sexta-feira, 8 de abril de 2011

TRILHA INACIANA - JOÃO PESSOA



Nos dias 26 e 27 do mês de março a equipe da Pastoral Vocacional, do núcleo João Pessoa/PB e Rio Grande do Norte, realizou a 1ª Trilha Inaciana com a presença dos vocacionados e também de outros jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A experiência de peregrinar, desde Guarabira ao Cruzeiro de Roma, no município de Bananeiras, foi entusiasmante para a juventude, que se sentiu revigorada na fé, pela profunda experiência de Deus através da mística do caminho. Segue as partilhas de dois jovens que puderam vivenciar mais profundamente essa experiência de fé. (Rafael, SJ).




"Relatar a experiência vivida na trilha é algo interessante. Acredito que cada um de nós teve momentos muito marcantes. Afinal Deus se mostrou presente de várias formas. E se observaram bem, com certeza conseguiram enxergá-lo. A cada passo dado uma surpresa. Deparamo-nos com paisagens belíssimas. Em fim, foi possível vê-lo na simplicidade de pequenas coisas. Eu, particularmente, pude notar o quanto Deus é maravilhoso para conosco. Enquanto eu subia e contemplava as mais belas criações do Senhor, em minha cabeça passava um filme de toda minha vida. Os obstáculos do caminho me faziam refletir sobre momentos nos quais, muitas vezes, pensei em desistir. Na trilha não foi diferente. O cansaço e algumas dores tomavam conta do nosso corpo. Mas quando olhávamos para trás e observávamos o quanto já tínhamos caminhado, a ansiedade de chegarmos ao nosso destino aumentava o nosso ânimo para continuarmos seguindo. Pelo caminho havia pedras, buracos, grandes ladeiras. Parecia não acabar. O mais importante, é que Deus esteve presente a todo tempo nas pessoas que participaram desse desafio. O que me impressionava era a solidariedade de cada um, manifestada na preocupação com nosso bem-estar, se tínhamos condições de continuar caminhando. Ofereciam-nos água, parando por alguns instantes, a fim de que todos pudessem descansar. O caminho se tornava cada vez mais difícil. No nosso pensamento, porém, apenas um objetivo: completar o percurso e verdadeiramente enxergar Deus em tudo. O cansaço ia dando espaço à superação e aos poucos brotava a sensação da tarefa cumprida. O objetivo da “Trilha” era ver a presença de Deus em tudo. E posso garantir que foi praticamente impossível não ter notado a Sua presença. Na verdade, fomos privilegiados por Ele, pois nos deu a graça de desfrutar de momentos maravilhosos pelos quais tivemos a oportunidade em conhecer novas pessoas e com elas compartilhar essa experiência fantástica. Seguíamos em frente sem saber o que iríamos encontrar mais adiante, e ficávamos surpresos com a mais perfeita obra de um grande artista. O sol. O calor. A sede. O cansaço. Estavam chegando ao fim, pois nosso destino era chegar ao “Cruzeiro de Roma” que se aproximava. Era notável o semblante alegre e, ao mesmo tempo, todos sentiam aliviados fisicamente. Os passos que pareciam sem força começavam a ganhar velocidade. Ao chegarmos com olhares emocionados, realizados agradecíamos ao Senhor por termos conseguido alcançar o objetivo almejado. A “Trilha Inaciana” se resuma numa única frase: A experiência foi maravilhosa". Sandra Fausto.
---




"Gostaria de compartilhar com vocês tudo que vivenciei na trilha, porém seria algo bem difícil. Descobrir a nossa “condição peregrina” e perceber a grandeza de nosso Deus, além de desafiadora é uma experiência única e indescritível. A diversidade das paisagens nos faziam perceber esse Deus simples e grandioso. As paradas serviam de descanso e motivação, ver nossos companheiros cansados, mas muito felizes nos enchia de ânimo e confiança para seguir em frente. As pessoas nos olhavam com uma certa curiosidade, mas sabiam que éramos peregrinos e logo nos acolhiam com um sorriso ou um pouco de água. Superar nossos limites, sem duvida foi a maior prova de que Deus estava conosco. O medo, o cansaço e as dores foram alguns dos obstáculos que surgiram ao longo do caminho, mas eram facilmente superados com o companheirismo de quem caminhava ao nosso lado, seja na ajuda ao caminhar, ou até mesmo uma boa conversa. O tempo ia passando, e quanto mais caminhávamos, mais próximos de Deus nos sentíamos. Uma espécie de plenitude em Deus. Enfim, fazer os caminhos de Pe. Ibiapina rumo a Santa Fé, “ao modo Jesuíta”, foi uma experiência incrível! Perceber Deus em todas as coisas (por mais simples que sejam), dá um sentido diferente à nossa vida! Obrigado a todos! Um Grande Abraço". Rafael Ribeiro

Nenhum comentário: