domingo, 18 de março de 2012

3º Reconciliar Jovem na Paróquia de Todos os Santos (Feira de Santana)

(por Gabriel Leitão)

Neste fim de semana (17 e 18/03), aconteceu o 3º Reconciliar Jovem da Paróquia de Todos os Santos, em Feira de Santana. Nestes dias, celebramos a Quaresma com muita vontade, coragem, entusiasmo e criatividade. Este ano tivemos muitas novidades.

A primeira novidade foi o fato de estarmos vivendo esse tempo de reconciliação em dois dias e isso, com a graça de Deus, nos possibilitou fazer uma experiência mui diversa dos anos anteriores. No sábado (17/03), iniciamos nosso itinerário na Igreja do Sagrado Coração (Campo do Gado) refletindo sobre a QUEDA do homem, isto é, como o ser humano colabora com o pecado e a morte no mundo. Em meio às trevas humanas, os jovens da Com. São João Batista apresentaram algumas cenas onde o descaso com os doentes e o problema das drogas estava em evidência.

Saímos então em caminhada rumo à Igreja São João Batista, porém no meio do caminho fizemos uma parada onde experimentamos como deixamos a má INDIFERENÇA tomar conta de nossas atitudes e, muitas vezes, não “ouvimos”, não “vemos”, não “falamos” e não “nos mexemos” diante do sofrimento alheio. Ao chegar à Igreja, lavamos nossas mãos na água perfumada recordando nosso Batismo, através do qual somos chamados por Deus para sermos seus colaboradores na obra da salvação humana. Nessa etapa, vimos e ouvimos como diversas pessoas pelo mundo são agentes de Deus (bons samaritanos), trabalhando por Ele e com Ele pela construção de um mundo mais fraterno e justo, através de muitos GESTOS SOLIDÁRIOS. Ao final, fomos reenviados a “espalhar o perfume do amor de Deus em todos os lugares” (2Cor 2,14).

O Segundo Dia (18/03) de encontro aconteceu na Igreja Todos os Santos. Iniciamos contemplando o mundo fragmentado, sujo e desordenado pelo pecado, mas ao relembrarmos as palavras do Senhor: “Vocês são o sal da terra, vocês são a luz do mundo” (Mt 5,13) todos fomos convocados à “ajeitar” a bagunça. Nossa oração continuou ouvindo o belo testemunho de três pessoas que fizeram a experiência de encontro com o Mestre: A mulher que lavou os pés de Jesus com lágrimas, Mateus e a Samaritana. Após cada testemunho cantamos uma música conforme o que foi ouvido. Ao fim do encontro, fomos enviados a espalhar luz de Cristo por onde quer que estejamos.

Finalmente, a segunda novidade foi o fato de termos construído essa edição do Reconciliar com a colaboração da juventude da Paróquia. Por isso, agradecemos aos jovens do Feira V, da Com. São João Batista e da Com. Imaculada Conceição pela parceria e empenho para que toda essa obra de Deus desse certo. Agradecemos também a todos os jovens que se fizeram presentes, sem dúvidas, não faltou disposição para viver essa experiência rica e única, que Deus quis fazer em nós.

Obrigado Senhor!

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso..Reconciliar jovem,ver no rosto de cada jovem presente..redescobrindo Jesus cristo nos monólogos..apresentados por Mayara,ir.Sueli e luzimar.no segundo dia foi muito lindo.