terça-feira, 18 de maio de 2010

I SEMINÁRIO DAS JUVENTUDES DO CEARÁ

A JUVENTUDE QUER VIVER...QUER AMAR...QUER CONSTRUIR...
trechos das palestras proferidas pelo irmão Marista Leonardo Borba e pela professora doutora Alba Maria Pinto de Carvalho no I Semináro das Juventudes do Ceará
O I seminário das juventudes aconteceu nos dias 15 e 16 de maio. O dia 16 (domingo) foi marcado com oficinas de teatro, biodança, dança circular, pintura, poesia, hip hop e espiritualidade. A Comunidade Vocacional São Pedro Claver esteve presente com os vocacionados Degles, Alexandre e Jucélio. Até o final do evento os jovens se comprometeram em elaborar uma carta compromisso para as juventudes do Ceará, que será divulgada entre os grupos jovens cearenses.
Quando falamos em juventude, temos que ter em mente que na verdade não é uma juventude só, mas temos que falar em JUVENTUDES, no plural, porque não são homogênias. Existem diferentes situações existenciais que modelam os jovens. As inseguranças, as incertezas do mundo do trabalho e o consumismo desfiguram o rosto das juventudes. A criação de necessidades e desejos afirmado através de quinquilharias, tornando o consumo como padrão de felicidade, são exemplos de questões contemporâneas vividas por eles.
Um grande desafio hoje é a maneira de viver e conviver mediadas pela tecnologia, virtualisando os relacionamentos. O jovem é tentado a viver o simulacro das relações. "Amigos" são os que estão no orkut e em todas as demais redes sociais virtuais. Construir caminhos emancipatórios dentro da lógica do capital que aprisiona não é facil. O caminho da liberdade se dá no rompimento dos sistemas que aprisionam e na construção de aternativas sadias para viver.
O cuidado é uma maneira sadia e humanizante de expressão, de relacionar-se com o outro. É necessário a humanização do homem que se apresenta acomodado, sem perceber bem o que é necessáro e o que é urgente. A sociedade e as juventudes têm acesso a muitas antenas e poucas raízes. As utopias e tradições são reduzidas para o agora e o já da vida fast. A sociedade se apresenta em turmas lights, de muitas janelas simutâneas, várias conexões, que se direcionam para o espetáculo. As idéias das deslegitimação das lutas e das reinvidicações transformadoras ganham forças, como também a crescente degradação ambiental. É preciso reagir a tudo isso. Não podemos cruzar os braços. Seremos fortes se lutarmos juntos. Juventudes unidas e esclarecidas transformam o mundo. (Alexandre, Degles e Jucélio - Vocacionados jesuítas)

Nenhum comentário: