quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Assembléia da Província dos Jesuítas do Nordeste do Brasil



Hoje a noite, dia 19 de janeiro, iniciaremos mais uma assembleia da nossa província, o nosso desejo é continuar acertando e buscando meios para servir mais e melhor. Rezaremos, partilharemos, estudaremos e encontraremos com muitas pessoas (leigos) de nossas obras que são colaboradores conosco na missão de Cristo. Contamos com a sua oração também.

Vejamos algumas palavras do nosso padre provincial Pe. Acrízio ao convocar os jesuítas para a Assembleia:

"Desde que foi fundada, em 2005, a BNE (Província do Nordeste do Brasil) viveu um momento intenso de planejamento, o que deu origem ao Plano Apostólico, que define nossa missão no território da Província, e aos Planos de Ação, que traduzem as orientações gerais desse Plano em atividades concretas. Esse processo foi muito importante, embora, nem tudo tenha saído conforme planejado. Santo Inácio nos ensina a buscar sempre e em tudo a vontade de Deus, e isso implica um contínuo processo de discernimento. Como na Primeira Semana dos Exercícios, nos colocaremos, enquanto Corpo Apostólico, diante da cruz de Cristo para nos perguntar: que fiz, que faço, que farei por Cristo? A resposta a essas perguntas constituem o primeiro objetivo de nossa Assembleia: rever o caminho feito.

Após a aprovação de nosso Plano Apostólico e dos Planos de Ação, muitas coisas aconteceram: a Congregação Geral 35ª, as novas orientações que dela emanam para a Companhia, o processo de planejamento apostólico da CPAL e da Companhia no Brasil e a busca de novas estruturas de Governo que correspondam a esse planejamento. Será importante, por isso, dar-se conta desses deslocamentos e novidades, acolhendo os desafios do presente, para ver como responder com generosidade e criatividade aos apelos do Senhor para nós hoje. Contaremos com a presença do Provincial do Brasil, Pe. Carlos Palácio, para ajudar-nos a alcançar esse segundo objetivo de nossa Assembléia.

A revisão do caminho feito e o dar-se conta dos desafios e apelos do presente nos oferecerão novas perspectivas para pensar e planejar o futuro. Esse é o terceiro objetivo de nossa Assembleia. Para alcançá-lo, será necessário todo o trabalho já feito nos Setores e Comissões ao longo deste ano, mas também as contribuições que sairão dos debates que teremos ao longo deste grande encontro...

Que o Beato Anchieta, nosso Patrono, possa continuar nos inspirando à ousadia do maior serviço e louvor, nas novas fronteiras da missão para nós hoje.

Fraternalmente. ". Pe. Acrízio.sj



Nenhum comentário: