domingo, 22 de maio de 2011

AO PAI PELO FILHO

Jo 14,1-12
"Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho". Tomé disse: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o caminho
, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto". Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai".

O caminho cristão para se chegar ao Pai passa, necessariamente, pelo Filho. A atenção do discípulo deve se concentrar na contemplação do Filho, pois é aí que o Pai se revela.
Quanto mais mergulhar na humanidade de Jesus, na sua prática incansável do bem em favor dos empobrecidos e marginalizados, tanto mais estará no rumo certo para alcançar a Deus, que é amor.
A originalidade da proposta cristã nem sempre é percebida pelos discípulos. Daí existir cristãos encantados com experiências religiosas mirabolantes, nas quais estão convencidos de encontrar a Deus, deixando de lado o caminho simples que têm diante de si.

Oração
PAI, QUE EU SAIBA TE RECONHECER EM TEU FILHO JESUS, CUJA MISERICORDIA ME REVELA A TUA FACE.

Nenhum comentário: