terça-feira, 20 de novembro de 2007

Vida de Santo Inácio de Loyola

Infância e Adolescência: Inácio teve dez irmãos, seus pais eram Beltrão Ibáñes e Maria Sánchez de Licona. Pertencente à nobreza. Em seus primeiros anos de vida não demonstrava bem o que deveria ser futuramente. Pouco sabemos de sua vida durante sua infância ou adolescência. Com certeza teve sua vida de trabalho como qualquer outro jovem. Em Arévalo aprendeu a escrever, recebeu instrução militar e, sobretudo, captou o espírito de luta, de lealdade de cortesia que os "grandes" da Espanha então viviam.
Vida Adulta: Homem teimoso, com desejos fortes e persistentes, sempre lutava e buscava realizar sua vontade, seus sonhos. Buscava e sonhava com mulheres ricas. Buscava sempre o difícil. Quando ele se converteu continuou a buscar coisas grandes, ou seja, ele colocou o seu desejo à vontade do Reino de Deus. Ele não mudou a sua personalidade, apenas inverteu o objeto de desejo, agora era o Reino, entregar a vida a Jesus e transformar o mundo com seu testemunho.
Conversão: Inácio teve o seu momento de queda, ou seja, aquela batalha em Pamplona não foi por acaso, Deus usou daquele acontecimento para mostrar a Inácio que a vida não se resumia em batalhas externas, mas sim que há batalhas internas, espirituais e asim ele percebeu o que era de maior importância.
Homem Santo - Místico: Depois de tudo que passou, enfrentou, experimentou, Inácio tornou-se um místico, um santo, não por mágica, mas sim por mérito de Deus e graça, dom puramente. Tudo isso ele foi construindo através de muito discernimento, ou seja, escutou a voz de Deus, percebeu as moções de Deus para si, não teve medo de estar pré-disposto e disposto a receber e acolher a vontade de Deus. Em tudo que ele fazia colocava um esforço especial. pois sabia que era para a maior glória de Deus.

Um comentário:

Thiago Bruno disse...

Uma verdadeira mudança de vida nos faz refletirmos ao depararmo-nos com a nossa própria vida hoje, e nos leva a percebermos que, para todo aquele que busca viver uma nova vida em favor de Deus e seu Reino aqui na Terra, pode, com o auxílio do Cristo Ressuscitado, ser capaz de coisas grandiosas. Basta crer no Poder transformador de Deus e colocá-lo em constante prática! Devemos deixar reluzir o Amor que Deus têm à cada um de nós, buscando ser-mos verdadeiros instrumentos de difusão deste Amor Maior à toda a criatura!