quinta-feira, 2 de abril de 2009

QUARESMA VII - MÁRTIRES DA CAMINHADA I

Acompanharemos alguns mártires da caminhada do Povo de Deus nesse final de nossa Quaresma. Assim, estaremos rezando e ao mesmo tempo nos questionando a respeito do sentido de nossa vida. Como também, estaremos rezando a entrega de Jesus por nós na CRUZ!

Para que serve a nossa vida? devo gastá-la de que modo?

Estes homens e mulheres que veremos, encontraram o sentido para as suas...

Irmão Vicente Cañas - Jesuíta - Kiwxi para os Enawenê-Nawê - tinha 48 anos. Nasceu em Albacete, Espanha, no dia 22 de outubro de 1939; veio para o Brasil em 1965..Assassinado em abril de 1987, num barraco à beira no rio Juruena, MT, por defender os direitos dos índios à sua terra, constantemente invadida por madeireiros e latifundiários. Trabalhou inicialmente com os índios " beiço de pau" após uma terrível epidemia que assolou esse grupo. Depois com os Paresi, Miky e desde 1977 assistia os Enawenê-Nawê, vivendo como eles.

Margarida Maria Alves foi concebida para viver e morrer lutando pelos direitos da terra. Esta líder, que nasceu em 5 de agosto de 1943, em Alagoa Grande, na Paraíba, Pelo fato de ser católica, Margarida teve uma grande influência do Padre Geraldo para ingressar no Sindicato Rural de Alagoa Grande. Caracterizada pela constância e disposição do trabalho, conseguiu chegar a ser tesoureira do mesmo e, em 1973, foi eleita presidenta, sucessivamente, até 1982. Margarida morreu assassinada, em 12 de agosto de 1983, defendendo os ideais e direitos dos trabalhadores rurais. Para ela a vida tinha um só objetivo e a frase que sempre fará referência a ela diz: "É melhor morrer na luta do que morrer de fome".

Pe. João Bosco Penido Burnier, jesuíta - tinha 60 anos, Missionário da Prelazia de Diamantino-MT. Nasceu no dia 11 de junho de 1916, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi assassinado no dia 12 de outubro de 1976, em Ribeirão Bonito, MT, ao tentar defender duas mulheres presas na delegacia local.
(Em breve mais três).

"Para Cristo, o homem atinge o ponto mais alto da realizaçao de sua vida quando se entrega à morte por amor aos seus irmaos!" (Convertei-vos OReino de Deus está no meio de vós - Roteiros homiléticos da Quaresma - CNBB)









Nenhum comentário: