quinta-feira, 28 de maio de 2009

NOVIÇOS EM EXERCÍCIO ESPIRITUAIS

O que são os Exercícios Espirituais?


Os Exercícios Espirituais (EE) são uma experiência que Santo Inácio iniciou para ajudar outras pessoas a se encontrarem com um Deus e descobrirem a vontade Dele na própria vida. Trata-se de um encontro forte, vivo, pessoal, que compromete a quem segue generosamente essa ginástica espiritual e que o leva a entender e experimentar que Jesus ressuscitado chama a colaborar com a missão que ele mesmo teve: levar a Boa Nova.

Os EE são um benéfico terremoto interior. Ainda que Inácio estivesse se restabelecendo da ferida na perna provocada por uma bala de canhão, durante a defesa de Pamplona contra os franceses, teve uma série de experiências internas que sacudiram energicamente sua vida e foram levando-o a encontrar-se com uma verdade gozosa: quem decide ouvir ao Senhor, pode escutar sua voz, chegar a conhecer, por meio do discernimento, a vontade de Deus e tomar as decisões importantes seguindo o impulso do Espírito.

Esta mesma experiência é a que Inácio partilha com seus companheiros de estudo, quando lhes dá os Exercícios Espirituais. Todos eles também perceberam, por meio destas práticas, que eram capazes de ouvir a Deus, que podiam crescer em liberdade, seguir radicalmente a Cristo, amar a Deus inseridos num mundo, a um Deus que vive, trabalha e ama no mundo…

O livro dos Exercícios, composto na alvorada do Renascimento e na época da Reforma, deveria ter caído da moda há muito tempo. Ao contrário, conserva plenamente sua atualidade. Na vida concreta de cada dia, os Exercícios ajudam a reler pessoalmente toda a obra da salvação, para descobrir a vontade amorosa de Deus sobre cada um de nós, por meio do Senhor Jesus, sob a moção sensível do Espírito.

Os Exercícios Espirituais ajudam também a formar cristãos alimentados por uma experiência pessoal de Deus e capazes, ao mesmo tempo, de distanciar-se dos falsos absolutos das ideologias e sistemas, para comprometer-se com o esforço apostólico único da promoção integral - espiritual, social e cultural - do homem e da humanidade. Deles obtemos uma vida no Espírito mais vigorosa, um amor cada vez mais pessoal ao Filho, que carrega sua cruz, e um desejo mais encarnado de poder "em tudo amar e servir".
Peter Hans Kolvenbach, S.J. (ex-Prepósito Geral) fonte site:CEFAS





Faz parte do processo de formação dos Jesuítas, experimentar a Deus a partir do método deixado por Inácio. Por isso, os Noviços de primeiro ano, estão em Mar Grande-BA abrindo suas vidas para que Deus os marque profundamente.

Rezemos pelo Pe. Kleber Barberino (O mestre de noviços) que acompanhará os jovens nesta peregrinação interior, são eles: Daniel, Jerfferson, Jesus, Mantinho, Maurício e Renato.

O retiro teve início no dia 27 passado e terá seu término no dia 27 de junho. Rezemos por eles!!

Nenhum comentário: