O pecado no contexto da realidade latino-americana
Os autênticos EE conclamam para a conversão. A fim de que esta conversão atinja o exercitante na sua realidade existencial, é preciso situá-lo no contexto amplo em que vive.
Ora, a vocação do homem e, por conseguinte, a conversão do exercitante, se dá dentro de uma convocação eclesial. A Igreja, em Puebla, claramente percebeu a realidade do pecado na história do nosso continente. Esta Igreja "ad-intra" se reconhece pecadora, desde os iní-cios da evangelização na AL; reconhece que fez alianças com os poderes terrenos, que seus ministros-evangelizadores não foram respeitosos do homem e de sua cultura, e que sua proclamação do Evangelho não foi suficientemente profunda. Ela se humilha pelos seus erros e pecados que obscurecem o rosto de Deus em seus filhos.
O enfoque da conversão recai, sobretudo, no pecado da injustiça, que é, por assim dizer, o termo que melhor expressa a "situação de pecado" do continente. Os pecados contra a justiça tocam os interesses mais queridos por Deus: os pobres. Estes pecados vão diretamente contra o mais íntimo de Deus e do seu reinado: o amor e a justiça. À luz da fé constatamos as dimensões pessoais e sociais amplas deste pecado. Fonte: http://www.vilakostkaitaici.org.br/revista.htm
Continuemos rezando pelos nossos noviços que estão fazendo seus Exercícios Espirituais de trinta dias em Mar Grande - BA. Pe. Laércio.sj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário