terça-feira, 30 de novembro de 2010
Evangelho do Dia: Mt 15,29-37 (01/12/2010)
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Evangelho do dia Mt 4,18-22
Dia de Santo André, apóstolo (mártir da fé) foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"
domingo, 28 de novembro de 2010
O jesuíta que criou o hipertexto
No dia 28 de novembro, o padre jesuíta Roberto Busa (foto), que ensinou a arte da escrita aos computadores, completa 97 anos.
A reportagem é de Stefano Lorenzetto, publicada no jornal L'Osservatore Romano, 28-11-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Agora que está para cumprir 97 anos, o homem que ensinou aos computadores a arte da escrita não é mais capaz de raciocinar em frações de milissegundos. A cada pergunta, leva as mãos unidas diante da boca, olha para o infinito, medita longamente. Mas a sua mente obedece ainda à linguagem binária, porque articula cada resposta por pontos, dizendo "primeiro", depois "segundo", nunca "terceiro", e, enquanto isso, conta nos dedos, começando pelo mindinho para chegar ao polegar, como fazem os norte-americanos. Não existe uma palavra, entre aquelas que lhe saem pela boca, que seja supérflua ou pronunciada aleatoriamente.
Se existe uma santidade tecnológica, acredito tê-la encontrado: tem o rosto do padre Roberto Busa, jesuíta. Por isso, ajoelhe-se, você também, leitor, diante deste velho padre, linguista, filósofo e especialista em informática, que teve por colega de seminário Albino Luciani, o futuro João Paulo I. Se você navega na Internet, você deve isso a ele. Se você pula de um sítio para o outro, clicando nos links destacados em azul, deve isso a ele. Se você usar o computador para escrever e-mails e documentos de texto, deve isso a ele. Se você pode ler este artigo, deve e devemos e ele.
Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unissinos.
Para ler a matéria e entrevista com o Pe. Roberto Busa sj, acesse o link:
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38755
Liturgia do Dia - Primeiro Domingo do Advento
Estou sendo Firme?
Chegou o Advento - Início do nosso Ano Litúrgico.
O Ano Litúrgico é composto por dois grandes ciclos, Natal e Páscoa, e,dependendo do ano, por um longo período de 33 ou 34 semanas, chamado de Tempo Comum.
Na semana seguinte ao Natal celebramos a Epifania, onde Jesus se manifesta às nações como o Filho de Deus.
Na celebração dominical são proclamadas três leituras: uma do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento. O Salmo responsorial é a nossa resposta meditativa à primeira leitura. Ele pode ser cantado, recitado, ou apenas o refrão ser cantado e os versos recitados. (Fonte: http://www.jesuitas.org.br/liturgia/ano.htm)
sábado, 27 de novembro de 2010
Evangelho do Dia: Lc 21,34-36
Ser Jesuíta: Solidariedade com os Pobres
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Evangelho do dia: Lc 21,29-33
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
- Glória a vós, Senhor.
NOSSA VIDA, MISSÃO, DESAFIOS E OPORTUNIDADES. SER JESUÍTA HOJE!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Testemunho: Pós Trilha - Aquiraz/Horizonte
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Dia do Beato Miguel Algustinho Pró. Mártir
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Pós Trilha Inaciana em Aquiraz e Horizonte / 21 de nov. de 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Viva São Roque Gonzales e companheiros mártires jesuítas
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
JESUITAS DO NORDESTE EM DISCERNIMENTO...
Ficamos agora aguardando o resultado do discernimento, que o Pe Geral, juntamente com os seus assistentes, deverá levar adiante.
Rezemos todos por esse processo, a fim de que Deus ilumine, conceda luz, sabedoria e discernimento a todos quantos estejam envolvidos nesse processo final.
Pe. José Acrízio (atual Provincial da BNE), Pe. Carlos Palácio (Provincial do Brasil), Pe. Marco Recolons (Assistente do Pe. Geral)
Terceira Provação no México - DOIS JESUÍTAS PARAIBANOS
JESUÍTAS DE NOSSA PROVÍNCIA NA TERCEIRA PROVAÇÃO NO MÉXICO
Queridos companheiros, espero que este email encontre a todos bem na vida e missão... aproveito o domingo de descanso para mandar notícias deste lado de cá...
Passada a primeira semana em terras Mexicanas, já posso partilhar algumas impressões... primeiramente confesso que estou estranhando este tempo de parada e de não ter muita coisa para fazer, apesar de estar de volta ao tempo de noviciado com tarefas mais dentro de casa... como também saudades de Salvador...
O sol aparece por aqui, mas é só para enganar, pois já estamos chegando aos 4 graus de frio... embora o inverno só chegue oficialmente em dezembro, e siga até março.
Na foto que envio aparecem as caras dos 8 jesuítas que fazem parte do grupo: na parte de cima temos da Argentina, Peru, Venezuela e Bolívia; em baixo temos da Argentina, Brasil, Itália e outro do Brasil.
Somos um grupo pequeno, que com o padre que nos acompanha (que não aparece na foto!!!), formamos a comunidade dos tercerones (aqueles que fazem última experiência de formação, chamada Terceira Provação). Estaremos aqui na Casa de Retiros num povoado chamado Puente Grande, que está a 40 min de Guadalajara, até o dia 28, quando vamos para experiências fora, vivendo com o povo em cidades/paróquias até o dia 28 de dezembro.
Neste momento estamos tendo tempo para nos conhecermos mais pessoalmente e como grupo, como também para estudarmos os documentos das últimas CCGG da SJ, onde somos chamados a conhecer ainda mais no desejo de nos incorporarmos definitivamente nela como jesuítas...
Recebam meu abraço forte, e a certeza das lembranças pelas orações e corações, principalmente neste momento em que estamos discernindo e planejando nossa vida e missão na BNE e no Brasil como um todo... com orações!!!” (Pe. Sérgio José, SJ)
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
DNJ paroquial - Fortaleza - Mondubim
Nosso encontro aconteceu sábado dia 13 a noite e dia 14 toda a manhã.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Assistente do Padre Geral está entre nós.
sábado, 13 de novembro de 2010
Pe. Provincial na Comunidade Vocacional São Pedro Claver - Fortaleza-CE
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
DNJ paroquial 2010 - Juventude, muita reza, muita luta e muita festa.
MENSAGEM FINAL DA 21ª ASSEMBLÉIA DA CPAL
A todos nossos companheiros jesuítas e colaboradores(as)
De 02 a 06 de novembro, Provinciais e Superiores regionais da América Latina e Caribe, nos reunimos no Centro de Espiritualidade Santos Mártires de Limpio, Paraguay. A memória histórica ds reduções e a entrega de seus grandes missionários jesuítas, animaram nossos trabalhos. Foi nossa 21ª Assembléia da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina). Todos conseguimos chegar a reunião e nesta ocasião contamos com a grata presença do Pe. Geral Adolfo Nicolás que, concluído o encontro, visitará as Provincias do Paraguay, Argentina-Uruguay e Chile. Além dos Assistentes, esteve presente também o Superior Regional e o responsável pelos ministérios pastorais na Guyana, assim como o Sócio da Região da Jamaica e o representante do Provincial do Canadá francês e Haiti. Também foi convidado para nos oferecer uma informação, o Coordenador Geral da Federação Fé e Alegria.
Na primeira manhã nos dedicamos a escutar o Pe. Geral que falou sobre sua visão da Companhia Universal, seus grandes caminhos depois da Congregação Geral 35ª e o momento apostólico que vivem os jesuítas hoje. O restante do tempo foi dedicado a escutar a Conta de Consciência dos Provinciais.
O tema central desta reunião foi o Projeto Apostólico Comum (PAC). Na assembléia anterior foi estudado e aprovado as seis grandes prioridades deste projeto, que segundo nosso sentir, foram bem recebidas nas provincias. Agora em clima de discernimento, tratamos de estabelecer os objetivos e ações que constituirão a agenda para os próximos 10 anos. Além disso, tratamos de determinar os responsáveis e os prazos para implementar as referidas ações. Foi um tempo de intenso diálogo, elaboração, aprofundamento do texto e acordos para fazer possível sua implementação. Vimos que o documento ainda deve ser trabalhado na próxima assembleia. Abordamos ainda outros assuntos de governo ordinário como o Regulamento e pressuposto 2011 da CPAL. Escutamos também as demandas especiais da Companhia no Haiti.
Como parte de nosso encontro, pudemos rezar, celebrar e compartilhar juntos nesta comunidade de Provinciais em dispersão que formamos duas vezes por ano. Em um ambiente de Eucaristia, despedimos, agradecidos, o nossso secretário Pe. Martinho Lenz, que em março será substituído pelo Pe. Juan Miguel Zaldúa. Uma das tardes presidiu a Eucaristia Dom Cuquejo, Arcebispo de Assunção, acompanhado pela Conferência Episcopal e o Núncio reunidos em assembléia nesses mesmos dias.
Nosso companheiro Pe. Carlos Canillas, Provincial do Paraguay, seu sócio Pe. Alberto Luna, os estudantes e a eficiente equipe de leigos(as) da cúria e da CVX, foram formidáveis com o nosso grupo, assim como a equipe do Centro de Espiritualidade. Uma das tardes visitamos o Centro Histórico e as obras dos jesuítas em Assunção. Assistimos também um excelente espetáculo de música e dança sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, na ocasião do nascimento da Fundação Jesuíta do Paraguay.
A convite do Pe. Geral, contamos tabém com a presença de vários bispos jesuítas da Amércia Latina, que puderam responder ao convite do Pe. Geral para um diálogo sobre a colaboração mútua na missão.
Agradecemos a hospitalidade dos jesuítas paraguayos, e nas vésperas de seu aniversário, confiamos os trabalhos dessa 21ª assembléia a São Roque González, o primeiro santo jesuíta latinoamericano.
Assunção, Paraguay, 6 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Morre Pe. Fernando Ávila - Jesuíta - Imortal da Academia Brasileira de Letras
O ex-Reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Padre Fernando Bastos de Ávila, jesuíta, faleceu às 5h deste sábado, 6, em Belo Horizonte, aos 92 anos, devido a um câncer. Ele estava internado na Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão.
O presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, decretou luto de três dias na academia e que a bandeira da instituição seja hasteada a meio mastro. "Enquanto teve condições, ele foi um confrade de grande assiduidade e de uma presença muito importante na defesa da Doutrina Social da Igreja", afirmou Vilaça.
Carioca, nascido no bairro de Copacabana, o padre foi o criador, na PUC, da Escola de Sociologia, Política e Economia, em 1955. Em 1964, foi nomeado vice-reitor da unidade do Rio de Janeiro, e exerceu a profissão do magistério até os dias de hoje. Em 1990, foi nomeado pelo Papa João Paulo II membro da Comissão Pontifícia de Justiça e Paz. Em 14 de agosto de 1997 ingressou na ABL, ocupando a cadeira número 15. Ávila foi o sexto a ocupá-la, precedido por Dom Marcos Barbosa.
Na próxima quinta-feira, a associação fará sessão em sua homenagem, chamada "sessão da saudade". Ela será encerrada com a declaração de vacância da cadeira ocupada pelo religioso. Segundo a ABL, o padre tem quinze livros publicados, além de diversos ensaios, artigos e conferências, que pode ser classificada em sociologia teórica, problemas brasileiros, história e doutrina social da Igreja. (Fonte www.estadao.com.br.noticias)
Padre Geral dos Jesuítas na América Latina
(Pe. Carlos Canillas (Provincial do Paraguay) Pe. Adolfono Nicolás (Padre geral) Pe. Ernesto Cavassa (Presidente da CPAL)
Assunção, 06 nov (RV) - O Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, visita atualmente a América Latina por ocasião da 21ª Conferência dos Provinciais da América Latina (CPAL). O encontro está em andamento em Assunção, no Paraguai, terminará hoje. O tema central da assembleia é o Plano Apostólico Com um (PAC) da Conferência dos Provinciais da América Latina para o período 2010-2020. Participam do encontro os provinciais jesuítas e os superiores regionais, além dos assistentes de Padre Nicolás para a América Latina e os representantes da Companhia de Jesus no Caribe. Ao todo 31 pessoas. |
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Oração pelas vocações à Companhia de Jesus
Os santo e beatos da Companhia de Jesus formam a nuvem de testemunhas que nos ajudam a fixar nosso olhar em Jesus para sentir como Ele e rezar com Ele. Graças a Deus, essas testemunhas são muitas, procedentes de vários países e lugares, e vinculados a diferentes momentos da história. Eles souberam seguir a Jesus Cristo no seio da Igreja e da sociedade. Eles encarnaram de forma exemplar o desejo inaciano de "... em tudo amar e servir..." e "...não querer buscar outra coisa que a maior glória de Deus...", saindo de "...seu próprio amor, querer e interesse..." como nos escreveu o próprio Santo Inácio de Loyola no livros dos Exercícios Espirituais (EE 233 e 189)
Além dos 44 santos e mais de 130 beatos proclamados, existe, também, um forte grupo de companheiros, mais de 200, a espera de serem reconhecidos como beatos. A lista de todos os santos da Companhia pode ser encontradado aqui :www.jesuitasdeloyola.org
Fonte: http://www.cpalsj.org