A Pedagogia Inaciana não é propriamente uma escola pedagógica, por isso “não pode ser reduzida à mera metodologia: ela inclui uma perspectiva do mundo e uma visão de pessoa humana ideal que se pretende formar” (do livro Pedagogia Inaciana, nº 11). Trata-se de uma escola de vida inspirada nas experiências de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, as quais se fazem atuais até hoje.
A vivência de Santo Inácio de Loyola permeia todas as obras jesuítas, valorizando o que hoje é pouco compreendido: a experiência de vida das pessoas. Trazida para dentro do Colégio, essa experiência se manifesta em um currículo humanista, que contribui para a formação integral dos alunos, reforçando suas potencialidades e conscientizando-os sobre o papel transformador que podem exercer na sociedade.
No planejamento de todas as atividades, estão presentes as cinco dimensões preconizadas no Paradigma Pedagógico Inaciano: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação. É a reflexão sobre a experiência que fecunda uma ação, que providencia decisão e movimento, sempre a partir de um contexto – familiar, social, de lazer... Nesse sentido, o processo avaliativo não acontece de forma pontual, mas de modo dinâmico e contínuo, proporcionando e influenciando novas experiências e reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário