quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pe. Ferdnand Azevedo um Jesuíta inesquecível



Muitos amigos e amigas que visitam nosso blog aguardam esta postagem, merecidamente.

Hoje no dia da vida consagrada queremos fazer esta homenagem a este grande homem que foi, inclusive, provincial da antiga BRS (Província dos Jesuítas do Brasil Setentrional).

Queremos com esta homenagem, lembrar sua passagem em nossa província e em nosso Brasil. Ele que sempre foi um apaixonado pela história de nosso povo de modo especial no Nordeste.

Que a lembrança de seu testemunho no meio de nós, seja sempre doce como era o toque de sua flauta que tão bem tocava.

Vejamos alguns dados importantes desse homem que ficará para sempre em nossa memória e coração. O Texto seguinte está na página da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco).

Padre Ferdinando tinha 72 anos e nasceu nos Estados Unidos em 8 de julho de 1938.

Padre Ferdinando Azevedo era graduado em Filosofia pela Gonzaga University (1963), tinha mestrado em História pela Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado em História pela The Catholic University of América (1974). Atualmente era pesquisador da Unicap e professor do Mestrado em Ciências da Religião. Ele coordenava também o Instituto de Pesquisa Padre Nogueira Machado, vinculado à Pró-reitoria Acadêmica da Unicap.

Durante sua trajetória acadêmica, ele deu ênfase às pesquisas sobre História do Brasil, atuando nos seguintes temas: sociedade, política e espiritualidade. Em reconhecimento à sua contribuição à educação, a Assembleia Legislativa de Pernambuco lhe concedeu o título de Cidadão Pernambucano em 1997.

Padre Ferdinando entrou na Companhia de Jesus em 14 de julho de 1957 e foi ordenado padre em 20 de junho de 1970.

Cinco anos depois, ele chegou à Universidade Católica de Pernambuco para atuar como professor de História das Américas. No segundo semestre de 1975, ele assumiu a direção da Biblioteca Central da Unicap, cargo que ocupou até 1986. Padre Ferdinando foi Pró-reitor Administrativo (1987-1990); Pró-reitor Comunitário (1991-1995); e Provincial dos Jesuítas do Nordeste (1996-2001). Em 2007, Padre Ferdinando celebrou 50 anos de sacerdócio.

Ele era reconhecido na comunidade acadêmica como um grande pesquisador, tendo escrito diversos livros e artigos científicos. Entre as obras, estão dois livros sobre a História da Companhia de Jesus no Nordeste. Padre Ferdinando tinha uma enorme satisfação em dividir o seu conhecimento adquirido ao longo de décadas, contribuindo para a formação de novas gerações de pesquisadores.

No ano passado, seu orientando do Programa de Iniciação Científica, o aluno do curso de História Aramis Macêdo Leite Júnior, conquistou o primeiro lugar geral na 12ª Jornada de Iniciação Científica da Unicap. A pesquisa desenvolvida juntamente com a estudante de História Luisa Ximenes Santos analisava a relação entre Joaquim Nabuco e o Dia Nacional de Ação de Graças celebrado no Brasil. O estudo fez parte das ações pelo centenário de morte do abolicionista pernambucano. (Por Daniel França).

Agradecidos e confiantes, olhemos para Jesus e renovemos o nosso compromisso com o que nos espera!

Sejamos firmes na caminhada, mesmo que seja passo a passo.

Nenhum comentário: