O Povo de Deus, que havia encontrado no Sinai sua primeira configuração, amplia-se hoje até superar toda fronteira de raça, cultura, espaço e tempo. De forma diferente de como aconteceu com a torre de Babel, quando os homens que queriam construir com suas mãos um caminho para o céu haviam terminado destruindo sua própria capacidade de compreender-se reciprocamente, o Pentecostes do Espírito, com o dom das línguas, mostra que sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem sempre criam divisões, levantam muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, pelo contrário, faz que os corações sejam capazes de compreender as línguas de todos, pois restabelece a ponte da autêntica comunicação entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é o Amor"... Bento XVI.
domingo, 31 de maio de 2009
PENTECOSTE - "Ide e incendiai o mundo..."
O Povo de Deus, que havia encontrado no Sinai sua primeira configuração, amplia-se hoje até superar toda fronteira de raça, cultura, espaço e tempo. De forma diferente de como aconteceu com a torre de Babel, quando os homens que queriam construir com suas mãos um caminho para o céu haviam terminado destruindo sua própria capacidade de compreender-se reciprocamente, o Pentecostes do Espírito, com o dom das línguas, mostra que sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem sempre criam divisões, levantam muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, pelo contrário, faz que os corações sejam capazes de compreender as línguas de todos, pois restabelece a ponte da autêntica comunicação entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é o Amor"... Bento XVI.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
NOVIÇOS EM EXERCÍCIO ESPIRITUAIS
Os Exercícios Espirituais (EE) são uma experiência que Santo Inácio iniciou para ajudar outras pessoas a se encontrarem com um Deus e descobrirem a vontade Dele na própria vida. Trata-se de um encontro forte, vivo, pessoal, que compromete a quem segue generosamente essa ginástica espiritual e que o leva a entender e experimentar que Jesus ressuscitado chama a colaborar com a missão que ele mesmo teve: levar a Boa Nova.
Os EE são um benéfico terremoto interior. Ainda que Inácio estivesse se restabelecendo da ferida na perna provocada por uma bala de canhão, durante a defesa de Pamplona contra os franceses, teve uma série de experiências internas que sacudiram energicamente sua vida e foram levando-o a encontrar-se com uma verdade gozosa: quem decide ouvir ao Senhor, pode escutar sua voz, chegar a conhecer, por meio do discernimento, a vontade de Deus e tomar as decisões importantes seguindo o impulso do Espírito.
Esta mesma experiência é a que Inácio partilha com seus companheiros de estudo, quando lhes dá os Exercícios Espirituais. Todos eles também perceberam, por meio destas práticas, que eram capazes de ouvir a Deus, que podiam crescer em liberdade, seguir radicalmente a Cristo, amar a Deus inseridos num mundo, a um Deus que vive, trabalha e ama no mundo…
O livro dos Exercícios, composto na alvorada do Renascimento e na época da Reforma, deveria ter caído da moda há muito tempo. Ao contrário, conserva plenamente sua atualidade. Na vida concreta de cada dia, os Exercícios ajudam a reler pessoalmente toda a obra da salvação, para descobrir a vontade amorosa de Deus sobre cada um de nós, por meio do Senhor Jesus, sob a moção sensível do Espírito.
Os Exercícios Espirituais ajudam também a formar cristãos alimentados por uma experiência pessoal de Deus e capazes, ao mesmo tempo, de distanciar-se dos falsos absolutos das ideologias e sistemas, para comprometer-se com o esforço apostólico único da promoção integral - espiritual, social e cultural - do homem e da humanidade. Deles obtemos uma vida no Espírito mais vigorosa, um amor cada vez mais pessoal ao Filho, que carrega sua cruz, e um desejo mais encarnado de poder "em tudo amar e servir".
Peter Hans Kolvenbach, S.J. (ex-Prepósito Geral) fonte site:CEFAS
quarta-feira, 27 de maio de 2009
PÓS-TRILHA INACIANA - FORTALEZA
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Encontro de Mestres e Irmãos Jesuítas em Fortaleza-CE
Encontro dos mestres e irmãos em Formação da BNE/BAM
No último final de semana aconteceu em Fortaleza, na comunidade São Luis Gonzaga – casa de saúde, mais um encontro de mestres e irmãos em formação da BNE e da BAM. Foi um momento de reencontros, partilhas e festa. Foi bonito ver a juventude compartilhando a vida, a missão e os sonhos junto com os idosos de nossa província que vivem na casa de saúde. Gastamos um momento do encontro para lançar um olhar sobre a província com os seguintes questionamentos: Do lugar onde estou como vejo a província? Como gostaria de vê-la? Os frutos foram ricos e consoladores. Terminamos o encontro com um saboroso churrasco no domingo à luz do sol que resolveu aparecer depois de intensos dias chuvosos. Agradecemos a participação de todos os jesuítas que estiveram presentes. Diác. Jonas.sj e Ir. Raimundo.sj
domingo, 24 de maio de 2009
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2009
Este gesto profético de aproximar dois feixes de madeira é a imagem da reunificação dos reinos do Norte e do Sul: Aproxima os dois feixes de madeira, de modo a que formem uma vara só e fiquem unidos na tua mão (Ez 37Ez 37 ,17).
Deus conta com a ação do profeta para construir a unidade. Como cristãos, entrevemos nesta profecia uma prefiguração da vida nova, que Cristo nos oferece. Unindo os dois pedaços do madeiro da Cruz, Jesus reconcilia-nos com Deus e a humanidade enche-se de uma nova esperança.
Apesar das divisões, Jesus Cristo com os braços abertos na Cruz abraça toda a criação e dá-nos a Paz de Deus. Elevado na Cruz, atrai-nos para Si e faz-nos um, em Suas mãos.
Somos inspirados pelo Espírito Santo a iniciarmos um caminho novo rumo à unidade autêntica. Ela há de construir-se na escuta da Palavra que purifica, ilumina os corações, orienta para Deus e nos abre ao diálogo fraterno com os irmãos.
A Semana de Oração é um convite a rezar juntos pela unidade, um processo de educação das comunidades no caminho da reconciliação, para transformar as nossas relações humanas conforme o Evangelho. Fica o convite para aderir a esta oração nas famílias, nas escolas, nas universidades e no coração de cada um.
A simples iniciativa desta semana, todos os anos, é, por si mesma, uma evidência forte da eficiência da oração pela unidade, uma alegria e motivo de gratidão a Deus. Vamos todos celebrar este importante momento de fé, de esperança e de oração na certeza de que estamos "unidos nas mãos do Senhor".
O livreto com as celebrações da semana pode ser adquirido pelo telefone (61) 3321-4034, na Secretaria Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC.
Rev. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Geral do CONIC
sexta-feira, 22 de maio de 2009
GTJ - CE (Grupo de Trabalho com a Juventude)
Ontem a noite dia 21, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o grupo de jovens da Paróquia Cristo Rei em Fortaleza. Fomos bem acolhidos e tentamos retribuir o carinho e a atenção apresentando o projeto e os sonhos do nosso GTJ-BNE. O resultado foi positivo, sentimos no grupo desejo de entrar na dinâmica e participar de nosso projeto. Dia 23 de maio será a vez dos jovens da paróquia do Mondubim e dia 04 de junho com os Jovens do Colégio Santo Inácio. Em breve, teremos também em Russas e em Baturité. Desse modo, queremos ter maior aproximação para com as obras e os jovens de nossa Província do Nordeste. Agradecemos a aberturda do Pe. Eugênio e dos jovens de sua paróquia. José Wilson.sj e Laércio.sj
terça-feira, 19 de maio de 2009
Gavi - Teresina: "As nossas relações fundamentais".
A relação com Deus, nesse GAVI, se deu a partir do exemplo da Mãe de Jesus e nossa mãe...
A relação consigo mesmo nos levou a um encontro profundo com a nossa própria história...
A relação com o outro se expressou no amor, na acolhida e no serviço ao próximo...
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Inácio e a devoção a Maria - GAVI / RECIFE
No Domingo, participamos da Romaria Jovem dos Religiosos Salesianos. No final da caminhada, várias “tendas” estavam montadas com material exposto de historias e carismas de algumas congregações que residem aqui no Recife. Nós também marcamos presença e divulgamos nossa Companhia de Jesus com cantos, entrega de panfletos, revistas, noticias, bate papos e etc... Foi o dia todo de animação e momento de deixar conhecer o nosso Pai Inácio, fundador dos Jesuítas. Agradecemos ao Cristo Amigo pela experiência de convivência e alegria.
Ir. Bira, SJ
GAVI EM FORTALEZA
quarta-feira, 13 de maio de 2009
ORAÇÃO VOCACIONAL
Se eu receber o convite do Pai para andar na vida com você
Neste tempo em que me encontro diante de tantas estradas e não sei exatamente por qual delas seguir, seja você o meu Mestre, meu caminho, minha verdade e minha vida, e então terei coragem de responder sim ao chamado que o Pai me fizer. Amém! (M.I.C)
sábado, 9 de maio de 2009
QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA
quarta-feira, 6 de maio de 2009
PÁSCOA JOVEM - TERESINA
"TUA FACE SENHOR SOBRE NÓS BRILHE..." Esse foi o tema da nossa I Páscoa Jovem realizada nos dias 02 e o3 de maio na Casa de retiro Santo Afonso. Iniciamos o nosso encontro no findar da noite dissipando toda escuridão com a celebração da luz onde recordamos o caminho dos discípulos de Emaús. A partilha do pão e da vida nos ajudou a melhor celebrarmos a ressurreição do Senhor estampada na alegria da juventude.
terça-feira, 5 de maio de 2009
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Encontro dos familiares dos Jesuitas do CE com a Equipe de Espiritualidade Inaciana no Mondubim
Encontro de familiares dos Jesuítas cearenses e do grupo de espiritualidade da paróquia de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro – Mondubim.
No ultimo final de semana de abril, na comunidade vocacional são Pedro Claver, tivemos o encontro de dois grupos: os familiares dos jesuítas cearenses e o grupo de espiritualidade de nossa paróquia. Juntos rezamos e partilhamos a caminhada de cada um. Foi um encontro bonito, onde à luz da espiritualidade inaciana, rezamos e cada familiar falou por onde anda e como se encontra o jesuíta de sua família. Contamos com a presença do padre provincial, padre Acrízio, que muito conhece a todos e foi um dos fundadores e incentivador do grupo de famílias dos SJ. Diác. Jonas.sj
II TRILHA INACIANA 2009 - FORTALEZA
A experiência da II Trilha Inaciana foi bastante positiva. Éramos 63 trilheiros, caminhamos para dentro de nós mesmos e descobrimos que somos e estamos em Deus. Trabalhamos a vida de
Santo Inácio de Loyola, sua caminhada, batalhas, vitorias e fomos descobrindo que nossa história pessoal também se parece com a dele. Escutando o que ele dizia aos primeiros companheiros ao enviá-los em missão "Ide e incendiai o mundo no amor de Deus" sentimos o desejo continuar a nossa trilha em nossa vida cotidiana. Agradecemos a todos que participaram e apoiaram esta vivência. De modo especial aos vocacionados inernos da CV e aos quatro jovens que vieram de Russas. Diác. Jonas.sj e Pe. Laércio.sj