sábado, 22 de janeiro de 2011

MÍSTICA DOS OLHOS ABERTOS

Depois dessas duas grandes experiências que vivemos como Província do Nordeste, os Exercícios Espirituais de 8 dias e a Assembleia de Província para avaliar o Plano de Ações, compartilhamos com vocês um breve texto do Pe. Benjamin González Buelta, superior regional da América central e Caribe. Trata-se da mística de olhos abertos.

"Em momentos privilegiados experimentamos a presença de Deus dentro de nós. Nos sentimos unificados por dentro, plenos de sentido, de paz e alegria. Qualquer desafio nos parece fácil. A esta experiência de Deus no centro do próprio coração chamamos mística dos olhos fechados. Sempre é possível adentrar mais nesse encontro sem ouvidos com Deus.

Em algumas ocasiões nos encontramos com Deus fora de nós, na honradez, na beleza ou na justiça de uma pessoa, numa paisagem, numa celebração da comunidade. Nesses momentos abrimos os olhos para não perdermos nenhum detalhe. Deus está presente em tudo o que existe e, às vezes, Ele se faz transparente e o descobrimos na profundidade de situações e pessoas. Esta é a mística dos olhos abertos. Não existe nada de profano para aquele que sabe ver.

Todos os dias chegam aos nossos sentidos imagens e outras sensaçõe sedutoras, elaboradas pelos artistas e técnicos e comunicação, para que estas imagens e sensações entrem em nós, se instalem em nossas necessidades e tomem conta de nossas decisões e de nossa vida, criando em nós dependências e compulsões. Mas quando descobrimos Deus presente em toda a realidade, nos libertamos das sensações sedutoras e toda a nossa vida é mais nossa, original e evangélica. Então nos deixamos levar pelo espírito que cria vida verdadeira para todos!"



Um comentário:

Pedro Jr. disse...

Olá companheiros! Realmente a mística jesuíta que diferencia de outras místicas e espiritualidades por esta atenção pessoal aos sentimentos, desejos, sonhos, esperanças e pensamentos. Obrigado pelo texto! Mto boom. Vou tomar a liberdade de publicá-lo no meu blog tbm, claro, citando a fonte e o autor.
Abraços.