sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Testemunho de Moisés.SJ por ocasiao de sua ordenação diaconal



Decidi-me viver de amar - Moisés Quintela Ponte.SJ

Olá! Meu nome é Moisés, sou natural de Fortaleza-CE. Minha vocação está ligada à história da Paróquia do Mondubim que, por sua vez, encontra-se profundamente vinculada à história dos jesuítas. Em uma história, muitas histórias... Muitos rostos e situações deixaram em minha vida um traço profundo do Deus que, desde minha infância, provocava-me... amava-me... Chamava-me! Pouco a pouco, percebi que todos esses movimentos interiores me levavam à Companhia de Jesus, desde o início por mim experimentado como uma Companhia de Amor em razão da acolhida que recebia de tantos companheiros. Sendo de Amor, a experimentava como verdadeiramente de Jesus, daquele que apaixonadamente amou os seus até o fim, mostrando-nos, como bem compreendeu santo Inácio, que "O amor deve se pôr mais em obras do que em palavras".

Concebido de um tão grande amor, que só Deus mesmo pode comunicar à sua criatura, decidi-me viver de amar, a Ele entregando-me inteiramente nos votos de pobreza, castidade e obediência, realizados logo após o noviciado. Na minha fraqueza, carrego o tesouro desse amor. De fato, saber-se jesuíta é também saber-se pecador que, mesmo sendo uma chama vacilante, é capaz de incendiar o mundo no amor! De fato, o amor, assim como o fogo, quando é preso, apaga-se, mas quando se dá, mais se acende. Em outras palavras, Santo Inácio diria que o amor leva ao serviço, à entrega total de si. Eis como me sinto diante da ordenação diaconal do dia 30 de janeiro.

Aliás, a palavra diácono significa justamente servidor. É, portanto, razão de grande alegria e agradecimento esse ministério que recebo da Igreja da diaconia. Após uma experiência como essa, não nos resta outro desejo senão o de gritar aos quatro ventos para que todos ouçam que vale a pena crer no Amor num mundo em que o ódio e a violência nos paralisam, vale a pena viver de amar num mundo em que o egoísmo e a ganância parece a todos aprisionarem, vale a pena gastar nossas vidas junto a outros companheiros que decidiram consagrar suas vidas, como irmãos ou padres, à loucura do amor que escandalosamente se dar ao mundo na cruz, na vida de um homem chamado Jesus!

Moisés Ponte.SJ - Será ordenado diácono dia 30 de janeiro em salvador, juntamente com mais três jesuítas o Sérgio, Álvaro e Jean. Rezemos pelos nossos companheiros. AMDG

Um comentário:

irmariarbp disse...

Moisés, parabéns! pelo dom de sua vocação. A Igreja, a sua família, a Companhia de Jesus e as pessoas amigas e em especial as pessoas as quais serirás estão com vc em festa
e rezando para que vc seja a cada dia Jesus amigo, que cuida e acredita que : " Uma pessoa vale mais que o mundo". S.M. Eufrásia Pelletier.
Parabéns! Felicidade! Alegria! Fidelidade!
Com ternura, alegria e orações. Ir. Maria José - Religiosa da Congregação do Bom Pastor.