domingo, 31 de outubro de 2010

Dia de Santo Afonso Rogrigues - Irmão Jesuíta

Diante da "galeria" de santos da Companhia de Jesus, voltamos o nosso olhar, talvez, para o mais simples e humilde dos Irmãos: Santo Afonso Rodrigues. Natural de Segóvia na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532.Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio.
Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, infelizmente todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão e depois do noviciado foi enviado para o colégio de formação. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes heróicas que conquistou na graça e querendo ser firme na fé, foi a obediência sua prova de verdadeira humildade. Santo Afonso sabia ser simples Irmão pois aceitava com amor toda ordem e desejo dos superiores, como expressão da vontade de Deus. Tinha como regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina". Este santo encantador, com sua espiritualidade ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver quanto ao futuro apostolado na Colômbia. Místico de muitos carismas, Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. Santo Afonso Rodrigues, rogai por nós! (Fonte: site Canção Nova).
Rezemos pela Companhia de Jesus para que saiba valorizar a simplicidade e o serviço na obediência e na alegria. Rezemos também por tantos irmãos jesuítas que buscam ser como Jesus, consagrados ao Reino. AMDG


(Ir. Efifânio.sj - Mora no Noviciado em Feira de Santana)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRES"




Vaticano reconhece milagre da freira baiana Irmã Dulce.
Cerimônia de beatificação está programada para o primeiro semestre de 2011, em Salvador.
A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano reconheceu na última terça-feira, por meio de voto favorável e unânime do colégio de cardeais e bispos, a autenticidade de um milagre atribuído à Irmã Dulce. Essa é a última etapa do processo de beatificação da religiosa.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 27, pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Geraldo Majella Agnelo, em coletiva realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce em Salvador. De acordo com o cardeal, o Papa Bento XVI assina o decreto oficializando a concessão do título de Beata ou Bem-aventurada à freira baiana antes do Natal.
Com o reconhecimento final do papa, Irmã Dulce passará a se chamar "Bem-aventurada Dulce dos Pobres". Um dia após o decreto papal, o processo de canonização já pode ser iniciado. A cerimônia de beatificação do Anjo Bom do Brasil está programada para o primeiro semestre de 2011, no Parque de Exposições da capital baiana.
O milagre validado pelo Vaticano passou por três etapas de avaliação: uma reunião com peritos médicos (que deram o aval científico), com teólogos, e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício, tendo sua autenticidade reconhecida de forma unânime em todos os estágios.

Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter preternatural (não explicado pela ciência).
Segundo o médico Sandro Barral, um dos peritos que participou do processo de análise do milagre, a graça validada ocorreu em 2001, em uma cidade do interior do Nordeste. "Foi um caso de pós-parto, em que a paciente apresentava um quadro de forte hemorragia não controlável. Em um período de 18 horas, ela chegou a passar por três cirurgias, mas o sangramento não cessava. Contudo, sem nenhuma intervenção médica, a hemorragia subitamente parou e a paciente passou a ter uma impressionante recuperação", explica.
Conforme relatos da época, o fim do sangramento ocorreu no mesmo instante em que um grupo de orações pedia a intercessão de Irmã Dulce em favor da parturiente. "A corrente de orações foi proposta por um sacerdote, contemporâneo de Irmã Dulce, que chegou, inclusive, a enviar para a família dela um pedaço de tecido do hábito que pertenceu à religiosa", afirma o assessor de Memória e Cultura das Obras, Osvaldo Gouveia.
Ainda segundo dados do processo, ao ser chamado à casa da mulher em trabalho de parto, o médico que a atendia achou na ocasião que estava indo assinar seu atestado de óbito, em virtude da gravidade da situação, mas ao chegar ao local encontrou a mãe já recuperada do sangramento e com o bebê em seus braços. A identidade da paciente e o local do milagre só poderão ser revelados um mês antes da cerimônia de beatificação da Irmã Dulce.

Pós Trilha Inaciana 2009/2010!!!!

domingo, 24 de outubro de 2010

CONHECENDO DE PERTO A COMUNIDADE VOCACIONAL...

Neste mês de outubro em uma conversa com o meu promotor vocacional (Ir. Bira) foi me feita uma proposta de um tempo de convivência na Comunidade vocacional São Pedro Claver em Fortaleza-CE. Muito feliz com o convite e animado pelas possíveis experiências que teria na comunidade viajei no dia 07 de outubro chegando no dia 08 do mesmo mês.
Cheguei à comunidade com um pouco de ansiedade, pois tinha uma real idéia de como se daria a familiarização com a casa, com sua rotina; cotidiano, a vivência comunitária com outros jovens que não conhecia etc. Mas em meio a esta ansiedade, estive sempre com a certeza de que Deus seria o meu guia, conduzindo meus passos.
Ao chegar tive meus primeiros contatos com os vocacionados internos e os formadores com os quais tive um rápido entrosamento e parecia até que já convivia com eles há bastante tempo. No primeiro dia em que cheguei tive contato com a Pastoral do Povo de Rua, pastoral que não tinha muito conhecimento e nem muito contato, mas uma pastoral que tem um grande trabalho a ser desempenhado aqui em Fortaleza. Conhecendo este e diversos trabalhos pastorais e outros trabalhos voluntários fui tendo uma profunda experiência com as atividades da casa. A comunidade também nos proporciona uma vida mais profunda e consistente de oração, com as orações comunitárias pela manhã, momento de oração pessoal e as missas que participávamos diariamente. Em meio a diversas tarefas que aqui se realiza, fui me familiarizando rapidamente com as atividades, desde os cuidados de manutenção da casa aos trabalhos pastorais nas comunidades, e o mais importante, sempre animado e sabendo que aqui se busca de uma forma mais intensa a vontade do Senhor.


Ao chegar aqui rapidamente se descobre que não há mistério. Desde a convivência com os vocacionados as outras atividades. Porém fica claro o objetivo de estar aqui e a responsabilidade que cada um assume.
Posso dizer que tive uma boa experiência na casa, conhecendo novas pessoas, ouvindo diferentes historias de vocação, noites comunitárias, conhecendo outras comunidades. Fiz novos amigos e mais que isso, encontrei pessoas que tem o mesmo desejo que eu: “Descobrir a vontade de Cristo”.
Os tantos receios, dúvidas, medos que tinha antes de chegar aqui logo nos primeiros dias se passaram, de fato aqui na comunidade vai se experimentando o desejo de viver consagrado a Cristo e assim nos proporciona felicidade e segurança, afugentando assim todos os medos. E hoje saio daqui com a certeza de que toda esta experiência que aqui vivi não se deu meramente por minha vontade humana e sim por ação divina, desejando que aqui eu estivesse, para que durante minha caminhada vocacional eu possa ter ardentemente em mim o desejo de desejar servi-lo na Companhia de Jesus.
TIAGO PEREIRA - Vocacionado de Recife-PE

(noite comunitária com apresentações culturais regionais)

Jornada mundial das missões - Rezemos pela Igreja e Pela Companhia.


Entrevista com o Padre Adolfo Nicolás (Superior Geral dos Jesuítas) depois de ter visitado alguns países do mundo.

Há semelhanças entre os diversos continentes no que diz respeito aos desafios que a Companhia deve enfrentar, ou encontramos problemas ou situações diferentes?

P. Nicolás: Encontramos as duas coisas. Num primeiro momento, impressionam as diferenças em tudo. Há diferenças enormes de contexto, de paisagens, de ritos e de cerimônias. Chamam a atenção o diferente modo de pensar, de falar da realidade, de mentalidades, tradições e culturas... Num segundo momento damos contas das igualdades profundas. Estejamos onde estejamos, todos sofremos igual, todos amamos e queremos ser amados por igual e todo crecemos como pessoas. Nesta mistura do comum e do doferente, pude constatar que, como religioso e como jesuíta, todos todos temos os mesmas condições para crescermos até a estatura de Cristo. Todos sentimos o chamado, todos quremos responder, todos estamos mais ou menos distraidos, e todos temos tentacões similares. Todo isso quer dizer que podemos viver juntos, crescer juntos, ajudarmos mutuamente e aspirar a maturidade necessária para disfrutar da variedade e da riqueza que nossa internacionalidade nos oferece. Ser jesuíta nao é coisa de latinos, nem de anglo-saxões, nem de asiáticos ou de africanos. A exsperiência nso diz com grande eloquencia que o chamado de Cristo é igualmente difícil e igualmente atraente para todos os povos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Jesuítas na Colômbia 2. Foto Oficial do Encontro.

JESUÍTAS MESTRES DE NOVIÇOS, COORDENADORES DE PLANOS DE CANDIDATOS À COMPANHIA DE JESUS E DIRETORES DE COMUNIDADES VOCACIONAIS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JESUITAS - Encontro na Colômbia


Desde o dia 19 de outubro, 21 jesuítas (20 padres e 01 estudande de teologia) estamos reunidos na cidade de Medellin, na Colômbia. A reunião tem como objetivo trabalhar o perfil dos jovens que são candidatos à Companhia de Jesus em todas as províncias da America Latina e Caribe.
Participam os Mestres de noviços e alguns diretores de comunidade vocacional e/ou coordenadores de Planos de candidatos. Representando o Brasil estamos presentes Pe. Kleber Barberino (mestre de noviços da BNE) e eu, Pe. Laércio (diretor da Comunidade Vocacional São Pedro Claver-Fortaleza).


A acolhida dos Jesuítas colombianos está sendo até agora sem precedentes. A baixa temperatura do clima, não impediu de ser calorosa a acolhida por parte do provincial local que esteve presente falando aos nossos corações, deixando-nos cada vez mais apaixonados pela vida que optamos. Contamos com a oração de todos que visitam este blog, pois queremos continuar trabalhando e buscando acertar muito mais naquilo que fazemos, que é anunciar o chamado de Deus a cada Jovem.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

NOVIÇOS PEREGRINOS CHEGAM AO SANTUÁRIO DE CANINDÉ

OS NOVIÇOS JESUÍTAS RENATO, JEFFERSON, JESUS, DANIEL E MAURÍCIO CHEGARAM AO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO CANINDÉ. DEPOIS DE ALGUNS DIAS PEREGRINANDO PELOS INTERIORES DO CEARÁ. ENFIM CHEGARAM A SUA META, EM TEMPO AINDA DE CELEBRAR, JUNTAMENTE COM TODO O POVO DEVOTO DE SÃO FRANCISCO, A FESTA DESSE ANO.
NÃO FALTARAM ENCONTROS BEM VIVIDOS E AS SURPESAS DO CAMINHO, EMBORA EM TUDO ISSO A PROVIDÊNCIA SE FEZ PRESENTE.
EM BREVE TEREMOS AQUI NO BLOG UMA PEQUENA PARTILHA DE COMO FOI PARA ELES ESSA EXPERIÊNCIA.
FILHOS AUTÊNTICOS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA, TODOS OS JESUÍTAS SABEM POR EXPERIÊNCIA O QUE É PEREGRINAR POR ESTA VIDA...

NOVO CARDEAL PARA A IGREJA NO BRASIL


O Papa Bento XVI nomeou Dom Raymundo Damasceno, Cardeal.
Atualmente ele é Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM. Com ele foram escolhidos mais 23 novos cardeais das mais variadas partes do mundo.

Dom Raymundo tem 74 anos de idade e foi secretário geral da CNBB duas vezes.

Atualmente o Brasil possui 9 cardeais, dos quais seis são heméritos.

Rezemos pelo nosso irmão e pela nossa Igreja! Pe. Laércio.sj.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Greve de Fome: Irmão José Maria Korta.sj


O irmão Jesuíta José Maria Korta começou ontem, dia 18 de outubro (na Venezuela), uma greve de fome em prol da busca do respeito e da valorização dos direitos dos povos indígenas Yukpa e de modo especial pela libertação dos indígenas: Cacique Sabino Romero, o yukpa wayúu Alexander Fernández y o Cacique Olegario Romero. Rezemos para que na fragilidade desse jesuíta já idoso, possa se manifestar a força de Jesus e o prefetismo próprio da Igreja na América Latina. Rezemos por esta situação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TRIDUO DOS CANDIDATOS AO NOVICIADO EM 2011



De 10 a 13/10 os candidatos ao noviciado fizeram o tríduo para refletirem à luz dos Exercícios Espirituais a experiência da Comunidade Vocacional e escreverem a carta ao provincial pedindo para serem admitidos ao noviciado da Companhia. Agora eles seguem o processo normal das entrevistas. Rezemos por esses companheiros, e peçamos ao Pai que continue suscitando em outros jovens o desejo sincero pelo seguimento do seu Filho na Companhia de Jesus.


JESUÍTAS PELO MUNDO - PROVÍNCIA DO MÉXICO






TOME UMA DECISÃO VOCÊ TAMBÉM!!!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Canonização da Fundadora das Filhas de Jesus

Notícias do Vaticano: aconteceu neste domingo a canonização da Madre Cândida Maria de Jesus (fundadora da Congregação das Filhas de Jesus) e mais outros quatro santos da Igreja.

A congregação das Filhas de Jesus é de espiritualidade inaciana, trabalha entre outras coisas, com educação em vários estados do Brasil e do mundo.
vejamos um pouco das Filhas de Jesus por elas mesmas:

Nós, as Filhas de Jesus, somos mulheres consagradas a Deus, seguidoras de Jesus Cristo e dedicadas ao serviço dos irmãos, através da educação cristã. Educar evangelizando e Evangelizar educando é a maneira que nos distingue no exercício da missão e nos realiza na doação de nossa vida aos irmãos e irmãs, de todas as classes sociais.

Somos Filhas de Jesus e este nome significa que somos chamadas a sermos de seu grupo, pertencer a sua comunidade e segui-lo como discípulas. Ser Filha de Jesus é olhar o mundo, as pessoas com o olhar Dele, procurar viver como Ele viveu, buscar fazer o bem às pessoas, tratá-las como filhas de Deus, buscando realizar o sonho do Pai sobre a humanidade.


Nossa família religiosa se sente chamada a viver uma atitude filial para com Deus-Pai, caracterizada pela confiança, a segurança em seu amor incondicional, a semelhança de Jesus. O Pai nos convida continuamente a viver a fraternidade para com todas as pessoas, na gratuidade, simplicidade e alegria.


Outra nota que nos distingue é a devoção a Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, Estrela de nossos caminhos. Ela nos acompanha no nosso fazer educativo como exemplo de doação e confiança no Filho.

Madre Cândida, Rogai por nós!!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Encontro Nacional de Universitários Cristãos



O dia 11 marcou o encerramento do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que aconteceu no campus Betim, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O evento que começou no dia 9, com a acolhida aos mais de 200 participantes, se encerrou com uma celebração de envio, no auditório central do campus.
O 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos teve como objetivo “conectar” as várias expressões de seguimento cristão presentes no meio universitário, em um encontro que reuniu a juventude para refletir sobre a ação evangelizadora no meio acadêmico.
O EBRUC foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizado pelo Setor Universidades com parceria da PUC-MG. O tema do encontro foi “Presença e registros dos universitários: linguagens, caminhos, profissões e identidade” e o lema: “Conectando vida na tela do saber”.
Segundo o bispo referencial do Setor Universidades da CNBB e arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes, “a juventude universitária espera receber o anúncio de Jesus Cristo, e nada melhor do que o próprio universitário para evangelizar o meio onde atua”.
Participaram do evento o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o bispo referencial do Setor Universidades da CNBB, dom Eduardo Benes, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo; o reitor da PUC-MG, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o bispo auxiliar de Goiânia, dom Waldemar Passini Dalbelo; a assessora nacional dos Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Llori Aguado; o coordenador nacional da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), irmão Adriano Brollo e o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.
O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, lembrou os participantes da mensagem escrita pelo papa Bento XVI por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações. “A mensagem do Papa chegou as Igrejas como um pedido para que ‘lancemos as redes em águas mais profundas’, ou seja, evangelizem pela internet. Esse é um dos propósitos deste encontro com universitários cristãos. Então lancem suas redes e evangelizem”, disse.
No âmbito do encontro, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, oficina, palestras, debates, reflexões, momentos culturais e celebrações.
Durante um dos momentos de oração, o arcebispo de Belo Horizonte reiterou a grande alegria da realização do 1º EBRUC em Minas Gerais. "A força dos valores que sustentam a cidadania está em Cristo. A fonte inesgotável dos valores está em Cristo". Dom Walmor pediu aos jovens que sejam alavancas na evangelização em suas comunidades, que multipliquem com seus exemplos de fé o anúncio de Jesus. "É preciso ousar mais, ter coragem de dar testemunhos."
Segundo a organizadora do encontro e assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Llori Aguado, o intuito do encontro foi valorizar a juventude enquanto “rosto” jovem da Igreja e da humanidade. “Além disso, queríamos motivar a juventude cristã brasileira a participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri (Espanha), em 2011. Também, dar visibilidade às iniciativas de pastoral/evangelização existentes nas universidades na busca de uma caminhada conjunta, apoiando-nos mutuamente e somando esforços”.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Viva a mãe de Deus e nossa MÃE!!!




Homenagem a nossa PADROEIRA DO BRASIL N. Senhora da Imaculada Conçeição Aparecida.
Ela merece noss respeito, carinho e devoção, pois foi quem nos ensinou a acolher a vontade de Deus dentro de nós, em nossa vida, nossa caminhada.
Roguemos a ela: Intercede por nós ó MAE. Ensina-nos a ser como Teu Filho Jesus.
Olhai para os teus filhos do nosso Brasil.

Queremos ser como tu, fiel e apaixonada pelo Cristo.
Recordemos da festa de N. Senhora de Nazaré que aconteceu dias atrás.
Momento forte de fé e devocão.

Maria mãe das Vocações, Rogai por nós!!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Secretariado Vocacional Beato Anchieta (BNE) lança Concurso de Logotipo

Estão abertas as inscrições para o Concurso: "Criação de Logotipo para o Secretariado Vocacional Beato Anchieta".

Quem pode participar: Qualquer pessoa.

Período de inscrição: 05/10/2010 a 30/11/2010.

Premiação: Um aparelho MP5

Interessados devem preencher um Formulário Eletrônico e enviar a Arte do Logotipo (conforme o Regulamento) para o email: jesuitasnordeste@gmail.com

Leia o Regulamento do Concurso e a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais.

Maiores Informações: jesuitasnordeste@gmail.com ou (85)3298-3108 (Pe. Agnaldo Jr, SJ)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gotas de Espiritualidade Inaciana

(Foto: Eliomar Ribeiro.sj)


Alguns traços dessa Espiritualidade:

- O caráter de compromisso - A intimidade com Deus que Inácio procura com todas as energias não o distancia da realidade conflitiva do mundo;
- O Cristo é um Cristo em ação - É o Cristo que nos envia ao meio do mundo e nos manda buscar a Deus em nossas atividades: Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus;
- A necessidade de contínuo discernimento - Hoje sentimos fortemente a insegurança resultante da relativização de todos os valores, a confusão a respeito do sentido da vida, a falta de pontos de referência que oriente nossas atitudes... No meio do pluralismo de opiniões e tendências, das mudanças rápidas que nos fazem enfrentar situações novas, que critérios usar para identificar o verdadeiro caminho e tomar decisões acertadas à luz da fé?
- A ação do Espírito de Deus - Não somente nos prepara para enfrentar os problemas que a crise do mundo atual apresenta, mas ajuda-nos também a perceber em meio às vicissitudes da história a ação do Espírito de Deus que renova a face da terra, conduzindo a criação à plenitude de seu destino. (Exercícios para jovens inquietos)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Convite de ordenação de ERINALDO.SJ


O nosso companheiro JESUÍTA ERINALDO será ordenado DIÁCONO rezemos por ele.
Atualmente se dedica ao término de seu curso de Teologia na FAJE (Faculdade dos Jesuítas de Filosofia e Teologia - BH,MG). Em breve teremos uma entrevista com ele, aguardemos.
Rezemos para que ele continue alegre, fiel e ousado na missão que o Senhor lhe confiou em sua Companhia.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Viva São Francisco de Assis!!!


Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182.

Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza".
Sente de Deus a missão de renovação: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente.

Aprendamos com Francisco a santidade e humildade... São Francisco de Assis, rogai por nós!

Rezemos pelos nossos irmãos franciscanos e pelas irmãs franciscanas pelo dia de seu santo padroeiro.

Papa e o Beato Anchieta




O Papa Bento XVI ao receber a visita dos Bispos do Brasil (dos Regionais Norte 1 e Noroeste do Brasil, a quem recebeu por ocasião da sua visita ad limina apostolorum), Cita o Beato José de Anchieta e seu incansável ardor missionário e entrega radical a Cristo e anima a todos a enfrentar os desafios com coragem e assim possam encontrar o verdadeiro sentido da missão", vejamos uma trecho da fala do Papa.


"Ao pensar nos desafios que esta proposta de renovação missionária supõe para vós, Prelados brasileiros, vem-me a mente a figura do Beato José de Anchieta. Com efeito a sua incansável e generosíssima atividade apostólica, não isenta de graves perigos, que fez com que a Palavra de Deus se propagasse tanto entre os índios quanto entre os portugueses - razão pela qual desde o momento de sua morte recebeu o epíteto de Apóstolo do Brasil - pode servir de modelo para ajudar as vossas Igrejas particulares a encontrar os caminhos para empreender a formação dos discípulos missionários no espírito da Conferência de Aparecida (cf. Documento de Aparecida, 275).
Contudo, os desafios do contexto atual poderiam conduzir a uma visão reducionista do conceito de missão. Esta não pode ser limitada a uma simples busca de novas técnicas e formas que tornem a Igreja mais atrativa e capaz de vencer a concorrência com outros grupos religiosos ou com ideologias relativistas. A Igreja não trabalha para si: está ao serviço de Jesus Cristo; existe para fazer que a Boa Nova seja acessível para todas as pessoas. A Igreja é católica justamente porque convida todo o ser humano a experimentar a nova existência em Cristo. A missão, portanto, nada mais é que a conseqüência natural da própria essência da Igreja, um serviço do ministério da união que Cristo quis operar no seu corpo crucificado.
Isso deve levar a refletir que o esmorecimento do espírito missionário talvez não se deva tanto a limitações e carências nas formas externas da ação missionária tradicional quanto ao esquecimento de que a missão deve alimentar-se de um núcleo mais profundo. Esse núcleo é a Eucaristia. Esta, como presença do amor humano-divino de Jesus Cristo, supõe continuamente o passo de Jesus aos homens que serão seus membros, que serão eles mesmos Eucaristia. Em suma, para que a Missão Continental seja realmente eficaz, esta deve partir da Eucaristia e conduzir para a Eucaristia.
Bento XVI saúda e envia seu abraços aos cristãos das respectivas regiões:

Amados irmãos, ao retornardes às vossas dioceses e prelazias, peço-vos que transmitais aos vossos sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, catequistas e fiéis, a saudação afetuosa do Papa, que em todos pensa e por todos ora com grande afeto e firme esperança. À intercessão do Beato José de Anchieta, que encontrava no Sacrário o segredo da sua eficácia apostólica, confio as vossas pessoas, as vossas intenções e propósitos pastorais, para que o nome de Cristo esteja sempre presente no coração e nos lábios de cada brasileiro. Com estes sentimentos vos acompanham a minha prece e a minha Bênção Apostólica. (Fonte Zenit)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reunião da CONPAV em Fortaleza-CE


Aconteceu na Comunidade Vocacional de Fortaleza a reunião da CONPAV (Comissão Nacional de Pastoral Vocacional). Estiveram presentes os padres Elcio e Alexandre do Centro (BRC), Adílson de Belém (BAM), Agnaldo e Laércio (BNE).
Foram tres dias de partilhas, orações, planejamento e avaliações.
A Experiência terminada, cada um voltou para sua casa e suas atividades.

(Pe. Elcio, o primeiro da esquerda, com a equipe e os vocacionados da CV)
Rezemos pela pastoral vocacional nacional, para quê possamos encarnar aquilo que o Padre Geral nos pede que sejamos promotores de vocações (todos os jesuítas) e que comprometidos com a promoção, possamos também acolher em nossas casas e vidas o jovem que deseja consagrar sua existência ao Reino.
Aproveitamos e pedimos ao Pe. Alexandre (coordenador da CONPAV) para falar de sua experiência de ser jesuíta, padre e artísta (Formado em Belas Artes na Escola de Belas Artes de Roma e Fez o curso de Bens Culturais da Igreja na Universidade Gregoriana, também em Roma).
Com a turma de vocacionados

Luzimar (SE), Bruno (CE), Marcio (AM), Degles (PE), Gabriel (AM), Pe. Alexandre (MG), Dhekson (BA), Alexandre (BA), Jucélio (PB).