quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Noviciado jesuíta e Paróquia Todos os Santos promovem Domingo Teológico em Feira de Santana/BA

No último domingo (07/Out), nos reunimos para mais um Domingo Teológico no Noviciado Nossa Senhora da Graça. Dessa vez o debate teve como tema “Homossexualidade e Igreja”, sendo conduzido pelo padre jesuíta Jair B. Carneiro.
O encontro teve início às 10h00 com oração inicial e dinâmica de abertura conduzida pelos noviços jesuítas e colaboradores do CPJ (Conselho Paroquial de Juventude) da Paróquia de Todos os Santos. Tivemos a participação, além de jovens universitários, das irmãs do Sagrado Coração de Maria, irmãs da Penitência e Caridade Cristã e Filhas de Jesus.
Padre Jair iniciou sua colocação com um brainstorm do tema: “Quanto a essa temática, que me vem à mente? (no sentir, no saber, no pensar, no nomear...)”. Então, fez um breve apanhado sobre como a questão da homossexualidade vem sendo tratada pela mídia (artistas, filmes, programas de televisão...) e pelas ciências (medicina, direito, psicologia...). A todo o momento, os participantes davam suas contribuições levantando discussões, conclusões ou dúvidas...
Após esse primeiro momento, com pausa para um lanche, fomos convidados a fazer viagem histórica desde a Patrística até os tempos atuais para nos inteirarmos melhor sobre como a Igreja vem tratando oficialmente essa temática. Ao longo dessa segunda parte, tivemos a oportunidade de conhecer como os teólogos contemporâneos estão discutindo essa questão, a partir do posicionamento oficial da Igreja e das recentes descobertas científicas.
 
Ao fim do encontro, ficou patente a importância do acolhimento que cada um de nós precisa ter para com os homossexuais, tendo consciência de que “acolher não significa dizer que tudo está certo, mas aprofundar com ele a sua real situação”. É necessário ter abertura à pessoa humana que existe por trás dos estereótipos e dos preconceitos, ajudando o homossexual a viver, cada dia mais, uma vida em plenitude e cheia do amor de Deus.
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que momentos de crescimento é sempre bom e hoje esses tema tem necessidade gritande de ser aprofundado para um melhor conhecimento e possívelmente discernimento para uma orientação para aqueles que tem a função de orientar qualquer grupo, movimentos...pessoas. Parabéns aos Jesuitas na pessoa do Pe. Jair. Extraordinária pessoa.