sábado, 6 de fevereiro de 2010

Depoimentos do Neo-Diácono - Sérgio Mendonça.sj







Sérgio é cearense de Fortaleza - 34 anos.





Como você teve contato com os jesuítas?
Através do Colégio Santo Inácio, o grupo de jovens que eu fazia parte foi convidado a animar missas dominicais, dessse modo, pude conhecer alguns jesuítas, antes era só nos livros de história. Tive um contato inicial com dois padres jesuitas - Pe. Benjamim, SJ e Manuel Suarez.SJ. Eles chegavam antes da missa e ficavam junto, eu aproveitava para tirar minhas dúvidas...

O que te encantou neles?
Deles escutei a primeira vez a palavra contemplação, no sentido inaciano, e como esse modo de se colocar na presença de Deus tinha mudado a vida de um homem "tão cabeça dura" como Inácio de Loyola. Em mim, veio o desejo de conhecer mais a vida dele, como também, começei a perguntar-me sobre o sentido de minha vida e de uma entrega ao serviço do Reino de Deus.

O que te conduziu neste processo vocacional?
Senti que estava aberta a porteira da minha vida para trilhar um novo caminho, até então desconhecido. A bússola era a oração que apontava sempre para o próprio Cristo, horizonte onde sempre o sol nascia e vinha me iluminar a cada dia. Dessa forma a minha experiência de oração se tornou aquele espaço onde toda a vida era iluminada a cada dia, a cada novo acontecimento. Quem me conduziu foi o Senhor e sua Palavra em minha vida de oração, de modo especial, através dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

Como tem sido sua experiência a partir dos Exércicios Espirituais?
A assiduidade na oração, foi me fazendo cada vez mais próximo do Senhor, mesmo que muitas vezes me sinta distante, ao ponto de procurar olhar o mundo com os olhos d'Ele. Como um amigo que se coloca ao lado e conversa com outro amigo, assim fui vivendo a minha experiência ora marcada por um diálogo fluído, ora em um profundo silêncio desconsertante. Essa foi uma das marcas que os Exercícios Espirituais deixou em mim, selo que ficou como ferro em brasa.


Rezemos pedindo a Deus que o Diác. Sérgio mantenha seu propósito!

Nenhum comentário: