terça-feira, 10 de setembro de 2013

Abertura do Mês Verde: Ecologia e Ação na Casa Inaciana da Juventude(CIJ)


Domingo passado a Casa Inaciana da Juventude estava “recheada” de jovens para a abertura do Ecologia e Ação. Iniciamos as atividades com um bonito momento de reflexão a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio que fala justamente do Principio e fundamento – O homem foi criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o Homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado”.   Esse texto fica como mote, inspiração do mês verde onde queremos levar a juventude à responsabilidade e cuidado com o meio ambiente e acima de tudo cuidado e zelo pela vida.

Dentre tantas atividades; diálogos, sexta em cena, manhas de oração, missa convivium... o Ecologia e Ação promove também durante o mês a ECOGINCANA, uma atividade formativa que leva os jovens a aprofundarem sobre a Coleta Seletiva e Reciclagem de material que jogamos fora. Tivemos a participação especial da Musa Mara, coordenadora dos Agentes Ambientais Rosa Virginia, que nos orientou e mostrou aos jovens a importância da reciclagem e do serviço dos catadores que circulam em nossas comunidades.
Além da formação, foi divulgado o regulamento da gincana e as provas que deverão ser cumpridas durante o mês, dentre elas está a coleta de materiais reciclados que serão doados para a Associação dos Catadores. Além dos jovens que participam de nossa Paroquia do Mondubim, estavam presentes o MEJ (Moimento Eucarístico Jovem), e juventudes das paroquias vizinhas como a Santo Antônio da Maraponga, São Pedro e São Paulo , centro de Fortaleza. 

Nenhum comentário: