sexta-feira, 28 de maio de 2010

TRILHA INACIANA PARA JUVENTUDE - Baturité-CE


Venha você também (jovem rapaz) fazer parte deste momento de encontro, dinâmicas, lazer e oracão, uma verdadeira trilha no Mosteiro de Baturité. Faça sua inscrição.
Serão dois dias de alegria e descobertas!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

RETIRO PARA JOVENS - TERESINA

ACONTECEU NOS DIAS 15 E 16/05 NA COMUNIDADE O PEREGRINO, O RETIRO PARA JOVENS. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE 30 JOVENS. O LUCAS ESTEVE CONOSCO E PARTILHA UM POUCO SOBRE A SUA EXPERIÊNCIA:

Olá companheir@s!
Meu nome é Lucas e pela primeira vez tive a oportunidade de conhecer os jesuítas. Essa experiência foi muito positiva, pois, cheguei na Comunidade O Peregrino justamente no final de semana em que acontecia o retiro.

No primeiro momento desse encontro fomos convidados a sentirmos o cheiro de uma flor. Depois foi-nos pedido que descrevêssemos em poucas palavras essa experiência. Mas, como falar do cheiro de uma flor? A grande resposta foi o SILÊNCIO. O indescritível perfume de uma flor, já nos antecipava o que iríamos experimentar nesse retiro: Um profundo encontro com Deus igualmente difícil de ser descrito.
Bom... Muito bom... Legal...
Essas palavras não podem descrever realmente a experiência que tive com Deus nesse retiro. Sei que experimentei o amor de Deus, contudo, não encontro palavras para descrever o que sinto. Então, vou recorrer a um momento que vivenciei:
Quando eu estava em oração, uma formiguinha uma formiguinha me chamou atenção. Ela não teve medo nem receio de subir em mim. Começou pelos meu pés até chegar ao meu ombro. Percebi que ela estava determinada a alcançar um objetivo. Vi nessa formiguinha a voz de Deus que me dizia: - Lucas, vá adiante. Não tenha medo, pois eu estou contigo!

Agradeço muito a Deus e aos jesuítas por essa experiência e espero continuar avançando sem medo para águas mais profundas.
Lucas Vinícius.

ENCONTRO DE MESTRES E IRMÃOS EM FORMAÇÃO DA BNE


No último final de semana (21,22 e 23 de maio) tivemos em Recife nosso encontro semestral de mestres e irmãos da Província jesuítica do Brasil Nordeste (BNE). Na sexta feira (21) iniciamos com o almoço na residência da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco).

À tarde o mestre Aldo Márcio nos apresentou o Liceu de Artes e Ofícios. Depois fomos para a UNICAP, onde o Reitor, Pe. Pedro Rubens, nos falou de sua experiência e sobre a obra. Continuamos o encontro com partilhas da vida e missão de cada um. Na tarde de sábado (22) aconteceu um momento formativo sobre a espirituailidade na vida coditiana, à luz do artigo do Pe. Adolfo Nicolás, "La oración, expresión de fe y unificación de vida", da obra, " El Horizonte de la Esperanza, la Vida religiosa Hoy" (Salamanca, 1978, 211-243). Foram dias ricos de encontros, amizades e partilhas da missão.

O próximo encontro será em Belém no mês de outubro.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Noviços de Primeiro ano e os Exercícios Espirituais

Dia 27 de maio acontece o início dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio para os nossos noviços da Província do Brasil Nordeste. Acreditamos ser a experiência forte da ação da Palavra de Deus em nós... experiência que todo Jesuíta um dia já fez em seu noviciado. Será um mês de silêncio, oração e escuta da Palavra de Deus. O Pe. Kleber Barberino quem irá acompanhá-los nesta caminhada a fim de ajudá-los num verdadeiro discernimento de suas vidas. O retiro acontecerá em Mar Grande-BA.

Santo Inácio, rogai por eles! Adelvando (Del), Leandro, Marquinhos, Jairo, Sivonaldo, Danilo e Isaias.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

NOSSA SENHORA DA ESTRADA

Gilda Carvalhogilda@puc-rio.br
O culto a Nossa Senhora da Estrada chegou ao Brasil através dos jesuítas e é difundido até hoje pela Pastoral Rodoviária, serviço oferecido pela Igreja Católica e único no mundo, existente no Brasil desde 1976.
Desde os primeiros séculos, os cristãos pedem a proteção da Virgem Maria ao viajarem, porque Ela vivenciou os perigos das estradas, carregando seu filho Jesus, nos braços, ao lado do bom José. Naqueles tempos viajar pelas estradas era uma aventura arriscada, que podia custar a própria vida. A cada passo havia uma dificuldade, por causa do deserto, do mato fechado, dos pântanos e dos rios sem pontes. Sem contar com o perigo eminente das feras selvagens e dos salteadores. A tradição mais antiga da invocação a Nossa Senhora da Estrada teve início no começo século XIII, na Itália. Nessa época um desconhecido colocou um quadro com a imagem de Maria e o menino Jesus, de autoria anônima, numa velha capelinha à beira da estrada, logo na saída de um dos caminhos que ligavam Roma ao interior.
Os viajantes ficaram surpresos e felizes. Passaram a parar diante da capelinha para orar a Deus pedindo a sua proteção com a ajuda da Virgem Maria. A divulgação do culto correu rápida alcançando toda a cristandade, do Ocidente e do Oriente. Muitas igrejas foram erigidas e colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada. A mais antiga era aquela capelinha, mas foi derrubada, reconstruída e dedicada à Santa Maria da Estrada, onde o quadro original permaneceu para a veneração dos fiéis.
Mais tarde, tornou-se uma igreja importante para os jesuítas, porque foi a primeira a lhes ser confiada pelo Papa Paulo III, em 1541. Três anos depois, anexa a ela se construiu a casa da Companhia de Jesus, ou ‘casa de La Strada’ onde o fundador da recente Ordem viveu até o final da vida.
De novo, em 1602, a igreja foi demolida, desta vez com parte da casa anexa, para dar para dar lugar à igreja titular da Companhia de Jesus. Entretanto, dentro do novo templo, chamado igreja ‘del Gesú’ construíram uma pequena réplica da capelinha para abrigar o quadro original da imagem de Nossa Senhora da Estrada. Em algumas localidades essa imagem é venerada com o nome de Nossa Senhora dos Viajantes. O dia de sua festa é 24 de maio. Uma das mais belas orações dedicada à Nossa Senhora da Estrada foi escrita pelo Papa Pio XII, em 1957, e diz assim:
Ó doce Maria Nossa Mãe Celeste, sê guia dos nossos passos nas Estradas muitas vezes pedregosas de nossa vida, e quando esta chegar ao seu fim, sê para nós porta do céu e mostra-nos o fruto Bendito de Teu Ventre, Jesus”. (Papa Pio XII)

Deixe que a pergunta por Deus seja o motivo de sua caminhada!


Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui
percorri milhas e milhas antes de dormir...
os mais belo montes escalei...
nas noites escuras de frio chorei...
a vida ensina o tempo traz o tom...
e quando bate a saudade vou pro mar
fecho os olhos e sinto você chegar...
quero acordar de manhã do teu lado... vou ficar apaixonado, no teu seio acochegado...
é tudo o que quero pra mim!
MEU CAMINHO SÓ MEU PAI PODE MUDAR
MEU CAMINHO SÓ MEU DEUS PODE MUDAR...
(partes da música "A estrada": Cidade Negra. Comp:Toni Garrido / Lazão / Da Gama / Bino)

sábado, 22 de maio de 2010

PENTECOSTES - Evangelho de Pentecostes: Como brisa tempestuosa


Temos percorrido as grandes etapas da vida do Senhor no decorrer da liturgia. Domingo passado celebramos a Ascensão do Senhor. Impressiona sobremaneira ver que esta "última Palavra" que Deus envia, seu Filho, seja dita com tanta precariedade. Porque não será este último dizer de Deus uma Palavra contundente e retumbante, mas humilde e livre como todas as suas. Acampou sua Palavra em nossas terras condenadas a tantos extermínios e abriu sua Morada para se unir conosco no Encontro mais estremecedor e decisivo, para estrear a felicidade, a verdadeira humanidade e a dita bem-aventurança de um amor sem preço nem ficção.
Podemos ter acesso ao que Jesus disse em seu aramaico, em seu Oriente Médio, já há tantos anos? Aqui arriscamos tudo. Porque este "tudo" se reduz a saber se aquilo que aconteceu então, é possível voltar a ocorrer hoje, aqui e agora. E Pentecostes é a graça de perpetuar, dia após dia, lugar após lugar, idioma após idioma, a Palavra e a Presença de Jesus.
Assim o prometeu Ele: "Já lhes disse tudo estando entre vós, mas meu Pai vos enviará o Espírito Santo para que vos ensine e recorde tudo o que eu vos disse". Esta foi a promessa cumprida por Jesus. E a história cristã conta que em todo o tempo, em cada canto da terra e em todas as línguas, Jesus se fez presente e audível onde houve um cristão e uma comunidade que permitiu que o Espírito Santo ensinasse e recordasse o que o Pai nos falou e mostrou em Jesus.
O Espírito prometido por Jesus nos faz continuadores daquela maravilha, quando homens, amedrontados e fugitivos poucos dias antes, começam a anunciar a passagem de Deus por suas vidas em cada uma das línguas dos que os escutam. Queira Deus que possamos prolongar tal acontecimento, sendo portadores de outra Presença e porta-vozes de outra Palavra, maior que as nossas, se consentirmos que também em nós o Espírito ensine e recorde Jesus, de maneira que possamos ser testemunhas de seu reino, da bondade e beleza características de uma nova criação, na qual a vida de Deus e a nossa brindarão em taça de bem-aventuranças.
Dom Jesús Sanz Montes
(Fonte: ZENIT)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

JESUÍTAS PELO MUNDO - AFEGANISTÃO


Cabul, 29 mar (RV) – “O trabalho de educação dos jovens é uma das principais modalidades para a garantia do progresso e do desenvolvimento de uma nação, especialmente no Afeganistão, por várias décadas atormentado por guerras e conflitos internos, e hoje em busca de um caminho de estabilidade e paz”. É o que afirmam os jesuítas indianos, em particular à agência de notícias Fides, explicando as razões de seu compromisso com a educação no Afeganistão, que tem crescido nos últimos anos através da formação de professores e estudantes.

A preciosa contribuição da Companhia de Jesus tem sido reconhecida pelo próprio governo afegão: um jesuíta foi nomeado pelo Ministério da Educação como “conselheiro para a educação técnica”, ao mesmo tempo em que alguns religiosos organizaram um programa dirigido aos estudantes de matérias técnicas e de língua inglesa. Além disso, está em andamento um importante programa de formação que prevê a preparação de mil professores para cursos técnicos nos próximos 5 anos.O compromisso dos Jesuítas no Afeganistão iniciou-se em em maio de 2002, mas teve que ser interrompido por causa da insegurança que reinava no país. Em 2005 foi retomado junto à Universidade de Herat. Hoje, os Jesuítas possuem 400 alunos em diferentes universidades. Os Jesuítas administram atualmente o Instituto Nacional de Administração e preveem para em breve iniciar o Instituto Nacional de Tecnologia Informática em Cabul.

“Devido às muitas guerras e aos conflitos internos, há carência de professores no país, uma lacuna que os Jesuítas estão dando o melhor de si para preencher” Pe. George Pattery.SJ Provincial dos Jesuítas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMUNIDADE VOCACIONAL ENCENA A VIDA DE INÁCIO DE LOYOLA



A noite da Comunidade Vocacional São Pedro Claver nesta quarta (19/05) foi marcada por grandes revelações artísticas.

Dentro da Formação "Vida de Inácio e os Exercícios Espirituais", os vocacionados encenaram de forma criativa e artística todo o percurso da vida, convalescência e conversão de Inácio de Loyola, assim como a fundação da Companhia de Jesus e o envio dos primeiros companheiros para missão.

Foi um momento lúdico mas também formativo, no aprofundamento da vida de nosso Pai Inácio e no aquecimento dos fundamentos de nossa vocação.

(Gabriel Leitão - Vocacionado)

terça-feira, 18 de maio de 2010

JESUITAS PELO MUNDO - INGLATERRA

Certa vez mostrei alguns vídeos de jesuítas noutros países, agora coloquei um outro vídeo a fim de revelar aos poucos o serviço da Companhia de Jesus.

Mesmo para quem não compreende a língua, vale a pena olhar e perceber o que fazem e como vivem os Jesuítas de outra parte do mundo.

Vejamos apenas o primeiro de seis clipes dos Jesuítas da província de British. Mostra os jesuítas e o seu trabalho nas escolas. Filme de Hartley Dominic.

http://www.youtube.com/watch#!v=f4f5q4MtrSA (endereço original do vídeo no youtube)

I SEMINÁRIO DAS JUVENTUDES DO CEARÁ

A JUVENTUDE QUER VIVER...QUER AMAR...QUER CONSTRUIR...
trechos das palestras proferidas pelo irmão Marista Leonardo Borba e pela professora doutora Alba Maria Pinto de Carvalho no I Semináro das Juventudes do Ceará
O I seminário das juventudes aconteceu nos dias 15 e 16 de maio. O dia 16 (domingo) foi marcado com oficinas de teatro, biodança, dança circular, pintura, poesia, hip hop e espiritualidade. A Comunidade Vocacional São Pedro Claver esteve presente com os vocacionados Degles, Alexandre e Jucélio. Até o final do evento os jovens se comprometeram em elaborar uma carta compromisso para as juventudes do Ceará, que será divulgada entre os grupos jovens cearenses.
Quando falamos em juventude, temos que ter em mente que na verdade não é uma juventude só, mas temos que falar em JUVENTUDES, no plural, porque não são homogênias. Existem diferentes situações existenciais que modelam os jovens. As inseguranças, as incertezas do mundo do trabalho e o consumismo desfiguram o rosto das juventudes. A criação de necessidades e desejos afirmado através de quinquilharias, tornando o consumo como padrão de felicidade, são exemplos de questões contemporâneas vividas por eles.
Um grande desafio hoje é a maneira de viver e conviver mediadas pela tecnologia, virtualisando os relacionamentos. O jovem é tentado a viver o simulacro das relações. "Amigos" são os que estão no orkut e em todas as demais redes sociais virtuais. Construir caminhos emancipatórios dentro da lógica do capital que aprisiona não é facil. O caminho da liberdade se dá no rompimento dos sistemas que aprisionam e na construção de aternativas sadias para viver.
O cuidado é uma maneira sadia e humanizante de expressão, de relacionar-se com o outro. É necessário a humanização do homem que se apresenta acomodado, sem perceber bem o que é necessáro e o que é urgente. A sociedade e as juventudes têm acesso a muitas antenas e poucas raízes. As utopias e tradições são reduzidas para o agora e o já da vida fast. A sociedade se apresenta em turmas lights, de muitas janelas simutâneas, várias conexões, que se direcionam para o espetáculo. As idéias das deslegitimação das lutas e das reinvidicações transformadoras ganham forças, como também a crescente degradação ambiental. É preciso reagir a tudo isso. Não podemos cruzar os braços. Seremos fortes se lutarmos juntos. Juventudes unidas e esclarecidas transformam o mundo. (Alexandre, Degles e Jucélio - Vocacionados jesuítas)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

QUINTO ANO DE BENTO XVI



Pequena parte de uma entevista do site Zenit com Pe. Ramiro a respeito do Papa Bento XVI:


Cinco anos depois, Bento XVI continua surpreendendo
Entrevista com Ramiro Pellitero
Jesús Colina
ROMA, segunda-feira, 17 de maio de 2010 (ZENIT.org).- Ainda são muitos os aspectos a serem descobertos pela opinião pública sobre o pensamento de Bento XVI, como explica, nesta entrevista concedida a ZENIT, Ramiro Pellitero, sacerdote e médico, professor da Faculdade de Teologia e do Instituto Superior de Ciências Religiosas, e capelão da Clínica da Universidade de Navarra.
Coincidindo com a celebração do quinto aniversário do pontífice, acaba de publicar um livro intitulado À linha de um pontificado: o grande 'sim' de Deus (Ed. Eunsa, 2010).


Quais são os aspectos do pensamento de Bento XVI que a opinião pública ainda não descobriu?
Ramiro Pellitero: Penso que é necessário uma atenção maior, por parte da opinião pública, em torno dos núcleos deste pontificado: a validez da razão e ao mesmo tempo sua necessidade de se abrir à transcendência; a "revolução" do amor e a aprendizagem de uma esperança que compromete todos, principalmente a favor dos mais pobres e fracos. Entre os cristãos, o Papa promoveu um redescobrimento da Eucaristia e da Palavra de Deus, como fontes de uma vida cheia de sentido no dia a dia. Quem dá por lógico que estes pontos pertencem ao "já ouvido" ou "já vivido", como se já não merecessem atenção, comete um erro. Todos e cada um - e, no caso dos cristãos, também como Igreja - estamos sendo convidados por Bento XVI a perceber nossa responsabilidade.


"Servir a Cristo e a sua Igreja" eis a nossa vocação!

COMPANHIA DE JESUS

JESUÍTAS

sábado, 15 de maio de 2010

SEMINÁRIO DAS JUVENTUDES DO CEARÁ - FORTALEZA


A JUVENTUDE QUER VIVER...QUER AMAR...QUER CONSTRUIR...
Com esse tema a CRB/Ceará organizou o I seminário de Juventudes do estado. Neste fim de semana, aproximadamente 200 jovens oriundos de todo o Ceará e dos mais variados seguimentos da Igreja (RCC, CEBs, pastorais, movimentos, religiosos ...) estão reunidos no Colégio Imaculada Conceição, no centro de Fortaleza. Durante o dia acontecem palestras e oficinas e a noite os jovens são hospedados nas casas religiosas da cidade de Fortaleza (na Comunidade Vocacional estão 10 jovens). Hoje, sábado (dia 15/05), contamos com a colaboração do irmão Marista Leonardo Borba que trabalhou a "Dimensão do cuidado" e a Professora Doutora Alba Maria Pinto de Carvalho que trabalhou "Juventudes no século XXI - jovens construindo caminhos de emancipações". Acompanhemos com nossas orações este encontro. (Pe. Jonas, SJ)

Um JESUÍTA CUBANO no Brasil

(Pe. Wili.SJ - participa estes dias da COMVOCAL no Rio de Janeiro: Comissão Vocacional da América Latina, é o padre responsável pela comunidade vocacional de CUBA)

"Ser jesuíta hoje é aceitar um desafio maior que as minhas possibilidades, porém confiando em Deus.


É não estar nas sombras e sim dizer que JESUS é a LUZ e que me escolheu.


Isto me desafia a buscar todos os dias como servir a meus irmãos, amá-los de um modo diferentes e poder pedir perdão quando erro.


É acreditar em um mundo que pode ser transformado, se realmente tentarmos seguir Jesus, e viver como Ele viveu, pobre, humilde e confiante no Pai".


quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMVOCAL (Comissão Vocacional da América Latina)


Estamos reunidos no Rio de Janeiro desde ontem, dia 12 de maio, partilhando, debatendo e aprofundando a questão da Pastoral Vocacional e Pastoral Juvenil em nossas províncias da América Latina. Participam Jesuítas de vários países: Bolívia, Uruguai, Porto Rico, Peru, Chile, Colômbia, Cuba, Argentina, Venezuela, México, Guatemala, Equador e Brasil. Estão presentes também dois padres de outra parte do mundo, Pe. Abel Toraño.SJ (delegado da Companhia de Jesus na Espanha para o MAGIS 2011 - movimento inaciano da juventude que acontece no período da Jornada Mundial da Juventude) e (Pe. Robert Ballecer.SJ (responsável pela política de promoção vocacional através da Internet da Companhia nos EUA).
Nosso encontro acontecerá até o dia 16 próximo. Alguns padres brasileiros presentes: Adilson (BAM), Laércio (BNE), Nereu (BRM), Élcio (BRC), Agnaldo Junior (BNE) e Alexandre (BRC).
Carlos Álvares (Estudante de Teologia - Chile), Pe. Elcio - (Brasil), Pe. Marcelo (Uruguai).

Pe. Ernesto Cavassa (Presidente da CPAL: Conferência dos Provinciais da América Latina), em sua fala hoje pela manhã, nos convidou fortemente a compreendermos nossa realidade e nosso mundo dizendo:
"Devemos trabalhar juntos para descobrir o que Deus quer de nós...
Devemos buscar as luzes mais significativas para nosso caminhar e assim, percebermos o que Deus nos quer dizer...
Temos que construir redes, construir relações e não podemos perder de vista o mundo e sua realidade global..."
Continuemos rezando a Deus pela Companhia de seu Filho. Amém.
Pe. Laércio.sj



VISITA DO PAPA BENTO XVI A FÁTIMA

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMABento XVI preside esta manhã a missa no santuário de Fátima, a que participam mais de 1100 padres de várias nacionalidades. No terceiro dia da visita a Portugal e último do Papa no santuário, estima-se que estejam na cerimônia perto de 500 mil peregrinos. Num mundo em que a fé corre o risco de ser cada vez mais excluída, Bento XVI exorta a reacender com vigor a chama da fé. Que Maria, mãe da Igreja e das vocações nos ajude a entrar o caminho da paz junto a teu filho Jesus. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Congresso Eucarístico Nacional

Que nossos olhares e preces se voltem para Brasília neste tempo especial da nossa Igreja.
EUCARISTIA FONTE DE VIDA

Oração do Congresso Eucarístico
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!Em meio a sombras e luzes,alegrias e esperanças, tristezas e angústias,Tu nos levas ao Pai.Não nos deixes caminhar sozinhos.Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!Desperta nossas mentese faze arder nossos corações com a tua Palavra.Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!Abre nossos olhos para te reconhecermosno “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!Alimenta-nos com o Pão da Unidade.Sustenta-nos em nossa fragilidade.Consola-nos em nossos sofrimentos,Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,No vigor do Espírito Santo,Faze-nos teus discípulos missionários!Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:Alegres no Caminho para a Terra Prometida!corajosas testemunhas da Verdade libertadora!promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MANHÃ DE ORAÇÃO INACIANA PARA JOVENS - COMUNIDADE VOCACIONAL SÃO PEDRO CLAVER- FORTALEZA

Manhã de Oração
EM BUSCA DE UM CORAÇÃO LIVRE
Recortes das partilhas dos jovens
"A liberdade que tanto desejamos, só encontramos no amor de Deus" (Tiago)
EM BUSCA DE UM CORAÇÃO LIVRE
"Quando há conflitos que nos querem vencer, eu abro meus olhos e meu coração e sinto a presença de Jesus que me liberta. A partir desse momento fico feliz por Jesus está tão próximo de mim." (Cecília)
EM BUSCA DE UM CORAÇÃO LIVRE
"O Senhor é a liberdade plena, só seremos libertos quando vivermos plenamente em Cristo. Pois, Cristo é o caminho que nos leva a vida eterna na mais pura liberdade" (Anderson)
EM BUSCA DE UM CORAÇÃO LIVRE"O Senhor sabe quando caímos, quando a fé está em prova, sabe dos nossos vacílos. Porém, sabe quando temos a intenção de levantar. Então, não importa o quanto caímos e sim que o Pai sempre nos dá força para nos erguer novamente". (Francisca)
EM BUSCA DE UM CORAÇÃO LIVRE
"Diante de minhas frustrações e de minhas buscas, tomo consciência de que arrisquei buscando a liberdade. Mesmo diante de minhas quedas, sei que tenho um Deus bom e misericordioso que me levanta a cabeça e me quer libertar daquilo que me impede de ser feliz" (Márcio Monteiro)

domingo, 9 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS AS NOSSAS MÃES...


Amor de Mãe .

O Amor da mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor.Um amor que se doa, coloca em primeiro plano o bem-estar, a segurança de um outro ser. Impossível falar de mãe sem falar da pureza de um amor, que diante de todo o sofrimento disse Sim: Maria.Uma mãe que, como tantas mães em nosso país,olha com lágrimas nos olhos o presente e o futuro árduo do filho. Talvez seja por isso que a mãe Maria se expressa em cada olhar de mãe, em cada gesto de doação da mulher. No rosto de uma mulher que assume a maternidade inteiramente,mesmo diante de tudo o que há de vir, há a presença iluminada de um lado vivo, mas esquecido por todos,homens e mulheres: O AMOR!!!!

(Autor desconhecido )

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Jesuítas preparam vígilia de oração antes da chegada de Bento XVI

A Companhia de Jesus prepara uma vigília de oração na madrugada do dia 14 de Maio, na Avenida dos Aliados, no Porto.

A partir da meia noite e meia e até às sete e meia da manhã, a rua onde Bento XVI vai celebrar uma eucaristia, vai ser palco de momentos de oração, intervalados com “oito breves spots papais”, tempos de silêncio e música.

Da responsabilidade dos Jesuítas, esta actividade, apresentada no sítio da Internet da diocese do Porto, pretende congregar “vários grupos” e rezar pelo “Santo Padre e pela Igreja”.

Para participar na vigília não é necessária inscrição.

À chegada vai estar uma equipa de acolhimento de 80 voluntários, a “Papa Team”, para entregar livros para a eucaristia e guiões da vigília. Os responsáveis pedem que os participantes levem uma “vela e um saco-cama, cobertor ou manta” e “algo para cear”.

Bento XVI chega à cidade do Porto na manhã do dia 14 de Maio para celebrar uma eucaristia na Avenida dos Aliados.

A cidade do Porto é a última etapa de uma visita apostólica que o Papa realiza a Portugal, com início no dia 11.

terça-feira, 4 de maio de 2010

PRIMEIRO DE MAIO - CAMINHADA PELA PAZ EM FORTALEZA

Caminhamos pela PAZ!!
As pastorais sociais, movimentos, grupos, e muitos outros paroquianos estiveram presentes fazendo uma bonita experiência de caminhar contra a violência, etc. Revivemos momentos de outrora em nossa paróquia, com cantos, orações e arte, mostramos que estamos descontentes com o que vemos e sofremos no dia-a-dia de nossa sociedade. Caminhamos da Comunidade Beato Anchieta (Santa Rosa) até a Comunidade Santo Inácio de Loyola (Planalto Vitória)... Rezemos ao bom Deus para que Ele continue nos dando força e nos faça perceber cada vez mais que a fé implica compromisso com o irmão e irmã.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

GAVI de maio - Fortaleza


Como de costume no primeiro final de semana do mês tivemos nosso GAVI. Neste encontro contamos com a valiosa presença dos noviços (Maurício e Jefferson) que estão fazendo o experimento de colégio aqui em Fortaleza (Santo Inácio). O tema trabalhado foi a etapa de formação do Noviciado. Os noviços orientaram muito bem toda a reflexão. Iniciamos o encontro na tarde de sábado (01/05) participando do evento paroquial do primeiro de maio (caminhada da paz). A noite tivemos um animado e divertido bingo com gavianos e vocacionados. No domingo (02/05) Orações, reflexões, testemunhos e partilhas teceram o encontro fundamentado no Noviciado, "útero da vida religiosa". Obrigado Maurício e Jefferson pela colaboração e a todos os participantes deste GAVI. (Pe. Jonas, SJ)