domingo, 30 de janeiro de 2011
99 anos de Vida.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Diác. Erinaldo.SJ
Votos dos noviços jesuítas
Dia 31 de janeiro é dia de festa na Província do Brasil Nordeste.
Certamente vocês já viram estes rapazes por aqui antes: Renato, Maurício, Jesus, Daniel, e Jerfferson. Pois bem, chegou o dia! Eles irão dar um passo gradioso em suas vidas. Farão votos de pobreza, castidade e obediência na Companhia de Jesus neste domingo na Paróquia de Todos os Santo, Feira de Santana-BA.
São os votos religiosos que nos fazem mais livres para amar mais, servir mais e entregar tudo o que temos e somos ao nosso amado Senhor.
Acompanhemos este gesto de entrega com nossas orações.
Parabenizamos a estes rapazes que no auge de suas vidas, decidiram entregar a si mesmos ao Senhor. Um testemunho de radicalidade em um mundo de frivolidades e do descartável.
Parabéns rapazes, sigamos e frente. Santo Inácio e Nossa Senhora da Graça intercedei por nós.
Bento XVI defende presença cristã nas redes sociais
Em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada nesta segunda-feira, 24, o Papa Bento XVI salientou que existe um estilo cristão presente também no mundo digital: “traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro”, afirmou.
Mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Santo Padre disse que comunicar o Evangelho através das novas mídias significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.
“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, enfatizou Bento XVI.
Diante das novas redes sociais que já fazem parte da cotidiano, o Papa convidou os cristãos a unirem-se com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que este não seja um meio de simples satisfação do desejo de estar presente.
A web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.
Bento XVI ressaltou também que os cristãos, testemunhando suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. “Os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida”, elucidou.
Sobretudo aos jovens, que estão envolvidos diretamente nesta mudança da comunicação, o Papa alertou que a presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, e que é preciso estar atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público”, advertiu.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
SEMINARIO DO GRUPO DE TRABALHO COM A JUVENTUDE (GTJ)
O objetivo dessa reunião foi para propiciar mais um momento de formação para os membros do grupo e demais jesuítas que trabalham com as juventudes de nossa província. Para esse momento foi apresentado um vídeo do Pe. Libânio falando sobre a realidade da juventude.
Um segundo objetivo do seminário foi propor os novos caminhos do GTJ para os próximos anos, dentre eles determinar o novo plano de ações a serem executados pelo grupo.
A reunião transcorreu num clima muito fraterno, abertura, amizade e de muitos sonhos, como é próprio de "Amigos no Senhor".
Esperamos que esses próximos anos continuem sendo fecundos em nossos trabalhos para e com as juventudes.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Palavra do Provincial sobre a Assembleia dos Jesuítas 2011
Ser Jesuíta: O que representou a Assembleia provincial de 2011?
Provincial: Acredito que a nossa Assembleia representou um marco, neste momento de mudança de Provincial de nossa Província. Fizemos a avaliação dos Planos de Ação do nosso Plano Apostólico, nos diversos Setores e Comissões, como foram programadas outras ações. Ainda foram discutidos diversos desafios, de ordem social, político e eclesial da nossa realidade hoje, que nos interpelam na nossa missão como Província. Estes apelos serão considerados pela Comissão de Planejamento Apostólico e junto com o novo Provincial, se tentará dar as respostas que forem possíveis e adequadas.
Ser Jesuíta: O que ficou marcado como algo significativo para o senhor?
Provincial: Muito significativo, além dos pontos alcançados, foi a experiência de corpo que vivemos, jesuítas e leigos(as), sentindo-nos todos, “colaboradores da mesma missão de Cristo”. Também o clima fraterno, participativo e alegre com que vivemos em toda a Assembleia é importante que se ressalte. Um destaque especial, por último, deve ser dado a presença dos jovens jesuítas, que deu um toque de jovialidade e animação, tanto nas celebrações litúrgicas, como nos momentos de desconcentração. É motivo de dar graças a Deus por tudo o que vivemos, porque pudemos “sentir e saborear” sua presença viva e atuante no meio de nós.
Peçamos ao Beato Anchieta que continue intercendendo por nós!
Retiro dos Jesuítas - Província do Nordeste do Brasil
domingo, 23 de janeiro de 2011
Foto Oficial da Assembleia da Província 2011
Ordenação Diaconal de Erinaldo Pedro.SJ
sábado, 22 de janeiro de 2011
MÍSTICA DOS OLHOS ABERTOS
"Em momentos privilegiados experimentamos a presença de Deus dentro de nós. Nos sentimos unificados por dentro, plenos de sentido, de paz e alegria. Qualquer desafio nos parece fácil. A esta experiência de Deus no centro do próprio coração chamamos mística dos olhos fechados. Sempre é possível adentrar mais nesse encontro sem ouvidos com Deus.
Em algumas ocasiões nos encontramos com Deus fora de nós, na honradez, na beleza ou na justiça de uma pessoa, numa paisagem, numa celebração da comunidade. Nesses momentos abrimos os olhos para não perdermos nenhum detalhe. Deus está presente em tudo o que existe e, às vezes, Ele se faz transparente e o descobrimos na profundidade de situações e pessoas. Esta é a mística dos olhos abertos. Não existe nada de profano para aquele que sabe ver.
Todos os dias chegam aos nossos sentidos imagens e outras sensaçõe sedutoras, elaboradas pelos artistas e técnicos e comunicação, para que estas imagens e sensações entrem em nós, se instalem em nossas necessidades e tomem conta de nossas decisões e de nossa vida, criando em nós dependências e compulsões. Mas quando descobrimos Deus presente em toda a realidade, nos libertamos das sensações sedutoras e toda a nossa vida é mais nossa, original e evangélica. Então nos deixamos levar pelo espírito que cria vida verdadeira para todos!"
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Assembléia da Província dos Jesuítas do Nordeste do Brasil
"Desde que foi fundada, em 2005, a BNE (Província do Nordeste do Brasil) viveu um momento intenso de planejamento, o que deu origem ao Plano Apostólico, que define nossa missão no território da Província, e aos Planos de Ação, que traduzem as orientações gerais desse Plano em atividades concretas. Esse processo foi muito importante, embora, nem tudo tenha saído conforme planejado. Santo Inácio nos ensina a buscar sempre e em tudo a vontade de Deus, e isso implica um contínuo processo de discernimento. Como na Primeira Semana dos Exercícios, nos colocaremos, enquanto Corpo Apostólico, diante da cruz de Cristo para nos perguntar: que fiz, que faço, que farei por Cristo? A resposta a essas perguntas constituem o primeiro objetivo de nossa Assembleia: rever o caminho feito.
Após a aprovação de nosso Plano Apostólico e dos Planos de Ação, muitas coisas aconteceram: a Congregação Geral 35ª, as novas orientações que dela emanam para a Companhia, o processo de planejamento apostólico da CPAL e da Companhia no Brasil e a busca de novas estruturas de Governo que correspondam a esse planejamento. Será importante, por isso, dar-se conta desses deslocamentos e novidades, acolhendo os desafios do presente, para ver como responder com generosidade e criatividade aos apelos do Senhor para nós hoje. Contaremos com a presença do Provincial do Brasil, Pe. Carlos Palácio, para ajudar-nos a alcançar esse segundo objetivo de nossa Assembléia.
A revisão do caminho feito e o dar-se conta dos desafios e apelos do presente nos oferecerão novas perspectivas para pensar e planejar o futuro. Esse é o terceiro objetivo de nossa Assembleia. Para alcançá-lo, será necessário todo o trabalho já feito nos Setores e Comissões ao longo deste ano, mas também as contribuições que sairão dos debates que teremos ao longo deste grande encontro...
Que o Beato Anchieta, nosso Patrono, possa continuar nos inspirando à ousadia do maior serviço e louvor, nas novas fronteiras da missão para nós hoje.
Fraternalmente. ". Pe. Acrízio.sj
Revivendo, recordando e celebrando.
Sacerdote espanhol, passou a sua vida em missão na Ásia, é o 29º sucessor de Santo Inácio de Loyola
O Pe. Adolfo Nicolás é o novo Geral dos Jesuítas. O sacerdote espanhol foi hoje eleito como sucessor do Pe. Peter-Hans Kolvenbach pela 35.ª Congregação Geral da Companhia de Jesus".
sábado, 15 de janeiro de 2011
Novas Beatificações
João Paulo II será beatificado em 1º de maio
No domingo da Divina Misericórdia
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - O Papa João Paulo II será beatificado no dia 1º de maio, que neste ano coincide com a festa da Divina Misericórdia, no segundo domingo da Páscoa.
Quem fez o anúncio hoje foi o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi SJ, após a divulgação da aprovação do decreto sobre o milagre atribuído à intercessão de Karol Wojtyla.
Brasileira tem virtudes heróicas reconhecidas
Entre os decretos, está o de uma brasileira, Francisca de Paula de Jesus, leiga, chamada de "Nhá Chica", nascida em São João del Rei em 1810 e falecida em Baependi em 1895.
De origem humilde, Nhá Chica era analfabeta. Tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição. Em sua honra construiu, ao lado de sua casa em Baipendi, uma igrejinha, onde venerava uma pequena imagem da santa e rezava piedosamente para todos aqueles que a ela se recomendavam.
Sua fama de santidade foi se espalhando de tal modo que pessoas de muito longe começaram a frequentar a cidade para conhecê-la, conversa com ela, falar-lhe de suas dores e necessidades e, sobretudo, para pedir-lhe orações.
Após sua morte, a igrejinha de Nhá Chica foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Ao lado dela se instalou uma obra de assistência social para menores, que hoje acolhe mais de 160 crianças, entre meninas e meninos. (Fonte: Zenit)
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA E ASSEMBLEIA
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
CREDO DO CHAMADO
Cremos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante d'Ele no amor. (Ef 1,4)
Cremos que aquele que nos escolheu desde o seio materno, nos chamou por sua graça, e houve por bem revelar em nós o seu Filho, para que o anunciássemos. (Gál 1, 15-16)
Cremos ser apóstolos por vocação, servos de Cristo Jesus, escolhidos para anunciar o Evangelho de Deus. (Rom 1,1)
Cremos que Cristo Jesus nos julgou dignos de confiança tomando-nos para o seu serviço. (1Tim 1,12)
Cremos que devemos comportar-nos de uma maneira digna da vocação a que fomos chamados: com toda humildade, mansidão e paciência, procurando crescer em tudo e em direção a Ele. (Ef 4, 1-2)
Cremos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. (Rom 8, 28)
Cremos naquele que é poderoso para realizar em nós, em tudo, infinitamente além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que já opera em nós. (Ef 3, 20)
Cremos e temos plena certeza de que aquele que começou em nós a boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Jesus Cristo, porque aquele que nos chamou é fiel.(Fl 1,6;1Ts 5, 24)
Junta-te a nós, Companheiros de Jesus!!!