírito Santo a iniciarmos um caminho novo rumo à unidade autêntica. Ela há de construir-se na escuta da Palavra que purifica, ilumina os corações, orienta para Deus e nos abre ao diálogo fraterno com os irmãos.
A Semana de Oração é um convite a rezar juntos pela unidade, um processo de educação das comunidades no caminho da reconciliação, para transformar as nossas relações humanas conforme o Evangelho. Fica o convite para aderir a esta oração nas famílias, nas escolas, nas universidades e no coração de cada um.
A simples iniciativa desta semana, todos os anos, é, por si mesma, uma evidência forte da eficiência da oração pela unidade, uma alegria e motivo de gratidão a Deus. Vamos todos celebrar este importante momento de fé, de esperança e de oração na certeza de que estamos "unidos nas mãos do Senhor".
O livreto com as celebrações da semana pode ser adquirido pelo telefone (61) 3321-4034, na Secretaria Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC.
Rev. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Geral do CONIC

sexta-feira, 22 de maio de 2009

GTJ - CE (Grupo de Trabalho com a Juventude)




Ontem a noite dia 21, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o grupo de jovens da Paróquia Cristo Rei em Fortaleza. Fomos bem acolhidos e tentamos retribuir o carinho e a atenção apresentando o projeto e os sonhos do nosso GTJ-BNE. O resultado foi positivo, sentimos no grupo desejo de entrar na dinâmica e participar de nosso projeto. Dia 23 de maio será a vez dos jovens da paróquia do Mondubim e dia 04 de junho com os Jovens do Colégio Santo Inácio. Em breve, teremos também em Russas e em Baturité. Desse modo, queremos ter maior aproximação para com as obras e os jovens de nossa Província do Nordeste. Agradecemos a aberturda do Pe. Eugênio e dos jovens de sua paróquia. José Wilson.sj e Laércio.sj

terça-feira, 19 de maio de 2009

Gavi - Teresina: "As nossas relações fundamentais".

Aconteceu mais um Gavi na Comunidade Vocacional "O Peregrino". Foi um momento de discernimento, acolhida e descontração. Além disso, tomamos consciência da importância das relações fundamentais com Deus, consigo mesmo e com o outro..

















A relação com Deus, nesse GAVI, se deu a partir do exemplo da Mãe de Jesus e nossa mãe...


















A relação consigo mesmo nos levou a um encontro profundo com a nossa própria história...



















A relação com o outro se expressou no amor, na acolhida e no serviço ao próximo...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Inácio e a devoção a Maria - GAVI / RECIFE


Nesse último final de semana aconteceu mais um GAVI no núcleo Recife. No sábado, o tema abordado foi: Inácio e a devoção a Maria. Partilhamos e refletimos a importância da pessoa de Nossa Senhora na vida de Santo Inácio e como Ela teve uma presença marcante e forte em todo caminhar da nossa Ordem. Nossa mãe do céu foi citada como senhora do discernimento e modelo de vocação. Os vocacionados expressaram suas devoções e a importância de Maria na vida deles, sendo Ela exemplo de amor e ternura.
No Domingo, participamos da Romaria Jovem dos Religiosos Salesianos. No final da caminhada, várias “tendas” estavam montadas com material exposto de historias e carismas de algumas congregações que residem aqui no Recife. Nós também marcamos presença e divulgamos nossa Companhia de Jesus com cantos, entrega de panfletos, revistas, noticias, bate papos e etc... Foi o dia todo de animação e momento de deixar conhecer o nosso Pai Inácio, fundador dos Jesuítas. Agradecemos ao Cristo Amigo pela experiência de convivência e alegria.
Ir. Bira, SJ

GAVI EM FORTALEZA


No último final de semana tivemos mais um GAVI na Comunidade Vocacional São Pedro Claver em Fortaleza. Trabalhamos as etapas de formaçao da Companhia de Jesus. Foi um momento de conhecimento, aprofundamento e esclarecimentos sobre como se dá o processo de formaçao de um Jesuíta. O GAVI sempre é um encontro de partilha, oraçao e discernimento como veremos nas palavras de um vocacionado que participa do nosso GAVI.
“O Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) está sendo essencial para o meu discernimento vocacional.Irei fazer 1 ano de discernimento vocacional em agosto. Todas as vezes que nos encontramos fico mais certo do que eu quero para minha vida como cristão.O meu discernimento esta me ajudando em relação a minha escolha de entrar para a Companhia de Jesus. Cada vez mais fico apaixonado pelo carisma inaciano e também me identifico com a vida de Santo Inácio que foi um homem do mundo, mas depois de uma enfermidade e conversão passou a ser totalmente de cristo. Sempre que vou fazer algo em minha comunidade paroquial, vem em minha mente a frase de Santo Inácio “Em tudo amar e servir ’’ ou seja, que devo colocar-me a serviço do próximo e principalmente doando-me por amor.Sei que Jesus sempre esta me ajudando em minha caminhada vocacional”. Voc. Filipe (Fortaleza – CE). Diác. Jonas.sj



quarta-feira, 13 de maio de 2009

ORAÇÃO VOCACIONAL


Jesus, meu irmão e meu amigo,você conhece os meus sentimentos e desejos mais secretos. Eu sou um jovem repleto de sonhos, de projetos e de responsabilidades. Mas o que eu espero mais sinceramente é descobrir o caminho que Deus sonhou para mim.


Se eu receber o convite do Pai para andar na vida com você
e se o Espírito Santo me consagrar ao anúncio da Palavra e do Reino,
eu confiarei ainda mais na sua graça e na sua presença em minha vida.


Neste tempo em que me encontro diante de tantas estradas e não sei exatamente por qual delas seguir, seja você o meu Mestre, meu caminho, minha verdade e minha vida, e então terei coragem de responder sim ao chamado que o Pai me fizer. Amém! (M.I.C)

sábado, 9 de maio de 2009

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA



JESUS CRISTO apresenta-se como a verdadeira videira e revela o Pai como agricultor. Ele nos convoca a uma relação de intimidade comparada à dos ramos com o tronco da árvore...
Na participação da celebração deste domingo, o Pai nos firme na comunhão com Jesus Cristo o ressuscitado e nos dê a graça de viver como pessoas renovadas, na relação com os irmãos e em nossa missão. (Roteiros homiléticos da CNBB 3).
"Quando cresce no Cristão a consciência de se pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o Dom desse encontro" Doc. Aparecida. 145).

quarta-feira, 6 de maio de 2009

PÁSCOA JOVEM - TERESINA


"TUA FACE SENHOR SOBRE NÓS BRILHE..." Esse foi o tema da nossa I Páscoa Jovem realizada nos dias 02 e o3 de maio na Casa de retiro Santo Afonso. Iniciamos o nosso encontro no findar da noite dissipando toda escuridão com a celebração da luz onde recordamos o caminho dos discípulos de Emaús. A partilha do pão e da vida nos ajudou a melhor celebrarmos a ressurreição do Senhor estampada na alegria da juventude.

terça-feira, 5 de maio de 2009

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Encontro dos familiares dos Jesuitas do CE com a Equipe de Espiritualidade Inaciana no Mondubim



Encontro de familiares dos Jesuítas cearenses e do grupo de espiritualidade da paróquia de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro – Mondubim.

No ultimo final de semana de abril, na comunidade vocacional são Pedro Claver, tivemos o encontro de dois grupos: os familiares dos jesuítas cearenses e o grupo de espiritualidade de nossa paróquia. Juntos rezamos e partilhamos a caminhada de cada um. Foi um encontro bonito, onde à luz da espiritualidade inaciana, rezamos e cada familiar falou por onde anda e como se encontra o jesuíta de sua família. Contamos com a presença do padre provincial, padre Acrízio, que muito conhece a todos e foi um dos fundadores e incentivador do grupo de famílias dos SJ. Diác. Jonas.sj

II TRILHA INACIANA 2009 - FORTALEZA

,
A experiência da II Trilha Inaciana foi bastante positiva. Éramos 63 trilheiros, caminhamos para dentro de nós mesmos e descobrimos que somos e estamos em Deus. Trabalhamos a vida de
Santo Inácio de Loyola, sua caminhada, batalhas, vitorias e fomos descobrindo que nossa história pessoal também se parece com a dele. Escutando o que ele dizia aos primeiros companheiros ao enviá-los em missão "Ide e incendiai o mundo no amor de Deus" sentimos o desejo continuar a nossa trilha em nossa vida cotidiana. Agradecemos a todos que participaram e apoiaram esta vivência. De modo especial aos vocacionados inernos da CV e aos quatro jovens que vieram de Russas. Diác. Jonas.sj e Pe. Laércio.sj

domingo, 3 de maio de 2009

DOMINGO DO BOM PASTOR

O 4º. Domingo da Páscoa é sempre celebrado como o “Domingo do Bom Pastor”. Neste dia a Igreja intensifica as orações pelas vocações, cumprindo o mandato de Jesus: “Pedí ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38). Para nos ajudar segue uma pequena reflexão, tirada da VI Conferência: O Documento de Aparecida também aponta para o Serviço de Animação Vocacional e, sobre esta atividade pastoral diz no número 314: “no que se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo, ocupa lugar particular a pastoral vocacional, que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo. A pastoral vocacional, que é responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento. Plenamente integrada no âmbito da pastoral ordinária, a pastoral vocacional é fruto de uma sólida pastoral de conjunto, nas famílias, na paróquia, nas escolas católicas e nas demais instituições eclesiais (...)”. Sugerindo ainda algumas dicas eficazes para o Serviço de Animação Vocacional, o Documento continua no mesmo número afirmando: “É necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor; assim como promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais” (DA n° 314). Olhando para esta descrição e lendo-a com mais cuidado notamos que o Documento retoma pontos fundamentais para a compreensão, implantação e eficácia da Pastoral Vocacional em todos os âmbitos eclesiais. A idéia chave de que a Pastoral Vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus é uma convocação a assumirmos nosso batismo e por meio dele, testemunharmos Jesus Cristo, sendo ao mesmo tempo discípulo – missionários. Dizer responsabilidade de todos é um compromisso para animarmos os e as jovens ao seguimento de Cristo, não só para ser padre ou irmã, mas em primeiro lugar, vivenciar o batismo, fonte de todas as vocações, e partir dele inserir-se numa comunidade eclesial e ser “um Cristo continuado” em todos os segmentos da sociedade. Outra afirmação fundamental do texto de Aparecida em relação à Pastoral Vocacional aparece na expressão de que “ela começa na família e continua na comunidade cristã”. De fato, sempre afirmamos que a família é a base da sociedade e porque não, do aprendizado e vivencia da fé. Uma família estruturada é estímulo e apoio ao jovem para encontrar-se numa vocação específica. Todavia, não basta só a família carnal. Para que a vocação se solidifique e se confirme é necessário introduzir o e a jovem numa família de fé maior – a comunidade cristã. Nela este jovem fará sua opção definitiva e partir dela e com ela vai se tornando um discípulo – missionário do Mestre Jesus.