terça-feira, 3 de julho de 2012

JESUÍTAS REÚNEM PROCURADORES DO MUNDO INTEIRO EM NAIROBI


Roma (RV) – A partir de 9 de julho, ao menos por uma semana, delegados jesuítas de todo o mundo vão participar da Congregação de Procuradores, na capital do Quênia.

Esta será a primeira vez que a Congregação dos Procuradores, que já está na 70ª edição, acontecerá fora da Europa. Serão 84 Procuradores eleitos por suas províncias e outros 13 que participarão como ex officio. No total, 7 procuradores são da África, 14 da América Latina, 18 do Sul Asiático, 7 da Ásia do Pacífico, 29 do Sul, Leste e Oeste Europeus e 9 dos Estados Unidos.
A Congregação dos Procuradores é convocada, a cada quatro anos, pelo Padre Geral depois do encerramento da Congregação Geral. Regiões dependentes e independentes não estão convocadas a enviar um membro, mas enviam a Roma um relatório e o Padre Geral pode convidá-las a estarem presentes. O objetivo principal da Congregação dos Procuradores é decidir como a Congregação Geral seja convocada. Outro papel principal dos Procurados é discutir o estado geral da Companhia de Jesus numa dimensão universal.
As discussões podem clarificar se uma Congregação Geral é garantida.  Congregação dos Procuradores não tem poder para legislar, mas se os membros pensam que isso seja necessário, podem suspender decretos determinados por Congregações Gerais anteriores. A suspensão será validada até o próximo encontro da Congregação.


A Congregação de Procuradores


Santo Inácio de Loyola, conhecendo o difícil trabalho dos jesuítas e a distração as quais estavam sujeitos, desencorajou encontros da Congregação Geral em períodos definidos. (Const. n. 677). Contudo, mais tarde, teve claro que o Superior Geral se comunica com Companhia de Jesus por meio de cartas e também dos jesuítas que deveriam vir das províncias, ao menos uma vez a cada três anos de cada província (e a cada três anos para aqueles da Índia).
Os textos de Inácio, e o desejo expressado pelo Papa, levaram ao Segundo encontro da Congregação Geral (1565), presidido por São Francisco de Borgia, à época eleito Superior Geral o qual propôs o estabelecimento de uma Congregação de Procuradores que se reuniria a cada três anos. A primeira Congregação de Procuradores foi convocada em 1568 e até o início do século XVIII as Congregações Gerais e as Congregações dos Procuradores procederam regularmente. Durante a Congregação Geral 34 (1995), fora decidido que a Congregação dos Procuradores deveria ser realizada a cada quatro anos. A maioria das Congregações dos Procuradores aconteceu em Roma, com exceção para as de 1886 e 1889, realizadas em Florença e aquela de 2003, em Loyola.


Jesuítas no mundo


Em janeiro de 2009 os jesuítas no mundo eram 18.516, dos quais 13.112 sacerdotes, 2.920 estudantes, 1.675 irmãos e 809 noviços.

Nenhum comentário: