sexta-feira, 28 de maio de 2010
TRILHA INACIANA PARA JUVENTUDE - Baturité-CE
quinta-feira, 27 de maio de 2010
RETIRO PARA JOVENS - TERESINA
Olá companheir@s!
Meu nome é Lucas e pela primeira vez tive a oportunidade de conhecer os jesuítas. Essa experiência foi muito positiva, pois, cheguei na Comunidade O Peregrino justamente no final de semana em que acontecia o retiro.
No primeiro momento desse encontro fomos convidados a sentirmos o cheiro de uma flor. Depois foi-nos pedido que descrevêssemos em poucas palavras essa experiência. Mas, como falar do cheiro de uma flor? A grande resposta foi o SILÊNCIO. O indescritível perfume de uma flor, já nos antecipava o que iríamos experimentar nesse retiro: Um profundo encontro com Deus igualmente difícil de ser descrito.
Bom... Muito bom... Legal...
Agradeço muito a Deus e aos jesuítas por essa experiência e espero continuar avançando sem medo para águas mais profundas.
ENCONTRO DE MESTRES E IRMÃOS EM FORMAÇÃO DA BNE
No último final de semana (21,22 e 23 de maio) tivemos em Recife nosso encontro semestral de mestres e irmãos da Província jesuítica do Brasil Nordeste (BNE). Na sexta feira (21) iniciamos com o almoço na residência da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco).
À tarde o mestre Aldo Márcio nos apresentou o Liceu de Artes e Ofícios. Depois fomos para a UNICAP, onde o Reitor, Pe. Pedro Rubens, nos falou de sua experiência e sobre a obra. Continuamos o encontro com partilhas da vida e missão de cada um. Na tarde de sábado (22) aconteceu um momento formativo sobre a espirituailidade na vida coditiana, à luz do artigo do Pe. Adolfo Nicolás, "La oración, expresión de fe y unificación de vida", da obra, " El Horizonte de la Esperanza, la Vida religiosa Hoy" (Salamanca, 1978, 211-243). Foram dias ricos de encontros, amizades e partilhas da missão.
O próximo encontro será em Belém no mês de outubro.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Noviços de Primeiro ano e os Exercícios Espirituais
Santo Inácio, rogai por eles! Adelvando (Del), Leandro, Marquinhos, Jairo, Sivonaldo, Danilo e Isaias.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
NOSSA SENHORA DA ESTRADA
O culto a Nossa Senhora da Estrada chegou ao Brasil através dos jesuítas e é difundido até hoje pela Pastoral Rodoviária, serviço oferecido pela Igreja Católica e único no mundo, existente no Brasil desde 1976.
Desde os primeiros séculos, os cristãos pedem a proteção da Virgem Maria ao viajarem, porque Ela vivenciou os perigos das estradas, carregando seu filho Jesus, nos braços, ao lado do bom José. Naqueles tempos viajar pelas estradas era uma aventura arriscada, que podia custar a própria vida. A cada passo havia uma dificuldade, por causa do deserto, do mato fechado, dos pântanos e dos rios sem pontes. Sem contar com o perigo eminente das feras selvagens e dos salteadores. A tradição mais antiga da invocação a Nossa Senhora da Estrada teve início no começo século XIII, na Itália. Nessa época um desconhecido colocou um quadro com a imagem de Maria e o menino Jesus, de autoria anônima, numa velha capelinha à beira da estrada, logo na saída de um dos caminhos que ligavam Roma ao interior.
Os viajantes ficaram surpresos e felizes. Passaram a parar diante da capelinha para orar a Deus pedindo a sua proteção com a ajuda da Virgem Maria. A divulgação do culto correu rápida alcançando toda a cristandade, do Ocidente e do Oriente. Muitas igrejas foram erigidas e colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada. A mais antiga era aquela capelinha, mas foi derrubada, reconstruída e dedicada à Santa Maria da Estrada, onde o quadro original permaneceu para a veneração dos fiéis.
Mais tarde, tornou-se uma igreja importante para os jesuítas, porque foi a primeira a lhes ser confiada pelo Papa Paulo III, em 1541. Três anos depois, anexa a ela se construiu a casa da Companhia de Jesus, ou ‘casa de La Strada’ onde o fundador da recente Ordem viveu até o final da vida.
De novo, em 1602, a igreja foi demolida, desta vez com parte da casa anexa, para dar para dar lugar à igreja titular da Companhia de Jesus. Entretanto, dentro do novo templo, chamado igreja ‘del Gesú’ construíram uma pequena réplica da capelinha para abrigar o quadro original da imagem de Nossa Senhora da Estrada. Em algumas localidades essa imagem é venerada com o nome de Nossa Senhora dos Viajantes. O dia de sua festa é 24 de maio. Uma das mais belas orações dedicada à Nossa Senhora da Estrada foi escrita pelo Papa Pio XII, em 1957, e diz assim:
“Ó doce Maria Nossa Mãe Celeste, sê guia dos nossos passos nas Estradas muitas vezes pedregosas de nossa vida, e quando esta chegar ao seu fim, sê para nós porta do céu e mostra-nos o fruto Bendito de Teu Ventre, Jesus”. (Papa Pio XII)
Deixe que a pergunta por Deus seja o motivo de sua caminhada!
sábado, 22 de maio de 2010
PENTECOSTES - Evangelho de Pentecostes: Como brisa tempestuosa
Podemos ter acesso ao que Jesus disse em seu aramaico, em seu Oriente Médio, já há tantos anos? Aqui arriscamos tudo. Porque este "tudo" se reduz a saber se aquilo que aconteceu então, é possível voltar a ocorrer hoje, aqui e agora. E Pentecostes é a graça de perpetuar, dia após dia, lugar após lugar, idioma após idioma, a Palavra e a Presença de Jesus.
Assim o prometeu Ele: "Já lhes disse tudo estando entre vós, mas meu Pai vos enviará o Espírito Santo para que vos ensine e recorde tudo o que eu vos disse". Esta foi a promessa cumprida por Jesus. E a história cristã conta que em todo o tempo, em cada canto da terra e em todas as línguas, Jesus se fez presente e audível onde houve um cristão e uma comunidade que permitiu que o Espírito Santo ensinasse e recordasse o que o Pai nos falou e mostrou em Jesus.
O Espírito prometido por Jesus nos faz continuadores daquela maravilha, quando homens, amedrontados e fugitivos poucos dias antes, começam a anunciar a passagem de Deus por suas vidas em cada uma das línguas dos que os escutam. Queira Deus que possamos prolongar tal acontecimento, sendo portadores de outra Presença e porta-vozes de outra Palavra, maior que as nossas, se consentirmos que também em nós o Espírito ensine e recorde Jesus, de maneira que possamos ser testemunhas de seu reino, da bondade e beleza características de uma nova criação, na qual a vida de Deus e a nossa brindarão em taça de bem-aventuranças.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
JESUÍTAS PELO MUNDO - AFEGANISTÃO
quarta-feira, 19 de maio de 2010
COMUNIDADE VOCACIONAL ENCENA A VIDA DE INÁCIO DE LOYOLA
terça-feira, 18 de maio de 2010
JESUITAS PELO MUNDO - INGLATERRA
Certa vez mostrei alguns vídeos de jesuítas noutros países, agora coloquei um outro vídeo a fim de revelar aos poucos o serviço da Companhia de Jesus.
Mesmo para quem não compreende a língua, vale a pena olhar e perceber o que fazem e como vivem os Jesuítas de outra parte do mundo.
Vejamos apenas o primeiro de seis clipes dos Jesuítas da província de British. Mostra os jesuítas e o seu trabalho nas escolas. Filme de Hartley Dominic.
http://www.youtube.com/watch#!v=f4f5q4MtrSA (endereço original do vídeo no youtube)
I SEMINÁRIO DAS JUVENTUDES DO CEARÁ
O cuidado é uma maneira sadia e humanizante de expressão, de relacionar-se com o outro. É necessário a humanização do homem que se apresenta acomodado, sem perceber bem o que é necessáro e o que é urgente. A sociedade e as juventudes têm acesso a muitas antenas e poucas raízes. As utopias e tradições são reduzidas para o agora e o já da vida fast. A sociedade se apresenta em turmas lights, de muitas janelas simutâneas, várias conexões, que se direcionam para o espetáculo. As idéias das deslegitimação das lutas e das reinvidicações transformadoras ganham forças, como também a crescente degradação ambiental. É preciso reagir a tudo isso. Não podemos cruzar os braços. Seremos fortes se lutarmos juntos. Juventudes unidas e esclarecidas transformam o mundo. (Alexandre, Degles e Jucélio - Vocacionados jesuítas)
segunda-feira, 17 de maio de 2010
QUINTO ANO DE BENTO XVI
Entrevista com Ramiro Pellitero
Jesús Colina
ROMA, segunda-feira, 17 de maio de 2010 (ZENIT.org).- Ainda são muitos os aspectos a serem descobertos pela opinião pública sobre o pensamento de Bento XVI, como explica, nesta entrevista concedida a ZENIT, Ramiro Pellitero, sacerdote e médico, professor da Faculdade de Teologia e do Instituto Superior de Ciências Religiosas, e capelão da Clínica da Universidade de Navarra.
Coincidindo com a celebração do quinto aniversário do pontífice, acaba de publicar um livro intitulado À linha de um pontificado: o grande 'sim' de Deus (Ed. Eunsa, 2010).
Ramiro Pellitero: Penso que é necessário uma atenção maior, por parte da opinião pública, em torno dos núcleos deste pontificado: a validez da razão e ao mesmo tempo sua necessidade de se abrir à transcendência; a "revolução" do amor e a aprendizagem de uma esperança que compromete todos, principalmente a favor dos mais pobres e fracos. Entre os cristãos, o Papa promoveu um redescobrimento da Eucaristia e da Palavra de Deus, como fontes de uma vida cheia de sentido no dia a dia. Quem dá por lógico que estes pontos pertencem ao "já ouvido" ou "já vivido", como se já não merecessem atenção, comete um erro. Todos e cada um - e, no caso dos cristãos, também como Igreja - estamos sendo convidados por Bento XVI a perceber nossa responsabilidade.
"Servir a Cristo e a sua Igreja" eis a nossa vocação!
COMPANHIA DE JESUS
JESUÍTAS
sábado, 15 de maio de 2010
SEMINÁRIO DAS JUVENTUDES DO CEARÁ - FORTALEZA
Um JESUÍTA CUBANO no Brasil
quinta-feira, 13 de maio de 2010
COMVOCAL (Comissão Vocacional da América Latina)
Carlos Álvares (Estudante de Teologia - Chile), Pe. Elcio - (Brasil), Pe. Marcelo (Uruguai).
Pe. Ernesto Cavassa (Presidente da CPAL: Conferência dos Provinciais da América Latina), em sua fala hoje pela manhã, nos convidou fortemente a compreendermos nossa realidade e nosso mundo dizendo:
"Devemos trabalhar juntos para descobrir o que Deus quer de nós...
VISITA DO PAPA BENTO XVI A FÁTIMA
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Congresso Eucarístico Nacional
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!Em meio a sombras e luzes,alegrias e esperanças, tristezas e angústias,Tu nos levas ao Pai.Não nos deixes caminhar sozinhos.Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!Desperta nossas mentese faze arder nossos corações com a tua Palavra.Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Tu és a Vida!Abre nossos olhos para te reconhecermosno “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!Alimenta-nos com o Pão da Unidade.Sustenta-nos em nossa fragilidade.Consola-nos em nossos sofrimentos,Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,No vigor do Espírito Santo,Faze-nos teus discípulos missionários!Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:Alegres no Caminho para a Terra Prometida!corajosas testemunhas da Verdade libertadora!promotores da Vida em plenitude!
segunda-feira, 10 de maio de 2010
MANHÃ DE ORAÇÃO INACIANA PARA JOVENS - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER- FORTALEZA
domingo, 9 de maio de 2010
FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS AS NOSSAS MÃES...
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Jesuítas preparam vígilia de oração antes da chegada de Bento XVI
A Companhia de Jesus prepara uma vigília de oração na madrugada do dia 14 de Maio, na Avenida dos Aliados, no Porto.
A partir da meia noite e meia e até às sete e meia da manhã, a rua onde Bento XVI vai celebrar uma eucaristia, vai ser palco de momentos de oração, intervalados com “oito breves spots papais”, tempos de silêncio e música.
Da responsabilidade dos Jesuítas, esta actividade, apresentada no sítio da Internet da diocese do Porto, pretende congregar “vários grupos” e rezar pelo “Santo Padre e pela Igreja”.
Para participar na vigília não é necessária inscrição.
À chegada vai estar uma equipa de acolhimento de 80 voluntários, a “Papa Team”, para entregar livros para a eucaristia e guiões da vigília. Os responsáveis pedem que os participantes levem uma “vela e um saco-cama, cobertor ou manta” e “algo para cear”.
Bento XVI chega à cidade do Porto na manhã do dia 14 de Maio para celebrar uma eucaristia na Avenida dos Aliados.
A cidade do Porto é a última etapa de uma visita apostólica que o Papa realiza a Portugal, com início no dia 11.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
PRIMEIRO DE MAIO - CAMINHADA PELA PAZ EM FORTALEZA
As pastorais sociais, movimentos, grupos, e muitos outros paroquianos estiveram presentes fazendo uma bonita experiência de caminhar contra a violência, etc. Revivemos momentos de outrora em nossa paróquia, com cantos, orações e arte, mostramos que estamos descontentes com o que vemos e sofremos no dia-a-dia de nossa sociedade. Caminhamos da Comunidade Beato Anchieta (Santa Rosa) até a Comunidade Santo Inácio de Loyola (Planalto Vitória)... Rezemos ao bom Deus para que Ele continue nos dando força e nos faça perceber cada vez mais que a fé implica compromisso com o irmão e irmã.