sábado, 30 de julho de 2011

Dia 31 de julho dia de Santo Inácio de Loyola

Neste dia de Santo Inácio, uma homenagem aos Irmãos Jesuítas que estiveram juntos até hoje dia 30.
Que a vocação dos Irmãos jesuítas seja um dom de Deus no mundo de hoje.
Que o Deus da Vida abençõe a cada irmão que sente em si o desejo de continuar servindo na alegria ao Cristo irmão, amigo e servo por amor.
A Companhia de Jesus fica mais plena, mais forte e mais inaciana quando acolhe e vive a diversidade dentro dela, em seu corpo... Somos todos jesuítas, porém, vivemos nossa vocação de modo diferente, uns respondem a Deus como padres, outros como irmãos. Que o Irmãos Jesuíta, Santo Afonso Rodrigues interceda por nós. Parabéns a todos nós, padres e irmãos jesuítas pelo dia de nosso Santo fundador.

domingo, 24 de julho de 2011

TRILHA INACIANA BAHIA 2011










Terminamos hoje a Trilha Inaciana da Bahia 2011. Deixamos aqui algumas fotos e dentro em breve vocês poderão ver um pequeno vídeo dos melhores momentos. Por enquanto, confira esse vídeo.http://www.youtube.com/watch?v=JrUNCPgYku0




Forte abraço a tod@s!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jesuítas Irmãos





Fico feliz pela oportunidade de participar e colaborar neste encontro dos jesuítas Irmãos, pois estou conhecendo mais a historia e a importância do irmão na companhia de Jesus na Igreja e no mundo.
Sou grato por conhecer e me relacionar com mais jesuítas irmãos que servem integralmente com todas as qualidades, virtudes e dons na missão de Cristo.
Vocacionado da Província do Centro Leste -



Miguel de Brum Lopes

SEMANA MISSIONÁRIA - ALDEIA - PE



Aldeia, região do Município de Camaragibe, cidade vizinha do Recife, está em Festa. Desde domingo iniciou-se a Semana Missionária, em preparação à ordenação de Erinaldo Pedro da Silva. No domingo tivemos reunião com as comunidades e os missionários, na segunda-feira a Missa de Envio. São 26 missionários e missionárias espalhados por seis comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Vieram de Manaus, Belém, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Os frutos são muitos. As comunidades estão encantadas com o trabalho e a dedicação dos missionários, estes por sua vez não cessam de agradecer pela acolhida e receptividade nos trabalhos. Na quarta-feira houve o Lucernári0 (fotos), nesta sexta teremos o Show Vocacional e amanhã, sábado, dia 23, a ordenação de nosso companheiro jesuíta que, pela oração da igreja e imposição das mãos de Dom Fernando Saburido, receberá o ministério de presbítero. Rezemos por nosso irmão e pelas comunidades que se alegram por mais um padre da Igreja.

TRILHA INACIANA DA BAHIA 2011

De 22 a 24 de julho vai estar acontecendo em Itaitú/Jacobina-BA a II Trilha Inaciana da Bahia.
Jovens de Salvador, Feira de Santana, Tanquinho e Capim Grosso estarão participando dessa atividade.
Rezemos pelo bom êxito dessa experiência e que os jovens participantes possam fazer um profundo encontro consigo mesmos, com os outros trilheiros e, sobretudo, com Deus.
Que Santo Inácio de Loyola nos ajude e nos acompanhe nessa empreitada.
Forte abraço a todos!!! E aguardem as fotos. ...
Siga também o blog do I Seminário Latino Americano e Caribenho dos Irmãos Jesuítas que está acontecendo em São Paulo:http://seminarioamdg.wordpress.com/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Chamado a ser Jesuíta Irmão



Meu nome é Leandro, nasci em Santo André/SP, região metropolitana da cidade de São Paulo. Atualmente resido na Comunidade Vocacional dos Jesuítas no município de Campinas/SP.
CConheci os Jesuítas em 2009 quando participei de um retiro realizado pelo Anchietanum (Centro de Juventude e Vocações da Província Brasil Centro-Leste). O meu chamado vocacional é anterior a este retiro, porém não havia me identificado com nenhuma espiritualidade como aconteceu com a espiritualidade inaciana.
A minha identificação com a vocação do irmão jesuíta, deve-se muito ao Ir. Lucemberg, sj. Ele foi o primeiro jesuíta que conheci. Pouco a pouco, fui conhecendo mais o trabalho que ele realiza no Anchietanum, seu carisma, sua simplicidade, sua disponibilidade em colaborar, enfim, o seu jeito de ser.
Participar deste I Seminário Latino Americano de Irmãos Jesuítas fortalece e amadurece ainda mais a minha opção vocacional. Conviver com os Irmãos Jesuítas da América Latina e Caribe, identificando os diversos trabalhos que são realizados por eles dentro da Companhia e também os desafios que ainda existem, deixa-me muito entusiasmado em colaborar como “Servidores da Missão de Cristo”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

EVANGELIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SÃO PAULO, terça-feira, 19 de julho de 2011 (ZENIT.org) – Nesta semana acontece no Rio de Janeiro o Mutirão Nacional da Comunicação. Já na semana passada, de 12 a 16, mais de 70 bispos de várias dioceses do Brasil também participaram de um seminário sobre a comunicação no Rio de Janeiro, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a CNBB e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O encontro teve como tema: “Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”.
Foi um fato inédito; até agora, não se tinha notícia de um encontro tão numeroso de bispos da nossa Igreja, destinado especificamente a essa temática. Evidentemente, não se tratou de formação técnica sobre as novas modalidades de comunicação, mas de uma ocasião para confrontar a missão dos pastores da Igreja com esse novo e maravilhoso universo, suas imensas possibilidades, mas também seus desafios, problemas e riscos.
Antes de tudo, existe o fato inquestionável da multiplicidade enorme de novos meios e possibilidades de comunicação, suscitados, sobretudo, pelo avanço da informática e das novas tecnologias da informação. Isso também coloca à disposição da missão da Igreja um precioso instrumental; seria grave não fazer bom uso de tantas possibilidades para a promoção da vida e da missão da Igreja.
Mas não podemos ter uma visão ingênua do mundo da comunicação: nesse universo existe muita coisa que precisa ser vista com olhar crítico, não propriamente os meios, que são possibilidades, mas o uso que deles se faz. De modo especial na internet, há muito veneno, que deve deixar alertas pais e educadores; crianças e adolescentes ficam expostos a numerosos riscos, se não houver atenta vigilância e orientação.
Mas também os adultos deverão fazer um uso responsável desses meios maravilhosos, evitando que se tornem um atrapalho nas relações interpessoais e no convívio social. Contatos e comunidades cibernéticas não podem tomar o lugar das relações humanas e comunitárias reais e diretas com as pessoas próximas, nem substituí-las. Seria uma pena passar horas trocando mensagens com pessoas distantes e não brindar com uma palavra sequer as pessoas do convívio próximo. Pior ainda, se os meios fossem usados para promover desonestidades, ódio, violência e toda sorte de caminhos de corrupção e imoralidade.
No entanto, para a Igreja, a comunicação não é só questão de ter e usar meios e tecnologias de comunicação: mais importante ainda é o conteúdo e a qualidade da nossa comunicação. Temos para comunicar a Boa Nova de Cristo e do Reino de Deus ao mundo e precisamos fazer isso muito bem. O uso dos meios de comunicação para a evangelização não pode ser reduzido a uma informação neutra, mas precisa ser acompanhado pelo testemunho contagiante: “vós sereis minhas testemunhas” (cf Lc 24,48), recomendou Jesus aos apóstolos, depois de os enviar para anunciar o Evangelho a todos os povos (cf Mt 28,19).
O papa Bento 16 tem recomendado com frequência a evangelização através da internet. Não é apenas mais um poderoso “meio” de comunicação, que pode facilitar e ampliar muito a nossa capacidade de evangelização; de fato, trata-se de um novo “ambiente” a ser evangelizado. Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet. De fato, a “rede” é como uma imensa e sofisticada praça, muito frequentada por gente que interage com toda sorte de mensagens; todos os “discursos” imagináveis podem ser encontrados nesta praça e há plateia para cada um deles. Alguns podem ser muito belos e construtivos, contribuindo para a dignificação do homem e a edificação do bem comum; outros, nem tanto; e, infelizmente, esta praça também é frequentada por companhias nada recomendáveis e até nocivas...
A Igreja não pode estar ausente no mundo da internet, com seu anúncio e testemunho. E isso precisa ser feito de muitas maneiras, para alcançar o maior número de interessados.
Publicado em O SÃO PAULO, edição de 19/07/2011
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

PARTILHANDO A VOCAÇÃO DE IRMÃO JESUÍTA: Ir. VANDERLEI BACKES SJ

"Conheci a Companhia de Jesus durante o ano de 1993 quando fiz, em São Leopoldo-RS, a experiência de Comunidade Vocacional e de pré-noviciado. Durante os anos de 1994 e 1995 fiz o Noviciado em Cascavel-Paraná. Nos anos de 1996 e 1997 fiz o Juniorado em João Pessoa-Paraíba. A destinação seguinte foi para a cidade de Florianópolis. Foram os anos de 1998 e 1999. Durante os dois anos fui ecônomo da Residência João Paulo II. Trabalhei no Colégio Catarinense no Serviço de Orientação Educacional dos alunos de 5ª e 6ª séries; catequese; grupos de amigos inacianos; Assessor de Grupos e Comunidades de Vida Cristã (CVX). Durante este dois anos, também, fiz o curso de Ciências Religiosas (Teologia). Do ano de 2000 até o início de 2007 estive morando na Comunidade da Residência Conceição – Residência universitária – UNISINOS – São Leopoldo- RG. Durante os 7 anos fui ecônomo e administrador da residência. Trabalhava na Pastoral Universitária orientada para atividades pastorais dos funcionários e com um grupo de aprofundamento dos Exercícios Espirituais. Graduei-me em Administração. Desde 2007 estou na missão de ministro do teologado e prefeito do campus da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte".

Por que irmão na Companhia?

"Creio que a Vida Religiosa se expressa como um corpo para o serviço do sacerdócio ministerial da Igreja. Este corpo é formado por muitos membros com finalidades diferentes (1Cor.12,12s), mas unidos e interligados para realizar a missão da Igreja. Na Companhia todos temos a mesma vocação: chamados por Deus a ser “companheiros de Jesus”, ao serviço do Reino, servindo ao Senhor e à Igreja, em um corpo apostólico universal, na radicalidade profética e evangélica, consagrados a Deus pelos votos, enviados a uma única missão de “ajudar ao próximo”, procurando sempre o serviço maior e mais urgente e o bem mais universal, missão que hoje em dia se formula como a luta pela fé e a luta pela justiça que a mesma fé exige. O jesuíta irmão ou padre não pode querer e desejar realizar-se fora desse corpo"
.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

I Seminário Latino Americano e Caribenho dos Imãos Jesuítas

E ai pessoal, beleza?!!
Vamos continuando partilhando com vocês nossos dias aqui em São Paulo. O frio é grande, mas poder partilhar, conviver e aprofundar nossa vocação de Irmãos com outros companheiros de diversos países faz com que o ardor do chamado a essa vocação especifica fique cada vez mais forte no seguimento ao Cristo amigo e o frio que tem sido grande se torne controlavél.


Ontem, depois de uma tarde de discussões nos grupos de trabalho os nossos companheiros das províncias do México, Centro América, Colômbia, Argentina-Uruguai apresentaram os seus países e províncias com seus desafios e conquistas nos diversos campos de apostolado, cada um com sua especificidade regada com músicas típicas, bebidas, comidas de cada lugar com partilhas dos Irmãos jesuítas que por lá estão em missão.
Hoje pela manhã chegou o Pe. Orlando Torres, assistente de formação na Companhia de Jesus, que participou conosco da oração da manhã e deu sua colaboração nas colocações e respostas feitas a ele a respeito do que foi aprofundado sobre o intinerario dos irmãos Jesuitas na Companhia de Jesus. Pe. Orlando seguira conosco esses dias.


Seguiremos nosso seminário e vocês companheiros...Fiquem LIGADO AÊ.

Ir. Bira,SJ




BEATO INÁCIO DE AZEVEDO E 39 COMPANHEIROS MÁRTIRES

Inácio de Azevedo era natural do Porto, Portugal, nascido por volta de 1526, de família importante e influente. Aos 22 anos entrou para a ordem dos Jesuítas. Foi vice-provincial de Portugal e reitor do Colégio de Braga. Destacava-se pela penitência, oração e obras de misericórdia.A grande paixão de Inácio eram as missões! Pelo seu caráter empreendedor, ativo e enérgico, São Francisco de Borja, o superior de toda a Ordem, nomeou-o Visitador do Brasil. Chegou à Bahia em 24 de agosto de 1566, juntamente com outros jesuítas. A incumbência revestiu-se de grande dinamismo e oportunas medidas de governo. Partiu para Portugal em 24 de agosto de 1568, para conseguir reforços para o Brasil. Reuniu uma expedição de 73 religiosos, e zarparam nas três naus da frota do Governador do Brasil. A nau em que viajavam Inácio e um dos grupos foram atacados por protestantes calvinistas que quiseram poupar os sobreviventes da luta mas gritaram contra os jesuítas: “Mata, mata, porque vão semear doutrina falsa no Brasil”. Inácio foi ao encontro deles, com uma imagem de Nossa Senhora nas mãos, dizendo a alta voz: “Todos me sejam testemunhas como morro pela Fé católica e pela Santa Igreja Romana”. Já ferido mortalmente, dizia a seus companheiros: “Não choreis, filhos. Não chegaremos ao Brasil, mas fundaremos, hoje, um colégio no céu”.


O massacre se repetiria um ano depois, com outros 12 integrantes dessa expedição missionária, que ainda tentavam navegar rumo ao Brasil. Foi o martírio de Pero Dias e seus companheiros.

Humanamente falando era uma catástrofe para a evangelização do Brasil, mas aos olhos de Deus os mártires são os melhores evangelizadores. Tanto na Europa como aqui em nossas terras, sobretudo, logo foram aclamados “Padroeiros do Brasil” , e conhecidos em toda a cristandade comovida como “Mártires do Brasil”, ou “40 Mártires”. O primeiro grupo de mártires, os 40 de julho de 1570, foi beatificado em 11 de maio de 1854, pelo Bem-aventurado Pio IX. Tratava-se, nesse caso, do reconhecimento e aprovação de um culto que já existia anteriormente. 40 Mártires do Brasil

Os Beatos Inácio de Azevedo e seus 39 companheiros sempre foram conhecidos em Portugal como “Mártires do Brasil”, e era assim que eles também eram conhecidos aqui desde o seu martírio.

domingo, 17 de julho de 2011

Seminário dos Irmãos Jesuítas - São Paulo

O I Seminário Latino Americano e Caribenho dos Irmãos Jesuítas teve inicio ontem dia 16/07/201 com a Eucaristia presidida pelo Provincial do Brasil, Pe. Carlos Palácio. Em seguida ocorreu a abertura oficial com a leitura da carta do Pe. Geral que foi muito motivadora e edificante a todos.
O provincial do Brasil Pe. Palácio destacou que a originalidade do que estamos vivendo é prolongação do que foi uma experiência única dos Irmãos do Brasil depois da 34ª Congregação Geral e enfatizou que o Corpo da Companhia é despertado todo dia pela vocação do Irmão, essência da vida religiosa.
Houve ainda a leitura da Carta do Pe. Hernesto Cavassa, Presidente da CPAL, para a abertura do Seminário e a fala do Pe. Smyda, Provincial da BRC e anfitrião desse Seminário que destacou que há uma expectativa muito grande quanto a esse encontro e espera que a vocação do Irmão se torne cada vez mais visível no seguimento do Cristo e no serviço aos demais.
Seguiremos o nosso seminário e daqui iremos partilhando nossas atividades e experiências com vocês (Ir. Bira)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

TEMPO DE FERIAS...

A Comunidade Vocacional São Pedro Claver está dispersa por vários lugares.
Pe. Laércio está fazendo o seu retiro anual de 8 dias e preparando outro retiro que irá orientar em Fortaleza.
Pe. Agnaldo Jr está na Bahia, para alguns dias de descanso e preparação da Trilha Inaciana da Bahia que vai acontecer de 22 a 24/07.
Os vocacionados Luzimar e Clebson estão na Paroquia Nossa Senhora de Fátima, em Russas-CE, descansando uns dias e conhecendo mais de perto a Comunidade jesuíta e sua missão na paróquia.
Bruno, Alexandre e Pedro estão em Baturité-CE estão fazendo o seu descanso e acompanhando mais de perto a missão daquela casa de Retiro. Irão participar também em Ubajara do Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Daniel e Arthur foram a Recife-PE para alguns dia de descanso e participar da missão em preparação a ordenação presbiteral do diácono Erinaldo Pedro, em Aldeia-PE.
Geison ficou cuidando da casa, devido o seu trabalho.
De 24 a 30/07 estaremos em Itapajé-CE, realizando uma missão para comemorar os 10 de sacerdócio do Pe. Júnior.
Dia 30/07 voltaremos para celebrar a grande festa de Santo Inácio na paróquia.
Até lá vamos postando alguns relatos dessas experiências, na medida do possível.
A todos o nosso forte abraço e a comunhão na dispersão!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

FOTOS TRILHA INACIANA CEARA 2011

Olá amig@s e companheir@s que seguem nosso blog, pedimos desculpas por não poder estar atualizando diariamente nosso blog devido as viagens. Prometemos mantê-los informados de nossas andanças nesses férias.
Aqui deixamos algumas fotos da nossa Trilha Inaciana Ceará e o link para que possam disfrutar vendo muitas outras fotos: https://picasaweb.google.com/agnaldojuniorsj/TRILHAINACIANACEARA2011







quinta-feira, 7 de julho de 2011

TRILHA INACIANA CEARÁ 2011



De 08 a 10 de julho, próximo final de semana, estará acontecendo em Baturité, no Mosteiro dos Jesuítas, a Trilha Inaciana 2011 do Ceará. Cerca de 50 jovens estão inscritos.


Pedimos as orações de todos os que seguem esse blog por essa atividade. Que esses jovens possam aproveitar bem da experiência oferecida e fazer um verdadeiro encontro consigo mesmos, com os outros e com Deus.

domingo, 3 de julho de 2011

TÉRMINO DO ROV 2011

Após cinco dias de profunda intimidade com o Senhor, de confronto com a sua Palavra e acompanhamento personalizado, encerramos a experiência do Retiro de Opção de Vida. Cada jovem pode sentir-se questionado pelas vocações fundamentais e específicas, perguntando-se com sinceridade qual seja a vontade de Deus para cada um.
O grupo fez uma caminhada muito bonita, responsável e comprometida.
Pedimos ao Senhor que confirme aqueles que fizeram sua opção e conceda abundante luz e sabedoria para aqueles que ainda irão concluir sua opão.