domingo, 24 de outubro de 2010

CONHECENDO DE PERTO A COMUNIDADE VOCACIONAL...

Neste mês de outubro em uma conversa com o meu promotor vocacional (Ir. Bira) foi me feita uma proposta de um tempo de convivência na Comunidade vocacional São Pedro Claver em Fortaleza-CE. Muito feliz com o convite e animado pelas possíveis experiências que teria na comunidade viajei no dia 07 de outubro chegando no dia 08 do mesmo mês.
Cheguei à comunidade com um pouco de ansiedade, pois tinha uma real idéia de como se daria a familiarização com a casa, com sua rotina; cotidiano, a vivência comunitária com outros jovens que não conhecia etc. Mas em meio a esta ansiedade, estive sempre com a certeza de que Deus seria o meu guia, conduzindo meus passos.
Ao chegar tive meus primeiros contatos com os vocacionados internos e os formadores com os quais tive um rápido entrosamento e parecia até que já convivia com eles há bastante tempo. No primeiro dia em que cheguei tive contato com a Pastoral do Povo de Rua, pastoral que não tinha muito conhecimento e nem muito contato, mas uma pastoral que tem um grande trabalho a ser desempenhado aqui em Fortaleza. Conhecendo este e diversos trabalhos pastorais e outros trabalhos voluntários fui tendo uma profunda experiência com as atividades da casa. A comunidade também nos proporciona uma vida mais profunda e consistente de oração, com as orações comunitárias pela manhã, momento de oração pessoal e as missas que participávamos diariamente. Em meio a diversas tarefas que aqui se realiza, fui me familiarizando rapidamente com as atividades, desde os cuidados de manutenção da casa aos trabalhos pastorais nas comunidades, e o mais importante, sempre animado e sabendo que aqui se busca de uma forma mais intensa a vontade do Senhor.


Ao chegar aqui rapidamente se descobre que não há mistério. Desde a convivência com os vocacionados as outras atividades. Porém fica claro o objetivo de estar aqui e a responsabilidade que cada um assume.
Posso dizer que tive uma boa experiência na casa, conhecendo novas pessoas, ouvindo diferentes historias de vocação, noites comunitárias, conhecendo outras comunidades. Fiz novos amigos e mais que isso, encontrei pessoas que tem o mesmo desejo que eu: “Descobrir a vontade de Cristo”.
Os tantos receios, dúvidas, medos que tinha antes de chegar aqui logo nos primeiros dias se passaram, de fato aqui na comunidade vai se experimentando o desejo de viver consagrado a Cristo e assim nos proporciona felicidade e segurança, afugentando assim todos os medos. E hoje saio daqui com a certeza de que toda esta experiência que aqui vivi não se deu meramente por minha vontade humana e sim por ação divina, desejando que aqui eu estivesse, para que durante minha caminhada vocacional eu possa ter ardentemente em mim o desejo de desejar servi-lo na Companhia de Jesus.
TIAGO PEREIRA - Vocacionado de Recife-PE

(noite comunitária com apresentações culturais regionais)

Nenhum comentário: