sexta-feira, 29 de abril de 2011


Parabéns ao nosso Padre Geral Adolfo Nicolás, hoje é o seu aniversário.
Nasceu do dia 29 de Abril de 1936.

Que o Deus que o chamou ao seu serviço e construção do Reino através da Companhia de Jesus, sempre o ajude a permanecer firme em seu vigor e ousadia na missão.

Olhai Pai bondoso para a vida desse teu filho que te serve na humildade e na dignidade de quem sabe a responsabilidade que tem. Que ele possa servir sempre, amar sempre, confiar sempre em Tua bondade. Amém!

Jesuítas - Novo Provincial da Província do Centro-Leste


- Nascido 01/09/1957 em Piwniczna
– Nowy Sacz – Polônia
- Entrou na Companhia 31/08/1973
- Fez seu noviciado em Cracóvia
- Foi ordenado sacerdote 31/07/1984 em Tarnow – Polônia
- Terceira provação, 92/93, em Salamanca, com o P. Tejerina
- Últimos votos no dia 21/07/1993 em Nowy Sacz – Polônia.

O P. Smyda Chegou ao Brasil no dia 10 de setembro de 1984 e de setembro a dezembro fez seus estudos de Português em Brasília. Depois foi para Belo Horizonte para o quarto ano de Teologia no antigo ISI e dali foi destinado para o Colégio Santo Inácio, como ministro da comunidade e também Reitor da Igreja até 31 de Janeiro de 1986.

Em Janeiro de 1987 foi destinado para São Paulo, trabalhar na Pastoral do Colégio São Francisco Xavier e fez seu mestrado em Liturgia na Faculdade Assunção. De novembro de 1989 até agosto de 1992 Trabalhou na Pastoral de Juventude no Anchietanum. Interrompeu seus trabalhos de agosto de 1992 a maio de 1993 para a sua Terceira provação. Voltando, reassumiu seus trabalhos até janeiro de 1998.

Em Fevereiro de 1998 passou a trabalhar no Colégio São Luis, onde foi Reitor até janeiro de 2009. E, de fevereiro de 2009 até agora, Reitor do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro.

Ao P. Mieczyslaw Smyda nossos abraços, acolhida fraterna, nosso apoio e principalmente nossas orações para o sucesso da realização desta sua nova missão. Fonte: www.jesuitas.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ordenação em Paris



Nosso Companheiro Francys Silvestrini (Capixaba) fez sua teologia na França e depois desse longo tempo de dedicação aos estudos, chegou a hora de ser ordenado DIÁCONO pela oração da Igreja. A ordenação será no próximo sábado em Paris.

Pedimos a oração de todos por este jovem que deseja profundamente ser cada vez mais de Deus.

Rezemos por ele, pelos seus famíliares, pelos outros jesuítas que também serão ordenados e por todos os jovens para que sintam no coração o desejo de servir sempre a Cristo e a Igreja.

Santo Inácio de Loyola, Rogai por nós.

Missão de Semana Santa em Aquiraz-CE










Uma bonita experiência de vida comunitária fizemos neste tríduo pascal em Aquiraz-CE. A convite do Pe. Robério que é a Arquidiocese de Fortaleza, fomos "missionar".
A comunidade da Prainha nos acolheu muito bem e o resultado não poderia ser outro, rezamos, convivemos e experimentamos seguir os passos de Cristo e sua paixão e ressurreição neste momento tão importante de sua vida e da vida da Igreja. Agradecemos aos jovens que foram conosco e ao Pároco e sua paróquia que tão bem nos acolheram.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SEMANA SANTA JOVEM - TERESINA

SEMANA SANTA JOVEM - TERESINA



No período da Semana Santa, aconteceu a II Semana Santa Jovem, promovida pelo Centro de Juventude O Peregrino. A missão contou com a presença de jovens da Escola Santo Afonso, da Área Pastoral Santo Inácio de Loyola e vocacionados do GAVI. O grupo vivenciou a experiência na Comunidade Fazenda Soares, da Paróquia Divino Espírito Santo. Ficamos hospedados na escola da comunidade, de onde saíamos para visitar as famílias. Também fazia parte da experiência a convivência fraterna e a divisão de tarefas entre os missionários. Para as celebrações do Tríduo Pascal, contamos com a presença do Pe. Álvaro Negromonte.
A experiência da missão foi muito rica tanto para os jovens missionários como para os moradores. Dona Graça, a coordenadora da comunidade, testemunhou no final que em mais de 60 anos de vida, nunca tinha celebrado em comunidade o Tríduo Pascal. Um dos pontos altos da missão foi a Via Sacra, que possibilitou uma linda caminhada ruas da comunidade. Nossa gratidão sobe aos céus por tão bela experiência. A missão suscitou inclusive a participação de alguns jovens da própria comunidade que foram incorporados ao grupo missionário, nas tarefas comuns e nas atividades celebrativas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reconciliar - Recife




Os discípulos reconheceram Jesus, ao partir o pão. Nós o reconhecemos na partilha das nossas alegrias e esperanças! Foi o que sentimos – Jesus vivo e presente no meio de nós, quando celebramos o segundo reconciliar jovem na capela do sagrado coração de Jesus em Águas Compridas.
O momento orante realizou-se no dia 20 abril com a participação de jesuítas, jovens da comunidade, religiosos, religiosas, vocacionados jesuíta e formandas de congregações religiosas. Rezamos em três espaços distintos os quais ajudaram na reflexão para o exame de consciência.
Primeiro foi à acolhida realizada na capela, com cantos penitenciais e refrões meditativos. Em seguida, o Ir. Bira convidou o pessoal para, em clima de oração se dirigir ao salão que chamamos de “pecado social” onde estava tudo desordenado, muito lixo e poluição. Neste ambiente rezamos o nosso descaso com a nossa mãe terra, com reflexões, cantos e gestos. Daí, seguimos para o salão da “reconciliação”, onde o padre Roberto, sj se encontrava de joelhos contemplando o quadro do pai misericordioso.
Todos entraram no clima orante e reflexivo. Após alguns minutos um jovem da comunidade interagiu com o Padre Roberto, dialogando trecho da parábola “o filho pródigo”, seguida de uma reflexão atualizada para os jovens. Encerrando com a bênção da água e aspersão individual.

Voltamos para as nossas casas e comunidades com um sentimento de vida nova, de festa interior!

Ir. Amara, SCJ

Reconciliar Recife/PE

DEPOIMENTO GAVI RECIFE...




OLÁ, MEUS IRMÃOS!
Sou Josivaldo Barbosa, resido em Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes) e trago para vocês, em poucas palavras, a vivência no GAVI de abril em Recife.
Nos primeiros minutos do encontro acreditava que teria todo aquele formalismo que comumente vemos por aí: exposição, integração do grupo, círculo de debates etc. Porém, o GAVI tem tudo isso apresentado de um modo de ser diferente, seu modo próprio. Com muita naturalidade, tudo fluiu causando em nós uma sensação de comunidade imediata; seja no contato, na acolhida, na preparação e organização das coisas.
O encontro já tinha começado sem eu ter me dado conta. Tivemos um momento de oração na capela, preparação para posterior reconciliação com o Nosso Senhor, numa atividade paralela à reflexão pessoal a partir da exibição de slides sobre a Via-sacra de Jesus.
Gente, foi algo muito forte! Tão forte que ao concluir esse momento, não me cansei de pensar: como estou diante de Cristo? O que ando fazendo?... Sabe, mesmo estando em grupo,trocando ideias( até sobre outros assuntos) havia uma unidade entre nós, pois buscamos e trilhamos o mesmo objetivo: seguir a Cristo.
No dia seguinte, tivemos a missa de Ramos. Tudo preparado por nós, éramos poucos, mas no momento da procissão, nos transformamos numa multidão espiritualmente falando e, assim, fomos até a conclusão da celebração na capela. Lá, tivemos um testemunho concreto de fé e de verdadeiro amor ao Nosso Senhor e aos irmãos com o padre Andrés. A emoção tomou conta de nós com uma sensação de reavivamento, coragem, fé, certeza, desejo, esperança...
Outro momento significativo foi a exposição e debate do tema: Caractetísticas do modo de ser Jesuíta. Até então, pensava que os Jesuítas voltava-se somente ao trabalho educacional. Mas na verdade, fui surpreendido pela dimensão do carisma Jesuíta que é pelo maior serviço, existente num lugar, onde mais necessita ser feito. Assim, tudo que for realizado é para “maior glória de Deus”, nos diversos segmentos da sociedade. Isso implica numa instrução jesuíta sólida, de um saber capaz de conduzir o povo ao Evangelho mesmo diante de uma sociedade tão diversificada e fragmentada como a nossa.
Saímos desse último momento, mais apaixonados por esse carisma, pelas ideias de Santo Inácio e desejosos para os próximos encontros.
Após esse encontro estou me sentido preenchido, feliz, numa esperança de entender e atender aos propósitos de Deus para minha vida junto a Companhia de Jesus.

Atividades próximas - Participemos!!!



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ser Padre Dom Helder


Mais uma homenagem aos padres através deste testemunho fantástico de Dom Helder Câmara, um verdadeiro Pastor!

Vocação Sacerdotal


Neste dia especial quero prestar homenagem a estes homens que se dedicam inteiramente ao Reino de Deus, pastores do rebanho de Cristo. Servidores da missão de Cristo.
Que Deus abençõe a Todos os sacerdotes e coloque no coração da juventude o desejo de continuar fazendo aqui na terra o que o próprio Cristo fez.

Felicidade a todos os sacerdotes neste dia da Unidade, da Eucaristia e do Sacerdócio.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atividades de Semana Santa dos Vocacionados de Fortaleza


A via-sacra das Pastorais Sociais aconteceu no centro da cidade de Fortaleza, estiveram presentes várias pastorais sociais da Arquidiocese. A Comunidade Vocacional esstava representada pelos vocacionados Daniel e Deyvson que fazem voluntariado na Pastoral do Menor (Santa Rosa). Esteve também presente o Pe. Junior.sj que trabalha com a Pastoral Social.



Encontro de Universitários da Arquidiocese de Fortaleza

Nosso encontro já está pronto. Será um momento de unidade e partilha.
Venha participar conosco também!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia de Ramos - Jornada da Juventude Arquidiocesana


Neste domingo alguns vocacionados da Comunidade Vocacional São Pedro Claver participaram da Jornada da Juventude no Domingo de Ramos com a Igreja de Fortaleza. A caminhada teve seu início na Igreja do Cristo Rei (Jesuítas) e se dirigiu a catedral para a missa. Depois a caminhada seguiu para o Colégio Imaculada dando continuando com momentos de música, oração e partilha:
"ficamos encantados com a fala do Arcebispo, ao dizer que a Juventude possui sensibilidade e ousadia, o que seria da Igreja sem ela?" Voc. Anderson.
Noutro momento o Bispo auxiliar Dom José Luiz conclamou a juventude a ir ao encontro dos jovens em casas de recuperação, pois lá há solidão. Ao visitar uma dessas casas, disse o bispo, os jovens em recuperação perguntaram pelos jovens católicos alegres que não iam visitá-los e cantar e tocar com eles. Desse modo, celebraram este dia tao intenso e bonito na Igreja local.
Tudo para a Maior Glória de Deus.

sábado, 16 de abril de 2011

Bento XVI festeja mais um ano de vida.

Felicidades para sempre!!!
84 anos de vida e muito serviço ao povo de Deus.


Depoimento Vocacional

Vejamos agora um testemunho do Vocacionado Daniel da BAM que mora na Comunidade Vocacional.

Olá Companheiros!

Meu nome é Daniel dos Santos tenho 20 anos e sou de Manaus – AM.

Partilho agora com vocês um pouco sobre minha experiência de discernimento vocacional na Comunidade Vocacional São Pedro Claver. Esta experiência tem sido muito importante para mim, neste tempo de discernimento vocacional e vem ampliando a minha visão a cada dia e mostrando-me o verdadeiro sentido de uma vida centrada em Deus.

Nos momentos de espiritualidade, partilhas e vivências com os outros companheiros tenho experimentado “outro Cristo”. Um Cristo que está no meio do povo e inserido na realidade que nos rodeia, um Cristo apaixonado que sofre no povo injustiçado e se doa por ele, um Cristo que Chama e envia a missão.

A Cada passo que dou fico mais apaixonado por este Cristo pobre, excluído, marginalizado e sofredor neste mundo dilacerado por tanta injustiça, violência e hipocrisia.

A experiência também está me levando a mudanças de comportamentos, hábitos, idéias e conceitos fazendo-me sentir e crer cada vez mais que sou membro do Corpo de Cristo.

Enfim, viver este tempo de abertura ao chamado de Deus consiste em doar-se por inteiro, aguçar os ouvidos e escutar Deus que fala no silencio afim de que eu possa responder a esse chamado.

Estou muito feliz por Estar fazendo esta experiência na Companhia de Jesus!

“Porque aqui se entra pra louvar a Deus e se sai para amar os irmãos”

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caminhada da PAZ 2011 - Paróquia do Mondubim

Reconciliar 2011- Fortaleza - No Sábado 09, tivemos nossa segunda noite.

A comunidade do Presidente Vargas acolheu a juventude na segunda noite de reconciliação.
Presidida pelo Pe. Agnaldo Junior.sj, aconteceu a segunda experiência de oração para a juventude em nossa paróquia. Muitos jovens acorreram até a capela, mergulhados no silêncio e no desejo de sentir a misericórdia de Deus, a juventude pode experimentar o quanto o Deus da vida os acompanha sem medir esforços e sem limites em seu amor.

Neste próximo sábado teremos a terceira e última celebração. Contamos com a presença da juventude e sua oração.
Queremos nos unir a todos os núcleos de nossa província que celebram o Reconciliar 2011. Nossa missão é anunciar o amor e a misericórdia de Deus. AMDG.

terça-feira, 12 de abril de 2011

JUVENTUDE EM AÇÃO...



Esse final de semana foi intenso no núcleo Ceará, mais precisamente em Fortaleza, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Mondubim. No sábado a noite (09/04) tivemos a segunda celebração do RECONCILIAR JOVEM, desta vez na Comunidade Presidente Vargas. A juventude se fez presente de forma surpreendente, assim como a participação na celebração. No domingo (10/04) aconteceu pela manhã a formação para os acólitos da paróquia, buscando prepará-los para a celebração do Tríduo Pascal. Cerca de 90 acólitos estiveram presente e aproveitaram bem o encontro. Ainda pela manhã também aconteceu na Comunidade Vocacional São Pedro Claver o encontro dos jovens que participaram do Acampamento que aconteceu em Baturité, no carnaval. Na parte da tarde foi a vez do grupo de universitários. Eles tiveram um aprofundamento sobre o tema da CF 2011, facilitado pela Ir. Odete, mestranda em Geografia pela UECE.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reconciliar Jovem, Teresina.

Reconciliar Jovem, Teresina.

O Centro de Juventude O Peregrino, em Teresina, realizou, durante o período quaresmal, o Reconciliar Jovem: evento penitencial em que a juventude da Área Pastoral Santo Inácio de Loyola encontrou a oportunidade de buscar a reconciliação com Deus.

O Reconciliar Jovem aconteceu durante os finais de semana, nas Comunidades Nossa Senhora das Candeias (Morros), São Raimundo Nonato (Pedra Mole), Santa Terezinha (Nova Teresina) Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Cidade Jardim), nos dias 20-03, 26-03, 03-04 e 09-04, respectivamente.

Este foi o segundo “reconciliar” promovido pelo GTJ Jovens Peregrinos. O tema que serviu como pano de fundo foi “vou voltar para a casa do Pai!”, cujo foco principal foi a parábola do pai misericordioso.

Francisco Alves do Nascimento (Quinho), Comunidade Vila do Avião.

“O Reconciliar Jovem nos deu a oportunidade de procurarmos mais a Deus, foi um momento muito emocionante, pois sentimos que Deus estava nos esperando de braços abertos. Saímos renovados e esperamos que possamos ter novamente no próximo ano.”

(Denise, Comunidade Nova Teresina).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TRILHA INACIANA - JOÃO PESSOA



Nos dias 26 e 27 do mês de março a equipe da Pastoral Vocacional, do núcleo João Pessoa/PB e Rio Grande do Norte, realizou a 1ª Trilha Inaciana com a presença dos vocacionados e também de outros jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A experiência de peregrinar, desde Guarabira ao Cruzeiro de Roma, no município de Bananeiras, foi entusiasmante para a juventude, que se sentiu revigorada na fé, pela profunda experiência de Deus através da mística do caminho. Segue as partilhas de dois jovens que puderam vivenciar mais profundamente essa experiência de fé. (Rafael, SJ).




"Relatar a experiência vivida na trilha é algo interessante. Acredito que cada um de nós teve momentos muito marcantes. Afinal Deus se mostrou presente de várias formas. E se observaram bem, com certeza conseguiram enxergá-lo. A cada passo dado uma surpresa. Deparamo-nos com paisagens belíssimas. Em fim, foi possível vê-lo na simplicidade de pequenas coisas. Eu, particularmente, pude notar o quanto Deus é maravilhoso para conosco. Enquanto eu subia e contemplava as mais belas criações do Senhor, em minha cabeça passava um filme de toda minha vida. Os obstáculos do caminho me faziam refletir sobre momentos nos quais, muitas vezes, pensei em desistir. Na trilha não foi diferente. O cansaço e algumas dores tomavam conta do nosso corpo. Mas quando olhávamos para trás e observávamos o quanto já tínhamos caminhado, a ansiedade de chegarmos ao nosso destino aumentava o nosso ânimo para continuarmos seguindo. Pelo caminho havia pedras, buracos, grandes ladeiras. Parecia não acabar. O mais importante, é que Deus esteve presente a todo tempo nas pessoas que participaram desse desafio. O que me impressionava era a solidariedade de cada um, manifestada na preocupação com nosso bem-estar, se tínhamos condições de continuar caminhando. Ofereciam-nos água, parando por alguns instantes, a fim de que todos pudessem descansar. O caminho se tornava cada vez mais difícil. No nosso pensamento, porém, apenas um objetivo: completar o percurso e verdadeiramente enxergar Deus em tudo. O cansaço ia dando espaço à superação e aos poucos brotava a sensação da tarefa cumprida. O objetivo da “Trilha” era ver a presença de Deus em tudo. E posso garantir que foi praticamente impossível não ter notado a Sua presença. Na verdade, fomos privilegiados por Ele, pois nos deu a graça de desfrutar de momentos maravilhosos pelos quais tivemos a oportunidade em conhecer novas pessoas e com elas compartilhar essa experiência fantástica. Seguíamos em frente sem saber o que iríamos encontrar mais adiante, e ficávamos surpresos com a mais perfeita obra de um grande artista. O sol. O calor. A sede. O cansaço. Estavam chegando ao fim, pois nosso destino era chegar ao “Cruzeiro de Roma” que se aproximava. Era notável o semblante alegre e, ao mesmo tempo, todos sentiam aliviados fisicamente. Os passos que pareciam sem força começavam a ganhar velocidade. Ao chegarmos com olhares emocionados, realizados agradecíamos ao Senhor por termos conseguido alcançar o objetivo almejado. A “Trilha Inaciana” se resuma numa única frase: A experiência foi maravilhosa". Sandra Fausto.
---




"Gostaria de compartilhar com vocês tudo que vivenciei na trilha, porém seria algo bem difícil. Descobrir a nossa “condição peregrina” e perceber a grandeza de nosso Deus, além de desafiadora é uma experiência única e indescritível. A diversidade das paisagens nos faziam perceber esse Deus simples e grandioso. As paradas serviam de descanso e motivação, ver nossos companheiros cansados, mas muito felizes nos enchia de ânimo e confiança para seguir em frente. As pessoas nos olhavam com uma certa curiosidade, mas sabiam que éramos peregrinos e logo nos acolhiam com um sorriso ou um pouco de água. Superar nossos limites, sem duvida foi a maior prova de que Deus estava conosco. O medo, o cansaço e as dores foram alguns dos obstáculos que surgiram ao longo do caminho, mas eram facilmente superados com o companheirismo de quem caminhava ao nosso lado, seja na ajuda ao caminhar, ou até mesmo uma boa conversa. O tempo ia passando, e quanto mais caminhávamos, mais próximos de Deus nos sentíamos. Uma espécie de plenitude em Deus. Enfim, fazer os caminhos de Pe. Ibiapina rumo a Santa Fé, “ao modo Jesuíta”, foi uma experiência incrível! Perceber Deus em todas as coisas (por mais simples que sejam), dá um sentido diferente à nossa vida! Obrigado a todos! Um Grande Abraço". Rafael Ribeiro

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SE DESEJAS ABRIR TUAS MÃOS PARA... DAR, seguindo o exemplo de Jesus, e esvaziá-las para o desejo de possuir. ACOLHER, como fazia Jesus a quem se aproxima de ti: pobres, enfermos, marginalizados... ABRAÇAR, sem distinção nem exclusividade alguma a quem necessita de carinho, acolhida, companhia, compreensão, esperança... CELEBRAR, os sacramentos, tornando Jesus presente na comunidade. TRANSMITIR, a grandes e pequenos, mais com ações do que em palavras, a Palavra de Deus e a vida de Jesus. AJUDAR E COLABORAR, onde for mais necessário: paróquias, colégios, obras sociais, universidades, formação, espiritualidade, missões... ESTAR DISPONÍVEL, para qualquer atividade, em qualquer lugar e circunstância...
SABE QUE TENS COMPANHIA!!!!

COMPANHIA DE JESUS!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

O RESPEITO À NATUREZA: UMA AÇÃO RESPONSÁVEL


Publicamos o texto do vocacionado José Erivaldo da Ponte Prado, natural da cidade de Sobral-CE, mestrando em Filosofia pela UECE e licenciado em filosofia pela UVA.

A humanidade, com o advento da tecnologia, sofre com as mudanças ocasionadas pela falta de respeito à natureza. A insatisfação humana concebeu novas técnicas, que por meio do saber foram capazes de modificar a estrutura social vigente. Daí que, novas possibilidades apareceram com a idéia de um ‘novo cenário’, oferecendo aos indivíduos resultados imediatos às suas angústias internalizadas, de querer um além-mundo. Ao lado disto, a natureza reagiu aos efeitos determinados do homem na sociedade, em decorrência do novo modo de agir que, de certa forma, alterou, substancialmente, os fundamentos da ética referente à ação dos indivíduos. Isto é, o novo modelo apresentado aos indivíduos (ou seja, a novidade tecnológica) leva em consideração não uma ética do futuro em benefício da preservação da natureza, mas tem em vista apenas o presente e suas particularidades pessoais, pois, sabemos que, “a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Cf. Bíblia. Rm 8,22). Prova disso são às catástrofes que estão acontecendo no mundo e, sobretudo, na própria condição humana devido à falta de harmonia (ou mesmo da ignorância) em relação à natureza como totalidade. Para Hans Jonas, filósofo alemão, o efeito devastador deve-se ao opressivo poder humano que violenta a ordem cósmica, a invasão atrevida dos diferentes domínios da natureza por meio de sua incansável esperteza (O princípio responsabilidade, 2006, p. 31). A seu modo, o homem buscou recursos adjacentes, em oposição aos princípios da lei da natureza. Diante disto, podemos perguntar: Qual deve ser a ‘responsabilidade’ do homem com a natureza? O que será da humanidade no futuro se, e somente se, a preocupação derivar apenas de perspectivas com relação ao presente? Do ponto de vista que assumimos, a natureza sofre às conseqüências em virtude da ‘força’ e capacidade do homem. No entanto, o dano causado à natureza é, ao mesmo tempo, prejudicial à própria natureza humana, ou seja, o indivíduo ao atacar a natureza fere a si próprio e, em conseqüência disso, a humanidade em geral. E, nesse sentido, a responsabilidade, como alega Hans, é fundamental na medida em que se deve ajuizar uma ética futura. Ainda assim, os homens como seres-no-mundo, com todo o seu conhecimento adquirido, não são capazes de descobrir os mistérios da natureza.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reconciliar 2011- Fortaleza - Sábado 02 primeira noite

Comunidade São Roque - Novo Mondubim.


Assim como nos outros núcleos de nossa província, iniciamos nosso RECONCILIAR 2011 - Foi uma bonita noite, a juventude sentiu forte a presença do nosso Deus que é pura misericórdia.
Estiveram presentes jovens das mais diversas comunidades de nossa paróquia.
Rezamos três estações da via-sacra na vida da Juventude: Jesus Carrega a Cruz - Jesus Cai com a Cruz - Jesus encontra sua mãe. Através de uma oração dirigida adaptamos para a vida dos jovens a vida e sofrimento de Cristo no mundo hoje.
No próximo Reconciliar, na Comunidade do Presidente Vargas, dia 09, daremos continuidade a outras estações... Agradecemos a toda comunidade de São Roque que nos acolheu, de modo especial aos jovens que estiveram presentes. AMDG

sábado, 2 de abril de 2011

Reconciliar Jovem em Feira de Santana

No último dia 19/03, aconteceu o Reconciliar Jovem da Paróquia de Todos os Santos, em Feira de Santana. O encontro foi promovido pelo Noviciado Nossa Senhora da Graça em colaboração com a Pastoral Vocacional Paroquial. Foi um momento marcante de oração e integração.


Este ano, nosso encontro aconteceu em dois eixos principais. No primeiro, que ocorreu na Chácara dos Jesuítas, trabalhou-se os sentidos (dom de Deus) como um meio de enxergar a realidade marcada pelo sofrimento e egoísmo. Com as mãos sujas, mas iluminados pela cruz de Cristo, caminhamos da Chácara para a Igreja Santo Inácio, onde iniciamos o segundo momento, que foi marcado pelo reconhecimento do amor misericordioso de Deus por nós e do chamado que Ele nos faz a manifestar esse mesmo amor através de nossas ações na sociedade.


(Gabriel Leitão)