sábado, 4 de outubro de 2008

Eleitor, você pode dar um show de bola!

Por Hilário Cristofolini
Pode ser o protagonista nas eleições e ser o personagem central da campanha política: personagem central é quem desempenha o papel principal. E este pode ser o eleitor. Quando vota conscientemente, o resultado das eleições é um show de bola! Lembra a época em que os mais endinheirados contratavam artistas para ganhar seu voto nos comícios-show? As mesmas mãos que aplaudiam o artista se sentiam quase obrigadas a votar no político que pagou o cantor no show para você ouvir e aplaudir, lembra? Agora, a nova lei eleitoral, mais claramente, quer fazer de você o personagem central. Por isso, tirou o artista do palco, e do corpo do eleitor tirou a camisa do candidato, como tirou de sua cabeça o boné do político. O artista agora é você. A festa é sua. Mas cuidado. Há muitas maneiras de comprar o seu voto. Não permita que nenhuma delas estrague a festa que é sua, de sua família, da escola de seu filho, de seus amigos, enfim: eleições são a festa de todos nós, porque o resultado de seu voto pode significar o progresso de todos nós: da cidade e de todo o município. Portanto, seja protagonista. Isso, em outras palavras, significa não aceitar a condição de ser apenas ouvinte. Pois Deus, que é Pai, nos criou matéria e espírito, por isso somos conscientes, não lacaios.
– Lacaios?
– Sim, lacaios, quero dizer: gente que passa a vida só ouvindo o que os outros falam e fazendo o que os outros mandam: “Pega esse pacote aqui e leva aí. Depois, pega daí e leva para lá. Depois, pega de lá e trás para cá”. Ora, ora! Deus não nos criou para sermos lacaios! Nem nos criou para pensarmos como pensa este partido ou aquele, nem para sermos encabrestados por esse ou aquele. A nova lei eleitoral veio para destruir currais, fazer deles um palco e colocar você lá, como personagem central, protagonista. Vai lá, então, e faz da urna o cofre novo da Pátria, e deposite seu voto consciente. Lá ele encontrará todos os nossos, com os quais pretendemos uma renovação política, sobretudo das Câmaras Municipais...
– Por que sobretudo das Câmaras Municipais?
- Porque, das prefeituras, a lei eleitoral cuida. E por melhor que tenha sido a gestão do prefeito, ele não pode ser reeleito mais de uma vez seguida... Ao invés das Câmaras Municipais, a respeito disso a lei nada diz. O vereador, portanto, por pior que tenham sido suas gestões, seguidas de gestões, poderá continuar a ser reeleito e, se quiser, poderá aposentar-se naquela cadeira, graças a seus currais. Mas deixa isso de lado e vai lá, seja o personagem central, o protagonista, e dê o seu show. Então, por estarmos próximos da rande festa que são as eleições, é preciso lembrar: Deus nos deu olhos para ver como estão as escolas, como está a saúde, a segurança, como está a cidade, como estão as estradas. Mas é preciso lembrar que Deus nos deu também língua para falar o que os políticos fizeram de bem e denunciar o que está errado. Tudo isso você poderá fazer com seu voto. E as eleições serão um show de bola, e todos nós vamos aplaudir – até nosso Deus, que criou você.

Nenhum comentário: