domingo, 30 de janeiro de 2011

99 anos de Vida.


No dia 29 de janeiro a comunidade Antônio Vieira (comunidade do Colégio Antônio Vieira-BA) celebrou o aniversário de nosso querido Padre Carlos Bresciani.SJ

Pe. Carlos Bresciani SJ nasceu em 1912 na Província de Trento, Itália.

Em 1929, ingressou na Companhia de Jesus.

Em 1937, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade Aloisianum de Gallarate e em 1940 iniciou o curso de Teologia em Chieri (Turim), ordenando-se sacerdote em 1943. Foi reitor do Colégio Leão XIII em Milão. Ensinou Grego e Latim a várias gerações, além de ser conhecedor do francês, do espanhol, do português e de sua língua pátria, o italiano.
Chegou à Bahia (Brasil) em 1956, com 13 anos de sacerdócio. Seu primeiro trabalho foi ensinar História da Literatura Italiana na Faculdade Católica do Salvador. No Colégio Antônio Vieira ensinou canto orfeônico sendo logo enviado ao Colégio São Francisco de Sales, mais conhecido como Diocesano, no Piauí. Foi o primeiro diretor desta instituição de ensino, no tempo que os jesuítas começaram a cuidar deste colégio na década de 60.

No Piauí, passou um bom tempo de sua vida: dirigiu o Diocesano, foi superior da comunidade religiosa, fundou o Cine Clube Teresinense. Nesta andança, foi Provincial nos anos 1964-1968 quando pode desenvolver um frutífero trabalho de ação social e religiosa. Embasado pelo espírito do Concílio Vaticano II (1962-1965), desenvolveu intensa ação pastoral voltada para arregimentar novas vocações espiri-tuais. Incentivou a formação de Consultas Amplas para, junto com seus Companhei-ros Jesuítas, decidir os rumos da Vice-Província da Bahia. Ele recebeu o Padre-Geral de Roma, Pe. Pedro Arrupe SJ, quando esteve no Brasil realizando visita.
No fim de mandato de Provincial volta ao Piauí, sendo novamente indicada a direção do Diocesano. Em 1987, retorna a Bahia onde se dedicou às funções na Comunidade Pe. Antônio Vieira e na COHIBA - Comissão de História Inaciana da Bahia. Fundada na década de 80, a Comissão se constituiu num importante propagador da história inaciana. Na frente deste trabalho, Pe. Carlos Bresciani vem desenvolvendo intercâmbio com outras instituições culturais, publicando livros e arti-gos, participando de comissões de estudos, orientando diversos pesquisadores cedendo fontes que se multiplicaram em palestras, artigos, dissertações e teses ao longo dos anos.
Indicado pelo Governo da Bahia, o Pe. Bresciani representou os jesuítas na Comissão dos 300 anos de morte do Pe. Antônio Vieira. Interessado nos estudos históricos, publicou e organizou um encontrou com Vieira; As pinturas da Catedral Basílica do Salvador, Bahia; Companhia de Jesus: 450 anos a serviço do povo brasi-leiro; A primeira evangelização das aldeias ao redor de Salvador (1549-1569), entre outros artigos.

(Catedral de Salvador)

Seu nome está ligado a Biblioteca do Colégio Antônio Vieira por ser um incan-sável leitor, incentivador da pesquisa, escritor, um importante promotor da preservação do acervo bibliográfico e documental.

Alegremo-nos com nosso companheiro que tanto bem tem feito com seu testemunho de vida e de caminhada na Companhia.


Um comentário:

Alcindo Queiroz disse...

Parabéns, Pe. Carlos. Que Deus o abençoe sempre.