Neste último domingo (30 de agosto) realizamos a nossa III Jornada Vocacional, como todos vocês já esperavam. Reunimos em torno de 180 jovens, com a participação de diversas congregações religiosas, do grupo MAR (Missionários Afonso Rodrigues), que nos ajudaram tanto neste encontro e a participação da banda 3º Céu, que nos prestigiou com sua animação. Foi um momento muito bom. Tivemos, na oração inicial uma apresentação teatral onde expressava um pouco do nosso tema (Juventude: sujeitos da vida ou objetos do mundo?). Podemos dizer que este encontro não foi somente marcado pelas oficinas, que trabalharam tão bem o tema, mas também pela animação e criatividade da juventude.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
sábado, 29 de agosto de 2009
III Jornada Vocacional - Teresina
Olá galera!
Amanhã (30 de agosto) acontecerá nossa III JORNADA VOCACIONAL, que terá como tema: "Juventude: sujeitos da vida ou objetos do mundo?". Vocês estão lembrando? Estamos esperando por vocês! Iniciaremos às 08:00h com o ofício divino e o encerramento está previsto para às 17:00h. O objetivo do nosso encontro é promover o despertar do jovem ao chamado de Deus e o questionamento ao seu papel como protagonista no mundo. Clique nas fotos e descubra o tema das oficinas que serão trabalhadas.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Despertar Vocacional - Teresina
Nós somos Sal e Luz do mundo! Com essa certeza participamos do despertar vocacional que aconteceu na nossa Área Pastoral - comunidade da Vila do Avião - Teresina. Durante esse encontro aprendemos de Jesus a levarmos luz e sabor para esse mundo tão marcado pela escuridão e muitas vezes por sabores tão amargos. Mas, sentimos a força de Deus que nos impulsiona a trabalharmos com alegria, satisfação, liberdade, amor... pelo seu Reino. Esse despertar foi uma preparação para a nossa JORNADA VOCACIONAL que acontecerá no próximo dia 30 de agosto. Logo, logo daremos mais detalhes!
Seja você também Sal e Luz na vida das pessoas e do mundo. Até mais!
CV O Peregrino.
Comunidade Vocacional São Pedro Claver - Comunidade São Luiz Gonzaga (Casa de Saúde).
Nossa comunidade viveu um momento muito bom ao visitar a Comunidade São Luiz Gonzaga domingo passado. Foi a oportunidade de trocar experiências com os mais vividos, maduros. Foi uma mistura interessante. A alegria estava no ar! Fomos muito bem acolhidos pelos irmaos e padres idosos, como também pelos jesuítas mais jovens. Agradecemos o carinho e acolhida. Rezemos para que um dia possamos também ter a graça de chegarmos a tanta experiência acumulada e partilhada. AMDG
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Comunidade Vocacional São Pedro Claver - Fortaleza
"Ninguém é de ferro"!!!
Para começar o segundo semestre do ano, fomos restaurar as energias na praia do Iguape. TDB (Tudo de bom!).
Paralelamente rezamos, partilhamos vida, acolhemos os três novos moradores de nossa casa, (Degles, Fernando e Nunes). Na ocasião escolhemos o novo bedel (Sivonald0), e trabalhamos o nosso Marco Referencial.
Praia, sol, amizades, e oração, só podem ajudar na vocaçao! kkkkkkkkkkkk seráaaaaaaaaa?!!!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Trilha Vocacional - Recife/Vocação Leiga e em Igarassu interior de Pernambuco
CONVIVÊNCIA VOCACIONAL EM PIÚMA-ES
"Disse Jesus a seus apóstolos: 'Vinde vós à parte num lugar tranquilo e descansai um pouco" (Mc 6,31)"; ou seja, ir com Jesus para um lugar onde pudéssemos partilhar a vida, rezar sobre nossa vocação e descansar das inúmeras atividades que cada um tem em sua vida. Graças ao Bom Deus, tudo caminhou como planejado e pudemos desfrutar de um ambiente fraterno e convidativo para o descanso. Louvamos e agradecemos a Jesus, nosso amigo e companheiro, por tantos dons recebidos. De modo especial, nosso "muito obrigado" à equipe da Pastoral Vocacional de Iconha que providenciou o local, transporte e alimentação. Rezemos para que possamos ter outros encontros como esse. (Erinaldo SJ e Aílsom SJ)
sábado, 22 de agosto de 2009
CV O Peregrino - Teresina
"Olá, caros companheiros!
Meu nome é Jairo. Fui ordenado sacerdote em 2005 na diocese de sobral, no Ceará. Nesse mesmo ano, senti o apelo no coração para ser jesuíta. Procurei a Companhia de Jesus e venho sendo acompanhado pela equipe de formação todos esses anos. O desejo foi crescendo e se firmando.
Pe. Jairo
Continuando as nossas atividades, nada melhor do que reunir os jovens para o nosso GAVI, onde partilhamos um pouco da vocação sacerdotal na Companhia de Jesus e o seu modo de proceder. Tivemos também, a presença do Ir. Neuton e dos Vocacionados, que nos ajudaram a vivenciar esse momento tão importante.
Dia do Cristão Leigo - missionário leigo
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Final de Semana bastante movimentado por aqui.
1. Pe. Laércio esteve em Russas no sábado 15/08 animando o Despertar vocacional em nossa paróquia, com a equipe vocacional da cidade, nela estão presentes o Pe. Marcos.sj e o José Wilson.sj
2. Nesta mesma data, as 17hoo no Conj. Esperança, aconteceu a Eucaristia com o novo padre, o Pe. Jonas. Na ocasião tivemos também a comemoração do Dia de São Tarcísio (festa dos Acólitos da paróquia do Mondubim).
3. No Domingo, dia do Senhor, aconteceu no bairro Aerolândia, o Acampamento da Vida Religiosa. Estavam presentes os vocacionados, Pe. Jonas, Pe. Eliomar.sj e vários jovens de nossa paróquia...
4. Na segunda-feira a noite, tivemos a acolhida e apresentação dos novos vocacionados internos que chegaram dia 13 a Fortaleza. São eles: Degles e Fernando (ambos de PE), Nunes (PI) e os outros três Adelvando (BA), Diego (ES), Sivonaldo (PE) que já estavam na casa desde o início do ano.
5. Na missa do Pe. Jonas e dos Acólitos tivemos a graça de comemorar os 59 anos de Vida Religiosa do nosso IR. José Maria, que mora e atua em nossa paróquia do Mondubim a mais de 10 anos. Parabéns irmão.
6. Na Segunda-feira dia 15/08 o Pe. Laércio.sj esteve participando de uma mesa redonda na UFC - (PICI). O tema apresentado foi: A influência da Cultura na Religião e na Universidade. No mês passado, aconteceu uma conversa também na UFC sobre "Ecologia, Espiritualidade e Universidade", tema apresentado pelo Pe. Laércio.sj
Continuemos rezando e pedindo ao Senhor da messe para que ele continue nos chamando diariamente ao MAGIS e nos faça mais felizes e apaixonados pelo Reino e pela juventude. Pe. Laércio.sj
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
SANTO ALBERTO HURTADO CRUCHAGA
Alberto Hurtado Cruchaga (1901 - 1952) quis imitar Jesus nas coisas singelas que lhe ocorriam cada dia. Sua fortaleza, firmeza e a vontade de servir a Deus marcaram sua vida.
Sua história começa em 22 de janeiro de 1901, quando chega e este mundo no seio de uma família cristã. Seus pais, Alberto Hurtado e Ana Cruchaga viviam em um campo próximo à localidade de Casablanca. Na fazenda As Pereiras do Tapihue, Alberto passou seus primeiros anos de vida. Mas quando tinha quatro anos, seu pai faleceu.
Sua mãe ficou sozinha, a cargo de Alberto e de seu irmão Miguel. A venda da fazenda se fez necessária junto com a mudança a Santiago.
Acolhidos por seus familiares, Alberto, Miguel e dona Ana, iniciaram uma nova etapa de suas vidas na capital.
Em 1909 ingressou no Colégio Santo Inácio, onde destacou por ser bom companheiro, entusiasta e alegre. Foi neste lugar onde começou a manifestar-se sua vocação, essa vontade de ajudar aos outros estando a serviço de Cristo.
Entretanto, embora sabia que por sobre todas as coisas queria ser sacerdote, a difícil situação econômica de sua mãe o fazia impossível cumprir seu sonho de entrar na Companhia de Jesus. Por isso, uma vez finalizado o colégio, começou a estudar Direito na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Para ajudar a sua família trabalhava nas tardes e nas poucas horas que ficavam livres o dedicava à Paróquia Virgem de Andacollo.
Sua vocação sacerdotal seguia presente, embora os anos passavam, ele não perdia a esperança. Finalmente suas orações foram escutadas e em 1923 pôde cumprir seu sonho e ingressar no noviciado. Depois de vários anos de estudos, foi ordenado sacerdote na Bélgica, em 1933.
Voltou para o Chile em 1936. Imediatamente ficou a trabalhar como professor do Colégio Santo Inácio, onde muitos jovens procuravam sua companhia e orientação. Sua influência entre os jovens ultrapassou os limites do colégio. Foi chamado então como assessor da Ação Católica Juvenil. Com seus jovens colaboradores percorreu a pátria inflamando os corações juvenis com o desejo de lutar pela glória de Cristo.
Jesus o chamava. Em cada lugar o Padre Alberto Hurtado via a face de Cristo nos pobres. Havia tantos que necessitavam teto, abrigo e comida. Para eles fundou o Lar de Cristo em 1944.
Sem tempo para desfalecer sempre tinha um novo projeto entre suas mãos. Uma nova casa de acolhida para crianças, oficinas de ensino, mais camas para as hospedarias, eram algumas das milhares de idéias que rondavam em sua cabeça, face à incompreensão de muitos, sempre encontrava a força para seguir servindo a Cristo.
Sua obra se multiplicou com seu trabalho na Ação Católica, na Ação Sindical do Chile e na Revista Mensagem. Face à quantidade de tarefas impostas, nunca deixou de dar Direcionamento Espiritual. Com seu melhor sorriso recebia e escutava a seus "patrõezinhos".
Tinha 51 anos quando lhe diagnosticaram um câncer. Com as fortes dores de sua enfermidade, continuou trabalhando por Cristo desde sua cama no Hospital Clínico da Universidade Católica. Até o final se manteve alegre e contente, sempre dando uma palavra de esperança e apoio a quem o visitava.
Em 18 de agosto de 1952 o Padre Alberto Hurtado Cruchaga deixou este mundo, partindo para o encontro definitivo com Cristo. Seu esforço, sua luta, sua alegria e seu intenso amor por Jesus deram frutos. Em 16 de outubro de 1994, Sua Santidade João Paulo II beatificou o Padre Hurtado. Em 23 de outubro de 2005 foi canonizado.
Conheça mais sobre Santo Alberto Hurtado:
http://www.padrealbertohurtado.cl/portuguese/index.php?pp=home
domingo, 16 de agosto de 2009
Vocação Religiosa - Trilha /Recife
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
GAVI - FORTALEZA: O Sacerdócio na Companhia de Jesus
sábado, 8 de agosto de 2009
2º Trilha Vocacional - Recife/PE (2º sábado - Voc. Matrimonial)
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Crismandos do Conj. Esperança no Iguape-CE
Num momento especial de suas vidas, alguns jovens crismandos do Esperança puderam experimentar uma maior comunhao entre si e com Deus.
Durante dois dias, buscando alargar seus horizontes descobriram um Deus próximo e que os ama.
Todos voltaram cheios de desejo de um reencontro, de um maior serviço e buscar mais o Senhor. Valeu a experiência, de partilha, oraçao, aprendizado.
Que o Senhor continue tocando cada um deles em sua vida, em seu cotidiano... Laércio.sj
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Oração Vocacional - Cartaz do mês Vocacional 2009
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta dePastores.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Mês Vocacional 2009
Jesus disse: “Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (Jo 12,47).
Caros Presbíteros,
A atual cultura ocidental dominante, sempre mais difundida em todo o mundo, através da mídia global e da mobilidade humana, também nos países de outras culturas, apresenta novos desafios, não pouco empenhativos, para a evangelização. Trata-se de uma cultura marcada profundamente por um relativismo que recusa toda afirmação de uma verdade absoluta e transcendente e, em consequência, arruina também os fundamentos da moral e se fecha à religião. Dessa forma, perde-se a paixão pela verdade, relegada a uma “paixão inútil”. Jesus Cristo, no entanto, apresenta-se como a Verdade, o Logos universal, a Razão que ilumina e explica tudo o que existe. O relativismo, ademais, vem acompanhado de um subjetivismo individualista, que põe no centro de tudo o próprio ego. Por fim, chega-se ao niilismo, segundo o qual não há nada nem ninguém pelo qual vale a pena investir a própria inteira vida e, portanto, a vida humana carece de um verdadeiro sentido. Todavia, é preciso reconhecer que a atual cultura dominante, pós-moderna, traz consigo um grande e verdadeiro progresso científico e tecnológico, que fascina o ser humano, principalmente os jovens. O uso deste progresso, infelizmente, não tem sempre como escopo principal o bem do homem e de todos os homens. Falta-lhe um humanismo integral, capaz de dar-lhe seu verdadeiro sentido e finalidade. Poderíamos referir-nos ainda a outros aspectos dessa cultura: consumismo, libertinagem, cultura do espetáculo e do corpo. Não se pode, porém, não frisar que tudo isso produz um laicismo, que não quer a religião, faz de tudo para enfraquecê-la ou, ao menos, relegá-la à vida particular das pessoas.
Essa cultura produz uma descristianização, por demais visível, na maioria dos países cristãos, especialmente no Ocidente. O número das vocações sacerdotais caiu. Diminuiu também o número dos presbíteros, seja pela falta de vocações seja pelo influxo do ambiente cultural em que vivem. Tais circunstâncias poderiam conduzir-nos à tentação de um pessimismo desencorajante, que condena o mundo atual, e induzir-nos à retirada para a defensiva, nas trincheiras da resistência.
Jesus Cristo, ao invés, afirma: “Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (Jo 12,47). Não podemos nem desencorajar-nos nem ter medo da sociedade atual nem simplesmente condená-la. É preciso salvá-la! Cada cultura humana, também a atual, pode ser evangelizada. Em cada cultura há “sementes do Verbo”, como aberturas para o Evangelho. Certamente, também na nossa atual cultura. Sem dúvida, também os assim chamados “pós-cristãos” poderiam ser tocados e reabrir-se, caso fossem levados a um verdadeiro encontro pessoal e comunitário com a pessoa de Jesus Cristo vivo. Em tal encontro, cada pessoa humana de boa vontade pode, por Ele, ser alcançada. Ele ama a todos e bate à porta de todos, porque quer salvar a todos, sem exceção. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, para todos. É o único mediador entre Deus e os homens.
Caríssimos Presbíteros, nós, pastores, nos tempos de hoje, somos chamados com urgência à missão, seja “ad gentes”, seja nas regiões dos países cristãos, onde tantos batizados afastaram-se da partecipação em nossas comunidades ou, até mesmo, perderam a fé. Não podemos ter medo nem permanecer quietos em casa. O Senhor disse a seus discípulos: “Por que tendes medo, homens fracos na fé?” (Mt 8, 26). “Não se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire, mas no candieiro, para que ilumine a todos os que estão na casa” (5,15). “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).
Não lançaremos a semente da Palavra de Deus apenas da janela de nossa casa paroquial, mas sairemos ao campo aberto da nossa sociedade, a começar pelos pobres, para chegar também a todas as camadas e instituições sociais. Iremos visitar as famílias, todas as pessoas, principalmente os batizados que se afastaram. Nosso povo quer sentir a proximidade da sua Igreja. Faremo-lo, indo à nossa sociedade com alegria e entusiasmo, certos da presença do Senhor conosco na missão e certos de que Ele baterá à porta dos corações aos quais O anunciarmos.
Cardeal Cláudio Hummes
Arcebispo Emérito de São Paulo
Prefeito da Congregação para o Clero