terça-feira, 29 de janeiro de 2013

IGARASSU NA FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO

*Visita ao Presídio de Igarassu durante a Jornada Inaciana 2013 


          LIBERDADE!!!
          Este foi o grito dos esquecidos, dos descartados, dos aprisionados. Um grito de esperança, de verdade, de força. Um grito quente e desejoso de mudança. O que os levou para lá. meu Senhor, só tu sabes. O que motivou seus atos,suas forças só Tu, meu Senhor. Moas o grito traz um desejo de mudança. Não, talvez não, do coração, mas de sua realidade, ao menos. E me conforta crer que quem clama por liberdade é porque aprendeu seu valor, seu caro valor. E, uma vez livre, que Tu, meu Senhor, os dê força pra não fazerem por onde clamarem de novo por liberdade.
          Onde tem-se medo de ir, e pavor de escultar, lá mesmo, para onde são jogados os descartados, a escória, pasmem, há vida! Olhos que ainda brilham! Olhos que ainda brilham...Olhos perdidos, olhos que contemplam o sol como se desejasse contemplá-lo de qualquer outro canto, menos dali.
          Entristece-me que seus corações são os maiores penitenciários dali. Pessoas atrás de grades e corações atrás do medo, do ódio, do esquecimento. Um simples "bom dia" traz verdadeira alegria quando já se perdeu a lembrança de seu último dia bom. Mas ajeita-de a esperanças numa alma quando, com gesto simples, assopra-se aquele coração empoeirado e seu dono lembra-se que ainda batia ali um coração em seu peito.
          E lá está CRISTO! No esquecido, no preso, no sem esperanças. E o grito por liberdade é o grito do próprio CRISTO. Aqueles olhos que brilham no escuro do medo são seus próprios olhos. Aqueles sorrisos tímidos de quando se recebe amor quando se plantou o ódio é um sorriso grandioso de Cristo.
          Resta-me agradecer a Ti, meu senhor, por me mostrar este teu rosto sempre humano, no preso, no sofredor, no esquecido, e sempre divino, no olhar de esperança do sofredor, no desejo de liberdade do preso e no coração do esquecido, enfim que se encontra.
Elias-Ceará

Nenhum comentário: