quarta-feira, 29 de junho de 2011
ROV 2011
segunda-feira, 27 de junho de 2011
CRISMANDOS EM MANHÃ DE ORAÇÃO
domingo, 26 de junho de 2011
Passos de Anchieta - ES (Dias 25 e 26 junho) parte I.
Os Passos de Anchieta: Momento de peregrinar ...
Este ano a Companhia de Jesus esteve mais uma vez presente nos Passos de Anchieta.
Éramos 15 pessoas de vários lugares do Brasil (Campinas -SP; Fortaleza-CE, Recife - PE; São Mateus - ES). O desejo é aprofundar a relação com o evento e aos poucos irmos criando afeição com este momento tao bonito do povo. Para alguns os Passos são uma caminhada ecológica, para outros é um lugar de pensar na vida, orar e experimentar um pouco do que foi vida desse jesuíta.
Cegand: Denis e Bia, subindo as escadas do santuário do Beato.
Terezinha (RJ) e Terecina (ES) companheiras de caminhada e devotas do Beato.
Gente de vários estados e até de outros países estiveram presentes: jovens, idosos, adolescentes... um desejo só, caminhar!
Iniciamos a caminhada no dia 25/06, ontem, juntamente com um grande grupo de peregrinos, que nem mesmo a chuva impediu de caminharmos confiante e alegres.
De Fortaleza estiveram presente Denis Valony e Beatriz, ambos da Comunidade São Roque (Novo Mondubim).
sábado, 25 de junho de 2011
O AMOR MAIOR
"Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. "Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa".
COMUNIDADE VOCACIONAL RECEBE JOVENS VENEZUELANOS
Eles também dedicam parte da semana para trabalhos nas comunidade populares de Caracas, assim como numa obra social para crianças (Casa de los Muchachos).
Também está presente, nessa experiência, um eixo transversal que é o acompanhamento espiritual e vocacional. Uma equipe de pscicólogos e jesuítas fazem um acompanhahemto personalizado do processo de discernimento que vivem estes jovens sobre sua vocação profissional e seu projeto de vida.
Por fim, a eles é oferecida a possibilidade de uma experiência no contexto latinoamericano. Com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade latinoamericana, eles se incorporam durante um mês ao trabalho pastoral que a Companhia de Jesus realiza em alguma parte da América Latina, a fim de ajudá-los a abrir-se a novos horizontes.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
"Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: "Não. Ele vai se chamar João". Disseram-lhe: "Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!" Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o meninos e chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: "João é o seu nome!" E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: "Que vai ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel".
João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, que se celebra o nascimento tanto para a terra, quanto para o céu. Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas (Lc 7, 26-28), porque pôde apresentar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29. 36). Sua vocação reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus (cf. Lc 1, 14. 58). João é precursor de Cristo pela palavra e pela vida (Mc 3, 11). A data da festa, três meses após a Anunciação do Senhor, e seis meses antes do Natal, corresponde às indicações de Lucas (Lc 1, 36. 56-57). Era filho de Zacarias e de Isabel.
Esta narrativa pode ter sua origem dentre os discípulos de João Batista, onde circulava após sua morte. Fica realçada a originalidade de João Batista: "Que vai ser deste menino?" Zacarias era sacerdote do templo de Jerusalém. João, filho único, deveria receber o nome do pai, bem como manter a sua linhagem sacerdotal hereditária. Contudo, conforme o anúncio do anjo, o nome que lhe dão é João. Um nome diferente que já prenuncia a ruptura com o sacerdócio e com o templo de Jerusalém. No Segundo Testamento, depois do nome de Pedro, o nome de João Batista é o mais citado, ultrapassando muito as demais ocorrências dos nomes dos próprios apóstolos.
Oração
PAI, TOMA-ME SOB A TUA PROTEÇÃO E ROBUSTECE-ME COM O TEU ESPÍRITO, DE MODO QUE EU POSSA CUMPRIR, COM CORGEM E FIDELIDADE, AS TAREFAS DO REINO QUE ME SÃO CONFIADAS.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
VISITA DO Pe. ADILSON DE ALMEIDA (BELÉM)
A VERDADEIRA COMIDA
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre".
terça-feira, 21 de junho de 2011
Jesuítas - Servindo além fronteiras
Espanha: premiado Serviço Jesuítas aos Refugiados
A ONG católica que atende meio milhão de refugiados no mundo
MADRI, terça-feira, 21 de junho de 2011 (ZENIT.org) - Dentro da agenda de celebrações do Dia Mundial do Refugiado deste ano na Espanha, está o 10º Prêmio da Fundação pela Justiça e da Fundação Bancaja, recebido no último dia 15 pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e que será entregue em uma cerimônia em 6 de julho, na capela da Beneficência de Valência.
O prêmio reconhece a trajetória e dedicação constante daquelas pessoas ou organizações que se destacam pela sua contribuição para a promoção e defesa dos direitos humanos.
Dotado com 18 mil euros, receberam-no entidades como a Associação de Vítimas do Terrorismo, a Associação Pró-Busca de Crianças Desaparecidas de El Salvador, as Irmãs da Caridade e Muhammad Yunus. Nesta edição, o JRS foi eleito entre 15 candidatos.
O então padre geral da Companhia de Jesus, Pedro Arrupe, impressionado e comovido pelo clamor de milhares de boat people vietnamitas, fundou o Serviço Jesuíta aos refugiados (www.jrs.net), em 14 de novembro de 1980.
“O clamor dos 43 milhões de refugiados ou deslocados é mais atual que nunca”, afirma a Companhia de Jesus, em uma nota.
Ainda que o JRS continue seu trabalho nos remotos acampamentos de refugiados, a tendência dos refugiados a buscar asilo em áreas urbanas levou a instituição a trabalhar mais intensamente nas cidades, nos últimos anos.
Como explica seu diretor, o jesuíta Peter Balleis: “Durante estes 30 anos, o JRS não se guiou pela restritiva definição legal de refugiado, mas, de acordo com o ensinamento social católico, por uma noção mais generosa do termo, que abarca todos os deslocados à força”.
Assim, o serviço está disposto a responder em acampamentos, a deslocados, a solicitantes de asilo e a pessoas ilegais, aos imigrantes vulneráveis nos centros de detenção e agora também nas cidades.
O início geográfico do JRS foi Ásia-Pacífico. Nos anos 90, com a crise na região dos Grandes Lagos, voltou-se também para a África. Mais recentemente começou a trabalhar no Oriente Médio e no Afeganistão.
Até agora, a educação tem sido o forte dos serviços do JRS. Prepara-se um projeto de educação superior em colaboração com universidades jesuítas.
O JRS é uma organização não-governamental católica, cuja missão é servir, acompanhar e defender os direitos dos refugiados e de outras pessoas deslocadas à força.
Atua em 57 países. Emprega mais de 1.400 pessoas, entre leigos, jesuítas e outros religiosos, para responder, entre outras, às necessidade educativas, de saúde e sociais de mais de 500.000 refugiados. Seus serviços são oferecidos independentemente da origem étnica ou confissão religiosa. (Fonte: Zenite)
Dia de São Luis Gonzaga, um Santo Jesuíta!!!
Momento de oração e reflexão vocacional
(Fortaleza/CE) o 2° encontro do grupo intitulado como GRV - Grupo de Reflexão Vocacional, que tem como objetivo aprofundar junto à juventude o tema vocação.
O encontro contou com momentos de meditação, dinâmica, oração pessoal, partilha e mística, relembrando o batismo de cada um, eis que o tema deste 2° encontro do GRV foi vocação cristã. A tarde terminou, ainda, com um momento junino.
“Acho importante momentos como esse junto à juventude da nossa paróquia. São encontros como esse que nos levam a uma reflexão do “eu”, dos outros e de Deus. Infelizmente o jovem hoje passa por muitas provações (festas, drogas, sexo...) e infelizmente poucos conseguem resistir; que esses poucos possam ser a semente do nosso amanhã” (Tiago Nascimento, coordenador do grupo de jovens AJURI (construir juntos), da comunidade Santa Rosa).
domingo, 19 de junho de 2011
DEUS REVELADO POR JESUS
"De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será julgado, mas quem não crê já está julgado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus".
sábado, 18 de junho de 2011
NOVIÇOS PARAGUAYOS FAZEM RETIRO DE 30 DIAS
ABRA ESPAÇO NO SEU CORAÇÃO...
para que o novo possa entrar!
Jogue fora o que não serve mais. Amores frustrados, projetos engavetados, oportunidades perdidas e roupas velhas devem tomar outro destino...
Quando você entende o outro, começa a compreender a si mesmo... Quando abre o coração para alguém, conhece o melhor de você.
Quando presta atenção às palavras do outro, você começa a escutar a voz do seu coração.
A pior bobagem que você pode fazer é querer mudar alguém
As pessoas não mudam porque precisam mudar. Muito menos mudam porque recebem conselhos ou cobranças. Embora as vezes essas coisas até ajudam.
Mas uma pessoa só evolui mesmo, cresce, quando ela decide cuidar da própria vida!
A OPÇÃO FUNDAMENTAL
"Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo... Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?... Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam... Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã..."
sexta-feira, 17 de junho de 2011
CF 2013 - FRATERNIDADE E JUVENTUDE
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Dom Sérgio da Rocha novo Arcebispo de Brasília
Dom Sérgio da Rocha é o novo arcebispo da arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 15, pelo papa Bento XVI, que nomeou também o padre Marian Marek Piatek, conhecido como padre Marcos, bispo da prelazia de Coari, no estado do Amazonas, vacante desde julho de 2009.
Dom Sérgio, 51, vem para a capital federal transferido de Teresina (PI), onde chegou como arcebispo coadjutor, em 2007, assumindo a arquidiocese em setembro de 2008. Ele sucede a dom João Braz de Aviz que, em janeiro, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma.
Na última assembleia geral da CNBB, no mês passado, em Aparecida (SP), dom Sérgio foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, tornando-se membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB. No último quadriênio (2007-2011), foi presidente do Regional do Regional Nordeste 4 da CNBB, que abrange todo o estado do Piauí.
Paulista de Dobrada, dom Sérgio nasceu no dia 21 de outubro de 1959. Fez o curso de filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e de teologia em Campinas (SP). Ordenado padre no dia 14 de dezembro de 1984, fez mestrado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Nomeado bispo auxiliar de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001, recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de agosto do mesmo ano. Como bispo, foi membro das Comissões da CNBB: para a Doutrina (2002-2007), Mutirão para Superação da Miséria e da Fome (2001-2004), para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada (2007-2011). Neste mesmo período, foi presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Exerceu, também, várias funções nos Regionais da CNBB Nordeste 1 (Ceará) e Nordeste 4 (Piauí).