terça-feira, 26 de abril de 2011

Reconciliar - Recife




Os discípulos reconheceram Jesus, ao partir o pão. Nós o reconhecemos na partilha das nossas alegrias e esperanças! Foi o que sentimos – Jesus vivo e presente no meio de nós, quando celebramos o segundo reconciliar jovem na capela do sagrado coração de Jesus em Águas Compridas.
O momento orante realizou-se no dia 20 abril com a participação de jesuítas, jovens da comunidade, religiosos, religiosas, vocacionados jesuíta e formandas de congregações religiosas. Rezamos em três espaços distintos os quais ajudaram na reflexão para o exame de consciência.
Primeiro foi à acolhida realizada na capela, com cantos penitenciais e refrões meditativos. Em seguida, o Ir. Bira convidou o pessoal para, em clima de oração se dirigir ao salão que chamamos de “pecado social” onde estava tudo desordenado, muito lixo e poluição. Neste ambiente rezamos o nosso descaso com a nossa mãe terra, com reflexões, cantos e gestos. Daí, seguimos para o salão da “reconciliação”, onde o padre Roberto, sj se encontrava de joelhos contemplando o quadro do pai misericordioso.
Todos entraram no clima orante e reflexivo. Após alguns minutos um jovem da comunidade interagiu com o Padre Roberto, dialogando trecho da parábola “o filho pródigo”, seguida de uma reflexão atualizada para os jovens. Encerrando com a bênção da água e aspersão individual.

Voltamos para as nossas casas e comunidades com um sentimento de vida nova, de festa interior!

Ir. Amara, SCJ

Nenhum comentário: