terça-feira, 30 de junho de 2009
TESTEMUNHOS DE VIDA I
Nesse gavião 2009, tive uma experiência nova e confirmadora do chamado. Antes de irmos dormir, tivemos um exame de consciência que foi muito forte para mim. Nunca tinha me concentrado tanto numa oração como me concentrei naquele momento. Senti uma paz como se Jesus estivesse me acolhendo em seus braços e escutei a voz do chamado que dizia: “ Vai! Eu te escolhi! Quero você comigo! Vai!” Eu senti naquele momento o meu coração inflamar do desejo de seguir os passos do Mestre e seu chamado estava muito forte. A noite, tive a oportunidade de partilhar isto com meu companheiro de quarto, o Rafael do Egito.
Logo pela manhã, tivemos uma oração comunitária, na qual o Agnaldo Júnior pediu que nós nos perguntássemos : a que vimos? Como estamos? Com que nos parecemos?. Logo comecei a pensar: por que eu estou aqui?. Comecei então a lembrar do momento vivenciado a noite anterior e vi que eu estava indo atrás do chamado do Senhor. Como eu estava: inflamado deste desejo, o chamado, de ser seu seguidor. A que eu me parecia: abri meus olhos e vi a vela acesa, que estava queimando. Vi então que eu estava começando a ser e queria ser como a vela que deixava-se queimar até a última cera, ou seja, eu não quero ser mais de mim mesmo, EU QUERO SER DE DEUS E DE TODOS, quero me dar aos outros até o meu último suspiro.
Então irmãos, este é meu testemunho e o MEU DESEJO, ser do Senhor e de todos que precisarem de mim e assim como DEUS colocou o chamado no meu coração e eu o segui, que ele possa chamar você para sua vocação e espero que você saiba reconhecer o seu chamado e seguí-lo pois, quando Deus chama, não tem para onde fugir.
Rafael Ricardo.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
GAVIÃO - JOÃO PESSOA/RECIFE
quinta-feira, 25 de junho de 2009
GAVI-Teresina ORAÇÃO>DISCERNIMENTO>PARTILHA
terça-feira, 23 de junho de 2009
Postulinter - Fortaleza
Foi mais um momento rico de reflexão e aprofundamento sobre os princípios masculinos e femininos. Nossos vocacionados participaram ativamente do encontro, que por sua vez, foi muito dinâmico e orante. CVSPC
segunda-feira, 22 de junho de 2009
VIVA SÃO JOÃO E N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO!!!
Por ocasião do novenário da Festa de nossa Padroeira, alguns jovens de nossa paróquia de modo especial do grupo de teatro "kaire", prepararam uma belíssima quadrilha e assim abrilhantaram duas noites dos festejos da santa. Parabenizamos este grupo, pois acompanhamos o empenho e a dedicaçao de todos eles. Inclusive nossa casa, em alguns momentos pode acolher os seus ensaios. Como também, grande número dos rapazes que estiveram na quadrilha, participaram de nossa trilha Inaciana para jovens. Parabéns, tudo ficou muito lindo! Fortaleza, CVSPC.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E ABERTURA DO ANO SACERDOTAL
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Ir. Linhares.sj fazendo parte da Companhia Celestial
Obrigado pelo seu testemunho!!!
ENCONTRO DOS JESUÍTAS DO POLO BAHIA
A partilha foi bastante rica e proveitosa, contando sempre com as interpelações do Pe. Julio De Laura que ajudou a esquentar a discussão.
A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Adriano Pighetti, companheiro que pertence ao Polo Espírito Santo, cuja presença e partilha ficamos muito gratos. Ao final da Eucaristia, já estava a nossa espera, um delicioso almoço, contando com a participação e colaboração de cada comunidade jesuítica. Assim, ficamos ainda mais fortes e preparados para prosseguir no trabalho da construção de um mundo mais parecido com o sonho de Deus. (Agnaldo Júnior, SJ)
GAVI BAHIA
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Caminhada da Fraternidade - Teresina
terça-feira, 16 de junho de 2009
RETIRO PARA CRISMANDOS DA VILA MANOEL SÁTIRO
Viva São João! Festa junina Teresina
Contamos com a presença do Pe. Provincial, amigos e familiares dos jesuítas de Teresina.
Agradecemos a presença de todos e até o próximo ano.
Marcos Vinícius, sj
sexta-feira, 12 de junho de 2009
PÓS-TRILHA INACIANA PARA JOVENS
quinta-feira, 11 de junho de 2009
CORPUS CHRISTI
SENHOR JESUS CRISTO, NESTE ADMIRÁVEL SACRAMENTO NOS DEIXASTES O MEMORIAL DA VOSSA PAIXÃO. DAI-NOS VENERAR COM TÃO GRANDE AMOR O MISTÉRIO DO VOSSO CORPO E DO VOSSO SANGUE, QUE POSSAMOS COLHER CONTINUAMENTE OS FRUTOS DA VOSSA REDENÇÃO. VÓS QUE SOIS DEUS COM O PAI, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM
terça-feira, 9 de junho de 2009
Beato Anchieta Apóstolo do Brasil e Padroeiro da Província do Nordeste do Brasil
Anchieta no Brasil
Era dia 13 de julho de 1553, quando Anchieta chegou ao Brasil, o "paraíso terrestre", como descreviam os historiadores contemporâneos do padre. A Terra de Santa Cruz podia ser considerada um sanatório onde aportavam doentes com tuberculose, varíola e outras doenças contagiosas. Anchieta tinha 19 anos. era o mais jovem dos jesuítas na esquadra do Governador Duarte da Costa. A saúde do noviço melhorava sensivelmente. Quando desceu em Salvador estava praticamente curado.Para José de Anchieta e todos os jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo, os índios eram pagãos a serem convertidos.O próprio papa Paulo III havia publicado, em 1537, a bula Sublimis Deus, que considerava todas as raças iguais em face da redenção.Os evangelizadores acreditavam que não havia salvação fora da Igreja e até imaginavam, antes de conhecer as condições de vida na América, que qualquer pessoa só poderia ser católica se vivesse de acordo com a civilização cristã européia.O irmão José acabou se tornando o elo de aproximação definitiva entre os índios e os padres. Conseguiu unificar a língua falada pelos nativos, com a qual apresentou a doutrina cristã.
Obra de Fé
O trabalho de Anchieta foi decisivo para a implantação do catolicismo no Brasil. Com seu conhecimento e sua fé, percorreu a pé, a cavalo, em embarcações, boa parte do território brasileiro. Além de abrir caminhos que se transformariam em estradas, contribuiu para manter unificado o país nos séculos seguintes. Lançou os fundamentos da catequese e educação dos jesuítas no Brasil e começou a reverter o quadro iniciado desde o descobrimento, em que os nativos eram vistos apenas como propriedade da Coroa e, como tal, passíveis de ser escravizados. Com seus dotes inatos de comunicador, conseguiu com o indígena um amplo entendimento. O homem de muitas faces que foi Anchieta transparece com nitidez nas palavras do poeta paulista Guilherme de Almeida:"Santo erguestes a cruz na selva escura. Herói, plantastes nossa velha aldeiaMestre, ensinastes a doutrina puraPoeta, escrevestes versos sobre a areia. Golpeia a cruz a foice inculta e durainvade a vila multidão alheia,morre a voz santa entre a distância e a alturaapaga o poema a onda espumante e cheia. Fonte:
http://www.pateocollegio.com.br/newsite/conteudo.asp?i=i1&pag_id=39
Apóstolo do Brasil, Rogai por nós!!!
Padroeiro de nossa província, Rogai por nós!!!
Santuário e Museu do Pe. Anchieta - na Cidade de Anchieta - ES
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Retiro: Seguimento de Jesus - Iguape-CE
Neste último final de semana, 5, 6 e 7 de junho, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver promoveu, fazendo parte dos encontros do GAVI, o retiro Seguimento de Jesus. Entre os participantes estavam presentes vocacionados internos, externos, alguns jovens da paróquia do Mondubim e, como assessores, o diácono Jonas e o Padre Laércio. A casa localizada no Iguape foi o lugar escolhido para a realização do evento.
Inspirado no método inaciano de rezar, o retiro foi conduzido de modo a salientar quatro pontos: o amor de Deus (1°), o convite para seguir Jesus (2°), a reflexão de que no seguimento de Cristo o discípulo depara-se com o mal e é mister enfrentá-lo e vencê-lo (3°) e, por fim, a experiência da Paixão e Ressurreição. Em todos os tópicos, o escopo estava em motivar um encontro com o Cristo. Para tal finalidade, a pergunta "Quem é Jesus?" permeou cada reflexão.
De modo particular, considerei o retiro como um acontecimento singular em meu discernimento vocacional. Todos os pontos expostos de forma a expressar uma íntima ligação conceitual e de vivência, provocaram um imenso desejo de viver a "experiência de discípulo do caminho", termos constantemente usados pelos orientadores. E, como as ações manifestam as inclinações do espírito, o jeito de ser próprio de todos aqueles que bebem da espiritualidade inaciana - leigos ou padres - foi a pregação mais interessante do retiro. No encontro respirava-se fraternidade e espiritualidade. Impossível não ficar apaixonado pela mística inaciana.
O término do encontro foi marcado com uma bela celebração na praia, lazer e a despedida. Daniel Alves Santana (Vocacionado do GAVI)
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio
Os autênticos EE conclamam para a conversão. A fim de que esta conversão atinja o exercitante na sua realidade existencial, é preciso situá-lo no contexto amplo em que vive.
Ora, a vocação do homem e, por conseguinte, a conversão do exercitante, se dá dentro de uma convocação eclesial. A Igreja, em Puebla, claramente percebeu a realidade do pecado na história do nosso continente. Esta Igreja "ad-intra" se reconhece pecadora, desde os iní-cios da evangelização na AL; reconhece que fez alianças com os poderes terrenos, que seus ministros-evangelizadores não foram respeitosos do homem e de sua cultura, e que sua proclamação do Evangelho não foi suficientemente profunda. Ela se humilha pelos seus erros e pecados que obscurecem o rosto de Deus em seus filhos.
O enfoque da conversão recai, sobretudo, no pecado da injustiça, que é, por assim dizer, o termo que melhor expressa a "situação de pecado" do continente. Os pecados contra a justiça tocam os interesses mais queridos por Deus: os pobres. Estes pecados vão diretamente contra o mais íntimo de Deus e do seu reinado: o amor e a justiça. À luz da fé constatamos as dimensões pessoais e sociais amplas deste pecado. Fonte: http://www.vilakostkaitaici.org.br/revista.htm
GTJ - Colégio Santo Inácio - Fortaleza
Tivemos a grata alegria de estar com os jovens do Colégio Santo Inácio. Estiveram líderes de classe e vices, num momento muito acolhedor e profundo. Apresentamos a Companhia, sua missão, a ligação das obras da Companhia entre si... como também, falamos do GTJ e seus planos. Certamente teremos um reencontro para uma continuação e aprofundamento em breve... Contei com a participação dos dois noviços que estão em Fortaleza para experiência de colégio. São eles o Alexandre e o Wanderson. Cetamente esteve conosco, mesmo que distante, o Zé Wilson que nao pôde participar. Com gratidão, Pe. Laércio.sj.