domingo, 9 de dezembro de 2007

Pronunciamento oficial da sessao em homenagem aos 400 anos da Companhia em solo cearense, por Dep. Artur Bruno

Em 15 de Agosto de 1534, Sto Inácio de Loyola, funda a Companhia de Jesus junto de um grupo de jovens que estudavam na Universidade de Paris. O Papa Paulo III os aprovou oficialmente como ordem religiosa em 1540.Os jesuítas foram fundados no seguimento da reforma Católica. Pregam a obediência total às escrituras e à doutrina da igreja e consideram a educação dos novos cristãos a principal arma de solidificação do catolicismo. A experiência pedagógica dos jesuítas sintetizou-se num conjunto de normas e estratégias, chamado a "Ratio Studiorum" (Ordem dos Estudos), que visa à formação integral do homem cristão, de acordo com a fé e a cultura daquele tempo.
Quando Sto Inácio morreu, em 1556, havia no mundo 1.000 jesuítas. Hoje são mais de 21.000 os jesuítas espalhados por mais de 111 países.A Chagada ao Brasil aconteceu em 1549 o primeiro grupo de seis missionários liderados elo Pe. Manuel da Nóbrega, trazidos pelo governador-geral Tomé de Sousa.
Em 1607, chegaram ao Ceará, procedentes de Pernambuco e em trânsito para o Maranhão, os padres Francisco Pinto e Luís Figueira, missionários da Companhia de Jesus. Chegaram à primeira aldeia potiguara, que mais tarde receberia o nome de São Sebastião da Paupina, esta palavra seria a aglutinação do nome de Padre Pinto (Pai Pina), tratamento que os selvagens dispensavam à memória do grande missionário. O nome Paupina, foi substituído por Vila Nova Real de Messejana da América, inaugurada em 10 de janeiro de 1760.
De acordo com o Barão de Studart, na seca de 1612, os índios do Jaguaribe, acreditando que o Pe. Pinto, por milagre, poderia fazer chover, foram a Ibiapaba, examinaram-lhe os ossos e "os trouxeram para umas aldeias de índios (...) O chefe Potiguara, Felipe Camarão, beijou e abraçou reverentemente os despojos e fez construir uma igrejinha especial para onde foram levados num andor em procissão e ali sepultados", esta igrejinha acredita-se ser a primeira igreja de Messejana no local onde é hoje o centro de formação.
Na história da educação nacional eles são os pioneiros, a atividade educativa tornou-se a principal tarefa dos jesuítas. A gratuidade do ensino da antiga Companhia favoreceu a expansão dos seus Colégios.

Nenhum comentário: