terça-feira, 20 de novembro de 2012

Missão Magis - Russas /CE


No feriadão do dia 15 de novembro, 50 jovens da paróquia do Mondubim foram enviados para o interior de Russas/CE para a MISSÃO MAGIS. Foi uma experiência marcante do Cristo amigo presente no povo simples e acolhedor. Confira abaixo o depoimento da jovem Aline Braga.
 
 
 
Ser missionário de Cristo é se doar com o objetivo de levar a palavra de Deus para aqueles cuja realidade não é tão fácil.Sempre vamos para a missão de coração aberto e disposto a dar sem receber nada em troca, mas sempre ganhamos muito. A cada casa, ganhamos um olhar de admiração, um gesto de carinho e um sorriso de felicidade por estarmos ali, isso sem contar o sentimento de paz interior que vai completando cada espaço vazio em nós.

Tivemos a chance de sentir todo esse amor na MISSÃO JOVEM MAG+S em Russas.Lá encontramos pessoas que apesar de toda dificuldade não esqueceram de ter fé e esperança. Em cada comunidade um obstáculo diferente, por exemplo, em algumas há violência por conta de drogas e em outras a falta de grupos catequéticos e grupos de jovem, mas esses não são motivos para deixar os russanos para baixo. Pelo contrário eles tentam de todas as formas reverter a situação.

No momento de partilha, todos tinham alguns sentimentos em comum, a gratidão pelo acolhimento de todos aqueles que nos receberam , a alegria por estar levando a diante a palavra do Senhor . Não tinha como não perceber a emoção de cada um ao falar de suas experiências.

Agora tudo o que temos que fazer é agradecer. Agradecer a Deus por tudo, agradecer ao Irmão Bira e ao Padre Marcos pela oportunidade de nos fazer missionários de Cristo.
 
Aline Braga
 
 
 
 


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Manhã de Oração Universitária

                No dia 18 de Novembro (domingo), aconteceu  no Noviciado Nossa Senhora da Graça em Feira de Santana/BA,a Manhão de Oração para Universitários, cujo tema central foi "Ser gente,ser cristão, ser igreja". Os participantes tiveram um momento de interiorização pessoal e em seguida uma bela partilha do vivenciado, onde gerou também vários questionamentos á respeito da fé e do engajamento na Igreja-Mundo.
              Estiveram presentes jovens das diversas coimunidades de nossa paróquia, a  manhã encerrou com uma partilha de temas sugeridos para o próximo ano e em seguida um almoço.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PAPA BENTO XVI DIVULGA MENSAGEM PARA A JMJ 2013

foptoPapa Bento XVI divulga mensagem sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Pontífice renovou o convite aos jovens do mundo inteiro

 
Foi divulgada nesta sexta-feira, dia 16 de novembro, a mensagem do Papa Bento XVI para 28ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013. No texto, o Papa renova o convite aos jovens do mundo inteiro para que participem deste importante evento. “A conhecida estátua do Cristo Redentor, que se eleva sobre àquela bela cidade brasileira, será o símbolo eloquente deste convite: seus braços abertos são o sinal da acolhida que o Senhor reservará a todos quantos vierem até Ele, e o seu coração retrata o imenso amor que Ele tem por cada um e cada uma de vós. Deixai-vos atrair por Ele!”
 
Dividida em oito pontos, a Mensagem ressalta que o ano de preparação para o encontro do Rio coincide com o Ano da fé, no início do qual o Sínodo dos Bispos dedicou os seus trabalhos à nova evangelização para a transmissão da fé cristã. “Queridos jovens, escreve o Papa, sejais envolvidos neste impulso missionário de toda a Igreja: fazer conhecer Cristo é o dom mais precioso que podeis fazer aos outros.”
 
Bento XVI reafirma a confiança que a Igreja deposita na juventude em todo o mundo, pedindo que os jovens coloquem seus talentos ao serviço do anúncio do Evangelho. Pedido que, para o Pontífice, assume uma importância especial os jovens da América Latina. 
 
Citando a missão continental, que os bispos lançaram na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida em 2007, o Papa recorda que os jovens constituem a maioria da população no continente – o que representam uma força importante e preciosa para a Igreja e para a sociedade. “Por isso sede vós os primeiros missionários. Agora que a Jornada Mundial da Juventude retorna à América Latina, exorto todos os jovens do continente: transmiti aos vossos coetâneos do mundo inteiro o entusiasmo da vossa fé.”
 
O Papa pede que esse empenho missionário se manifeste em especial em dois âmbitos: o mundo da internet(o continente digital) e o campo da mobilidade. Quanto ao primeiro, Bento XVI exorta os jovens a apreenderem a usar com sabedoria este meio, levando em conta também os perigos que ele traz consigo. Quanto à mobilidade, o Pontífice recorda que hoje são sempre mais numerosos os jovens que viajam, seja por motivos de estudo ou de trabalho, seja por diversão. Mas também em todos os movimentos migratórios que levam milhões de pessoas, frequentemente jovens, a se transferir e mudar de região ou país, por razões econômicas ou sociais. Também estes fenômenos podem se tornar ocasiões providenciais para a difusão do Evangelho. 
 
Para ler a mensagem na íntegra, acesse o site da Rádio Vaticana.

Encontro do Polo Bahia

No dia 12 de Novembro aconteceu mais um encontro do Polo Bahia no Noviciado Nossa Senhora da Graça em Feira de Santana. Iniciou-se com uma acolhida e oração inicial feita pelos noviços. Depois Ir.Epifanio fez uma apresentação do tema “ CP70: De Statu SJ” e após a explanação seguiu-se um momento de meditação pessoal da última parte da carta “De Statu SJ”: “Em direção a 2014 – A criatividade na Companhia” e “ Conclusão”. Ao fim desse momento houve uma partilha enriquecedora das impressões da carta. Contamos também com a presença do Provincial Pe. Miguel,SJ que nos trouxe alguns informações sobre a Assembleia da CPAL. Aproveitamos a ocasião para celebrar com uma singela Eucaristia a festa de Santo Estanislau kostka, patrono dos noviços. Após a Eucaristia passamos para outra margem numa confraternização com um almoço festivo. Na parte tarde ocorreu uma Reunião das mantenedoras com Pe. Marco Antonio e demais responsáveis para viabilizar a atualização das Novas Diretorias, da ANI e da JESLEQ. Terminamos com o coração agradecido ao bom Deus que nos proporcionou tamanha alegria. ( Ir.Pedro,SJ)
 
 

Manhã de Oração Universitária



terça-feira, 13 de novembro de 2012

CIJ e Juventude promovem o DNJ

A Casa Inaciana da Juventude promoveu junto com as lideranças jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o grande encontro da Massa Juvenil em prol do Dia Nacional da Juventude. Este ano o evento vem com o tema JUVENTUDE E VIDA e pergunta aos jovens QUE VIDA VALE A PENA SER VIVIDA.
Toda a juventude da paróquia antes desse grande dia já havia se mobilizado para animar os jovens das áreas com os pré- DNJs refletindo com eles qual a vida que leva o jovem na sociedade de hoje e qual seria o ideal para o público juvenil. Este encontro movimentou a região episcopal Nossa Senhora da Conceição de onde faz parte a paróquia jesuíta; e marcavam presença vários jovens da Pajuçara, Canindezinho, Maraponga, Serrinha e outros bairros de Fortaleza.

Várias atrações passaram pelo o palco do DNJ no domingo, 11, animado por Elias e Suzy. A BANDA MAGIS abriu a festa cantando um pouco a proposta de sua espiritualidade: "EM TUDO AMAR E SERVIR". A Banda acompanhada pelo vocacionado Marcos Paulo, é composta por mais seis integrantes. Além do vocacionado tecladista, a Casa Inaciana da Juventude aposta em três vocais (Fabiano, Suzy e Ana Kelly), em Geovane no violão acompanhado por Pedro Igor na Guitarra  e João na Bateria. Todos estes são jovens de várias comunidades das paróquias que quiseram colocar a disposição seus talentos musicais. A Banda inovou contando com os dançarinos do grupo MAIS DE MIM, o mais novo grupo de jovens da Paróquia que compartilha a mesma espiritualidade do grupo musical inaciano. O MAGIS encerrou a sua apresentação deixando uma bonita mensagem nas entrelinhas da música que fechou a sua participação: "O AMOR É O CALOR QUE AQUECE A ALMA".



Seguiu a apresentação a banda Incógnita que trouxe os ritmos da PJ em um estilo musical dinâmico, animado e personalizado aos gostos doa juventude de hoje. O grupo entrou no palco e animou toda a galera. A terceira atração foi o teatro do MAIS DE MIM com a apresentação " FAÇA A SUA ESCOLHA", trazendo para os jovens a partir da dança e da arte a temática das duas bandeiras, exploradas por Santo Inácio nos Exercícios Espirituais.


CiSem deixar esfriar a BANDA TAUTOBIOS entrou no palco do DNJ explorando a cultura musical nordestina mesclada com o Rock e com letras de mensagem religiosa. A banda entrou na área e fez a galera tirar os pés do chão. Em seguida o espaço do grande encontro foi aberto para divulgar o talento da galera jovem. Inúmeros jovens se apresentaram dançando BRAKE e arrasando no meio da juventude ao som do DJ NINO.



E por último ROCKALTO fechou o DNJ trazendo os grandes sucessos do POP ROCK, o que fez a galera delirar e cantar junto os HITS que fizeram a cabeça da juventude.Como a vida que vale a pena ser vivida é aquela que nos faz feliz, então por quê não falar de vocação no DNJ? Lá estava o estande dos Jesuítas com os vocacionados e a Comunidade SHALOM de Portugal com a religiosa e colaboradora da juventude Ir. Paula. No final, em nome de todos os párocos da região, o Pe. Resende, jesuíta e administrador da paróquia do Mondubim,  abençoou a juventude que voltou para casa disposta a viver uma vida que vale a pena.




Conforme a proposta, este foi um grande encontro com as juventudes. Diversos grupos, pastorais e movimentos juvenis se misturaram para partilharem a alegria de estarem celebrando juntos a sua vida. Agradecemos a todos que estiveram conosco no DNJ e esperamos reencontrá-los por aí lutando conosco por esta vida que nos movimenta e nos faz sermos protagonistas como o Mestre Jesus.









domingo, 11 de novembro de 2012

I FEIJOADA JOVEM DA PARÓQUIA TODOS OS SANTOS EM FEIRA DE SANTANA/BA

Neste domingo (11/nov), aconteceu a I Feijoada Jovem da Paróquia Todos os Santos. Com o tema “Tudo junto e misturado”, os jovens da nossa paróquia se reuniram no salão Adveniat da Comunidade São João Batista para celebrar a Eucaristia e a caminhada eclesial de 2012.

A Feijoada quis ser um momento de encontro, partilha e conhecimento dos diferentes núcleos de jovens que se reúnem em nossa Paróquia. Marcaram presença cerca de 90 jovens de todas as comunidades da Paróquia, cada grupo apresentou criativamente suas atividades e seus membros.

O primeiro grupo a apresentar-se foi da comunidade que nos acolheu. Os Santos do Século XXI, que tem seu nome inspirado em uma carta do papa João Paulo II à juventude, cantaram uma música cuja letra é baseada nessa mesma carta papal. O segundo grupo, da comunidade Nossa Senhora da Conceição e que está iniciando suas atividades, tem por nome “Deus proverá” e apresentaram uma paródia sobre o grupo.

O grupo da comunidade Sagrado Coração de Jesus (Jovens seguidores de Cristo), que é o veterano da paróquia com oito anos de atividades recém completados, apresentou uma peça aludindo ao modo dos seus encontros. Em sua apresentação, trouxeram à tona a temática do aborto e como jovens cristãos não só podem como devem discutir alguns temas sociais à luz do Evangelho e da doutrina da Igreja.

No momento seguinte foi a vez do grupo da comunidade São Francisco de Assis (Feira V). Os “Jovens Eucarísticos” apresentaram-se usando slides. Último grupo a se apresentar, as meninas do grupo de Teatro Fragmento, da comunidade Santo Inácio de Loyola, encantaram os participantes do encontro com uma bela coreografia.

Para encerrar as apresentações foi exibido o vídeo “Um projeto absurdo” com fotos dos eventos promovidos em 2012 pelo Noviciado Nossa Senhora da Graça e pela Paróquia Todos os Santos que tiveram a juventude como público-alvo. Também foram apresentados os jovens que participarão do Magis e da Jornada Mundial da Juventude em 2013 e seu esforço em arrecadar fundos para custear suas inscrições nesses eventos.

Os vídeos podem ser conferidos abaixo:
Vídeo 1: “Um projeto absurdo” (com fotos dos principais eventos de 2012)
Vídeo 2: “Epílogo” (com a odisséia dos jovens inacianos no DNJ arquidiocesano)
 
Fotos do Encontro 

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

4000 UNIVERSITÁRIOS EM PEREGRINAÇÃO A ASSIS


ROMA, sexta-feira, 9 de novembro de 2012 (ZENIT.org) - Amanhã, sábado (10), sessenta ônibus irão a Assis para a jornada de peregrinação dos universitários e acolhimento dos calouros das universidades de Roma, organizada pela pastoral universitária. Os quatro mil participantes serão recebidos à 9h30 na Basílica de Santa Maria dos Anjos.
Padre Luigi Cavagna, assistente eclesiástico geral interino da Universidade Católica do Sagrado Coração, vai dar uma catequese sobre o tema da 10° peregrinação: “ 'O pai o viu de longe'. O hoje do homem, o hoje de Deus”.
Às 11h15 está previsto a celebração Eucarística presidida pelo Diretor do Escritório de Pastoral Universitária do Vicariato de Roma, Dom Lorenzo Leuzzi, que vê a jornada como "uma oportunidade para que os jovens descubram a presença de Jesus Cristo em suas vidas e um convite a estudar e a viver a vida diária como ‘hoje de Deus’”.
No sábado à tarde os jovens vão subir para o Convento Sagrado para prestar homenagem ao Pobrezinho de Assis, visitando outros locais franciscanos, em particular a Basílica de Santa Clara, onde estão os restos mortais da santa, e o convento de São Damião, onde São Francisco recebeu o convite do Senhor para "ir e reparar a sua casa”. Então, na capela de Santa Ana da Basílica inferior, a comunidade de Taizé animará a adoração eucarística e às 17h30, os jovens se encontrarão na Praça São Francisco para a procissão final, que será presidida pelo bispo Enrico dal Covolo, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O QUE PODE REALMENTE SATISFAZER O DESEJO DO HOMEM?


Apresentamos a seguir a Catequese de Bento XVI na Audiência Geral desta quarta- feira 07/11/2012
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 07 de novembro de 2012(ZENIT.org)

O Ano da fé. O desejo de Deus.
Queridos irmãos e irmãs,
O caminho de reflexão que estamos fazendo juntos neste Ano da Fé nos leva a meditar hoje sobre um aspecto fascinante da experiência humana e cristã: o homem traz consigo um misterioso desejo de Deus. De modo muito significativo, o Catecismo da Igreja Católica inicia com a seguinte consideração: “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair para si o homem e somente em Deus o homem encontrará a verdade e a felicidade que busca sem parar” (n27).
Afirmação esta que ainda hoje, em muitos contextos culturais parece totalmente aceitável, quase óbvia, poderia parecer talvez um desafio no âmbito da cultura ocidental secularizada. Muitos dos nossos contemporâneos poderiam de fato afirmar que não sentem por nada um desejo de Deus. Para muitos setores da sociedade Ele não é mais o esperado, o desejado, mais sim uma realidade indiferente, diante da qual não se deve nem mesmo fazer o esforço de pronunciar-se. Na verdade, aquilo que definimos como “desejo de Deus” não está totalmente desaparecido e se aproxima ainda hoje, de vários modos, ao coração do homem. O desejo humano tende sempre a determinados bens concretos, frequentemente outros que não o espiritual, e ainda se encontra diante da interrogação sobre o que realmente é “o” bem, e então a se confrontar com qualquer coisa fora de si, que o homem não pode construir, mas é chamado a reconhecer. O que pode realmente satisfazer o desejo do homem?
Na minha primeira Encíclica, Deus caritas est, procurei analisar como tal dinamismo se realiza na experiência do amor humano, experiência que na nossa época é mais facilmente percebida como momento de êxtase, de saída de si, como lugar onde o homem é atravessado por um desejo que o supera. Através do amor, o homem e a mulher experimentam de um modo novo, um graças ao outro, a grandeza e a beleza da vida e do real. Se isso que experimentam não é simplesmente uma ilusão, se de fato quero o bem do outro como via também do meu bem, então devo estar disposto a descentralizar-me, a colocar-me ao seu serviço, a ponto de renunciar a mim mesmo. A resposta à questão sobre o sentido da experiência do amor passa, portanto através da purificação e da cura da vontade, o que é necessário para o próprio bem que se quer para o outro. Precisamos praticar, treinar, e até mesmo corrigir, para que aquele bem possa realmente ser desejado.
O êxtase inicial se traduz assim em peregrinação, “êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para sua libertação na doação de si, e assim para o reencontro de si, e de fato para a descoberta de Deus” (Enc.Deus caritas est,6). Através deste caminho progressivamente poderá aprofundar-se para o homem a consciência daquele amor que havia inicialmente experimentado. E irá sempre mais tecendo o mistério que isso representa: nem mesmo a pessoa amada, de fato, é capaz de satisfazer o desejo que habita no coração humano, de fato, quanto mais autêntico é o amor pelo outro, mais isso deixa em aberto a interrogação sobre sua origem e seu destino, sobre a possibilidade que há de durar para sempre. Assim, a experiência humana do amor tem em si um dinamismo que leva além de si mesma, é experiência de um bem que leva a sair de si e encontrar-se diante de um mistério que envolve toda a existência.
Considerações análogas poderiam ser feitas também a propósito de outras experiências humanas, como a amizade, a experiência do belo, o amor pelo conhecimento: cada bem experimentado pelo homem conduz em direção ao mistério que envolve o próprio homem; cada desejo que se aproxima do coração humano se faz eco de um desejo fundamental que jamais será plenamente satisfeito. Sem dúvida, de tal desejo profundo, que esconde também alguma coisa de enigmático, não é possível chegar diretamente à fé. O homem, afinal, conhece bem o que não o satisfaz, mas não pode imaginar ou definir o que o faria experimentar aquela felicidade que traz no coração a nostalgia. Não é possível conhecer a Deus apenas a partir do desejo do homem. Deste ponto de vista surge o mistério: o homem é um buscador do Absoluto, um buscador a passos pequenos e incertos. E, todavia, a experiência do desejo, do “coração inquieto” como o chamava Santo Agostinho, já é significativa. Isso atesta que o homem é, no fundo, um ser religioso (cfr Catecismo da Igreja Católica, 28), um “mendigo de Deus”. Podemos dizer com as palavras de Pascal: “O homem supera infinitamente o homem” (Pensamentos, Ed Chevalier 438; Ed Brunschvicg 434). Os olhos reconhecem os objetos quando estes são iluminados pela luz. Daí o desejo de conhecer a mesma luz, que faz brilhar as coisas do mundo e com essa acende o sentido da beleza.
Devemos, portanto, levar em consideração que é possível também na nossa época, aparentemente muito refratária à dimensão transcendente, abrir um caminho em direção ao autêntico sentido religioso da vida, que mostra como o dom da fé não é absurdo, não é irracional. Seria muito útil, para tal fim, promover um tipo de pedagogia do desejo, seja para o caminho de quem ainda não crê, seja para quem já recebeu o dom da fé. Uma pedagogia que compreende pelo menos dois aspectos. Em primeiro lugar, aprender ou re-aprender o gosto das alegrias autênticas da vida. Nem todas as satisfações produzem em nós o mesmo efeito: algumas deixam uma marca positiva, são capazes de pacificar a alma, nos tornam mais ativos e generosos. Outras ao invés, depois da luz inicial, parecem desiludir as expectativas que tinham suscitado e por vezes deixam amargura, insatisfação ou uma sensação de vazio.
Educar desde a infância a saborear as verdadeiras alegrias, em todos os âmbitos da existência – a família, a amizade, a solidariedade com quem sofre, a renuncia ao próprio eu para servir ao outro, o amor pelo conhecimento, pela arte, pela beleza da natureza-, tudo isso significa exercitar o gosto interior e produzir anticorpos eficazes contra a banalização e o abatimento hoje difundidos. Os adultos também precisam redescobrir esta alegria, de desejar realidades autênticas, purificando-se da mediocridade na qual possam encontrar-se enredados. Será, então, mais fácil deixar cair ou rejeitar tudo o que, embora aparentemente atrativo, se revela insípido, fonte de dependência e não de liberdade. E isso fará emergir aquele desejo de Deus do qual estamos falando.
Um segundo aspecto, que vai em paralelo ao precedente, é o não contentar-se jamais com o que foi alcançado. Somente as alegrias mais verdadeiras são capazes de liberar em nós aquela saudável inquietação que leva a ser mais exigente – querer um bem mais alto, mais profundo – e junto a perceber com mais clareza que nada de finito pode preencher o nosso coração.
Aprenderemos, assim, a tender, desarmados, ao bem que não podemos construir ou adquirir com as nossas próprias forças; a não deixar-nos desencorajar pelo cansaço ou pelos obstáculos que provêm do nosso pecado.
A este respeito, não podemos esquecer que o dinamismo do desejo está sempre aberto à redenção. Mesmo quando esse caminha por caminhos desviados, quando segue paraísos artificiais e parece perder a capacidade de ansiar o bem verdadeiro. Mesmo no abismo do pecado não se apaga no homem aquela faísca que lhe permite reconhecer o verdadeiro bem, de saboreá-lo, e de iniciar assim um percurso de subida, no qual Deus, com o dom da sua graça, não deixa jamais faltar a sua ajuda. Todos, aliás, precisamos percorrer um caminho de purificação e de cura do desejo. Somos peregrinos em direção à pátria celestial, em direção ao bem pleno, eterno, que nada jamais nos poderá tirar. Não se trata, portanto, de sufocar o desejo que está no coração do homem, mas de libertá-lo, para que possa alcançar a sua verdadeira altura. Quando no desejo se abre a janela em direção a Deus, isto já é um sinal da presença da fé na alma, fé que é graça de Deus. Santo Agostinho sempre afirmava: “Com a expectativa, Deus fortalece o nosso desejo, com o desejo alarga a nossa alma e dilatando-o deixa-o mais capaz” (Comentário da Primeira cata de João, 4, 6: PL 35, 2009).
Nesta peregrinação, sentimo-nos irmãos de todos os homens, companheiros de viagem também daqueles que não crêem, de quem está a procura, de quem se deixa interrogar com sinceridade pelo dinamismo do próprio desejo de verdade e de bem. Rezemos, neste Ano da fé, para que Deus mostre a sua face a todos aqueles que o buscam com coração sincero. Origado.
Ao final Bento saudou os peregrinos em diversas línguas e em português:

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DNJ PARA A REGIÃO EPISCOPAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NO MONDUBIM


A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Fortaleza (CE), fará uma grande festa para as juventudes no próximo dia 11 de novembro, às 17 horas, no Polo de Lazer do Conjunto esperança, em celebração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), que este ano tem como tema “Juventude e Vida” e como lema “Que vida vale a pena ser vivida?”. Quatro bandas da região irão se apresentar: Ministério Magis, Rockalto, Incógnita e Tautobios. Entre uma apresentação e outra, serão feitas reflexões e manifestações artísticas, como leitura de poesias e exibição de vídeos. Para quem quiser acompanhar tudo o que está acontecendo, foi criada uma página no Facebook. Fotos dos encontros, notícias e trechos do material contido nos subsídios podem ser encontrados lá.
Projetos de vida
Ramiles Soares, articulador da PJ e do Setor Juventude da Região Nossa Senhora da Conceição, explica que o DNJ deste ano propõe que os(as) jovens pensem e comecem a escrever seus projetos de vida a partir do lema “Que vida vale a pena ser vivida?”. Ou seja, refletir e “colocar no papel” tudo aquilo que ele(a) pensa sobre o futuro dele(a), partindo de um diálogo com Deus e pensando no pessoal e no comunitário.
A intenção do Conselho Paroquial da Juventude da Paróquia do Mondubim (CPJ), órgão que está coordenando o evento, é ir até as bases, aprofundar o debate que o DNJ nos propõe neste ano. De acordo com Alan Cavalcante, um dos coordenadores do CPJ, é importante que o jovem se perceba protagonista da ação pastoral, conhecendo a sua vida e as vidas das juventudes que nos cercam.
Pré-DNJ
Como preparação para o DNJ, diversas ações voltadas para a formação e animação pastoral foram desenvolvidas. Elas ficaram conhecidas como os Pré-DNJs. Mais que apenas informar sobre o tema, os encontros preparatórios discutiram a realidade local, tendo em vista o fortalecimento da ação juvenil nessas áreas. Crismandos puderam debater sobre os atuais desafios que se apresentam aos jovens e de que forma eles podem ser promotores da vida nos espaços em que atuam.
O Grupo Paroquial de Jovens Universitários se reuniu para refletir à luz da temática do DNJ. O extermínio da juventude foi discutido de maneira dinâmica a fim de que os participantes pudessem se sensibilizar com o assunto. Jovens de mais três comunidades também fizeram o mesmo nas últimas semanas, sempre se reunindo em torno de temáticas que fazem parte do seu cotidiano.
SERVIÇO
Dia Nacional da Juventude (DNJ)
11/11 – Comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, a partir das 17 horas.
Contato
Alan Cavalcante (coordenador do CPJ): (85) 8779.5828.
Netinha (assessora do CPJ): (85) 8819.2523.
Mais informações
http://www.facebook.com/DiaNacionalDaJuventudeDnj
http://juventudesmondubim.blogspot.com.br/
Por Ricardo Moura, Jornalista e Assessor do CPJ - ricardombc@gmail.com.

Vem aí o grande encontro das JUVENTUDES



A juventude da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se prepara para o grande encontro que fazem em torno do DNJ que integrará outras paróquias da região. 
No ultimo dia 27, a Comunidade São Roque do Conjunto Novo Mondubim acolheu os jovens da área da qual faz parte para com eles promover um evento de troca de experiências e companheirismo com o circuito jovem.


 A comunidade do Presidente Vargas, igualmente, reuniu a sua juventude para pôr em discussão um pouco a atuação do jovens em diferentes ambientes sociais desde a família até a sociedade em geral.
Para fechar com chave de ouro, a Casa Inaciana da Juventude, quer reunir toda a paróquia juvenil para um momento de oficinas de percussão, malabares, produção de vídeo e dança circular, nos dias 7 e 8 a partir das 18h e 30 min. Tudo isso para botar fogo na animação das juventudes que vão se reunir, dia 11, no pólo de Lazer do conjunto Esperança para prestigiar seu próprio talento musical e artístico: é o grande encontro das juventudes. Vários jovens de outras regiões confirmaram sua presença. Venha você também fazer parte dessa festa.. veja mais fotos do pré Dnj no facebook

sábado, 3 de novembro de 2012

MESTRES DE NOVIÇOS REUNIDOS NO EQUADOR


Reunião dos Mestres de Noviços jesuítas da América Latina: de 22 de outubro a 02 de novembro.

Tendo como cenário as montanhas da região central do Equador, nos reunimos para o encontro anual doze mestres de noviços das diversas províncias de toda a América Latina. Conosco, participou também, por alguns dias, o Pe. Orlando Torres, assistente do Pe. Geral para a formação, o Pe. Armando Raffo, responsável pela formação a nível de CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina) e a Dra. Sofia Uribe, psicóloga colombiana que nos brindou com sua sabedoria e experiência no acompanhamento de religiosos em seu país.
A temática básica foi a experiência que trazemos de nosso trabalho, a partilha de como estamos vivendo essa missão que nos toca. Em geral, percebemo-nos agraciados pelo Senhor que nos coloca a todos diante de pessoas que buscam responder ao apelo que o mesmo Senhor lhes dirige, em confronto com o que pede a Companhia para a sua missão nesse momento histórico em nosso continente.
Foi consolador conhecer, ainda, o modo concreto como a Companhia assume a missão num outro lugar. O contato com jesuítas equatorianos, a acolhida por parte deles, tudo é motivo de agradecer e de sentir-se parte de um mesmo Corpo, o Corpo Apostólico da Companhia de Jesus.

Pe. Jair B. Carneiro, Mestre de Noviços em Feira de Santana-BA.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Orar'te - Fortaleza/CE - CIJ

 
No proximo dia 11 de novembro, vamos festejar o Dia Nacional da Juventude aqui na nossa Paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (mondubim). Este ano, ampliamos a participação e estaremos acolhendo as 22 paroquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição.
 O ORAR'TE foi mais um momento de preparação atravez da oração e arte para o DNJ.
Pedimos a todos que nos acompanhem  nesse evento juvenil.



Nos preparando para o DNJ - Fortaleza /CE


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DIA DE TODOS OS SANTOS

ELES SE DECIDIRAM PELA SANTIDADE. E VOCÊ???

Hoje a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos e Santas de Deus.
E a Santidade não é apenas para alguns, mas sim para todos.
E você? Como tem buscado viver a santidade no seu dia a dia???