Parabéns ao nosso Padre Geral Adolfo Nicolás, hoje é o seu aniversário.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Parabéns ao nosso Padre Geral Adolfo Nicolás, hoje é o seu aniversário.
Jesuítas - Novo Provincial da Província do Centro-Leste
- Nascido 01/09/1957 em Piwniczna
– Nowy Sacz – Polônia
- Entrou na Companhia 31/08/1973
- Fez seu noviciado em Cracóvia
- Foi ordenado sacerdote 31/07/1984 em Tarnow – Polônia
- Terceira provação, 92/93, em Salamanca, com o P. Tejerina
- Últimos votos no dia 21/07/1993 em Nowy Sacz – Polônia.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Ordenação em Paris
Missão de Semana Santa em Aquiraz-CE
quarta-feira, 27 de abril de 2011
SEMANA SANTA JOVEM - TERESINA
terça-feira, 26 de abril de 2011
Reconciliar - Recife
O momento orante realizou-se no dia 20 abril com a participação de jesuítas, jovens da comunidade, religiosos, religiosas, vocacionados jesuíta e formandas de congregações religiosas. Rezamos em três espaços distintos os quais ajudaram na reflexão para o exame de consciência.
Primeiro foi à acolhida realizada na capela, com cantos penitenciais e refrões meditativos. Em seguida, o Ir. Bira convidou o pessoal para, em clima de oração se dirigir ao salão que chamamos de “pecado social” onde estava tudo desordenado, muito lixo e poluição. Neste ambiente rezamos o nosso descaso com a nossa mãe terra, com reflexões, cantos e gestos. Daí, seguimos para o salão da “reconciliação”, onde o padre Roberto, sj se encontrava de joelhos contemplando o quadro do pai misericordioso.
Todos entraram no clima orante e reflexivo. Após alguns minutos um jovem da comunidade interagiu com o Padre Roberto, dialogando trecho da parábola “o filho pródigo”, seguida de uma reflexão atualizada para os jovens. Encerrando com a bênção da água e aspersão individual.
Voltamos para as nossas casas e comunidades com um sentimento de vida nova, de festa interior!
Ir. Amara, SCJ
DEPOIMENTO GAVI RECIFE...
Sou Josivaldo Barbosa, resido em Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes) e trago para vocês, em poucas palavras, a vivência no GAVI de abril em Recife.
Nos primeiros minutos do encontro acreditava que teria todo aquele formalismo que comumente vemos por aí: exposição, integração do grupo, círculo de debates etc. Porém, o GAVI tem tudo isso apresentado de um modo de ser diferente, seu modo próprio. Com muita naturalidade, tudo fluiu causando em nós uma sensação de comunidade imediata; seja no contato, na acolhida, na preparação e organização das coisas.
O encontro já tinha começado sem eu ter me dado conta. Tivemos um momento de oração na capela, preparação para posterior reconciliação com o Nosso Senhor, numa atividade paralela à reflexão pessoal a partir da exibição de slides sobre a Via-sacra de Jesus.
Gente, foi algo muito forte! Tão forte que ao concluir esse momento, não me cansei de pensar: como estou diante de Cristo? O que ando fazendo?... Sabe, mesmo estando em grupo,trocando ideias( até sobre outros assuntos) havia uma unidade entre nós, pois buscamos e trilhamos o mesmo objetivo: seguir a Cristo.
No dia seguinte, tivemos a missa de Ramos. Tudo preparado por nós, éramos poucos, mas no momento da procissão, nos transformamos numa multidão espiritualmente falando e, assim, fomos até a conclusão da celebração na capela. Lá, tivemos um testemunho concreto de fé e de verdadeiro amor ao Nosso Senhor e aos irmãos com o padre Andrés. A emoção tomou conta de nós com uma sensação de reavivamento, coragem, fé, certeza, desejo, esperança...
Outro momento significativo foi a exposição e debate do tema: Caractetísticas do modo de ser Jesuíta. Até então, pensava que os Jesuítas voltava-se somente ao trabalho educacional. Mas na verdade, fui surpreendido pela dimensão do carisma Jesuíta que é pelo maior serviço, existente num lugar, onde mais necessita ser feito. Assim, tudo que for realizado é para “maior glória de Deus”, nos diversos segmentos da sociedade. Isso implica numa instrução jesuíta sólida, de um saber capaz de conduzir o povo ao Evangelho mesmo diante de uma sociedade tão diversificada e fragmentada como a nossa.
Saímos desse último momento, mais apaixonados por esse carisma, pelas ideias de Santo Inácio e desejosos para os próximos encontros.
Após esse encontro estou me sentido preenchido, feliz, numa esperança de entender e atender aos propósitos de Deus para minha vida junto a Companhia de Jesus.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Ser Padre Dom Helder
Vocação Sacerdotal
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Atividades de Semana Santa dos Vocacionados de Fortaleza
Encontro de Universitários da Arquidiocese de Fortaleza
terça-feira, 19 de abril de 2011
Dia de Ramos - Jornada da Juventude Arquidiocesana
sábado, 16 de abril de 2011
Depoimento Vocacional
Vejamos agora um testemunho do Vocacionado Daniel da BAM que mora na Comunidade Vocacional.
Meu nome é Daniel dos Santos tenho 20 anos e sou de Manaus – AM.
Partilho agora com vocês um pouco sobre minha experiência de discernimento vocacional na Comunidade Vocacional São Pedro Claver. Esta experiência tem sido muito importante para mim, neste tempo de discernimento vocacional e vem ampliando a minha visão a cada dia e mostrando-me o verdadeiro sentido de uma vida centrada em Deus.
Nos momentos de espiritualidade, partilhas e vivências com os outros companheiros tenho experimentado “outro Cristo”. Um Cristo que está no meio do povo e inserido na realidade que nos rodeia, um Cristo apaixonado que sofre no povo injustiçado e se doa por ele, um Cristo que Chama e envia a missão.
A Cada passo que dou fico mais apaixonado por este Cristo pobre, excluído, marginalizado e sofredor neste mundo dilacerado por tanta injustiça, violência e hipocrisia.
A experiência também está me levando a mudanças de comportamentos, hábitos, idéias e conceitos fazendo-me sentir e crer cada vez mais que sou membro do Corpo de Cristo.
Enfim, viver este tempo de abertura ao chamado de Deus consiste em doar-se por inteiro, aguçar os ouvidos e escutar Deus que fala no silencio afim de que eu possa responder a esse chamado.
Estou muito feliz por Estar fazendo esta experiência na Companhia de Jesus!
“Porque aqui se entra pra louvar a Deus e se sai para amar os irmãos”
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Reconciliar 2011- Fortaleza - No Sábado 09, tivemos nossa segunda noite.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
JUVENTUDE EM AÇÃO...
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Reconciliar Jovem, Teresina.
O Centro de Juventude O Peregrino, em Teresina, realizou, durante o período quaresmal, o Reconciliar Jovem: evento penitencial em que a juventude da Área Pastoral Santo Inácio de Loyola encontrou a oportunidade de buscar a reconciliação com Deus.
O Reconciliar Jovem aconteceu durante os finais de semana, nas Comunidades Nossa Senhora das Candeias (Morros), São Raimundo Nonato (Pedra Mole), Santa Terezinha (Nova Teresina) Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Cidade Jardim), nos dias 20-03, 26-03, 03-04 e 09-04, respectivamente.
Este foi o segundo “reconciliar” promovido pelo GTJ Jovens Peregrinos. O tema que serviu como pano de fundo foi “vou voltar para a casa do Pai!”, cujo foco principal foi a parábola do pai misericordioso.
Francisco Alves do Nascimento (Quinho), Comunidade Vila do Avião.
“O Reconciliar Jovem nos deu a oportunidade de procurarmos mais a Deus, foi um momento muito emocionante, pois sentimos que Deus estava nos esperando de braços abertos. Saímos renovados e esperamos que possamos ter novamente no próximo ano.”
(Denise, Comunidade Nova Teresina).