segunda-feira, 8 de junho de 2009

Retiro: Seguimento de Jesus - Iguape-CE


Neste último final de semana, 5, 6 e 7 de junho, a Comunidade Vocacional São Pedro Claver promoveu, fazendo parte dos encontros do GAVI, o retiro Seguimento de Jesus. Entre os participantes estavam presentes vocacionados internos, externos, alguns jovens da paróquia do Mondubim e, como assessores, o diácono Jonas e o Padre Laércio. A casa localizada no Iguape foi o lugar escolhido para a realização do evento.
Inspirado no método inaciano de rezar, o retiro foi conduzido de modo a salientar quatro pontos: o amor de Deus (1°), o convite para seguir Jesus (2°), a reflexão de que no seguimento de Cristo o discípulo depara-se com o mal e é mister enfrentá-lo e vencê-lo (3°) e, por fim, a experiência da Paixão e Ressurreição. Em todos os tópicos, o escopo estava em motivar um encontro com o Cristo. Para tal finalidade, a pergunta "Quem é Jesus?" permeou cada reflexão.
De modo particular, considerei o retiro como um acontecimento singular em meu discernimento vocacional. Todos os pontos expostos de forma a expressar uma íntima ligação conceitual e de vivência, provocaram um imenso desejo de viver a "experiência de discípulo do caminho", termos constantemente usados pelos orientadores. E, como as ações manifestam as inclinações do espírito, o jeito de ser próprio de todos aqueles que bebem da espiritualidade inaciana - leigos ou padres - foi a pregação mais interessante do retiro. No encontro respirava-se fraternidade e espiritualidade. Impossível não ficar apaixonado pela mística inaciana.
O término do encontro foi marcado com uma bela celebração na praia, lazer e a despedida. Daniel Alves Santana (Vocacionado do GAVI)

Um comentário:

syulmara disse...

foi muuuuuito bom experimentar o amor de deus em nossas vidas. . .
é muito gratificante saber q existe uma pessoa q é capaz de trocar reinos por ti, dar o egito por seu resgate e mais ainda: dar novamente a vida por ti!!!!!!
e a parti dessa experiencia vou atender o chamado de deus na minha vida!!!!!!!
shalom irmãos
syulmara lina