sexta-feira, 16 de maio de 2008

Igreja incentiva projeto de lei contra corrupção no Brasil

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, convida os cidadãos brasileiros a firmarem o abaixo-assinado do projeto de lei de iniciativa popular que pretende auxiliar no combate à corrupção no país.
O novo projeto foi lançado durante a 46a Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em abril passado, com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A campanha já está nas ruas e precisa recolher pelo menos um milhão e duzentas mil assinaturas em todo o país.
«Quem se propõe para o exercício de cargos políticos precisa ter ficha limpa para merecer a confiança dos cidadãos», explica Dom Odilo, em mensagem difundida pela CNBB esta quinta-feira.
O cardeal Scherer explica que «é constatável, e não raro, que em campanhas eleitorais passadas se apresentaram candidatos com ficha criminal a seu desfavor; por vezes, mesmo com processos por homicídio, tráfico de drogas, violência sexual e desvio de recursos públicos».
«A legislação atual não impede tais candidaturas e só ficam impedidos de disputar eleições aqueles que já tiveram condenação definitiva. Uma vez eleitos, os mandatários adquirem foro privilegiado e se colocam praticamente a salvo de qualquer condenação», afirma o arcebispo.

Nenhum comentário: