quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Fontes de confiança

É verdade que em algumas ocasiões escutamos frases um tanto fortes, e de algum modo pejorativas sobre a qualidade dos jovens que se aproximam de nós para serem Jesuítas. Também pode nos invadir um certo pessimismo em relação à mesma Companhia de Jesus e de sua capacidade de resposta aos problemas de nosso tempo. Apesar de tudo , três são as fontes de confianças básicas para acreditar no dom que Deus confia a cada um de nós.
1- CONFIANÇA QUE A INICIATIVA É DE DEUS:
Quem toma a iniciativa é Deus. É ele que convida e é n'Ele que devemos pôr todas as esperanças de que segue chamando pessoas para colaborarem com Ele em sua missão. Nós não buscamos "mão-de-obra barata" para nossas obras, trabalhos e planos, mas sim "servidores da missão de Cristo", operários parar realizar a obra, o trabalho e o plano Dele. Nós não duvidamos , mas confiamos e pedimos a Ele que nos envie operários para a "sua" messe.
2- CONFIAMOS NO CORAÇÃO GENEROSO DO JOVEM:
Cremos que o coração do jovem pode acolher a Palavra de Deus, ainda que com características diferentes às nossas de alguns anos atrás. Os jovens de hoje também têm uma série de valores, peocupações, sensibilidades e possibilidades que os tornam capazes de acolher generosamente a mensagem de Deus e, com efeito, a acolhem em novas formas. Afirmar esta confiança e pedir luz para compreender estas novas formas de acolher a Palavra de Deus é apostar na promoção vocacional.
3- CONFIAMOS NA CAPACIDADE DA COMPANHIA PARA ADAPTAR-SE AO NOVO:
Nossa tradição de discernimento e disponibilidade apostólica é outra fonte de confiança. Sabemos que é parte de nosso carisma e que, por ser do Espírito de Deus, vencerá uma e outra vez nossos medos e estacionamentos. Costatamos há mudanças nos processos vocacionais que nos últimos tempos têm sido cada vez mais tardios e procedentes de lugares onde não há nossa presença apostólica. Confiamos que como Jesuítas e como Companhia de Jesus saberemos estar presentes nesses novos tempos e lugares para despertar, promover e acompanhar aos que Deus chama.

Nenhum comentário: