segunda-feira, 28 de junho de 2010
Retiro de Opção de Vida - Fortaleza
sábado, 26 de junho de 2010
Evangelho de Domingo - 27/06/10
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Natividade de São João Batista
No nordeste do Brasil: A festa junina tem como sua característica a alegria dos povos através da dança da quadrilha, comida típica, e fogueira. O milho tem seu papel importantíssimo como principal ingrediente em todas as comidas desse período como pamonhas, cangicas, bolos, e o próprio milho assado e cozido. Façamos a festa, que São João interceda por nós. Amém.
domingo, 20 de junho de 2010
GAVI EM FORTALEZA - ETAPAS DA FORMAÇÃO JESUÍTICA
sexta-feira, 18 de junho de 2010
JESUÍTAS E O TRABALHO SOCIAL
No último dia 10 de junho, houve uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza - Ce, por ocasião dos 10 anos do Fórum Lixo e Cidadania. Na programação houve a entrega de certificados para algumas pessoas que trabalham com os catadores e pelo meio ambiente. Pe. Luis Pinto Junior, SJ foi um dos homenageados, pelo fato de participar do Fórum desde 2003 e por sua atuação junto aos catadores do Mondubim. Parabéns para Júnior e todos os que estão nesta luta. Alguns dos vocacionados que estão morando na Comunidade Vocacional São Pedro Claver ajudam como voluntários no Galpão dos Catadores duas manhãs na semana.
terça-feira, 15 de junho de 2010
JESUÍTAS DO PÓLO BAHIA
1. Proximidade e compromisso com quem vive nas fronteiras da exclusão.
2. Aprofundamento e articulação do trabalho com jovens.
3. Consciência e solidariedade latino-americana.
4. Diálogo Fé e Culturas.
5. Espiritualidade encarnada e apostólica.
6. Fortalecimento do corpo apostólico e colaboração na missão. PARTILHAMOS AS NOTÍCIAS DE NOSSAS COMUNIDADES E NOS CONFRATERNIZAMOS NA MESA DA EUCARISTIA, PRESIDIDA POR MIM, JÁ COMO DESPEDIDA DO PÓLO, VISTO QUE PASSAREI A FAZER PARTE DO PÓLO CEARÁ APARTIR DE AGOSTO.
SÃO MOMENTOS COMO ESSES QUE REFORÇAM NOSSOS LAÇOS PARA CONTINUARMOS SENDO `AMIGOS NO SENHOR´. (Pe. Agnaldo Júnior , SJ)
domingo, 13 de junho de 2010
Viva Santo Antônio!!!
sábado, 12 de junho de 2010
Ano Sacerdotal - encerramento em Roma - junho de 2010
Papa Bento XVI fala aos 15 mil sacerdotes de todo o mundo presentes em Roma, para o encerramento do Ano Sacerdotal.
Segundo Informações do Vaticanos, foi a maior concelebração da História do Vaticano.
O Papa Banto, usou o cálice que pertenceu a Cura D'Ars do século XVIII.
Que esta experiência de Igreja, reacenda no coração dos pastores do mundo todo o desejo de serviço na alegria, sem deixar apagar "o fogo que ainda fumega" no interior de nossos corações.
Fala de Bento XVI no encerramento do Ano Sacerdotal:
Portanto, o sacerdócio não é um simples "ofício", mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos seres humanos; que, embora conhecendo nossas debilidades, considera aos homens capazes de atuar e apresentar-se em seu lugar, esta audácia de Deus é realmente a maior grandeza que se oculta na palavra "sacerdócio". Que Deus nos considere capazes disso; que, por isso, chame a seu serviço a homens e, assim, una-se a eles a partir de dentro, isso é o que quisemos novamente considerar e compreender durante esse Ano. Queríamos despertar a alegria de que Deus esteja tão próximo a nós, e a gratuidade pelo fato de que Ele se confie a nossa debilidade; que Ele nos guie e nos ajude dia após dia. Queríamos também, assim, ensinar de novo aos jovens que esta vocação, esta comunhão de serviço por Deus e com Deus, existe; mais ainda, que Deus está esperando nosso "sim". Junto com a Igreja, quisemos destacar novamente que temos que pedir a Deus esta vocação. Peçamos trabalhadores para a messe de Deus, e esta oração a Deus é, ao mesmo tempo, um chamamento de Deus ao coração dos jovens que se consideram capazes disso mesmo para o que Deus os considera capazes.
Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)
sexta-feira, 11 de junho de 2010
TRILHA INACIANA 2010 -VÍDEO
A experiência ainda ressoa no coração.
Que Santo Inacio nos ajude a viver melhor nossa vida e consagração.
veja este vídeo também no youtube http://www.youtube.com/watch?v=cXxVaUT1GnE
quarta-feira, 9 de junho de 2010
NOS PASSOS DE ANCHIETA...
Caminhávamos a cada dia cerca de 25 km, saindo de manhã cedinho e chegando para o almoço em algum povoado, onde já estava nos esperando alguma manifestação cultural, além das esperadas barracas de frutas para aliviar o peso da caminhada.
Ao longo do caminho fomos encontrando e conhecendo pessoas que vieram de vários lugares do nosso país (Curitiba, Rio, São Paulo, Bahia, Brasília etc) e alguns estrangeiros. Várias pessoas aproveitam essa caminhada para render graças ao Beato Anchieta por alguma graça alcançada. Algumas pessoas com as quais conversamos relataram algumas dessas graças.
Chegamos em Anchieta no dia 06/06 no final da manhã para receber a bênção dos andarilhos que conseguiram chegar até o final da caminhada.
Venha no próximo ano fazer a experiência, vale a pena!!! (Pe. Agnaldo Júnior e Diác. Jean Fábio, SJ)
VIVA O BEATO ANCHIETA!!!
José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em Tenerife, Ilha do Arquipélago das Canárias, que pertence à Espanha. Em 1551, estudante em Coimbra, Portugal, entrou na Companhia de Jesus e, pouco tempo depois, adoeceu de tuberculose óssea, que o deixou com uma escoliose. Os médicos aconselharam-lhe, como último recuso, sua vinda ao Brasil, considerando que o clima mais saudável. Em 1553, na viagem, ele já se sentia melhor. Logo começou a trabalhar na catequese dos índios. Desempenhou também os papéis de professor, músico, enfermeiro, sapateiro, taumaturgo, construtor e conselheiro espiritual. Aprendeu a língua tupi, na qual se tornou verdadeiro mestre, compondo a "Arte de gramática da Língua mais falada na costa do Brasil". Em 1565 foi ordenado sacerdote em Salvador, na Bahia. O Padre Anchieta foi Provincial dos Jesuítas do Brasil por mais de dez anos e, em seguida, superior de várias casas e obras da Companhia de Jesus. Na Aldeia de Reritiba - atual cidade Anchieta, ES - viveu os últimos três anos de sua vida, vindo a falecer em 09 de junho de 1597, com 63 anos de idade, 44 dedicados à formação religiosa do povo brasileiro. Em 22 de junho de 1980, Padre José de Anchieta foi beatificado pelo Papa João Paulo II.
abandonados, velai por todos aqueles que mais necessitam e *Conheça sua vida: BIOGRAFIA Para sua oração pessoal, sugerimos duas Ladainhas | ||
| ||
domingo, 6 de junho de 2010
TRILHA INACIANA 2010 - FORTALEZA
quinta-feira, 3 de junho de 2010
A Festa do Corpo de Cristo
Tua Igreja te celebra e se alegra hoje, te levaremos pelas ruas, lugares e àqueles que não estão em ti.
Reconstrói em nós o desejo de unidade, fraternidade e comunhão.
Que nossos atos testemunhem nosso amor a TI.
Que nossos passos contigo mostre o nosso serviço aos sem pão e sem comunhão.
Queremos ser colaboradores teus, apaixonados pela justiça, igualdade e paz. Amém!
Fica conosco, Senhor!