
Quando Sto Inácio morreu, em 1556, havia no mundo 1.000 jesuítas. Hoje são mais de 21.000 os jesuítas espalhados por mais de 111 países.A Chagada ao Brasil aconteceu em 1549 o primeiro grupo de seis missionários liderados elo Pe. Manuel da Nóbrega, trazidos pelo governador-geral Tomé de Sousa.
Em 1607, chegaram ao Ceará, procedentes de Pernambuco e em trânsito para o Maranhão, os padres Francisco Pinto e Luís Figueira, missionários da Companhia de Jesus. Chegaram à primeira aldeia potiguara, que mais tarde receberia o nome de São Sebastião da Paupina, esta palavra seria a aglutinação do nome de Padre Pinto (Pai Pina), tratamento que os selvagens dispensavam à memória do grande missionário. O nome Paupina, foi substituído por Vila Nova Real de Messejana da América, inaugurada em 10 de janeiro de 1760.
De acordo com o Barão de Studart, na seca de 1612, os índios do Jaguaribe, acreditando que o Pe. Pinto, por milagre, poderia fazer chover, foram a Ibiapaba, examinaram-lhe os ossos e "os trouxeram para umas aldeias de índios (...) O chefe Potiguara, Felipe Camarão, beijou e abraçou reverentemente os despojos e fez construir uma igrejinha especial para onde foram levados num andor em procissão e ali sepultados", esta igrejinha acredita-se ser a primeira igreja de Messejana no local onde é hoje o centro de formação.
Na história da educação nacional eles são os pioneiros, a atividade educativa tornou-se a principal tarefa dos jesuítas. A gratuidade do ensino da antiga Companhia favoreceu a expansão dos seus Colégios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário