terça-feira, 26 de abril de 2011

DEPOIMENTO GAVI RECIFE...




OLÁ, MEUS IRMÃOS!
Sou Josivaldo Barbosa, resido em Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes) e trago para vocês, em poucas palavras, a vivência no GAVI de abril em Recife.
Nos primeiros minutos do encontro acreditava que teria todo aquele formalismo que comumente vemos por aí: exposição, integração do grupo, círculo de debates etc. Porém, o GAVI tem tudo isso apresentado de um modo de ser diferente, seu modo próprio. Com muita naturalidade, tudo fluiu causando em nós uma sensação de comunidade imediata; seja no contato, na acolhida, na preparação e organização das coisas.
O encontro já tinha começado sem eu ter me dado conta. Tivemos um momento de oração na capela, preparação para posterior reconciliação com o Nosso Senhor, numa atividade paralela à reflexão pessoal a partir da exibição de slides sobre a Via-sacra de Jesus.
Gente, foi algo muito forte! Tão forte que ao concluir esse momento, não me cansei de pensar: como estou diante de Cristo? O que ando fazendo?... Sabe, mesmo estando em grupo,trocando ideias( até sobre outros assuntos) havia uma unidade entre nós, pois buscamos e trilhamos o mesmo objetivo: seguir a Cristo.
No dia seguinte, tivemos a missa de Ramos. Tudo preparado por nós, éramos poucos, mas no momento da procissão, nos transformamos numa multidão espiritualmente falando e, assim, fomos até a conclusão da celebração na capela. Lá, tivemos um testemunho concreto de fé e de verdadeiro amor ao Nosso Senhor e aos irmãos com o padre Andrés. A emoção tomou conta de nós com uma sensação de reavivamento, coragem, fé, certeza, desejo, esperança...
Outro momento significativo foi a exposição e debate do tema: Caractetísticas do modo de ser Jesuíta. Até então, pensava que os Jesuítas voltava-se somente ao trabalho educacional. Mas na verdade, fui surpreendido pela dimensão do carisma Jesuíta que é pelo maior serviço, existente num lugar, onde mais necessita ser feito. Assim, tudo que for realizado é para “maior glória de Deus”, nos diversos segmentos da sociedade. Isso implica numa instrução jesuíta sólida, de um saber capaz de conduzir o povo ao Evangelho mesmo diante de uma sociedade tão diversificada e fragmentada como a nossa.
Saímos desse último momento, mais apaixonados por esse carisma, pelas ideias de Santo Inácio e desejosos para os próximos encontros.
Após esse encontro estou me sentido preenchido, feliz, numa esperança de entender e atender aos propósitos de Deus para minha vida junto a Companhia de Jesus.

Nenhum comentário: