quarta-feira, 9 de setembro de 2009

São Pedro Claver - Rogai por nós a Deus!!!


A Comunidade Vocacional São Pedro Claver de Fortaleza está em festa. Iniciamos hoje no dia de seu santo padroeiro alguns momentos fortes, no desejo de nos afeiçoarmos mais ao nosso santo jesuíta. Hoje na Comunidade Vocacional teremos uma manhã de oração para os vocacionados internos, rezarão a missao e vida de Claver e os desafios da missão universal da Companhia de Jesus hoje. No final da manhã teremos a Eucaristia e almoço com os nossos companheiros jesuítas de nossa comunidade e paróquia.

Na sexta-feira as 19:30 teremos outro momento de oração comunitária com os jovens de nossa paróquia. Celebraremos nosso padroeiro com um lucernário, na casa que tem o seu nome.


Conheçamos agora um pouco mais da vida desse grande santo:


Pedro Claver nasceu em Verdú (Espanha) a 26 de Junho de 1580. Em 1596 estudou a literatura e a arte na Universidade de Barcelona e em 1602 entrou na Companhia de Jesus.
Durante os estudos filosóficos em Palma de Maiorca encontrou-se com Santo António Rodriguez, porteiro do Colégio de Montesión, que lhe inspirou a vocação missionária.
Enviado a Nova Granada (hoje Colômbia), na América Latina, completou os estudos teológicos em Santa Fé de Bogotá e foi ordenado sacerdote em 1616.

Em Cartagena (Colômbia), o Padre Alonso de Sandoval iniciou-o no apostolado em favor dos escravos africanos.
Dedicou-se durante 40 anos com heróico esforço a testemunhar a caridade evangélica entre os mais desfavorecidos da sociedade.
Assistiu aos escravos nas suas doenças e aflições, procurando aliviar os seus sofrimentos e pregando o amor de Cristo com a palavra e com as obras. Calcula-se que tenha convertido e baptizado mais de 300.000 escravos.
Morreu em Cartagena das Índias, em 9 de Setembro de 1654. O Papa Leão XIII canonizou-o em 1888 e em 1896 declarou-o Padroeiro das Missões Africanas.

Nenhum comentário: