sexta-feira, 27 de março de 2009

OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INACIO

Nos Exercícios Espirituais, Inácio criou, não só para jesuítas, mas para todas as pessoas, um método para se exercitar e entrar na intimidade com Deus e com Jesus Cristo, para aprender a distinguir os “espíritos” (movimentos internos do coração) e para tomar decisões conscientes. Nos Exercícios há regras para se fazer um discernimento bom e sadio. Essas regras tornaram-se novamente atuais.
Através dos Exercícios, Santo Inácio mostrou para os cristãos um caminho, como num relacionamento direto com Deus podem se tornar pessoas autônomas e capazes de julgar. Por isso, ainda hoje muitos jovens fazem os Exercícios quando se preparam para tomar decisões vitais. Não querem tomar decisões para a seguinte etapa de sua vida movidos por influências externas ou por interesses de curto prazo. Antes querem decidir a partir da sua profundidade, de uma conversa com Deus, quando está em jogo todo curso de sua vida. (Card. Martini.SJ – Diálogos Noturnos em Jerusalém)
Digo: os Exercícios são uma forma eficaz de encontrar a vontade de Deus. Como são exercícios, é necessária uma aproximação, um acostumar-se com eles, um aproximar-se da metodologia própria experimentada e aplicada por Inácio. Pois, “assim como exercitamos o nosso corpo quando caminhamos ou fazemos ginástica, também devemos exercitar o nosso espírito”... A partir desse colocar-se em movimento interior, abrindo os horizontes do nosso espírito poderemos também, encontrar a vontade de Deus para nossa vida, de modo especial para quem quer descobrir a sua verdadeira vocação. Acredito que o grande problema seja justamente a sedentarização. Poucos exercitam o corpo no mundo de hoje. As facilidades e comodidades da modernidade nos deixam “escravos do conforto”. O mesmo acontece com o espírito, queremos e buscamos muitas vezes, uma religião ou espiritualidade que não nos cause um deslocar de nós mesmos, mas sim, que apenas recebamos tudo pronto direto do céu. O bom de tudo isso, é que com Inácio aprendemos que DEUS QUER, DESEJA E NOS ESPERA SEMPRE NA ORAÇAO, A FIM DE COMUNICAR A SUA VONTADE PARA NOSSA VIDA. Pe. Laércio.sj

Nenhum comentário: