segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GAVI-Teresina



“Hoje na estrada encontrei alguém assim, que pensa como eu, que quer ser feliz...”. Pois é, o GAVI é uma oportunidade única de encontrarmos nos caminhos da vida, jovens de corações generosos que querem ser felizes e fazerem outros felizes. Neste final de semana, aconteceu o nosso último GAVI do ano e por isso, vivemos esse momento com intensidade e gratidão a Deus. Temos certeza que na nossa “memória ficaram lembranças, que nunca nos deixarão sozinhos” e que nos impulsionarão para novas descobertas.
Aos gavianos até o próximo ano, se Deus quiser.

domingo, 29 de novembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DOS ACÓLITOS - FORTALEZA


Juntamente com os enfeites natalinos que dispontam pela cidade, também vão surgindo as tradicionais confraternizações que vão sinalizando que o fim do ano se aproxima. Por isso, é tempo de confraternizar, de dar graças a Deus e celebrar tudo que foi realizado durante o ano que está findando. Foi neste desejo que mais de 120 acólitos, da Paróquia do Mondubim, reuniram-se em um dia de lazer num sítio perto da cidade de Horizonte (90 Km de Fortaleza). Foi dia de festa, banho de piscina, torneio de futebol, gincana... Parabéns aos acólitos! Parabéns aos acompanhantes que deram o apoio necessário para que tudo acontecesse bem. É nestes encontros fraternos que nossos adolescentes e jovens vão sentindo como é bom viver em comunidade.

domingo, 22 de novembro de 2009

GAVI EM BATURITÉ, CE


Para encerrar o ano de 2009 o GAVI do núcleo vocacional de Fortaleza viajou a Baturité no intuito de mergulhar na história jesuítica. Durante o final de semana os gavianos e alguns outros jovens subiram a serra da Caridade no fim da tarde para celebrar a eucaristia, o morro do cruzeiro pela madrugada para contemplar o nascer do sol, celebraram com a comunidade a festa de Cristo Rei e vistaram o museu. Além do banho nas àguas frias da cachoeira do maciço e o aprofundamento no conhecimento da história dos jesuítas naquela localidade, a vivência naquele ambiente histórico muito falou aos jovens sobre a vocacão à Companhia de Jesus.

sábado, 21 de novembro de 2009

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES


Jesus, bom Pastor … acende o fogo do teu amor /
no coração dos nossos sacerdotes!
Jesus, verdadeiro Pastor … que os nossos sacerdotes saibam encontrar e acolher / as ovelhas sofredoras, famintas e perdidas.
Jesus, Sumo-sacerdote … que os nossos sacerdotes sejam uma ponte / para encontrarmos na nossa vida / o Deus vivo e verdadeiro.
Jesus, Servo Sofredor … que os nossos sacerdotes nos ajudem /
a carregar as cruzes de cada dia.
Jesus, Filho de Deus … que os nossos sacerdotes nos façam experimentar /
a ternura e a misericórdia sem limites / de Deus nosso Pai.
Jesus, Palavra Viva de Deus … que os nossos sacerdotes sejam /
vida, sal e luz para o mundo todo.
Jesus, Filho do Homem … sustenta o ânimo e perseverança dos nossos sacerdotes /
até o fim da sua missão.
Jesus Cristo Ressuscitado … enche de alegria e paz /
o coração e a vida dos nossos sacerdotes!
Obrigado, Senhor Jesus Cristo … por teres chamado homens como nós /
para serem os teus e os nossos sacerdotes!
Amem!
(enviada pelo Pe. Paco.sj, missonário na África)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ORAÇÃO VOCACIONAL - BENTO XVI

OREMOS:


Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Amém.Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Papa Bento XVI





Mais fotos do GAVI - Núcleo RECIFE

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GAVI -RECIFE/ Irmãos Jesuítas

GAVI - Núcleo RECIFE


Sentir-se chamado ao serviço e antes de qualquer outra preocupação, deter-se na reflexão: “Eu quero ser jesuita?”.
Com esse pensamento saímos deste GAVI de novembro. Com a presença do Irmão Raimundo desfrutamos de um fim de semana bastante instrutivo, onde conhecemos bem mais sobre a vocação do Irmão e seu papel na cia, assim como sua história e surgimento. Muito cuidadoso o Ir. Raimundo esclareceu tantas dúvidas pertinetes a nós vocacionados e contou-nos um pouco de sua história, não houve quem não se entusiasmasse e ficasse adimirado com a beleza dessa vocação: “Irmão Jesuita”. Definitivamente tudo foi muito entusiasmante, desde cada informação até a convivência, esta última repleta de conversas e histórias agradáveis, momentos estes que despertam o encanto de quem busca o discernimento em sua vocação. Entretanto o mais instigante fora seu conselho sobre acalmar-nos com nossas dúvidas, vivê-las e não tentar passar por elas sem tirar o proveito possivel. Se reconhecer jesuita é um fator primordial, a porta de entrada para um mundo de descobertas e realizações e a definição da vocação, religiosa ou não, Deus com todo seu zelo nos direciona. Ainda assim, nossa ida para casa leva um certo eco de tristeza. Nem sempre os planos de Deus, embora perfeitos, nos permitem ter o que queremos e essa foi a sensação ao saber que o Ir. Bira, nosso diretor vocacional estára indo no proximo ano para sua 3º provação, no Chile. Que as bênçãos de Deus nesse preriodo sejam de grande enriquecimento para ele, de nossa parte ficará uma grande saudade até a sua volta.
Artur

terça-feira, 17 de novembro de 2009

São Roque Gonzales, Rogai por nós!!!


- São Roque Gonzales e Companheiros Mártires JESUÍTAS
São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castilho
Missionários martirizados no sul do Brasil em novembro de 1628
Os Santos Mártires Roque, Afonso e João foram os primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil. O povo daquelas terras, que hoje fazem parte do estado do Rio Grande do Sul, e portanto do Brasil, nunca esqueceu a memória destes seus primeiros mártires, que semearam o evangelho com seu próprio sangue.Estes três sacerdotes eram membros da ordem dos Jesuítas, exerceram o seu trabalho missionário junto aos índios Guaranis, no noroeste daquele estado brasileiro.Pe. Roque Gonzales era filho de uma família de alta posição social de Assunção, Paraguai. Os padres Afonso Rodrigues e João de Castilho vieram como missionários da Espanha.Depois de fundar numerosas comunidades cristãs, chamadas Reduções, entre os índios no Paraguai e região missioneira da Argentina, entraram em terras do atual Rio Grande do Sul, onde a 3 de maio de 1626 celebraram a primeira missa em terras gaúchas, na localidade de São Nicolau. Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, fundando cinco comunidades, ou reduções, foram mortos por um grupo de índios rebeldes à evangelização, liderados pelo cacique-pagé Nheçu. Pe. Roque Gonzales e Pe. Afonso Rodrigues foram mortos na recém fundada redução de Caaró, no dia 15 de novembro de 1628, e o Pe. João del Castilho dois dias mais tarde, em Assunção do Ijuí. Um índio ainda catecúmeno que se opôs aos assassinos também foi trucidado junto aos missionários em Caaró: é Cacique Adauto, que um dia talvez poderá ter seu nome acrescentado aos dos nossos mártires canonizados.
Em Caaró, município de Caibaté, se encontra o principal Santuário de veneração dos Santos Mártires, visitado permanentemente por caravanas de romeiros. Ali se realiza cada ano uma grande romaria, no 3º domingo de novembro.Aos 28 de janeiro de 1934 o Papa Pio XI beatificou os Missionários Mártires, e aos 16 de maio de 1988, em visita ao Paraguai, em Assunção, o Papa João Paulo II os canonizou, isto é, declarou Santos!
Oração
"Santos Mártires das Missões: Roque, Afonso e João, anunciastes o Evangelho com espírito profundamente apostólico. Defendestes os Povos Guaranis contra a ganância dos colonizadores. Tombastes como heróicos mártires da Fé e da Justiça.Inspirai-nos também a nós, por intercessão da Virgem Conquistadora, para que animados por vosso testemunho, assumamos conscientemente nossa urgente missão, promovendo a nova evangelização e a ajuda solidária, entre todos, cultivando sólidas vocações missionárias: sacerdotais, consagradas e leigas. Assim seja." Fonte: Site - Santos do Brasil.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

20 anos do assassinato dos 6 jesuitas de El Salvador


Os Mártires de El Salvador. 20 anos

Há vinte anos, uma sociedade salvadorenha eo mundo conheceram os Mártires de El Salvador. No dia 16 de novembro de 1989, seis padres jesuítas e duas mulheres foram brutalmente assassinados por paramilitares do Exército salvadorenho. A justificativa: incomodavam e atrapalhavam os planos da ditadura. Inácio de Ellacuría, Reitor da Universidade Centro Americana José Simeón Cañas (UCA); Ignacio Martín-Baró, Vice-reitor; Segundo Montes, Diretor do Instituto de Direitos Humanos da UCA; Juan Ramón Moreno, Diretor da biblioteca de teologia; Amando López, Professor de Teologia; Joaquín López y López, Fundador da universidade, uma funcionária Elba Ramos e sua filha Celina Vitimas foram, junto com aproximadamente 75 mil pessoas, da guerra civil que iniciou na década de 80 e perdurou por doze anos.


Hoje nossa missão continua tanto em El Salvador, como no mundo, anunciar, testemunhar, profetizar. Que o sangue derramado por esses homens e mulheres possa ajudar a cultivar a nossa fé. Rezemos para que nunca percamos o elam de querer ver acontecer aqui um novo céu e uma nova terra e que nunca nos deixemos, como Jesuítas de sentir uma santa indignação dentro de nosso coração diante das injustiças do mundo de hoje.
Foto do Jardim dos Jesuitas em El Salvador, local onde alguns foram assassinados... (ver foto acima)

"A morte já não mata, não mata mais a morte, do chão regado em sangue, a flor brota mais forte. Companheiros arrancados a força, a tortura ao sacrifíco, é o Reino que padece e sofre é irmao matando irmao..."

"Companheiros que entre os povos, teu nome a divulgar, tem de Cristo a Companhia, força a lhes confirmar. Nas lutas, vitórias, garantias de um bem maior, em tudo o Reino seu, para a Glória Maior de Deus".

sábado, 14 de novembro de 2009

IV DESPERTAR VOCACIONAL PAROQUIAL - FORTALEZA-CE





Na tarde do dia 07 de Novembro, tivemos a oportunidade de ajudar a despertar o chamado de Deus na vida da juventude da comunidade do Apolo XI, em nossa paróquia do Mondubim.



Vários jovens se fizeram presente, como também alguns das comunidades vizinhas. Contamos com a colaboração das Irmãs Josefinas que prepararam uma bonita oração de acolhida. Depois a aspirante Maiara deu um bonito testemunho de sua caminhada vocacional, com isso tivemos a oportunidade de tirar várias dúvidas sobre o chamado de Deus.

No Próximo ano continuaremos visitando as comunidades e animando vocacionalmente a juventude de nossa paróquia. Agradecemos aos jovens, a comunidade do Apolo XI, aos vocacionados jesuitas e as Irmãs Josefinas, pelo apoio e colaboração, continuemos rezando pelas vocações em nossas comunidades.



terça-feira, 10 de novembro de 2009

ENCONTRO E LAZER / PÓS-TRILHA II 2009 - FORTALEZA




Num clima de reencontro e muita alegria, tivemos nosso II Pós-Trilha inaciana para rapazes em Fortaleza. Foi um dia repleto de oportunidade para um maior conhecimento uns dos outros e de Deus. Tivemos a presença de muitos jovens de nossa paróquia do Mondubim e dois jovens da paróquia de Russas. Todos já havaiam participado da Trilha inicio do ano. Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos de descansar, brincar, rezar, comer, e sorrir muito... Que Jesus que também foi jovem possa sempre estar conosco, em nossa caminhada (Trilha). Ano que vem teremos uma nova turma iniciando sua trilha inaciana. Agradecemos aos jovens que participaram e que colaboraram para que tudo desse certo. Santo Inácio Rogai Por nós.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ENCONTRO VOCACIONAL NO ESPÍRITO SANTO...

Aconteceu no último final de semana de outubro, mas um encontro vocacional do Núcleo Espírito Santo. O tema foi a missão da Companhia hoje e as estapas de formação. O encontro transcorreu em clima fraterno e orante. Dos vários momentos que tivemos se destacam a oração da manhã na praia, a partilha de vida e os momentos de lazer. Bendito seja o Senhor por tantos dons.

sábado, 7 de novembro de 2009

ENCONTRO DE MESTRES E IRMÃOS EM FORMAÇÃO DA BNE


Nos dias 30 de outubro a 01 de novembro estivemos em Teresina para mais um encontro de mestres e irmãos em formação da Província Brasil Nordeste (BNE). Foi muito bom o nosso ENCONTRO! Começamos almoçando na Comunidade Vocacional O Peregrino e partipando dos festejos de Santo Afonso na Escola Santo Afonso Rodrigues em Socopo. Depois fomos para o belíssimo sítio Santo Inácio do colégio Diocesano. Além das partilhas de vida, orações, momentos esportivos e lazer aprofundamos o texto "A refudanção dos regiosos: uma exigência do Espírito!" autoria do Pe. Jaldemir Vitório, sj, publicado recentemente pela revista Convergência. Pe. Jonas, sj

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Convivência e Partilha - Teresina


Partilhamos as experiências da missão da Tapuia, junto aos missionários e alguns membros da comunidade. Foi um momento de convivência, avaliação e lazer, colaborando para o crescimento dos jovens e animação das famílias.

O rosto de Deus se revela no rosto dos jovens, que levam a alegria de viver.



A experiência de missão junto ao povo da Tapuia foi e é um ato além fronteiras; fronteira da própria humanidade, dos próprios interesses, dos próprios limites. É assegurar o que diz Gonzaguinha: “É tão bonito quando a gente entende que a gente é tanto gente onde quer que a gente vá.” E aos missionários o meu muito e eterno obrigado.
Ir. Cícero, SJ AMDG

Acredito que o grupo MAR só vem acrescentando a essas comunidades, que não apenas visitam, mas, evangelizam deixando, como disse D. França da comunidade Tapuia, a “semente germinada”. A missão realizada deu oportunidade às famílias, aos jovens da comunidade e aos missionários de transmitirem a palavra de Deus, levando em consideração a realidade das famílias em geral, assim como as particularidades de cada membro. A experiência pela qual passamos, mesmo tendo participado indiretamente, é de um valor grandiosíssimo, uma que o aprendizado quebra as barreiras das comunidades visitadas e chegam as famílias desses novos evangelizadores dando sentido a vida e valorizando a mais.
Aline Cardoso



Nessa missão percebi o quanto somos especiais para cada pessoa da comunidade tapuia. Sou grata a todas as famílias e as nossas “mães” que nos receberam em seus lares. Parabenizo aos jovens por terem sido firmes. Enquanto tiver saúde estarei colaborando nas missões.
Cleide Fernando






JESUITAS PELO MUNDO

Continuemos orando e pedindo pelas vocacões à Companhia de Jesus!

Peçamos mãos e corações dispostos aos serviço do Reino de Deus!

homens que acalentam, acolham, incluam, que resignificam vidas!

homens que descubram o verdadeiro sentido de existir!

homens que se entreguem totalmente ao serviço da Igreja de Cristo!

homens livres para o serviço aos pobres e excluídos que gritam e esperam por uma presença e abraço amigo!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JORNADA LATINO-AMERICANA DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES À COMPANHIA DE JESUS






Hoje 05 de Novembro de 2009 é o dia de Todos os Santos e beatos da Companhia de Jesus, celebramos também a nossa Jornada Latino-Americana de oração pelas vocações à Companhia de Jesus. "Convido-os a pedir pelas vocaçoes que o Senhor nso queira presentear e pelas nossas; a vitalidade de nossa vocação e de nossa entrega deveria ser como um fogo que acende outros fogos.




Peçamos a Cristo posto na cruz que acenda nossos corações e o de jovens sensíveis para que sejam fogos que acendam outros fogos ao modo de Santo Alberto Hurtado e de tantos outros companheiros que souberam entregar a vida pelo bem de seus irmãos.




Peçamos a Deus que envie companheiros que desejem, da mesma forma que nós, recriar seu olhar para encontrá-lo em meio à história e assim levar Esperança às trevas da exclusão e a auto-suficiencia.



Peçamos, também, o olhar que nos permita desmascarar a mentira e o vazio que escondem as supostas felicidades com que a cultura do consumismo pretende conquistar nossos sentidos e moldar nossos desejos". Pe. Armando Raffo S.J (Coordenador do Setor de Juventude e Vocações da CPAL).




Olhai com bondade, Senhor, esta vossa família religiosa, fazei-a fecunda de novos filhos para que estejamos como Inácio, sempre atentos a responder às necessidades mais urgentes da Igreja e da realidade que nos cerca. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

DNJ - MONDUBIM 2009


Domingo dia 01 de Novembro, tivemos nosso DNJ: trabalhamos este ano com oficinas, dinâmicas, teatro, e música. O tema que trabalhamos foi o sugerido pela Pastoral da Juventude Nacional, este nos fez refletir a violência e a forma como a juventude é exterminada no mundo de hoje. Nas várias oficinas procuramos refletir e buscar caminhos novos. O Ir. Leonardo (Marista) trabalhou o tema da violência e da Juventude - A ONG Terra Azul trabalhou o tema da Ecologia - A Ir. Neuzanir (Cenáculo) trabalhou uma oficina voltada para a espiritualidade - Tiago (PJMP Mondubim) facilitou a oficina de música e percussão - Pe. Laércio (Jesuíta) ficou a com a oficina de afetividade e sexualidade. Foram 5 oficinas e 157 jovens inscritos (e outros).
As oficinas funcionaram pela manhã, a tarde tivemos as apresentações dos trabalhos em grupo, como também teatro (Grupo Kaire mondubim), Gincana, e banda no final da tarde tocando e cantando um bom pop rock. Além de tudo isso, tivemos um excelente almoço preparado pelo ECC de nossa paróquia, como também lanche cedido pela prefeitura e pela Caritas. Agradecemos a todos os jovens que estiveram presente. De modo especial queremos agradecer o apoio moral e financeiro da nossa paróquia Paróquia, do ECC, da PJMP, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Caritas Diocesana, Pastoral do Menor, Comunidade Vocacional dos Jesuítas e GTJ Paroquial (Grupo de Trabalho da Juventude). Foi um trabalho em conjunto, apredemos muito e certamente afetamos positivamente os vários jovens que conosco tentaram encontrar caminhos de vida para nossa sociedade.