quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Evangelho do Dia: Mt 9,27-31 e Santo do Dia

São Francisco Xavier - JESUÍTA

Missionário (Navarra, 7 de Abril de 1506-Sanchoão, 1552). Também conhecido como o Apóstolo das Índias, foi um dos membros da Companhia de Jesus enviados para o Império Português no Oriente. Estudou em Paris e travou conhecimento com Inácio de Loiola, com quem partiu para Itália e partilhou a vontade de converter os infiéis. Estavam em Roma quando o papa aprovou os estatutos da Companhia. Partiu para Portugal com um grupo de jesuítas, a pedido de D. João III, para pregarem no reino. Entretanto parte para Goa, onde obtém bastante sucesso junto da conversão dos portugueses que lá residiam. Nomeado superior das missões no Oriente, baptiza cerca de dez mil nativos. Com a ideia fixa de pregar no Japão, parte para este país, onde pregou durante cerca de dois anos, com alguns resultados positivos. Faleceu sem conseguir entrar na China, um outro objectivo que tinha. Viria a ser beatificado em 1619, por Paulo V, e canonizado três anos mais tarde, por ordem de Gregório XV.
Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2010


Mt 9,27-31

Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.


Para meditação:

- Qual a nossa capacidade de aproximação para com as pessoas sofridas da sociedade de hoje?
- Hoje somos chamados a ser como São Francisco Xavier: missionar, ir além de nós mesmos, superar as fronteiras.
- Colocar a sacola nas costas e anunciar com coragem o Reino que é Deus.


São Francisco Xavier, Rogai por nós seus irmãos jesuítas e pela juventude de tua Igreja.




Nenhum comentário: