sexta-feira, 30 de abril de 2010
NOVIÇOS VISITAM A COMUNIDADE VOCACIONAL EM FORTALEZA
quarta-feira, 28 de abril de 2010
terça-feira, 27 de abril de 2010
GAVI - NUCLEO JOAO PESSOA
segunda-feira, 26 de abril de 2010
REUNIÃO DA COMISSÃO VOCACIONAL
Na tarde do dia 23 tivemos um momento de aprofundamento, com a ajuda da psicanalista Suzana, sobre o "Desenvolvimento humano-afetivo-sexual no processo de decisão pela Vida Religiosa". Durante todo o dia 24 partilhamos as atividades de promoção e acompanhamento vocacional que está acontecendo nos seis núcleos da província, mais a apresentação do trabalho que está sendo realizado na Região Amazônica. A noite desse mesmo dia tivemos a celebração da eucaristia e uma convivência com os demais jesuítas de Salvador, numa celebração da vida e também de despedida do companheiro P. Caio que irá no segundo semestre fazer a Terceira Provação em Cuba.
Dia 25, Domingo do Bom Pastor, iniciamos o dia com a celebração da Eucaristia, presidida pelo provincial. Meditamos a mensagem do Papa Bento XVI para o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações Religiosas e Sacerdotais. Concluímos revendo alguns materiais vocacionais que precisamos produzir e outras comunicações.
Foram dias de verdadeira experiência de sermos "Amigos no Senhor".
sexta-feira, 23 de abril de 2010
O ANO SACERDOTAL E A COMPANHIA DE JESUS
O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Neste Ano Sacerdotal, no domingo do Bom Pastor, rezemos pelos nossos pastores e por todos os vocacionados que desejam entregar sua vida ao serviço do Reino. Jesus, o Bom Pastor, convida-nos a fazer parte do seu rebanho e aprender dEle o jeito de ser Igreja.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
FORMANDOS CELEBRAM A PÁSCOA - FORTALEZA
No último dia 19/04 à noite as casas de formação religiosa que estão nos bairros do Mondubim e Maraponga (Jesuítas, Josefinas e Lourdinas) se reuniram para celebrar a Páscoa. Foi um encontro fraterno e festivo dos futuros religiosos. Realmente foi um momento pascal, pois ver jovens que desejam entregar suas vidas numa consagração profética, num mundo tão necessitado de valores que dignificam a vida, nos alegra e nos enche de esperança na caminhada. Celebramos a Eucaristia, partilhamos um delicioso jantar e depois nos divertimos com variadas brincadeiras para descontrair a noite. (Sílvio da Silva Rosa – Vocacionado Jesuíta)
terça-feira, 20 de abril de 2010
II Páscoa Jovem - Teresina
DEPOIMENTO SOBRE O RETIRO COM UNIVERSITÁRIOS
Juliana (Comunidade Conj. Esperança, faz: Secretariado Executivo - Faculdade Ateneu)
O retiro foi um momento de reflexão, comunhão e partilha. Que Deus nos dê o dom da perseverança para que possamos ser semeadores da sua palavra e seus ensinamentos. Foi um momento curto que nos trouxe um aprendizado pra vida toda.
Rezamos a partir do tema "Criados para amar", seguindo o Príncipio e Fundamento Inaciano. A partir do momento que conhecemos esses príncipios, passamos a enxergar nosso Deus de forma diferente, quebramos os fetiches e as falsas imagens que criamos. Percebemos, encontramos e sentimos o tempo todo a presença de Deus vivo dentro de nós e o desejo de "incendiar o mundo com a chama do seu amor".
Por fim, passamos a ver o mundo de forma diferente com um olhar mais humano e um desejo de mudança.
Agradeço também a todos que contribuiram para que ele se realizasse! Juliana.
Papa convoca a juventude a não ter medo...
LA VALLETTA, domingo, 18 de abril de 2010 (ZENIT.org).- Encontrar Jesus supõe “uma grande experiência de amor” que muda a vida, afirmou o Papa Bento XVI na tarde deste domingo aos jovens de Malta e Gozo, com quem celebrou um encontro no porto de La Valletta.
Esse amor expulsa o temor, afirmou o Papa. “Por isso, digo a todos: não tenham medo!”. “Não tenham medo de ser amigos íntimos de Cristo!”, exclamou em maltês.
“Certamente encontrarão oposição à mensagem do Evangelho” – prosseguiu –, constatando que “a cultura atual, como toda cultura, promove ideias e valores que talvez sejam contrários aos vividos e pregador por nosso Senhor”.
“Frequentemente se apresentam com um grande poder de persuasão, reforçados pelos meios de comunicação e a pressão social.”
“Por isso digo a vocês: não tenham medo, mas se alegrem de Seu amor por vocês, confiem n’Ele, respondam a Seu convite a ser discípulos, encontrem alimento e ajuda espiritual nos sacramentos da Igreja”, disse aos jovens.
A voz dos jovens
O pontífice chegou pelo mar no catamarã “São Paulo”, acompanhado por uma delegação de jovens. A embarcação entrou no porto escoltada por uma frota de pequenos barcos típicos das ilhas maltesas.
Após a leitura evangélica da passagem do jovem rico (Mc 10, 17-22), intervieram sete jovens, que pediram ao Papa conselho sobre como viver ante situações atuais difíceis.
Eles perguntaram sobre o desejo de “buscar e viver a verdade”, sobre a marginalização juvenil, a vocação conjugal e sobre a vida religiosa.
A força do amor
Em sua intervenção, o Papa quis recordar aos presentes a vida de São Paulo, de quem neste ano se celebra o 1950° aniversário do naufrágio no arquipélago maltês.
“Em uma época, ele era inimigo da Igreja e fez de tudo para destruí-la –observou. Enquanto estava de viagem para Damasco, com a intenção de eliminar cada cristão que encontrasse, o Senhor lhe apareceu em uma visão”.
“Toda sua vida se transformou. Converteu-se em um discípulo, até ser um grande apóstolo e missionário”.
“Cada encontro pessoal com Jesus é uma grande experiência de amor”, disse o Papa. “Deus nos ama a cada um, com uma profundidade e uma intensidade que não podemos sequer imaginar. Ele nos conhece intimamente, conhece cada uma de nossas capacidades e cada um de nossos erros”.
“Posto que nos ama tanto, deseja purificar-nos de nossas falhas e fortalecer nossas virtudes de maneira que possamos ter vida em abundância. Ainda que nos chame a atenção quando há algo em nossa vida que lhe desagrada, não nos rejeita, mas nos pede para mudar e ser mais perfeitos”.
Por isso, exortou, “aos que desejam seguir a Cristo, como esposos, padres, sacerdotes, religiosos ou fieis leigos que levam a mensagem do Evangelho ao mundo, digo: não tenham medo”.
(Roberta Sciamplicotti)
segunda-feira, 19 de abril de 2010
RETIRO COM UNIVERSITÁRIOS - FORTALEZA
--
sexta-feira, 16 de abril de 2010
PÁSCOA JOVEM - TERESINA
quarta-feira, 14 de abril de 2010
GAVI EM FORTALEZA - REALIDADE, VOCAÇÃO E LIBERDADE
terça-feira, 13 de abril de 2010
GAVI - BAHIA
Santo Alberto Hurtado "Pai do Chile" diz Cardeal.
Cardeal Bertone: padre Hurtado, patrono da reconstrução chilena
Cardeal Visita o santuário dedicado ao santo sacerdote jesuíta
SANTIAGO, segunda-feira, 12 de abril de 2010 (ZENIT.org).- O secretário de Estado de Bento XVI pediu que o exemplo de fé de Santo Alberto Hurtado ilumine também hoje os chilenos nas tarefas de reconstrução após o recente terremoto.
Às cinco da tarde desse sábado, o cardeal Tarcisio Bertone chegou ao Santuário do Padre Hurtado, localizado em Santiago. Ele recebeu o carinho de centenas de fiéis, que em todos os momentos o acompanharam em sua visita ao país.
Com profundo recolhimento, o cardeal Bertone rezou diante do túmulo de Santo Alberto Hurtado. Percorreu o recém-inaugurado Memorial da Solidariedade, que contém objetos pessoais do santo, e presidiu à eucaristia na igreja de Jesus Operário, em que participaram dezenas de religiosos e religiosas.
Em sua homilia, o cardeal Bertone assinalou que a vida de Santo Alberto Hurtado é um modelo e exemplo para todos, especialmente para os que elegeram a vida consagrada. “Todos podem reconhecer que Santo Alberto Hurtado é um pai para o Chile, um pai para os fiéis e para os cidadãos”, disse.
“O exemplo do padre Hurtado, com aquela fé tão firme que o levou a empreender sem esmorecer tantas iniciativas, sem medo das dificuldades, ilumine também hoje os chilenos nas tarefas de reconstrução”, indicou.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
CAMINHADA COM A LUZ - JUVENTUDE DA PARÓQUIA DO MONDUBIM - FORTALEZA
sábado, 10 de abril de 2010
CAMINHADA COM A LUZ - MONDUBIM - FORTALEZA
Após três encontros de Reconciliação durante a quaresma, a juventude da paróquia do Mondubim realizou a Caminhada com a Luz encerrando a Oitava da Páscoa neste sábado (10/04). Cantos, danças, orações e muita alegria conduziram a caminhada que iniciou na comunidade Sagrada Família (Apolo XI) e culminou com uma celebração na Comunidade de São Francisco (Presidente Vargas) ressaltando sinais de Ressurreição em meio a juventude. Na ocasião foi mostrado o vídeo acima publicado revelando o rosto jovem da paróquia que é um sinal visivel da presença do ressuscitado em nosso meio. Em breve postaremos as fotos da Caminhada.
A cruz de Cristo na Cruz da gente - Missão Boa Hora - Comunidade O Peregrino
quinta-feira, 8 de abril de 2010
RECONCILIAR JOVEM - RECIFE
ABAIXO TEMOS A PARTILHA DE THAISE, QUE É TRILHEIRA E COORDENADORA DE UM DOS GRUPOS DE JOVENS:
“NÓS QUE FAZEMOS PARTE DO GRUPO JPC QUEREMOS EXPRESSAR TODA NOSSA GRATIDÃO POR ESSE DIA.
O RECONCILIAR JOVEM, DEIXOU MARCARDO UM ESPÍRITO DE ALEGRIA E DE MUITA FÉ. NESSE MOMENTO PERCEBEMOS COMO É BOM TERMOS JESUS CRISTO DO NOSSO LADO.
ISSO NOS ENCORAJA MAIS A SEGUIR OS PASSOS DE JESUS E NUNCA DESISTIR DOS NOSSOS OBJETIVOS!
AGRADECEMOS POR ESSE RECONCILIAR JOVEM!
ABRAÇOS DE TODOS QUE FAZEM O GRUPO JPC ( jovens perseverando com cristo) PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, NSª AUXILIADORA, ALTO DA MACAÍBA. "
THAYSE, COORDENADORA.
Caminhada da Juventude com a LUZ
quarta-feira, 7 de abril de 2010
RECORDANDO O 1º DIA DA MISSÃO EM BOA HORA - COMUNIDADE O PEREGRINO
Obrigado Senhor por experiência tão maravilhosa em que aprendemos de Ti a em tudo AMAR e SERVIR.
terça-feira, 6 de abril de 2010
MISSÃO DE SEMANA SANTA - COMUNIDADE "O PEREGRINO" - TERESINA
Durante essa semana estaremos postando os momentos mais fortes que experimentamos na Semana Santa. Até lá!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
ENCERRAMENTO DA MISSÃO DE SEMANA SANTA - VIÇOSA DO CEARÁ - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER - JESUÍTAS
domingo, 4 de abril de 2010
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!!!!
sábado, 3 de abril de 2010
VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA
sexta-feira, 2 de abril de 2010
MISSÃO DE SEMANA SANTA - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER- JESUÍTAS
MISSÃO EM VIÇOSA, CEARÁ - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER
quinta-feira, 1 de abril de 2010
QUINTA-FEIRA SANTA MISSA DA UNIDADADE E DOS SANTOS ÓLEOS
Na missa da Unidade os padres renovam suas promessas sacerdotais, e repetem que querem com a graça de Deus continuar senrvindo ao Povo de Deus. Ladeado pelo seu presbitério e de todo o Povo Santo, o Bispo convoca a Igreja à unidade e a continuar firme na missão de Cristo. Logo em seguida dá a benção dos óleos. O óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.